06/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Produzir e ilustrar uma história do gênero textual fábula, a partir de uma moral.
Ilustrar os textos produzidos, correlacionando as informações.
Realizar a apresentação do texto produzido com desenvoltura.
Tecer comentários e observações, em grupo, sobre as fábulas produzidas com atitude crítica.
Elaborar e confeccionar um mural de sala sobre o tema.
É necessário que o gênero textual fábula já tenha sido trabalhado em aula.
1. O professor deverá levar para a sala de aula uma pequena caixa contendo papéis escritos. Cada papel deverá conter uma MORAL.
É melhor previnir do que remediar
Devagar se vai longe
A pressa é inimiga da perfeição
Quem tudo quer, tudo perde
Amor com amor se paga
As aparências enganam
Conhecemos o amigo na hora da dificuldade
Mentiras têm perna curta
Falar é fácil, difícil é fazer
A união faz a força
2. A seguir, dividir a turma em duplas e pedir a cada dupla que retire da caixa uma MORAL.
3. Depois que todas as duplas retirarem da caixa uma MORAL, o professor deverá promover uma discussão oral com o objetivo de esclarecer o significado de cada uma delas.
4. Conversar com os alunos:
Você aprendeu que fábula é uma história curta, envolvendo poucos acontecimentos. Ela apresenta uma MORAL, isto é, um ensinamento para a vida. O objetivo da fábula é aconselhar, mostrando situações em que as personagens são animais com características humanas.
5. Solicitar aos alunos que escrevam, em uma folha avulsa, uma narrativa do gênero fábula a partir da MORAL sorteada.
6. Ao escrever, os alunos deverão observar:
a) Há título? Está coerente com a história?
b) Citou animais com características humanas?
c) Mencionou o lugar onde aconteceu a história?
d) Apresentou o problema e o final?
e) Escreveu a MORAL da fábula?
f) Separou o texto em parágrafos e colocou a pontuação adequada?
g) Nos diálogos, colocou a pontuação e a marcação adequadas?
7. Entregar o rascunho para o professor para que este faça as correções necessárias.
8. Passar o rascunho a limpo e ilustrá-lo.
9. Após passarem a limpo os textos produzidos, os alunos farão a apresentação dos mesmos para o professor e colegas.
PROFESSOR: O dia e a hora das apresentações poderão ser combinadas antecipadamente com os alunos.
10. Após cada apresentação, o professor deverá abrir um espaço para que os alunos teçam comentários e observações sobre o texto produzido pelos colegas.
11. Ao final de todas as apresentações, os alunos, juntamente com o professor, confeccionarão um mural sobre o tema FÁBULAS com os textos produzidos. O mural poderá ser exposto na sala de aula ou nos corredores da escola.
Cantinho das fábulas: http://cantinhodasfabulas.vilabol.uol.com.br/
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
Produziram fábulas em duplas reconhecendo as especificidades do gênero.
Realizaram a apresentação do texto produzido com desenvoltura.
Teceram comentários e observações, em grupo, sobre as fábulas produzidas com atitude crítica.
Ilustraram os textos produzidos correlacionando as informações.
Elaboraram e confeccionaram um mural de sala sobre o tema.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2014
Quatro estrelasMuito sugestiva e pertinente!
07/05/2014
Cinco estrelasótimo plano de aula.