Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"How to use this equipment? Manual of instructions..."

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estudar as principais características de um manual de instruções.

Estudar a função de termos no imperativo em textos como um manual de instruções.

Produzir manuais de instrução de diversos equipamentos.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer como é formada a estrutura e o uso de imperativos no Inglês.

Para mais informações, visite:

http://esl.about.com/od/beginningenglish/ig/Basic-English/Imperative.htm 

Acesso em:05/10/10.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece esta sequência dividindo a sala em grupos. Cada grupo deverá conter, no máximo, 6 integrantes. Depois que os grupos estiverem organizados, use os seguintes comandos:

Shake your hands!

Put your hands in your head!

Close your eyes!

Touch the floor!

Observação: Todas as sentenças acima são imperativos. Portanto, modifique-as se a classe tiver um nível linguístico mais elevado.

Observação 2: Acrescente mais instruções se achar necessário.

Esclareça que os alunos deverão seguir as instruções socializando-se entre o próprio grupo.

Em seguida, questione-os:

What were you told to do?

Os alunos deverão perceber que todas as frases ditas tratam-se de instruções em Inglês. Com isso, questione-os onde encontrariam mais instruções.

Respostas possíveis: receitas culinárias, manual de instruções de equipamentos, regras de jogos, etc.

Atividade Complementar

Para checar efetivamente se os alunos conseguem entender instruções, faça com os mesmos o seguinte jogo:

http://eslresources.files.wordpress.com/2007/04/board-game-follow.pdf 

Acesso em:05/10/10.

Figura 1: Imagem do recurso.

Fonte: http://eslresources.files.wordpress.com/2007/04/board-game-follow.pdf 

Acesso em: 05/10/10.

Reproduza o tabuleiro em um espaço maior, como o chão da sala ou no pátio.

Não esqueça que serão necessários dados e marcadores.

Atividade Complementar

Uma maneira interessante de concretizar o conhecimento adquirido pelos aprendizes sobre a função comunicativa de dar e seguir instruções e comandos é fazer o jogo "Simon says..." (equivalente ao jogo "Macaco disse...", em Português). Use comandos diversos. Ex: “Simons says: Bake the cake!”, ou "Simon says: Turn on the video"etc. Aqui, o professor poderá pedir emprestado alguns objetos da escola, ou pedir que os alunos façam mímicas, agindo de acordo com o comando pedido. É imprescindível que o professor passe a vez de “instrutor” para os alunos durante esta atividade.

O jogo "Simon says" possui as seguintes regras:

1ª - Uma pessoa deverá dar comandos ao restante do grupo. Ex: Simon says: "Mix everything..". O restante do grupo deverá obedecer o comando de maneira correta.  O comando a ser obedecido deve ser precedido de "Simon says". Se o comando for dado diretamente (ex.: bake the cake), todos devem permanecer parados.

2ª - Quem não fizer o comando de maneira correta, ou executar o comando dado diretamente, sem a expressão SIMON SAYS antes, deverá sair da brincadeira. Aqui, sugerimos ao professor que peça ao aluno que errar o comando que execute uma tarefa. Por exemplo, que o aluno diga uma frase sobre ele em inglês, ou que cante, em inglês, etc.

3ª - Pelo menos, a cada duas rodadas, a pessoa que estiver no comando da brincadeira deverá ser trocada.

Aula 2

Mantenha os mesmos grupos da aula 1. Selecione diversos manuais de instruções e traga-os para sala. Distribua esse material para os alunos.

Sugestão: Se achar interessante, peça aos aprendizes para trazer os manuais de instruções.

Com o material em mãos e em grupos, escreva no quadro as seguintes questões e peça-os para identificar as respostas nos recursos dados.

Which equipment is it about?

What can help a person who does not know English understand  the manual better?

Does it give clear instructions of how to deal with the equipment? Cite 2 of them.

What do you think is the purpose of a manual of instructions?

Deixe que os alunos concluam as respostas. Após este momento, peça a voluntários para expor as respostas para o restante da sala. Se houver diferenças entre as conclusões dos alunos debata com eles sobre as mesmas, pois, isto será enriquecedor para os alunos.

Observação:Para conseguir versões digitais de manuais de instrução, acesse os seguintes endereços eletrônicos:

http://www.cleaningdigitalcameras.com/pdf/EOSDRXT350DIM-EN.pdf

http://gdlp01.c-wss.com/gds/6/0300002246/01/eosrti-eos500d-imh-en.pdf  

http://www.nodevice.com.pt/user_manual/philips/tv1.html

Sites acessados em: 05/10/10. 

Incentive os alunos a tomarem nota sobre tudo o que for discutido durante a aula 2. Estas informações servirão para posterior consulta.

Atividade complementar

Usando os materiais disponíveis, incentive os alunos a fazerem uma lista com o principal vocabulário apresentado em situações em que instruções são apresentadas. Por exemplo: press (pressionar). Se achar interessante, peça-os para em cada vocábulo da lista apresentar exemplos significativos.

Ex: Press - Press the button off

Observação 2: Ajude os aprendizes em relação ao vocabulário.

Aula 3

Peça aos alunos que escolham entre os materiais usados, partes de instruções dadas para o uso correto do equipamento descrito no mesmo.

Faça uma gincana entre os alunos. Conserve os grupos feitos na aula 2 e esclareça aos participantes que cada grupo deverá questionar o outro a cerca da melhor instrução dada para a figura mostrada e pelo que está sendo pedido.

Exemplo: Grupo 1 X Grupo 2.

O grupo 1 deverá apresentar a foto de uma câmera por exemplo, e questionará: How can I turn it on?O grupo 2, por sua vez, responderá: Press the button on.

Atente para o uso correto do vocabulário e da estrutura do imperativo. Faça o número de rodadas que achar interessante. Premie o grupo vencedor com balas, bombons, etc.

Aula 4

Nesta aula os alunos deverão escolher um equipamento eletrônico da preferência deles.Contudo, incentive-os a escolherem equipamentos portáteis. Isso facilitará a exposição do trabalho final.

Incentive-os a produzirem um manual simplificado destes equipamentos. Se achar interessante, peça-os que façam o manual de forma bilíngue o que tornará o trabalho extremamente interessante.

Sugestão: Se achar conveniente, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja o oferecido em Recursos Complementares.

Esclareça que eles deverão fazer uma feira eletrônica. Nesta feira eles exporão os equipamentos com seus respectivos manuais de instrução. Convide toda a comunidade escolar para este trabalho.

Recursos Complementares

Para ter acesso ao dicionário bilíngue, visite:

www.dictionary.com 

Para ter acesso a um maior número de manuais de instrução, entre no seguinte endereço:

http://www.manualsonline.com/ 

Para saber mais sobre o que é e quais as características de um manual de instrução, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manual_de_instru%C3%A7%C3%B5es 

Sites acessados em: 05/10/10.

Avaliação

Avalie os alunos durante a feira eletrônica proposta na aula 4.

Os alunos deverão apresentar os manuais confeccionados por eles usando todo o tempo a Língua Inglesa. Avalie a criatividade, o nível e o correto uso do vocabulário escolhido e principalmente o momento de explicar como deve ser usado os equipamentos escolhidos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.