Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo uma história a partir de uma tira em quadrinhos

 

12/12/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar, com desenvoltura, uma tira em quadrinhos.

Reconhecer a estrutura do gênero quadrinhos, através de atividades relacionadas.

Produzir um texto narrativo a partir de uma tira em quadrinhos.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha conhecimentos acerca do Gênero histórias em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor apresentará a tira em quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem, desenvolvendo as seguintes questões:

 ( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro -  Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )

  • Quais são as personagens dessa história?
  • Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
  • Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
  • Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
  • Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
  • Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
  • Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
  • Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
  • A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
  • Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
  • De que forma a história em quadrinho é contada?
  • Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
  • Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).

Momento 2

Após a correção oral da atividade anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.

Para tanto, o professor pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no segundo quadrinho.

O professor poderá instigar os alunos  com outras questões:

Imagine: 

  • Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
  • Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
  • A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
  • A bruxa gostou da atitude da Mônica?
  • O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?

Essa produção coletiva será ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo, a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na sala de aula.

Momento 3   

Dispostos em roda, os alunos serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos realizarão uma leitura das imagens.

   Fonte da imagem: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/50804_192.jpg 

Momento 4

Esse livro é dividido em nove histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.

Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.

O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.

Momento 5  

Os grupos, posteriormente, lerão suas histórias para os outros amigos, podendo realizar  um concurso de produções e uma encenação da história. Para tanto, um integrante do grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais ou objetos que aparecem nas cenas.

Momento 6

Para realizar a encenação das produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme os exemplos abaixo:

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_dG7icjBRxtc/Sx2MHsZKefI/AAAAAAAABN4/EcOMgrzzgA4/s320/haloween+025.jpg  

  (Fonte: http://pt.artesanum.com/upload/postal/9/1/8/varinha_de_condao-22989.jpg

Recursos Complementares

Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=roupas+de+bruxas&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=  

Avaliação

O professor avaliará se os alunos reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a partir da atividade de interpretação do momento 1.

Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.

Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maristela Kuneski, NTE , Santa Catarina - disse:
    tela1969@yahoo.com.br

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula desenvolve a leitura, escrita e oralidade partindo da leitura de imagens, instigando a percepção dos alunos através dos questionamentos e estimulando a escrita. Trabalha com três gêneros diferentes que é a tirinha, a história da bruxa que está dividida em quadrinhos e a narrativa construída pelos alunos. A aula tem objetivos bem definidos e sua avaliação está voltada ao alcance dos mesmos, tem início, meio e fim bem delimitados, isso favorece o sucesso da aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.