13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
As características desta classe gramatical.
O uso da mesma em situações reais de comunicação.
A posição desta classe gramatical em sentenças.
Diversas descrições (de cidades, de pessoas, etc) que mostrem o uso e a posição que o adjetivo possui na ordem de frases.
Os alunos deverão conhecer mais sobre as outras classes gramaticais. Para isso, visite:
http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u2.jhtm
Acesso em 03/11/2010.
Comece esta aula apresentando aos alunos as figuras a seguir:
Figura 1. Foto da atriz Angelina Jolie.
Fonte: http://cinemagia.files.wordpress.com/2009/10/angelina_jolie.jpg
Acesso: 03/11/2010.
Figura 2. Foto de um carro da marca Mercedes Benz.
Fonte: http://www.pagueoprecoesejafeliz.com/wp-content/uploads/2009/11/mercedes-sl65-amg.jpg
Acesso: 03/11/2010.
Figura 3. Foto do apresentador Jô Soares.
Fonte: http://outros500.net/wp-content/uploads/2010/08/jo-soares.jpg
Acesso: 03/11/2010.
Figura 4. Foto de uma casa grande.
Acesso: 03/11/2010.
Sugestão: Se achar interessante, amplie/diversifique as figuras apresentadas.
Após apresentar as figuras, pergunte aos alunos:
How can you describe each of the pictures?
Os alunos deverão, logo após observar as imagens mostradas, dar características das pessoas e objetos. Incentive-os a usarem a língua alvo o tempo todo, já que se trata de uma atividade simples.
Vocábulos que poderão ser usados para descrever as pessoas e objetos mostrados:
Figura 1 - beautiful, intelligent, tall, thin, etc.
Figura 2 - expensive, beautiful, fast, etc.
Figura 3 - fat, short, intelligent, rich, etc.
Figura 4 - big, expensive, beautiful, large, etc.
Anote todos os adjetivos usados pelos alunos, durante a atividade anterior, no quadro. Em seguida, esclareça dúvidas sobre os mesmos e peça-os que tomem nota da lista feita no caderno.
Em seguida questione:
How can we call the words you used?
Esclareça que a resposta deverá ser a classe gramatical na qual as palavras citadas estão inseridas.
Resposta: adjectives.
Observação: Faça mais perguntas ou comparações com a Língua Portuguesa para que os alunos consigam encontrar a resposta para a pergunta anteriormente citada.
Dessa forma, passe aos alunos o conceito de adjetivos:
An adjective describes how something 'is'. For this reason, we usually use the verb 'to be' when using adjectives. Adjectives are used to describe nouns. Example: He is a good doctor.Adjectives describe nouns. The adjective is always invariable.Example: beautiful trees, they are happy.
Para melhorar o conhecimento dos alunos sobre adjetivos, incentive-os a resolverem a seguinte atividade. Mas, antes, peça aos alunos que encontrem em dicionários os significados dos seguintes adjetivos:
tiny, small, short, deep, shingle, shallow, disastrous, neat, messy, nice, unsuitable, unreliable, suitable, reliable, annoying.
Eles deverão, após pesquisarem sobre o significado dos adjetivos descritos acima, produzir frases que sejam significativas para o aprendizado usando os adjetivos em questão.
Figura 5. Foto do recurso.
Fonte: http://www.autoenglish.org/vocab/v.adjectives.pdf
Corrija no início da próxima aula. Esclareça dúvidas.
Nesta aula, os alunos saberão qual é a posição correta dos adjetivos em frases. Para isso, escreva no quadro negro as seguintes frases:
John bought two expensive cars.
João comprou dois caros carros.
Pergunte aos alunos se há alguma coisa 'estranha' na escrita das duas frases. Eles deverão notar que na frase em Inglês, não há erros. Adjetivos em Inglês devem vir antes do substantivo. No caso da frase o adjetivo é 'expensive' e o substantivo 'cars'. Contudo, na frase em Português, os aprendizes devem perceber que não é comum posicionar os adjetivos antes dos substantivos. Neste caso, o adjetivo é 'caros' e o substantivo 'carros'. E por isso, a sentença pode soar estranha.
Explique a eles que esse posicionamento invertido nas duas línguas, trata-se da ordem de palavras ou word order, em Inglês . Em Inglês não é estranho colocar os adjetivos precedendo os substantivos, fato que não é regular quando usamos o Português.
Observação: Dê outros exemplos para que o conceito de ordem de palavras seja internalizado pelos alunos.
Em seguida, apresente aos alunos a seguinte explicação sobre a ordem dos adjetivos nas frases:
When using more than one adjective to describe a noun place the adjectives in the following order before the noun.
NOTE: We usually use no more than three adjectives preceding a noun.
