Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Jokes"

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As características de uma piada.

Produzir piadas oralmente.

Compreender a ironia presente em piadas apresentadas durante as aulas.

Fazer uma coleção de piadas da classe.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre o humor e humorísticos brasileiros. Para isso, acesse:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u25833.shtml 

Site acessado em: 01/10/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta sequência mostrando aos alunos o seguinte conceito:

"A joke is a question, short story, or depiction of a situation made with the intent of being humorous. To achieve this end, jokes may employ irony, sarcasm, word play and other devices. Jokes may have a punchline that will end the sentence to make it humorous.A practical joke or prank differs from a spoken one in that the major component of the humour is physical rather than verbal (for example placing salt in the sugar bowl).Purpose: Jokes are typically for the entertainment of friends and onlookers. The desired response is generally laughter; when this does not happen the joke is said to have "fallen flat".However jokes have other purposes and functions, common to comedy/humour/satire in general."

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Joke

Acesso em 01/10/2010.

Sugestão: Se for possível apenas leia o trecho para os aprendizes. Mas, caso seja necessário, transcreva o trecho em cartolinas, no quadro ou em qualquer recurso visual.

Questione-os:

What is the concept studied?

How can it be translated into Portuguese?

Com as perguntas acima, espera-se que os alunos entendam que o trecho se refere ao conceito de piadas em Inglês.

Em seguida, peça aos alunos que contem piadas. Esclareça que eles deverão tomar cuidado com o conteúdo da piada. Incentive, pelo menos, três alunos para serem voluntários.

Logo depois, relate piadas para os alunos. Neste momento, use piadas em Português, para que haja compreensão total do texto.

Piada 1

"O casal conversando:

- Querido... você acredita em amor a primeira vista ?

- É lógico que sim. Se tivesse te olhado mais vezes, não teria me casado."

Fonte: http://www.piadas.com.br/piadas/casamento/amor-a-primeira-vista

Acesso em:01/10/2010.

Piada 2

"O genro chegou pra sogra dele e falou; Genro: nossa sogrinha, eu queria que a senhora fosse uma estrela! Sogra: Ai é? Porquê? - Responde toda feliz. Genro: Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de kms da terra... "

Fonte: http://www.piadasnet.com/piada1446sogras.htm

Acesso em:01/10/2010

Piada 3

"Um bêbado entrou num ônibus, sentou ao lado de uma moça e disse: - Mas como tu é feia, tu é a coisa mais horrível que eu já vi!! - A moça olha para ele e responde: - E tu seu bêbado nojento!!! E o bêbado imediatamente responde: - É, mas amanhã eu estou curado!!!"

Fonte: http://www.piadasnet.com/piada152bebados.htm

Acesso: 01/10/2010.

Observação: Atente-se para o conteúdo das piadas apresentadas em sala. Referências à religião, política e insultos devem ser evitados.

Observação 2: Para diversificar as jokes, acesse: http://www.piadasonline.com.br

Acesso em: 01/10/2010. 

Depois de contar as piadas aos alunos, organize a sala em um círculo e  transcreva as seguintes perguntas no quadro:

1-  Is it possible to make a joke with any theme?

2- What can you identify in every joke you hear?

3- What is the communicative purpose of a joke? Where can it be told? For whom?

4- Have you been in a joke festival? Cite details.

Faça uma pequena discussão com os alunos guiada pelas perguntas acima. Incentive-os a usarem a Língua Inglesa todo o tempo.Depois, organize as conclusões em comum no quadro e peça aos alunos que tomem nota das mesmas no caderno.

ATIVIDADE DE CASA

Peça aos aprendizes que selecionem jokes diferentes em casa e que traga-as na próxima aula. Estes textos devem ser em Português.Cada aluno deve trazer duas piadas, pelo menos.

Aula 2

Divida a sala em grupos de, no máximo, 6 componentes. Utilizando as piadas selecionadas pelos alunos em casa e piadas que serão selecionadas no laboratório de informática da escola,determine um tempo para que os mesmos organizem-se para relatar a parte irônica desses textos. Ajude-os caso necessitem.

