Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Proverbs"

 

20/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características deste gênero textual.

Fazer exercícios de leitura para compreensão do texto.

Produzir exemplares do gênero textual “Provérbios”.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos conheçam a história dos provérbios. Para isso, acesse:

http://www.clerioborges.com.br/linguagem.html  

http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html 

O primeiro texto, trata, resumidamente, da história dos provérbios e também dá exemplos de alguns dos ditos populares mais conhecidos.

Já o segundo texto é de natureza acadêmica. Resume uma dissertação de mestrado com o tema proposto nesta sequência didática.

Sites acessados em: 14/10/2010.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Para começar, pergunte aos alunos se eles conhecem provérbios na língua materna. Provavelmente eles vão mencionar alguns mais conhecidos. Anote no quadro o que eles disserem e acrescente alguns da lista abaixo que não foram mencionados.

"Quem com ferro fere, com ferro será ferido."

"Cada cabeça, cada sentença."

"Quem tudo quer nada tem. "

"Errar é humano."

"Quem ama o feio, bonito lhe parece. "

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."

"Onde há fumaça, há fogo."

"Quando um não quer, dois não brigam."

Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm  

Acesso em: 14/10/2010

Observação: Dependendo do nível linguístico da turma, apresente provérbios em Língua Inglesa. Para ter acesso à provérbios em Inglês, visite:  http://www.hottopos.com.br/videtur12/proverin.htm

Acesso em: 14/10/2010.

Depois, pergunte-os:

How can we call those kinds of sentences in English?

Os alunos deverão perceber que se tratam de provérbios. Esclareça que provérbios são também chamados de ditos populares ou tambem ditados populares.

Em seguida, questione-os:

In your opinion, what is the main communicative purpose of a proverb?

Incentive os alunos a discutirem entre eles qual seria a principal função comunicativa de um provérbio. Todos deverão discutir, usando ao máximo a Língua Inglesa.

Note que provérbios são frases curtas que possuem a função de aconselhamento e relatos de verdades. Foram/são produzidos de acordo com o senso comum da população.

Atividade Complementar
Apresente aos alunos, usando recursos visuais, os proverbs utilizados no início da aula. Eles deverão relatar o principal significados desses ditos populares e ilustrarem cada um deles com uma situação na qual os mesmos seriam utilizados. Para isso, divida a sala em grupos de, no máximo 6 componentes.
Observação: Aproveite a atividade complementar para apresentar outros provérbios que não foram vistos até o momento.
Aula 2

Repasse o seguinte vídeo aos aprendizes:

Figura 1. Imagem do vídeo.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MOKQmuXU4Ao 

Acesso em: 14/10/2010.

Neste vídeo, o professor fala sobre o que é idioms/proverbs e dá exemplos seguidos de seus significados. Duração: 5:01 minutos.

Passe o vídeo sem interrupções até o momento em que é explicado o que são provérbios (0:43 minutos). Cheque a compreensão dos alunos sobre o explicado até o momento. Em seguida, peça-os que mantenham os grupos formados para a atividade complementar da aula 1. Esclareça que eles escutarão e lerão, no vídeo, alguns provérbios em Inglês. Eles terão, como tarefa, apresentar o significado de cada dito popular mostrado.

Sugestão: Se achar importante, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Depois de cada provérbio é mostrado no vídeo seu respectivo significado. Peça aos alunos que comparem suas respostas. Corrija qualquer tipo de engano cometido pelos aprendizes e ajude-os com as dúvidas sobre vocabulário.

Atividade Complementar
Com os provérbios e significados apresentados no vídeo em mãos, os alunos deverão montar quadros comparativos entre o que significa cada dito popular e a conclusão que eles tomaram sobre os mesmos. Dessa forma, os aprendizes terão condições de aumentar o vocabulário usado em proverbs.
Aulas 3 e 4

Figura 2. Bandeira do Brasil

Fonte: http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/wordpress/wp-content/uploads/2009/12/Ingles.jpg

Acesso: 14/10/2010.

Os aprendizes farão pesquisas, mantendo os grupos das aulas anteriores, e descobrirão provérbios normalmente utilizados nas cinco regiões brasileiras: Nordeste, Centro-oeste, Norte, Sudeste e Sul.

Nesta aula, os professor de Geografia e História deverão ajudar os alunos, orientando-os nas pesquisas e dando informações sobre os costumes e cultura de cada região. Isso tornará o entendimento dos provérbios mais significativos.

Esclareça aos alunos que eles terão que apresentar, juntamente com os provérbios, características de cada região. Cative-os para que sejam criativos, usando vídeos, cartazes e outros recursos para a apresentação.

Trabalho Interdisciplinar
Trabalhe, durante toda a sequência, em conjunto com o profissional de História da sua instituição. Provérbios possuem um cunho social e, por isso, este professor poderá ajudar os alunos a entenderem/pesquisarem o aspecto social que envolve os ditos populares.
Recursos Complementares

Para ter acesso à provérbios com diferentes temas, visite:

http://www.sitequente.com/proverbios.html 

Para consultar um dicionário bilíngue, acesse:

www.dictionary.com 

Para ter mais informações sobre o que é um provérbio, acesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/Proverb 

Para conhecer mais provérbios em Língua Inglesa e seus significados, visite:

http://www.esldepot.com/page.php?xPage=free-esl-proverbs.html  

Para conhecer ditos populares em Português e suas traduções para o Inglês, observe:

http://www.sonia-portuguese.com/text/proverbs.htm 

Para alguns provérbios ilustrados, acesse:

http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/proverbios-ilustrados/

Para atividades usando provérbios, visite:

http://www.manythings.org/proverbs/ 

Sites acessados em: 14/10/2010. 

Avaliação

Avalie a apresentação feita pelos alunos. Todos deverão participar ativamente utilizando a Língua Inglesa. Avalie a organização do grupo e a distribuição de tarefas entre os membros.

Combine, se achar interessante, uma avaliação única com os professores de Geografia e História. Esses profissionais poderão ajudar a avaliar a contextualização do trabalho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Lúcia Rico Koseki, Antonio Carlos Ferreira Nobre Profº , São Paulo - disse:
    lucyakoseki@gmail.com

    20/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom, abrange desde o que são provérbios chegando a provérbios em português e inglês.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.