Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Pronouns"

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Características desta classe gramatical

Conectar as características expostas com o uso das mesmas em situações reais de comunicação.

Analisar cartas formais para internalizar os pronomes usados neste contexto.

Duração das atividades
04 horas/aula de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer as características das outras classes gramaticais. Para isso, acesse:


http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u8.jhtm

Site acessado em: 15/11/2010.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Inicie esta sequência mostrando aos alunos a seguinte tirinha:

Figura 1. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.turmadamonica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira151.gif

Acesso: 15/11/2010.

Distribua a tirinha para os alunos ou apresente-a em um recurso áudio-visual. Peça-os que identifiquem qual seria a parte irônica mostrada na história.

Resposta: Os alunos deverão notar que o Cebolinha se desespera por um palito de dente por ter seu cabelo usado como um por outro personagem.

Em seguida, questione-os:

A que/ quem se referem as palavras 'it' e 'me' no segundo quadro e 'him' na terceira parte da história?

Resposta: Os aprendizes deverão perceber que a palavra 'it' refere-se ao palito pedido anteriormente. O vocábulo 'me' é usado pelo Cebolinha para referir-se a ele mesmo e 'him' possui conexão com o personagem mostrado no terceiro quadro da história.

Dessa forma, explique aos alunos que as palavras em questão são pronomes. Para que os aprendizes entendam o que são pronomes, escreva no quadro:

A pronoun is a pro-form that substitutes for a noun (or noun phrase) with or without a determiner, such as you and they in English.For example, consider the sentence "Lisa gave the coat to Phil." All three nouns in the sentence can be replaced by pronouns: "She gave it to him." If the coat, Lisa, and Phil have been previously mentioned, the listener can deduce what the pronouns she, it and him refer to and therefore understand the meaning of the sentence; however, if the sentence "She gave it to him." is the first presentation of the idea, none of the pronouns have antecedents, and each pronoun is therefore ambiguous.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Pronoun

Acesso: 15/11/2010.

Aula 2

Comece exibindo aos aprendizes o seguinte vídeo:

Figura 2. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IqFx2MLbgmE&feature=fvsr

Acesso: 15/11/2010.

Neste vídeo, os alunos verão um professor explicar quais são os pronomes usados na Língua Inglesa e a relação/diferenças entre eles. (Duração: 9:54 minutos)

Deixe os alunos assistirem o vídeo uma vez sem interrupções. Depois, exiba novamente o vídeo, interrompendo-o após a explicação de cada tipo de pronome. Esclareça que logo depois de cada explicação eles deverão completar as seguintes descrições com os tipos de pronomes:

__________________ function as the subject of a sentence.

__________________ show that something belongs to someone.

__________________ are usually used when the object of a sentence is the same as the subject.

__________________ serve as the object of a verb.

__________________ are often confused with possessive pronouns. They modify the noun following them in order to show possession.

Respostas:  

Subject pronouns

Possessive Pronouns

Reflexive pronouns

Object Pronouns

Possessive adjectives

Fontes das descrições:

http://esl.about.com/cs/beginner/f/f_pronouns.htm

http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/reflex.htm

Acesso: 15/11/2010.

Atividade Complementar:

Divida os alunos em duplas. Peça-os que procurem em revistas antigas, figuras que possam ser usadas como ilustração para o uso dos pronomes. Eles deverão apresentar, no mínimo, 5 figuras. Exemplo:

Figura 3. Garota dando um presente ao homem.

Fonte: http://static.photaki.com/doce-menina-dando-um-presente-de-seu-avo_233886.jpg

Acesso: 15/11/2010.

 

She gives it to him

Aula 3

Apresente aos alunos a seguinte entrevista:

Figura 4. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.esl-lab.com/elem/elemsc1.htm

Acesso: 15/11/2010.

Observe o texto da entrevista:

Randall: Hello. Today I'm interviewing Joshua on his experiences going to a Japanese school. Now Joshua, what time do you go to school?

Joshua: Eight O'clock.

Randall: Eight O'clock. And do you go by yourself, or on a school bus?

Joshua: No, I have a group that goes with me.

Randall: So you go with a group?

Joshua: Uh-huh.Randall: Now what kinds of things do you take to school?

Joshua: I take my taiso fuku, that is gym clothes, and I take my backpack and my books [ Oh, okay. ] and stuff like that.

Randall: Okay and what is the first thing you do when you get to school?

Joshua: We do "kiritsu, rei."

Randall: "Kiritsu" and "rei." Now what are those?

Joshua: It means "stand up, bow."

Randall: Stand up and bow.

Joshua: Uh-huh.

Randall: And what do you study at school?

Joshua: We study kokugo, that is writing and reading and stuff like that [ Okay ], and sansu, that's math. [ Okay. ]. And, let's see . . . , we do gym too.

