Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FÁBULAS: criação e produção

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir e ilustrar uma história do gênero textual fábula, a partir de uma moral.

Ilustrar os textos produzidos, correlacionando as informações.

Realizar a apresentação do texto produzido com desenvoltura.

Tecer comentários e observações, em grupo, sobre as fábulas produzidas com atitude crítica.

Elaborar e confeccionar um mural de sala sobre o tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o gênero textual fábula já tenha sido trabalhado em aula.

Estratégias e recursos da aula

1. O professor deverá levar para a sala de aula uma pequena caixa contendo papéis escritos. Cada papel deverá conter uma MORAL.

É melhor previnir do que remediar

Devagar se vai longe

A pressa é inimiga da perfeição

Quem tudo quer, tudo perde

Amor com amor se paga

As aparências enganam

Conhecemos o amigo na hora da dificuldade

Mentiras têm perna curta

Falar é fácil, difícil é fazer

A união faz a força

2. A seguir, dividir a turma em duplas e pedir a cada dupla que retire da caixa uma MORAL.

3. Depois que todas as duplas retirarem da caixa uma MORAL, o professor deverá promover uma discussão oral com o objetivo de esclarecer o significado de cada uma delas.

4. Conversar com os alunos:

Você aprendeu que fábula é uma história curta, envolvendo poucos acontecimentos. Ela apresenta uma MORAL, isto é, um ensinamento para a vida. O objetivo da fábula é aconselhar, mostrando situações em que as personagens são animais com características humanas.

5. Solicitar aos alunos que escrevam, em uma folha avulsa, uma narrativa do gênero fábula a partir da MORAL sorteada.

6. Ao escrever, os alunos deverão observar:

a) Há título? Está coerente com a história?

b) Citou animais com características humanas?

c) Mencionou o lugar onde aconteceu a história?

d) Apresentou o problema e o final? 

e) Escreveu a MORAL da fábula?

f) Separou o texto em parágrafos e colocou a pontuação adequada?

g) Nos diálogos, colocou a pontuação e a marcação adequadas? 

7. Entregar o rascunho para o professor para que este faça as correções necessárias.

8. Passar o rascunho a limpo e ilustrá-lo.

9. Após passarem a limpo os textos produzidos, os alunos farão a apresentação dos mesmos para o professor e colegas.

PROFESSOR: O dia e a hora das apresentações poderão ser combinadas antecipadamente com os alunos.

10. Após cada apresentação, o professor deverá abrir um espaço para que os alunos teçam comentários e observações sobre o texto produzido pelos colegas.

11. Ao final de todas as apresentações, os alunos, juntamente com o professor, confeccionarão um mural sobre o tema FÁBULAS com os textos produzidos. O mural poderá ser exposto na sala de aula ou nos corredores da escola.

Fonte: bibliotecaaldasantos.spaces.live.com  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

Produziram fábulas em duplas reconhecendo as especificidades do gênero.

Realizaram a apresentação do texto produzido com desenvoltura.

Teceram comentários e observações, em grupo, sobre as fábulas produzidas com atitude crítica.

Ilustraram os textos produzidos correlacionando as informações.

Elaboraram e confeccionaram um mural de sala sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.