Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Diary"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As principais características deste gênero textual.

Exercícios de compreensão escrita usando o gênero textual em questão.

O processo de produção escrita do gênero diário.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a estrutura e o uso do Simple Past.

Para isso, acesse: http://www.colegioweb.com.br/ingles/simple-past.html

Site acessado em: 06/10/10.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Inicie esta sequência fazendo relatos, mesmo que inventados, de pessoas que usam ou usavam diários. Caso não utilize/utilizou diários, poderá ser dito aos alunos:

"When I was a teenager, I used to write on my diary. It was very funny and also a kind of therapy."

Sugestão: Se achar interessante, traga convidados para fazerem esses relatos para a turma.

Em seguida, apresente os seguintes trechos para os aprendizes.

Trecho 1

A diary is a record (originally in handwritten format) with discrete entries arranged by date reporting on what has happened over the course of a day or other period. Diaries undertaken for institutional purposes play a role in many aspects of human civilization, including government records (e.g., Hansard), business ledgers and military records.

Trecho 2

Whilst a diary may provide information for a memoir, autobiography or biography, it is generally written not with the intention of being published as it stands, but for the author's own use. In recent years however there is internal evidence in some diaries (e.g., those of Ned Rorem, Alan Clark, Tony Benn or Simon Gray) that they are written with eventual publication in mind, with the intention of self-vindication (pre- or posthumous) or simply for profit.

Fonte dos trechos: http://en.wikipedia.org/wiki/Diary Acesso em: 06/10/10.

Distribua cópias para os alunos. Esclareça dúvidas sobre vocabulário e depois, questione-os:

According to what you read, what is a diary?

Have you used a diary? For what purpose?

Peça aos alunos que tomem nota dos objetivos que fazem uma pessoa escrever um diary.

Aula 2

Durante esta aula os alunos analisarão exemplares de diários. Siga os passos citados abaixo para conduzir  a análise desses recursos.

Figura 1. Imagem de um diário.

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:m7weiGIYCT3vEM:http://img.photobucket.com/albums/v287/KiccaRJ/Blog/2005/diarios2.jpg&t=1Acesso em: 06/10/10

Uma fonte interessante para conseguir exemplares de diários autênticos é: http://www.opendiary.com/default.asp Acesso em:06/10/10. 

Figura 2. Imagem do recurso descrito acima.

Se houver possibilidade de acesso a internet na instituição de ensino, leve os alunos para o laboratório de informática e instrua-os a acessarem o site acima citado. Para ler os diários eletrônicos, eles deverão efetuar o login e digitar a senha conforme pedido no canto superior direito da imagem.

Determine um tempo para que os alunos (em grupos de até 5 componentes) escolham três diários (partes de diários) para eles trabalharem. Após terem escolhido os textos, eles deverão relatar para o restante da turma quais os principais assuntos tratados nestes textos.

Logo depois, apresente o seguinte diário:

Figura 3. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.eslhandouts.com/materials/diary_01.pdf 

Acesso em 06/10/10.

Observação: Distribua cópias do texto para todos os alunos.

Leia o texto com os alunos, deixando que todos participem deste momento de leitura. Esclareça dúvidas em relação ao vocabulário presente no recurso e depois, faça as seguintes perguntas:

1- Who are the characters presented in this diary?

2- What is their job/occupation?

3- Is it told in the present, past or future tense?

4- What is the situation described?

5- What are the feelings described by the author?

Deixe que os alunos respondam a essas perguntas. Peça a voluntários que relatem suas conclusões ao restante da turma. Se houver contradições entre respostas, peça aos mesmos que ilustrem o motivo que os fizeram responder daquela forma. Dessa maneira, poderá ser checado o nível de interpretação de texto dos aprendizes.

Aulas 3, 4 e 5

Durante as aulas 3,4 e 5, os alunos farão a confecção de diários pessoais. Para uma orientação eficaz, siga os passos descritos abaixo:

1- Divida a sala em duplas.

2- Esclareça que apesar de o trabalho ser em dupla, cada um fará o seu diário pessoal.

3- Se for possível, peça-os que adquiram um caderno pequeno e que usem a criatividade para torná-lo customizado e mais bonito.

4- Divida a produção e a correção dos textos usando os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

5- Esclareça que os alunos deverão fazer um diário relatando suas atividades, sensações e acontecimentos durante o último mês.

6- Incentive-os a fazerem uma exposição com os diários.

7- A exposição deverá acontecer dentro da sala, onde os diários deverão estar expostos em mesas para que possam ser manuseados.

8- Convide alguns professores para participar deste evento. Eles deverão analisar a criatividade e empenho dos alunos.

Observação: Se achar interessante, a partir desta sequência, incentive os estudantes a continuarem a escrita dos diários. É uma maneira de aumentar vocabulário e melhorar o processo de produção escrita em Língua Inglesa.

Recursos Complementares

Para saber a diferença entre journals e diaries, acesse:

http://42explore.com/journl.htm 

Para consultar dicionário bilíngue, visite:

www.dictionary.com 

Para continuação do diário usado na aula 2, acesse:

http://www.eslhandouts.com/worksheets/diary-reading-comprehension/ 

Sites acessados em 06/10/10.

Avaliação

Avalie o processo de escrita dos alunos. Atente-se para o nível de detalhamento, o vocabulário usado e o uso correto de tempos verbais relacionados ao passado durante o processo de produção dos diários pessoais.

Durante a exposição dos diários, peça a cada aluno que relate oralmente uma semana do mês descrito no diary. Dessa forma, será possível analisar o nível linguístico dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.