Para a pesquisa no laboratório de informática, sugira os seguintes endereços para que os alunos selecionem mais piadas:

http://www.ahajokes.com/ 

http://www.jokes.com/funny

Sites acessados em: 01/10/2010

Sugestão: Se achar necessário, deixe os alunos consultarem dicionários. 

Em seguida, esclareça que cada grupo deverá selecionar, ao menos, três textos para serem apresentados ao restante da sala. Eles deverão salientar qual é a parte irônica de cada texto. Esclareça que todos os grupos deverão providenciar cópias impressas das jokes em português.

Aula  3

Utilize os seguintes textos durante esta aula:

Joke 1

"Why is 6 afraid of 7? Because 7 ate 9 (7 8 9). "

Joke 2

" A couple of hunters are out in the woods when one of them falls to the ground. He doesn't seem to be breathing; his eyes are rolled back in his head. The other hunter whips out his cell phone and calls the emergency services. He gasps to the operator, "My friend is dead! What can I do?" The operator, in a calm soothing voice, says, "Just take it easy. I can help. First, let's make sure he's dead." There is a silence, and then a shot is heard. The hunter's voice comes back on the line. He says, "OK, now what?" "

Fonte das jokes: http://www.stickyball.net/jokes.html

Acesso em:01/10/2010.

Observação: É possível selecionar outras piadas em Inglês. Para isso, acesse os seguintes endereços eletrônicos:

http://www.teacherjoe.us/Joke41.html 

http://www.stickyball.net/jokes.html 

Acesso em:01/10/2010

Depois de apresentar os textos para os alunos, certifique-se de que eles entenderam a parte irônica/engraçada de cada um. Questione-os:

What is funny in each of them?

1- Existe uma brincadeira com a pronúncia do número 8, em Inglês, e a palavra ate (comeu).

2- A parte engraçada é que para ter certeza de que a outra pessoa estava morta, ao invés de checar respiração e os sinais vitais, o personagem principal da piada atira no outro.

Atividade Complementar

Traga mais jokes para os alunos. Deixe que os aprendizes leiam os textos e incentive-os a relatar a parte irônica de cada um deles para o restante da turma.

Observação: Em toda essa sequência, textos curtos serão usados. Portanto, é interessante que os alunos tenham acesso aos mesmos por meio auditivo (ao contá-las) e visual (cartolinas, etc).

Sugestão: Se for possível, grave com uma filmadora este momento da aula. É interessante para o processo de aprendizagem dos alunos eles se assistirem falando outra língua.

Sugestão: Se quiser fazer essa aula de uma maneira diferente e mais difícil, acesse: http://www.teacherjoe.us/Jokes.html  Acesso em 01/10/2010. Neste endereço eletrônico, são oferecidas piadas em Inglês com áudio.

Aulas 4 e 5  

Utilize essas aulas para montar a coletânea de piadas da tuma. Siga os passos descritos a seguir para orientar os alunos:

- Escolha os temas que vigorarão na coletânea.

- Divida a sala em grupos, com número igual ao de temas escolhidos no primeiro passo.

- Esclareça que cada grupo ficará responsável por produzir, pelo menos, 6 jokes com o tema referido.

- Atente-se para dúvidas de vocabulário.

- Incentive-os a fazerem ilustrações para essas piadas.

- Escolha, junto com a turma, um título para essa coletânea.

- Doe essa produção para a biblioteca da escola.

- Monte um festival de piadas. Com isso, os alunos terão chances de produzir oralmente os textos feitos por eles.

Observação: Caso os alunos tenham dificuldades para criar, peça-os que descubram piadas para cada tema.

 

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário bilíngue, visite:

http://dictionary.reference.com/ 

Para mais piadas em Inglês, acesse:

http://www.englishclub.com/esl-jokes/helens-esl-jokes.htm 

Sites acessados em: 01/10/2010.

Avaliação

O festival de piadas deve ser o foco de avaliação para essa sequência. Os alunos deverão ser criativos para produzirem oralmente os textos feitos por eles.

Avalie o desempenho oral dos estudantes e o vocabulário usado.

Esclareça que haverá convidados para esse festival, porém, nem todos entendem a Língua Inglesa. Por isso, todos devem providenciar 'tradutores', que deverão ser pessoas do próprio grupo, ou, cópias das produções com versões em Português e Inglês.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.