09/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Características desta classe gramatical
Conectar as características expostas com o uso das mesmas em situações reais de comunicação.
Analisar cartas formais para internalizar os pronomes usados neste contexto.
Os alunos devem conhecer as características das outras classes gramaticais. Para isso, acesse:
http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u8.jhtm
Site acessado em: 15/11/2010.
Inicie esta sequência mostrando aos alunos a seguinte tirinha:
Figura 1. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.turmadamonica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira151.gif
Acesso: 15/11/2010.
Distribua a tirinha para os alunos ou apresente-a em um recurso áudio-visual. Peça-os que identifiquem qual seria a parte irônica mostrada na história.
Resposta: Os alunos deverão notar que o Cebolinha se desespera por um palito de dente por ter seu cabelo usado como um por outro personagem.
Em seguida, questione-os:
A que/ quem se referem as palavras 'it' e 'me' no segundo quadro e 'him' na terceira parte da história?
Resposta: Os aprendizes deverão perceber que a palavra 'it' refere-se ao palito pedido anteriormente. O vocábulo 'me' é usado pelo Cebolinha para referir-se a ele mesmo e 'him' possui conexão com o personagem mostrado no terceiro quadro da história.
Dessa forma, explique aos alunos que as palavras em questão são pronomes. Para que os aprendizes entendam o que são pronomes, escreva no quadro:
A pronoun is a pro-form that substitutes for a noun (or noun phrase) with or without a determiner, such as you and they in English.For example, consider the sentence "Lisa gave the coat to Phil." All three nouns in the sentence can be replaced by pronouns: "She gave it to him." If the coat, Lisa, and Phil have been previously mentioned, the listener can deduce what the pronouns she, it and him refer to and therefore understand the meaning of the sentence; however, if the sentence "She gave it to him." is the first presentation of the idea, none of the pronouns have antecedents, and each pronoun is therefore ambiguous.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Pronoun
Acesso: 15/11/2010.
Comece exibindo aos aprendizes o seguinte vídeo:
Figura 2. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IqFx2MLbgmE&feature=fvsr
Acesso: 15/11/2010.
Neste vídeo, os alunos verão um professor explicar quais são os pronomes usados na Língua Inglesa e a relação/diferenças entre eles. (Duração: 9:54 minutos)
Deixe os alunos assistirem o vídeo uma vez sem interrupções. Depois, exiba novamente o vídeo, interrompendo-o após a explicação de cada tipo de pronome. Esclareça que logo depois de cada explicação eles deverão completar as seguintes descrições com os tipos de pronomes:
__________________ function as the subject of a sentence.
__________________ show that something belongs to someone.
__________________ are usually used when the object of a sentence is the same as the subject.
__________________ serve as the object of a verb.
__________________ are often confused with possessive pronouns. They modify the noun following them in order to show possession.
Respostas:
Subject pronouns
Possessive Pronouns
Reflexive pronouns
Object Pronouns
Possessive adjectives
Fontes das descrições:
http://esl.about.com/cs/beginner/f/f_pronouns.htm
http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/reflex.htm
Acesso: 15/11/2010.
Atividade Complementar:
Divida os alunos em duplas. Peça-os que procurem em revistas antigas, figuras que possam ser usadas como ilustração para o uso dos pronomes. Eles deverão apresentar, no mínimo, 5 figuras. Exemplo:
Figura 3. Garota dando um presente ao homem.
Fonte: http://static.photaki.com/doce-menina-dando-um-presente-de-seu-avo_233886.jpg
Acesso: 15/11/2010.
Apresente aos alunos a seguinte entrevista:
Figura 4. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.esl-lab.com/elem/elemsc1.htm
Acesso: 15/11/2010.
Observe o texto da entrevista:
Randall: Hello. Today I'm interviewing Joshua on his experiences going to a Japanese school. Now Joshua, what time do you go to school?
Joshua: Eight O'clock.
Randall: Eight O'clock. And do you go by yourself, or on a school bus?
Joshua: No, I have a group that goes with me.
Randall: So you go with a group?
Joshua: Uh-huh.Randall: Now what kinds of things do you take to school?
Joshua: I take my taiso fuku, that is gym clothes, and I take my backpack and my books [ Oh, okay. ] and stuff like that.
Randall: Okay and what is the first thing you do when you get to school?
Joshua: We do "kiritsu, rei."
Randall: "Kiritsu" and "rei." Now what are those?
Joshua: It means "stand up, bow."
Randall: Stand up and bow.
Joshua: Uh-huh.
Randall: And what do you study at school?
Joshua: We study kokugo, that is writing and reading and stuff like that [ Okay ], and sansu, that's math. [ Okay. ]. And, let's see . . . , we do gym too.
Randall: Okay, and where do you eat lunch? Do you have a lunchroom or cafeteria?
