18/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ler e interpretar uma história em quadrinhos que apresente algumas características do gênero fábula.
Identificar as características e a estrutura de cada gênero: fábulas e história em quadrinhos.
Identificar a moral da fábula contida na história em quadrinhos.
Reescrever a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo às adaptações necessárias.
Confeccionar um mural apresentando a história em quadrinhos original, juntamente com as reescritas.
É importante que os gêneros história em quadrinhos e fábulas já tenham sido trabalhados.
1. O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem a história A lebre e a tartaruga.
2. A seguir, contar a história para os alunos.
Fonte da imagem: travessa.com.br Fonte da imagem: bichoesperto.com.br
O site http://www.monica.com.br/comics/fabulas/welcome.htm apresenta histórias em quadrinhos da turma da Mônica com o tema fábulas. São elas: A lebre e a tartaruga, O lobo e o cordeiro, O cão e a raposa, A raposa e as uvas. As histórias são apresentadas de uma maneira divertida dentro de uma grande história. Poderão ser trabalhadas individualmente ou na sua totalidade. Nesta aula será trabalhada a primeira história apresentada A lebre e a tartaruga.
Fonte da imagem: monica.com.br
2. Pedir aos alunos que leiam a história em quadrinhos. A seguir, fazer a leitura oral da história.
3. Conversar com os alunos sobre o que aconteceu na história.
4. Lembrar aos alunos as características do gênero textual história em quadrinhos.
a) A história é contada em quadrinhos;
b) Possui balões (de fala, de cochicho, de pensamento, de grito);
c) Contém onomatopeias;
d) A importância do cenário e das expressões faciais das personagens.
5. Realizar a interpretação da história em quadrinhos apresentada.
a) O que o Bidu quis dizer com: "Nas minhas histórias os animais sempre falaram! O Franjinha é que não ouve"?
b) Como é que o Bidu foi parar dentro da história A lebre e a tartaruga?
c) Com quem o Bidu apostou que iria ganhar a corrida? Por quê?
d) Observe a expressão facial do Bidu no 19º quadrinho. Como você acha que ele está se sentindo?
e) O que a lebre fez enquanto a tartaruga corria?
f) Quem ganhou a corrida?
g) O que aconteceu com a lebre? E com o Bidu?
h) Escreva as onomatopeias que você encontrou na história e o que elas significam.
i) Quais as características encontradas na história que leva você a concluir que ela é uma fábula?
j) Copie da história a sua moral e explique, com as suas palavras, o que ela significa.
k) Crie outra moral para a história.
6. Após a realização da interpretação e a sua correção, o professor entregará aos alunos uma folha de rascunho para que eles reescrevam a história em quadrinhos, transformando-a em uma narrativa do gênero FÁBULA, fazendo as adaptações necessárias.
7. Ao reescreverem a história os alunos deverão ficar atentos ao:
a) Título;
b) Nome das personagens e suas características;
c) Uso dos parágrafos e travessões;
d) Moral da história.
8. Ao final da reescrita, o professor irá recolher as produções para fazer a correção.
9. Após a correção, os alunos passarão a limpo as suas produções.
10. Ao final, os alunos, com auxílio do professor, deverão confeccionar um mural apresentando a história em quadrinhos original juntamente com as reescritas.
Ao avaliar os alunos, o professor deverá observar se:
Leram e interpretaram uma história em quadrinhos que apresente algumas características do gênero fábula.
Identificaram as características e a estrutura de cada gênero: fábulas e história em quadrinhos.
Identificaram a moral da fábula contida na história em quadrinhos.
Reescreveram a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo as adaptações necessárias.
Confeccionaram um mural apresentando a história em quadrinhos original juntamente com as reescritas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2012
Cinco estrelasgostei muito mesmo veronica bjaooooooo
18/09/2012
Cinco estrelasMuito interessante
03/03/2011
Cinco estrelasParabéns,vou repassar aos meus alunos. Espero obter bons resultados