20/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Identificar as principais características deste gênero textual.
Fazer exercícios de leitura para compreensão do texto.
Produzir exemplares do gênero textual “Provérbios”.
É interessante que os alunos conheçam a história dos provérbios. Para isso, acesse:
http://www.clerioborges.com.br/linguagem.html
http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html
O primeiro texto, trata, resumidamente, da história dos provérbios e também dá exemplos de alguns dos ditos populares mais conhecidos.
Já o segundo texto é de natureza acadêmica. Resume uma dissertação de mestrado com o tema proposto nesta sequência didática.
Sites acessados em: 14/10/2010.
Para começar, pergunte aos alunos se eles conhecem provérbios na língua materna. Provavelmente eles vão mencionar alguns mais conhecidos. Anote no quadro o que eles disserem e acrescente alguns da lista abaixo que não foram mencionados.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido."
"Cada cabeça, cada sentença."
"Quem tudo quer nada tem. "
"Errar é humano."
"Quem ama o feio, bonito lhe parece. "
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
"Onde há fumaça, há fogo."
"Quando um não quer, dois não brigam."
Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
Acesso em: 14/10/2010
Observação: Dependendo do nível linguístico da turma, apresente provérbios em Língua Inglesa. Para ter acesso à provérbios em Inglês, visite: http://www.hottopos.com.br/videtur12/proverin.htm
Acesso em: 14/10/2010.
Depois, pergunte-os:
How can we call those kinds of sentences in English?
Os alunos deverão perceber que se tratam de provérbios. Esclareça que provérbios são também chamados de ditos populares ou tambem ditados populares.
Em seguida, questione-os:
In your opinion, what is the main communicative purpose of a proverb?
Incentive os alunos a discutirem entre eles qual seria a principal função comunicativa de um provérbio. Todos deverão discutir, usando ao máximo a Língua Inglesa.
Note que provérbios são frases curtas que possuem a função de aconselhamento e relatos de verdades. Foram/são produzidos de acordo com o senso comum da população.
Repasse o seguinte vídeo aos aprendizes:
Figura 1. Imagem do vídeo.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MOKQmuXU4Ao
Acesso em: 14/10/2010.
Neste vídeo, o professor fala sobre o que é idioms/proverbs e dá exemplos seguidos de seus significados. Duração: 5:01 minutos.
Passe o vídeo sem interrupções até o momento em que é explicado o que são provérbios (0:43 minutos). Cheque a compreensão dos alunos sobre o explicado até o momento. Em seguida, peça-os que mantenham os grupos formados para a atividade complementar da aula 1. Esclareça que eles escutarão e lerão, no vídeo, alguns provérbios em Inglês. Eles terão, como tarefa, apresentar o significado de cada dito popular mostrado.
Sugestão: Se achar importante, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.
Depois de cada provérbio é mostrado no vídeo seu respectivo significado. Peça aos alunos que comparem suas respostas. Corrija qualquer tipo de engano cometido pelos aprendizes e ajude-os com as dúvidas sobre vocabulário.
Figura 2. Bandeira do Brasil
Fonte: http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/wordpress/wp-content/uploads/2009/12/Ingles.jpg
Acesso: 14/10/2010.
Os aprendizes farão pesquisas, mantendo os grupos das aulas anteriores, e descobrirão provérbios normalmente utilizados nas cinco regiões brasileiras: Nordeste, Centro-oeste, Norte, Sudeste e Sul.
Nesta aula, os professor de Geografia e História deverão ajudar os alunos, orientando-os nas pesquisas e dando informações sobre os costumes e cultura de cada região. Isso tornará o entendimento dos provérbios mais significativos.
Esclareça aos alunos que eles terão que apresentar, juntamente com os provérbios, características de cada região. Cative-os para que sejam criativos, usando vídeos, cartazes e outros recursos para a apresentação.
Para ter acesso à provérbios com diferentes temas, visite:
http://www.sitequente.com/proverbios.html
Para consultar um dicionário bilíngue, acesse:
Para ter mais informações sobre o que é um provérbio, acesse:
http://en.wikipedia.org/wiki/Proverb
Para conhecer mais provérbios em Língua Inglesa e seus significados, visite:
http://www.esldepot.com/page.php?xPage=free-esl-proverbs.html
Para conhecer ditos populares em Português e suas traduções para o Inglês, observe:
http://www.sonia-portuguese.com/text/proverbs.htm
Para alguns provérbios ilustrados, acesse:
http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/proverbios-ilustrados/
Para atividades usando provérbios, visite:
http://www.manythings.org/proverbs/
Sites acessados em: 14/10/2010.
Avalie a apresentação feita pelos alunos. Todos deverão participar ativamente utilizando a Língua Inglesa. Avalie a organização do grupo e a distribuição de tarefas entre os membros.
Combine, se achar interessante, uma avaliação única com os professores de Geografia e História. Esses profissionais poderão ajudar a avaliar a contextualização do trabalho.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2010
Quatro estrelasMuito bom, abrange desde o que são provérbios chegando a provérbios em português e inglês.