Joshua: No, we eat in our classroom.
Randall: You eat in your classroom! [ Yeah. ]. Oh wow. That is very interesting. Now what time do you come home from school?
Joshua: We come home sometimes at 3:00 and sometimes at 2:00.
Randall: Okay, well thank you very much Joshua.
Joshua: You're welcome.
Fonte: http://www.esl-lab.com/elem/elemsc1.htm
Acesso: 15/11/2010.
Em seguida, distribua-o para os alunos com algumas palavras faltando. Observe:
Randall: Hello. Today I'm interviewing Joshua on ____experiences going to a Japanese school. Now Joshua, what time do ______go to school?
Joshua: Eight O'clock.
Randall: Eight O'clock. And do you go by ________________, or on a school bus?
Joshua: No, I have a group that goes with ______________.
Randall: So you go with a group?
Joshua: Uh-huh.
Randall: Now what kinds of things do you take to school?
Joshua: I take my taiso fuku, that is gym clothes, and I take my backpack and _______books [ Oh, okay. ] and stuff like that.
Randall: Okay and what is the first thing you do when you get to school?
Joshua: ________ do "kiritsu, rei."
Randall: "Kiritsu" and "rei." Now what are those?
Joshua: ___________ means "stand up, bow."
Randall: Stand up and bow.
Joshua: Uh-huh.
Randall: And what do you study at school?
Joshua: We study kokugo, that is writing and reading and stuff like that [ Okay ], and sansu, that's math. [ Okay. ]. And, let's see . . . , we do gym too.
Randall: Okay, and where do you eat lunch? Do you have a lunchroom or cafeteria?
Joshua: No, we eat in ________classroom.
Randall: You eat in __________ classroom! [ Yeah. ]. Oh wow. That is very interesting. Now what time do you come home from school?
Joshua: We come home sometimes at 3:00 and sometimes at 2:00.
Randall: Okay, well thank you very much Joshua.
Joshua: You're welcome.
Incentive os alunos a escutarem a entrevista. O áudio está postado no mesmo endereço do script da entrevista. Enquanto escutam eles deverão completar com alguns pronomes aprendidos anteriormente.
Corrija a atividade e esclareça qualquer dúvida que apareça.
Atividade Complementar:
Encoraje alguns voluntários a explicarem cada pronome usado para completar a entrevista. Eles deverão se embasar no conhecimento adquirido durante a sequência.
Nesta aula, os alunos deverão analisar a presença de alguns pronomes em uma carta formal. Para isso, distribua o seguinte trecho aos alunos:
Dear Sir.,
Although I am grateful for the information and DVD you have sent me about the military, I have decided not to join. I want you to remove my name and address from your list. Please let your recruiters know about my decision, so they stop following me around campus. Also please stop calling me on the phone. I don’t want to join the military. Please respect my decision.
Sincerely,
John.
Fonte: http://www.ferpectedit.org/editing_tips/?p=145
Acesso: 15/11/2010. (adaptado)
Peça aos alunos para identificar os pronomes presentes no texto. Eles deverão dizer se é um subject pronoun, object pronoun, etc.
Corrija qualquer erro que os alunos cometam.
Atividade Complementar:
Divida a sala em grupos de no máximo 6 pessoas. Cada grupo deverá escrever uma carta formal, com qualquer objetivo. Contudo, essa carta deverá ser produzida sem os pronomes necessários. Os grupos deverão trocar as cartas e completá-las. Depois, o grupo que produziu a carta deverá fazer a correção apontando quais são as possíveis falhas. Essa carta deverá retornar para o grupo que a completou para que o mesmo tenha um feedback. Só depois desse feedback, as cartas deverão ser corrigidas pelo professor.
Para mais informações sobre como escrever cartas formais, visite: http://esl.about.com/cs/onthejobenglish/a/a_basbletter.htm
Acesso:15/11/2010.
Figura 5. Língua Portuguesa
Fonte: http://ideiacentral.files.wordpress.com/2007/10/lingua_portuguesa.jpg
Acesso:15/11/2010.
Trabalhe em conjunto com o profissional da Língua Portuguesa de sua instituição. Ele/ela poderá ajudar os alunos a internalizar o conhecimento sobre classes gramaticais.
Para acessar um dicionário bilíngue, visite:
Para ter acesso a atividades on line sobre pronomes em Inglês, acesse:
http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/pronouns/personal_pronouns.htm
Sites acessados em: 15/11/2010
Avalie os alunos através de "perguntas desafio" oralmente. Divida a sala em duplas, ou em grupos, se a sala for numerosa. Enumere os grupos para que haja ordem no momento de responder as questões. Deverão ser feitas frases nas quais os pronomes estão ausentes ou pedir para que o aluno formule a sentença com um determinado pronome.
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13/02/2014
Cinco estrelasÓtima aula