22/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Estudar as principais características de um manual de instruções.
Estudar a função de termos no imperativo em textos como um manual de instruções.
Produzir manuais de instrução de diversos equipamentos.
Os alunos deverão conhecer como é formada a estrutura e o uso de imperativos no Inglês.
Para mais informações, visite:
http://esl.about.com/od/beginningenglish/ig/Basic-English/Imperative.htm
Acesso em:05/10/10.
Comece esta sequência dividindo a sala em grupos. Cada grupo deverá conter, no máximo, 6 integrantes. Depois que os grupos estiverem organizados, use os seguintes comandos:
Shake your hands!
Put your hands in your head!
Close your eyes!
Touch the floor!
Observação: Todas as sentenças acima são imperativos. Portanto, modifique-as se a classe tiver um nível linguístico mais elevado.
Observação 2: Acrescente mais instruções se achar necessário.
Esclareça que os alunos deverão seguir as instruções socializando-se entre o próprio grupo.
Em seguida, questione-os:
What were you told to do?
Os alunos deverão perceber que todas as frases ditas tratam-se de instruções em Inglês. Com isso, questione-os onde encontrariam mais instruções.
Respostas possíveis: receitas culinárias, manual de instruções de equipamentos, regras de jogos, etc.
Para checar efetivamente se os alunos conseguem entender instruções, faça com os mesmos o seguinte jogo:
http://eslresources.files.wordpress.com/2007/04/board-game-follow.pdf
Acesso em:05/10/10.
Figura 1: Imagem do recurso.
Fonte: http://eslresources.files.wordpress.com/2007/04/board-game-follow.pdf
Acesso em: 05/10/10.
Reproduza o tabuleiro em um espaço maior, como o chão da sala ou no pátio.
Não esqueça que serão necessários dados e marcadores.
Atividade Complementar
Uma maneira interessante de concretizar o conhecimento adquirido pelos aprendizes sobre a função comunicativa de dar e seguir instruções e comandos é fazer o jogo "Simon says..." (equivalente ao jogo "Macaco disse...", em Português). Use comandos diversos. Ex: “Simons says: Bake the cake!”, ou "Simon says: Turn on the video"etc. Aqui, o professor poderá pedir emprestado alguns objetos da escola, ou pedir que os alunos façam mímicas, agindo de acordo com o comando pedido. É imprescindível que o professor passe a vez de “instrutor” para os alunos durante esta atividade.
O jogo "Simon says" possui as seguintes regras:
1ª - Uma pessoa deverá dar comandos ao restante do grupo. Ex: Simon says: "Mix everything..". O restante do grupo deverá obedecer o comando de maneira correta. O comando a ser obedecido deve ser precedido de "Simon says". Se o comando for dado diretamente (ex.: bake the cake), todos devem permanecer parados.
2ª - Quem não fizer o comando de maneira correta, ou executar o comando dado diretamente, sem a expressão SIMON SAYS antes, deverá sair da brincadeira. Aqui, sugerimos ao professor que peça ao aluno que errar o comando que execute uma tarefa. Por exemplo, que o aluno diga uma frase sobre ele em inglês, ou que cante, em inglês, etc.
3ª - Pelo menos, a cada duas rodadas, a pessoa que estiver no comando da brincadeira deverá ser trocada.
Mantenha os mesmos grupos da aula 1. Selecione diversos manuais de instruções e traga-os para sala. Distribua esse material para os alunos.
Sugestão: Se achar interessante, peça aos aprendizes para trazer os manuais de instruções.
Com o material em mãos e em grupos, escreva no quadro as seguintes questões e peça-os para identificar as respostas nos recursos dados.
Which equipment is it about?
What can help a person who does not know English understand the manual better?
Does it give clear instructions of how to deal with the equipment? Cite 2 of them.
What do you think is the purpose of a manual of instructions?
Deixe que os alunos concluam as respostas. Após este momento, peça a voluntários para expor as respostas para o restante da sala. Se houver diferenças entre as conclusões dos alunos debata com eles sobre as mesmas, pois, isto será enriquecedor para os alunos.
Observação:Para conseguir versões digitais de manuais de instrução, acesse os seguintes endereços eletrônicos:
http://www.cleaningdigitalcameras.com/pdf/EOSDRXT350DIM-EN.pdf
http://gdlp01.c-wss.com/gds/6/0300002246/01/eosrti-eos500d-imh-en.pdf
http://www.nodevice.com.pt/user_manual/philips/tv1.html
Sites acessados em: 05/10/10.
Incentive os alunos a tomarem nota sobre tudo o que for discutido durante a aula 2. Estas informações servirão para posterior consulta.
Usando os materiais disponíveis, incentive os alunos a fazerem uma lista com o principal vocabulário apresentado em situações em que instruções são apresentadas. Por exemplo: press (pressionar). Se achar interessante, peça-os para em cada vocábulo da lista apresentar exemplos significativos.
Ex: Press - Press the button off
Observação 2: Ajude os aprendizes em relação ao vocabulário.
Peça aos alunos que escolham entre os materiais usados, partes de instruções dadas para o uso correto do equipamento descrito no mesmo.
Faça uma gincana entre os alunos. Conserve os grupos feitos na aula 2 e esclareça aos participantes que cada grupo deverá questionar o outro a cerca da melhor instrução dada para a figura mostrada e pelo que está sendo pedido.
Exemplo: Grupo 1 X Grupo 2.
O grupo 1 deverá apresentar a foto de uma câmera por exemplo, e questionará: How can I turn it on?O grupo 2, por sua vez, responderá: Press the button on.
Atente para o uso correto do vocabulário e da estrutura do imperativo. Faça o número de rodadas que achar interessante. Premie o grupo vencedor com balas, bombons, etc.
Nesta aula os alunos deverão escolher um equipamento eletrônico da preferência deles.Contudo, incentive-os a escolherem equipamentos portáteis. Isso facilitará a exposição do trabalho final.
Incentive-os a produzirem um manual simplificado destes equipamentos. Se achar interessante, peça-os que façam o manual de forma bilíngue o que tornará o trabalho extremamente interessante.
Sugestão: Se achar conveniente, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja o oferecido em Recursos Complementares.
Esclareça que eles deverão fazer uma feira eletrônica. Nesta feira eles exporão os equipamentos com seus respectivos manuais de instrução. Convide toda a comunidade escolar para este trabalho.
Para ter acesso ao dicionário bilíngue, visite:
Para ter acesso a um maior número de manuais de instrução, entre no seguinte endereço:
Para saber mais sobre o que é e quais as características de um manual de instrução, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manual_de_instru%C3%A7%C3%B5es
Sites acessados em: 05/10/10.
Avalie os alunos durante a feira eletrônica proposta na aula 4.
Os alunos deverão apresentar os manuais confeccionados por eles usando todo o tempo a Língua Inglesa. Avalie a criatividade, o nível e o correto uso do vocabulário escolhido e principalmente o momento de explicar como deve ser usado os equipamentos escolhidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!