Opinion
Example: an interesting book, a boring lecture
Dimension
Example: a big apple, a thin wallet
Age
Example: a new car, a modern building, an ancient ruin
Shape
Example: a square box, an oval mask, a round ball
Color
Example: a pink hat, a blue book, a black coat
Origin
Example: some Italian shoes, a Canadian town, an American car
Material
Example: a wooden box, a woolen sweater, a plastic toy
Here are some examples of nouns modified with three adjectives in the correct order based on the list above. Notice that commas do not separate the adjectives.
A wonderful old Italian clock. (opinion - age - origin)
A big square blue box. (dimension - shape - color)
A disgusting pink plastic ornament. (opinion - color - material)
slim new French trousers. (dimension - age - origin)
Fonte: http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/adjective_order.htm
Acesso: 03/11/2010.
Esclareça dúvidas dos alunos sobre as importantes notas dadas nesta explicação.
Para checar a compreensão dos alunos quanto ao lugar dos adjetivos nas frases, repasse aos mesmos a seguinte atividade:
Place the three adjectives before the noun in the correct order:
book interesting - small - Spanish
picture modern - ugly - rectangular
opinion old - boring - American
apple ripe - green - delicious
suit woolen - large - black
house beautiful - modern - small
magazine German - slender - strange
cap cotton - funny - green
Fonte: http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/adjective_order_2.htm
Acesso: 03/11/2010
Corrija a atividade oralmente. Esclareça as possíveis dúvidas que surgirem.
Incentive os alunos a continuarem a construção da lista dos adjetivos usados.
Peça aos alunos que tragam figuras de paisagens, pessoas ou objetos para a próxima aula.
Nesta aula, divida a sala em 2 grupos. Em seguida, esclareça que os alunos deverão fazer uma exposição com todas as fotografias, de todos os grupos, misturadas, pedidas como dever de casa.
Faça uma competição entre os grupos. Em cada rodada, o membro de cada grupo deverá descrever oralmente uma fotografia que foi trazida pelo grupo a que pertence. O outro grupo, deverá analisar a exposição feita com todas as fotos e apontar qual é idêntica à descrição dada. Vence o grupo que mais acertar.
Observe a produção oral dos alunos. Esclareça dúvidas e ajude-os com o vocabulário a ser usado.
Observação: Se achar interessante, autorize o uso de dicionários bilíngues.
Uma maneira interessante de usar adjetivos em conjunto com gêneros textuais é utilizar postcards. Isso se deve pelo fato de que, nesse gênero, é comum o uso de descrições de lugares e até de pessoas o que faz dos adjetivos, uma classe gramatical presente nos postcards.Dessa forma, peça aos alunos que produzam exemplares deste gênero textual. Conduza-os da seguinte maneira:
1)- Divida-os em grupos de 5 pessoas.
2)- Esclareça quando postcards são usados.
3)- Se necessário mostre imagens de postcards.
Figura 6. Imagens de postcards.
Fonte: http://www.e-potpourri.com/wp-content/uploads/2008/01/blank-wooden-postcards-by-drus-dryden.jpg
Acesso em 03/11/2010.
4)- Incentive-os a escolherem um local que irão visitar. Este será o local de onde o cartão postal será enviado.
5)- Eles deverão descrever os locais visitados no cartão postal produzido.
6)- Monte uma exposição com os postcards produzidos. Os alunos, para esta exposição, deverão produzir mais 2 cartões por grupo. Incentive-os a trazerem fotos, mesmo que fictícias, das pessoas e locais que encontraram para ilustrar a exposição.
7)- Esclareça que, durante a exposição, a Língua Inglesa deverá ser usada todo o tempo.
Observação: Para mais informações sobre postcards, visite: http://en.wikipedia.org/wiki/Postcard Acesso: 13/11/2010.
Trabalhe em conjunto com o profissional responsável pela Língua Portuguesa de sua instituição. Ele/ela poderá ajudar os aprendizes a entenderem as funções comunicativas e quais informações são básicas em um postcard.
Para ter acesso a um dicionário bilíngue, acesse:
Para ter acesso a mais uma atividade sobre descrição de pessoas,visite:
http://www.anglictina-online.cz/download/Hit12.pdf
Para saber mais sobre adjetivos, acesse:
http://www.brasilescola.com/ingles/adjectives.htm
Sites acessados em: 03/11/2010.
A exposição deverá ser usada como objeto de avaliação desta sequência. Analise o vocabulário usado pelos alunos, principalmente os adjetivos utilizados. A criatividade e o empenho na construção do trabalho também deverão ser observados.
Cinco estrelas 1 classificações
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11/06/2011
Cinco estrelasÓtima aula sobre os adjetivos, pretendo seguir os mesmos passos em minhas aulas sobre adjetivos. Nota 10. Parabéns!