Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Adjectives"

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As características desta classe gramatical.

O uso da mesma em situações reais de comunicação.

A posição desta classe gramatical em sentenças.

Diversas descrições (de cidades, de pessoas, etc) que mostrem o uso e a posição que o adjetivo possui na ordem de frases.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre as outras classes gramaticais. Para isso, visite:

http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u2.jhtm 

Acesso em 03/11/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece esta aula apresentando aos alunos as figuras a seguir:

Figura 1. Foto da atriz Angelina Jolie.

Fonte: http://cinemagia.files.wordpress.com/2009/10/angelina_jolie.jpg

Acesso: 03/11/2010. 

Figura 2. Foto de um carro da marca Mercedes Benz.

Fonte: http://www.pagueoprecoesejafeliz.com/wp-content/uploads/2009/11/mercedes-sl65-amg.jpg 

Acesso: 03/11/2010.

Figura 3. Foto do apresentador Jô Soares.

Fonte: http://outros500.net/wp-content/uploads/2010/08/jo-soares.jpg 

Acesso: 03/11/2010.

Figura 4. Foto de uma casa grande.

Fonte: http://www.guarda.pt/pecados/preguica/hoteis/hotelpraiacampo/PublishingImages/Hotel%20Casa%20Grande.jpg 

Acesso: 03/11/2010.

Sugestão: Se achar interessante, amplie/diversifique as figuras apresentadas.

Após apresentar as figuras, pergunte aos alunos:

How can you describe each of the pictures?

Os alunos deverão, logo após observar as imagens mostradas, dar características das pessoas e objetos. Incentive-os a usarem a língua alvo o tempo todo, já que se trata de uma atividade simples.

Vocábulos que poderão ser usados para descrever as  pessoas e objetos mostrados:

Figura 1 - beautiful, intelligent, tall, thin, etc.

Figura 2 - expensive, beautiful, fast, etc.

Figura 3 - fat, short, intelligent, rich, etc.

Figura 4 -  big, expensive, beautiful, large, etc.

Anote todos os adjetivos usados pelos alunos, durante a atividade anterior, no quadro. Em seguida, esclareça dúvidas sobre os mesmos e peça-os que tomem nota da lista feita no caderno.

Em seguida questione:

How can we call the words you used?

Esclareça que a resposta deverá ser a classe gramatical na qual as palavras citadas estão inseridas.

Resposta: adjectives.

Observação: Faça mais perguntas ou comparações com a Língua Portuguesa para que os alunos consigam encontrar a resposta para a pergunta anteriormente citada.

Dessa forma, passe aos alunos o conceito de adjetivos:

An adjective describes how something 'is'. For this reason, we usually use the verb 'to be' when using adjectives. Adjectives are used to describe nouns. Example: He is a good doctor.Adjectives describe nouns. The adjective is always invariable.Example: beautiful trees, they are happy.

Para Casa:

Para melhorar o conhecimento dos alunos sobre adjetivos, incentive-os a resolverem a seguinte atividade. Mas, antes, peça aos alunos que encontrem em dicionários os significados dos seguintes adjetivos:

tiny, small, short, deep, shingle, shallow, disastrous, neat, messy, nice, unsuitable, unreliable, suitable, reliable, annoying.

Eles deverão, após pesquisarem sobre o significado dos adjetivos descritos acima, produzir frases que sejam significativas para o aprendizado usando os adjetivos em questão.

Figura 5. Foto do recurso.

Fonte: http://www.autoenglish.org/vocab/v.adjectives.pdf 

Corrija no início da próxima aula. Esclareça dúvidas.

Aula 2

Nesta aula, os alunos saberão qual é a posição correta dos adjetivos em frases. Para isso, escreva no quadro negro as seguintes frases:

John bought two expensive cars.

João comprou dois caros carros.

Pergunte aos alunos se há alguma coisa 'estranha' na escrita das duas frases. Eles deverão notar que na frase em Inglês, não há erros. Adjetivos em Inglês devem vir antes do substantivo. No caso da frase o adjetivo é 'expensive' e o substantivo 'cars'. Contudo, na frase em Português, os aprendizes devem perceber que não é comum posicionar os adjetivos  antes dos substantivos. Neste caso, o adjetivo é 'caros' e o substantivo 'carros'. E por isso, a sentença pode soar estranha.

Explique a eles que esse posicionamento invertido nas duas línguas, trata-se da ordem de palavras ou word order, em Inglês . Em Inglês não é estranho colocar os adjetivos precedendo os substantivos, fato que não é regular quando usamos o Português.

Observação: Dê outros exemplos para que o conceito de ordem de palavras seja internalizado pelos alunos.

Em seguida, apresente aos alunos a seguinte explicação sobre a ordem dos adjetivos nas frases:

When using more than one adjective to describe a noun place the adjectives in the following order before the noun.

NOTE: We usually use no more than three adjectives preceding a noun.

