20/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Identificar as características desta classe gramatical.
Relacionar as características com o uso das mesmas em situações reais de comunicação.
Distinguir o artigo definido dos artigos indefinidos.
Fazer exercícios de reading para a internalização do conhecimento adquirido.
Os alunos deverão conhecer mais sobre as outras classes gramaticais. Para isso, visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_gramatical
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u3.jhtm
Acesso em: 08/11/2010.
Inicie esta aula questionando os alunos:
What do you know about articles?
How do you use them?
Espera-se que os alunos consigam responder às perguntas feitas utilizando a Língua Inglesa, o máximo possível. É esperado também que os aprendizes consigam explicar quais as funções gramaticais exercidas pelos artigos.
Em seguida, apresente aos alunos as seguintes informações sobre artigos na Língua Inglesa: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/handout-articles
Acesso em 05/11/2010.
Figura 1. Imagem do handout.
Acesso em: 05/11/2010.
Peça para voluntários lerem as informações contidas no handout para o restante da sala. Durante a leitura, incentive-os a darem exemplos diferentes dos escritos. Escreva esses exemplos no quadro. Os alunos deverão, posteriormente e sem consultar as informações contidas no handout distribuído, apontar qual é o article usado na sentença e qual é a regra que norteia o uso desse artigo.
Promova uma competição na aula 2. O objetivo desta brincadeira é verificar a compreensão dos alunos em relação aos artigos em Inglês.
Passo a passo da brincadeira:
1) - Divida a turma em grupos de 6 componentes.
2)- Cada grupo deverá formular 3 pequenos textos que serão completados com os artigos estudados.
3)- Os alunos deverão entregar o material pronto e com o gabarito para o professor.
4)- O professor deverá dar um rápido feedback, caso haja necessidade.
Sugestão: Se achar interessante, autorize o uso de dicionários bilíngues.
A competição deverá acontecer na aula 3. Para isso, siga as informações a seguir:
1)- Cada grupo deverá apresentar o texto que escreveu oralmente para o grupo adversário, fazendo pausas onde deverá haver o acréscimo dos artigos. Um outro membro do grupo deverá anotar cada resposta para depois compará-las com o gabarito.
2)- Em cada rodada da brincadeira, os membros deverão ser alternados.
3)- Em cada rodada os dois grupos participarão com a leitura e resposta e vice-versa.
4)- Ganha o grupo que mais acertar os artigos inseridos. Esse controle deverá ser concluído pelo professor.
Mantenha os grupos formados para a competição. Em seguida, acesse o seguinte quiz: http://a4esl.org/q/h/fb-lb-aanon.html
Acesso em: 05/11/2010.
Figura 2. Imagem do recurso.
Fonte: http://a4esl.org/q/h/fb-lb-aanon.html
Acesso em:05/11/2010.
Incentive-os a responderem as questões do quiz. Corrija e esclareça dúvidas de vocabulário e sobre o conteúdo estudado.
Observação: Caso não tenha acesso a um laboratório de informática com internet, reproduza a atividade acima e peça aos alunos que a respondam.
Distribua o seguinte texto para os alunos:
I am from Seattle, Washington. Seattle is ____ city in the United States. It is near the border of Canada in ____ northwest corner of the USA. I live in _____ town called Olympia which is on ______ Puget Sound. I live in _____ house in ____ street in ______ countryside. ______ street is called "Bear Street" and ___ house is old - more than 100 years old! I am _____ English teacher at a school in _____ center of ____ town. I like books and taking photographs. I usually have lunch at school. I usually go home by car. We have all kinds of food in Olympia. I like Italian food very much. Sometimes, I go to _______ Italian restaurant in Seattle. The restaurant is called "Luigi's". Italian food is great!
Fonte: http://esl.about.com/od/thebasics/a/a_an_the.htm
Acesso em:05/11/2010.
Os alunos deverão ler o texto e completá-los com os artigos (definido e indefinidos) estudados nesta sequência. Autorize-os a consultarem as regras vistas na aula 1. Se achar interessante, permita que trabalhem em duplas.
Logo em seguida, corrija a atividade esclarecendo possíveis dúvidas.
Depois, os alunos deverão produzir textos similares ao apresentado. Após produzirem os textos, sem os artigos, eles deverão desafiar o colega que senta ao lado, ou em frente, a completá-lo. Caso o exercício anterior tenha sido feito em duplas, apenas um texto deverá ser feito por dupla, finalizando com o desafio já citado.
Por fim, peça a voluntários que apresentem ao restante da turma o texto que foi completado. Se houver erros, encoraje o restante da turma para descobrir do que se trata.
Esclareça dúvidas e erros.
Para acesso a um dicionário bilíngue, visite:
Para saber mais sobre artigos, acesse:
http://owl.english.purdue.edu/owl/resource/540/01/
Para mais atividades sobre artigos, visite:
http://a4esl.org/q/h/9801/cg-a_an.html
http://a4esl.org/q/h/mc001-ck.html
http://a4esl.org/q/h/vt/a_or_an.html
Sites acessados em: 05/11/2010
Faça um quiz oralmente com seus alunos.Produza sentenças e esclareça que eles terão 5 segundos para dizer qual o artigo correto que deverá completar a mesma.
Para isso, divida a sala em grupos de até 6 pessoas. Atente-se para a participação efetiva de todos em todos os grupos. Tenha o cuidado de anotar quantas vezes cada grupo acertou e errou. Quando houver erros, encoraje outro grupo a corrigir os colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!