Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fábulas e quadrinhos: correlacionando dois gêneros

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma história em quadrinhos que apresente algumas características do gênero fábula.

Identificar as características e a estrutura de cada gênero: fábulas e história em quadrinhos.

Identificar a moral da fábula contida na história em quadrinhos.

Reescrever a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo às adaptações necessárias.

Confeccionar um mural apresentando a história em quadrinhos original, juntamente com as reescritas.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os gêneros história em quadrinhos e fábulas já tenham sido trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

1. O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem a história A lebre e a tartaruga.

2. A seguir, contar a história para os alunos.

 PROFESSOR: A história poderá ser contada por você, poderá ser lida num livro de fábulas ou os alunos poderão escutá-la em CD.

Sugestão de livro

                                                                                                                                                         Sugestão de CD

                                             

     Fonte da imagem: travessa.com.br                                                                                       Fonte da imagem: bichoesperto.com.br     

1. Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos que apresente as características do gênero fábula.

PROFESSOR:  

O site  http://www.monica.com.br/comics/fabulas/welcome.htm apresenta histórias em quadrinhos da turma da Mônica com o tema fábulas. São elas: A lebre e a tartaruga, O lobo e o cordeiro, O cão e a raposa, A raposa e as uvas. As histórias são apresentadas de uma maneira divertida dentro de uma grande história. Poderão ser trabalhadas individualmente ou na sua totalidade. Nesta aula será trabalhada a primeira história apresentada A lebre e a tartaruga.

                                                                                                                       Fonte da imagem: monica.com.br  

2. Pedir aos alunos que leiam a história em quadrinhos. A seguir, fazer a leitura oral da história.

3. Conversar com os alunos sobre o que aconteceu na história.

4. Lembrar aos alunos as características do gênero textual história em quadrinhos.

a) A história é contada em quadrinhos;

b) Possui balões (de fala, de cochicho, de pensamento, de grito);

c) Contém onomatopeias;

d) A importância do cenário e das expressões faciais das personagens.

5. Realizar a interpretação da história em quadrinhos apresentada.

a) O que o Bidu quis dizer com: "Nas minhas histórias os animais sempre falaram! O Franjinha é que não ouve"?

b) Como é que o Bidu foi parar dentro da história A lebre e a tartaruga?

c) Com quem o Bidu apostou que iria ganhar a corrida? Por quê?

d) Observe a expressão facial do Bidu no 19º quadrinho. Como você acha que ele está se sentindo?

e) O que a lebre fez enquanto a tartaruga corria?

f) Quem ganhou a corrida?

g) O que aconteceu com a lebre? E com o Bidu?

h) Escreva as onomatopeias que você encontrou na história e o que elas significam.

i) Quais as características encontradas na história que leva você a concluir que ela é uma fábula?

j) Copie da história a sua moral e explique, com as suas palavras, o que ela significa.

k) Crie outra moral para a história.

6. Após a realização da interpretação e a sua correção, o professor entregará aos alunos uma folha de rascunho para que eles reescrevam a história em quadrinhos, transformando-a em uma narrativa do gênero FÁBULA, fazendo as adaptações necessárias.

7. Ao reescreverem a história os alunos deverão ficar atentos ao:

a) Título;

b) Nome das personagens e suas características;

c)  Uso dos parágrafos e travessões;

d) Moral da história.

8. Ao final da reescrita, o professor irá recolher as produções para fazer a correção.

9. Após a correção, os alunos passarão a limpo as suas produções.

10. Ao final, os alunos, com auxílio do professor, deverão confeccionar um mural apresentando a história em quadrinhos original juntamente com as reescritas.

Fonte: eb1barreiroteixeiro.blogspot.com  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao avaliar os alunos, o professor deverá observar se:

Leram e interpretaram uma história em quadrinhos que apresente algumas características do gênero fábula.

Identificaram as características e a estrutura de cada gênero: fábulas e história em quadrinhos.

Identificaram a moral da fábula contida na história em quadrinhos.

Reescreveram a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo as adaptações necessárias.

Confeccionaram um mural apresentando a história em quadrinhos original juntamente com as reescritas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.