Opinion

Example: an interesting book, a boring lecture

Dimension

Example: a big apple, a thin wallet

Age

Example: a new car, a modern building, an ancient ruin

Shape

Example: a square box, an oval mask, a round ball

Color

Example: a pink hat, a blue book, a black coat

Origin

Example: some Italian shoes, a Canadian town, an American car

Material

Example: a wooden box, a woolen sweater, a plastic toy

Here are some examples of nouns modified with three adjectives in the correct order based on the list above. Notice that commas do not separate the adjectives.

A wonderful old Italian clock. (opinion - age - origin)

A big square blue box. (dimension - shape - color)

A disgusting pink plastic ornament. (opinion - color - material)

 slim new French trousers. (dimension - age - origin)

Fonte: http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/adjective_order.htm 

Acesso: 03/11/2010.

Esclareça dúvidas dos alunos sobre as importantes notas dadas nesta explicação.

Atividade complementar

Para checar a compreensão dos alunos quanto ao lugar dos adjetivos nas frases, repasse aos mesmos a seguinte atividade:

Place the three adjectives before the noun in the correct order:

book interesting - small - Spanish

picture modern - ugly - rectangular

opinion old - boring - American

apple ripe - green - delicious

suit woolen - large - black

house beautiful - modern - small

magazine German - slender - strange

cap cotton - funny - green

Fonte: http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/adjective_order_2.htm 

Acesso: 03/11/2010

Corrija a atividade oralmente. Esclareça as possíveis dúvidas que surgirem.

Incentive os alunos a continuarem a construção da lista dos adjetivos usados.

PARA CASA:

Peça aos alunos que tragam figuras de paisagens, pessoas ou objetos para a próxima aula.

Aula 3

Nesta aula, divida a sala em 2 grupos. Em seguida, esclareça que os alunos deverão fazer uma exposição com todas as fotografias, de todos os grupos, misturadas, pedidas como dever de casa.

Faça uma competição entre os grupos. Em cada rodada, o membro de cada grupo deverá descrever oralmente uma fotografia que foi trazida pelo grupo a que pertence. O outro grupo, deverá analisar a exposição feita com todas as fotos e apontar qual é idêntica à descrição dada. Vence o grupo que mais acertar.

Observe a produção oral dos alunos. Esclareça dúvidas e ajude-os com o vocabulário a ser usado.

Observação: Se achar interessante, autorize o uso de dicionários bilíngues.

Aula 4

Uma maneira interessante de usar adjetivos em conjunto com gêneros textuais é utilizar postcards. Isso se deve pelo fato de que, nesse gênero, é comum o uso de descrições de lugares e até de pessoas o que faz dos adjetivos, uma classe gramatical presente nos postcards.Dessa forma, peça aos alunos que produzam exemplares deste gênero textual. Conduza-os da seguinte maneira:

1)- Divida-os em grupos de 5 pessoas.

2)- Esclareça quando postcards são usados.

3)- Se necessário mostre imagens de postcards.

Figura 6. Imagens de postcards.

Fonte: http://www.e-potpourri.com/wp-content/uploads/2008/01/blank-wooden-postcards-by-drus-dryden.jpg  

Acesso em 03/11/2010.

4)- Incentive-os a escolherem um local que irão visitar. Este será o local de onde o cartão postal será enviado.

5)- Eles deverão descrever os locais visitados no cartão postal produzido.

6)- Monte uma exposição com os postcards produzidos. Os alunos, para esta exposição, deverão produzir mais 2 cartões por grupo. Incentive-os a trazerem fotos, mesmo que fictícias, das pessoas e locais que encontraram para ilustrar a exposição.

7)- Esclareça que, durante a exposição, a Língua Inglesa deverá ser usada todo o tempo.

Observação: Para mais informações sobre postcards, visite:  http://en.wikipedia.org/wiki/Postcard   Acesso: 13/11/2010. 

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalhe em conjunto com o profissional responsável pela Língua Portuguesa de sua instituição. Ele/ela poderá ajudar os aprendizes a entenderem as funções comunicativas e quais informações são básicas em um postcard.

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário bilíngue, acesse:

www.dictionary.com 

Para ter acesso a mais uma atividade sobre descrição de pessoas,visite:

http://www.anglictina-online.cz/download/Hit12.pdf 

Para saber mais sobre adjetivos, acesse:

http://www.brasilescola.com/ingles/adjectives.htm 

Sites acessados em: 03/11/2010.

Avaliação

A exposição deverá ser usada como objeto de avaliação desta sequência. Analise o vocabulário usado pelos alunos, principalmente os adjetivos utilizados. A criatividade e o empenho na construção do trabalho também deverão ser observados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eunice, EE ELMANO FERREIRA VELOSO , São Paulo - disse:
    meunice_2@hotmail.com

    11/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula sobre os adjetivos, pretendo seguir os mesmos passos em minhas aulas sobre adjetivos. Nota 10. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.