Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"TV news"

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender as características de um noticiário de TV.

Assistir a um vídeo para praticar a compreensão oral.

Produzir um exemplar do gênero textual em questão.

Duração das atividades
06 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre o gênero textual notícias. Para mais informações sobre este assunto, visite:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia#Not.C3.ADcia

Acesso em: 11/10/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece esta aula apresentando aos alunos as seguintes figuras:

Figura 1. William Bonner apresentando o Jornal Nacional.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_GG5hUaO-FhU/SZRQv4zXsxI/AAAAAAAACxU/Fa_m4AYAEUI/s400/jornal_nacional_bonner.jpg 

Acesso em: 11/10/2010.

Figura 2. Celso Freitas e Ana Paula Padrão, apresentadores do Jornal da Record.

Fonte: http://ocanal.files.wordpress.com/2009/05/novo.jpg

Acesso em: 11/10/2010.

Figura 3. Jornal norte-americano apresentado por Trevor McDonald.

Fonte: http://www.masternewmedia.org/images/TV_news_anchorman_ITN_Trevor_McDonald_o.jpg

Acesso em: 11/10/2010.

Sugestão: Se achar interessante, diversifique as figuras de acordo com o conhecimento prévio dos alunos.

Apresente as figuras em recursos visuais ou então reproduza-as em tamanho maior para que todos os alunos consigam vê-las sem maiores problemas.

Depois, questione-os:

Who are these people?

What do they do?

What kind of TV program do they present?

Espera-se que os alunos consigam responder às perguntas propostas usando todo o tempo a Língua Inglesa. Certifique-se de que as respostas são:

They are William Bonner, Ana Paula Padrão, Celso Freitas e Trevor McDonald.

They are journalists/anchors.

They present TV news.

Logo depois, continue questionando:

What is the most famous TV news programme in Brazil?

Have you watched any foreign Tv news programme?

Are there any differences between newspaper and TV news? Which one (s)?

Deixe que os alunos respondam oralmente às questões propostas. Para isso, se necessário, peça a voluntários a resposta para as perguntas feitas. Observe o vocabulário usado pelos alunos para que possa idealizar o conhecimento prévio dos mesmos sobre o tema proposto nesta sequência.

Aula 2

Questione os alunos:

What are the main characteristics of a TV news?

Deixe que os alunos respondam à pergunta proposta. Logo após, apresente aos aprendizes o seguinte trecho:

Television news refers to disseminating current events via the medium of television. "News bulletins" or "newscasts" are programs lasting from seconds to hours that provide updates on world, national, regional or local news events. Television news is very image-based, showing video of many of the events that are reported. Television channels may provide news bulletins as part of a regularly scheduled news program. Less often, television shows may be interrupted or replaced by "news flashes" to provide news updates on current events of great importance or sudden events of great importance.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Tv_news#Television_news 

 Acesso em: 11/10/2010.

Peça aos alunos que leiam o trecho acima e incentive-os a listar as principais características de um noticiário de TV. Eles deverão tomar nota dessas características no caderno para posterior consulta.

Atividade Complementar

Incentive os alunos a confeccionarem cartazes com as características dos noticiários de TV. Esclareça que eles deverão ilustrar e acrescentar informações próprias à produção. Exponha esses cartazes pela sala/escola.

Aula 3

Mostre o seguinte vídeo aos alunos:

Figura 4. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=x7d67KGSg4w

Acesso em: 11/10/2010.

Esse vídeo apresenta uma reportagem sobre a gripe H1N1 em escolas. Fala também sobre a preocupação de pais e responsáveis pelos alunos com a possível contaminação pelo vírus. Duração 2:18.

PRE-LISTENING EXERCISE

Deixe que os alunos assistam esse vídeo mais duas vezes. Na primeira, permita que os alunos apenas escutem, prestem atenção às imagens mostradas e as pessoas presentes. Na segunda vez, peça-os que procurem escutar palavras que os ajudarão entender o texto. Por exemplo:

Colombian

died

H1N1

previous

serious cases

doubled

last week

35 five students

together

kids

sick

elementary school

virus

spread

fast

away from the classroom

LISTENING EXERCISE

Após os alunos escutarem e selecionarem as palavras que os ajudarão a entender o texto mostrado no vídeo, é interessante que sejam feitas perguntas para que os aprendizes consigam usar o vocabulário apreendido durante a visualização do vídeo.

Sugestões de perguntas:

1- Who died according to the TV news programme?

2- What is the cause of the death?

3- What kind of cases doubled?

4- What is the problem faced by the elementary school showed in the video?

Sugestão: Acrescente mais perguntas ou diversifique-as de acordo com o nível linguístico da turma.

POST-LISTENING EXERCISE

Depois, repita o vídeo e incentive os aprendizes a responderem as seguintes perguntas:

What is the subject of this TV news?

Who presented  it?

Are there any other people during the video? Who?

What is happening?

Os alunos deverão responder essas perguntas usando a Língua Inglesa. Se achar interessante, permita uma discussão rápida sobre as respostas em duplas. Corrija oralmente e esclareça dúvidas sobre vocabulário.

Aula 4, 5 e 6

Nestas aulas, os alunos produzirão um noticiário de TV.

Divida a sala em grupos, mas, esclareça que o trabalho deverá ser feito em conjunto com toda a turma.

O número de grupos deverá ser equivalente ao número de notícias que o noticiário dará. Porém, deixe claro que o trabalho deve apresentar notícias sobre política, esportes, saúde, etc.

Divida esses temas entre os grupos.

Observação: Uma diversificação dessa tarefa é fazer o noticiário usando como base a escola. Por exemplo: esportes - entrevistas com os vencedores do torneio de futebol da escola.

Determine um dia para que o programa seja gravado. Para isso, providencie uma câmera.

Observação: Caso não possua acesso ao material para filmar, ensaie o noticiário e incentive-os a fazerem um Tv news programme ao vivo. Para isso, disponha de mais tempo, se precisar.

Recursos Complementares

Para mais idéias sobre como usar TV news em salas de aula de Língua Inglesa, acesse:

http://www.channel4.com/learning/breakingthenews/schools/learningmaterials/default.html 

Para ter acesso à vídeos de notícias antigas, acesse:

http://tvnews.vanderbilt.edu/ 

Sites acessados em: 11/10/2010.

Avaliação

O dia das gravações deverá servir como ponto de avaliação desta sequência.

Avalie a desenvoltura dos alunos usando a Língua Inglesa, bem como a criatividade dos mesmos durante o processo de produção da notícia.

Esclareça que tudo deve estar organizado para a gravação, caso contrário, já que se trata de um trabalho que envolve a turma toda, todos terão as avaliações comprometidas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.