Randall: Okay, and where do you eat lunch? Do you have a lunchroom or cafeteria?

Joshua: No, we eat in our classroom.

Randall: You eat in your classroom! [ Yeah. ]. Oh wow. That is very interesting. Now what time do you come home from school?

Joshua: We come home sometimes at 3:00 and sometimes at 2:00.

Randall: Okay, well thank you very much Joshua.

Joshua: You're welcome.

Fonte: http://www.esl-lab.com/elem/elemsc1.htm

Acesso: 15/11/2010.

Em seguida, distribua-o para os alunos com algumas palavras faltando. Observe:

Randall: Hello. Today I'm interviewing Joshua on ____experiences going to a Japanese school. Now Joshua, what time do ______go to school?

Joshua: Eight O'clock.

Randall: Eight O'clock. And do you go by ________________, or on a school bus?

Joshua: No, I have a group that goes with ______________.

Randall: So you go with a group?

Joshua: Uh-huh.

Randall: Now what kinds of things do you take to school?

Joshua: I take my taiso fuku, that is gym clothes, and I take my backpack and _______books [ Oh, okay. ] and stuff like that.

Randall: Okay and what is the first thing you do when you get to school?

Joshua: ________ do "kiritsu, rei."

Randall: "Kiritsu" and "rei." Now what are those?

Joshua: ___________ means "stand up, bow."

Randall: Stand up and bow.

Joshua: Uh-huh.

 Randall: And what do you study at school?

Joshua: We study kokugo, that is writing and reading and stuff like that [ Okay ], and sansu, that's math. [ Okay. ]. And, let's see . . . , we do gym too.

Randall: Okay, and where do you eat lunch? Do you have a lunchroom or cafeteria?

Joshua: No, we eat in ________classroom.

Randall: You eat in __________ classroom! [ Yeah. ]. Oh wow. That is very interesting. Now what time do you come home from school?

Joshua: We come home sometimes at 3:00 and sometimes at 2:00.

Randall: Okay, well thank you very much Joshua.

Joshua: You're welcome.

Incentive os alunos a escutarem a entrevista. O áudio está postado no mesmo endereço do script da entrevista. Enquanto escutam eles deverão completar com alguns pronomes aprendidos anteriormente.

Corrija a atividade e esclareça qualquer dúvida que apareça.

Atividade Complementar:

Encoraje alguns voluntários a explicarem cada pronome usado para completar a entrevista. Eles deverão se embasar no conhecimento adquirido durante a sequência.

Aula 4

Nesta aula, os alunos deverão analisar a presença de alguns pronomes em uma carta formal. Para isso, distribua o seguinte trecho aos alunos:

Dear Sir.,

Although I am grateful for the information and DVD you have sent me about the military, I have decided not to join. I want you to remove my name and address from your list. Please let your recruiters know about my decision, so they stop following me around campus. Also please stop calling me on the phone. I don’t want to join the military. Please respect my decision.

Sincerely,

John.

Fonte: http://www.ferpectedit.org/editing_tips/?p=145

Acesso: 15/11/2010. (adaptado)

Peça aos alunos para identificar os pronomes presentes no texto. Eles deverão dizer se é um subject pronoun, object pronoun, etc.

Corrija qualquer erro que os alunos cometam.

Atividade Complementar:

Divida a sala em grupos de no máximo 6 pessoas. Cada grupo deverá escrever uma carta formal, com qualquer objetivo. Contudo, essa carta deverá ser produzida sem os pronomes necessários. Os grupos deverão trocar as cartas e completá-las. Depois, o grupo que produziu a carta deverá fazer a correção apontando quais são as possíveis falhas. Essa carta deverá retornar para o grupo que a completou para que o mesmo tenha um feedback. Só depois desse feedback, as cartas deverão ser corrigidas pelo professor.

Para mais informações sobre como escrever cartas formais, visite: http://esl.about.com/cs/onthejobenglish/a/a_basbletter.htm

Acesso:15/11/2010.

Trabalho Interdisciplinar

Figura 5. Língua Portuguesa

Fonte: http://ideiacentral.files.wordpress.com/2007/10/lingua_portuguesa.jpg

Acesso:15/11/2010.

Trabalhe em conjunto com o profissional da Língua Portuguesa de sua instituição. Ele/ela poderá ajudar os alunos a internalizar o conhecimento sobre classes gramaticais.

Recursos Complementares

Para acessar um dicionário bilíngue, visite:

www.dictionary.com

Para ter acesso a atividades on line sobre pronomes em Inglês, acesse:

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/pronouns/personal_pronouns.htm

Sites acessados em: 15/11/2010

Avaliação

Avalie os alunos através de "perguntas desafio" oralmente. Divida a sala em duplas, ou em grupos, se a sala for numerosa. Enumere os grupos para que haja ordem no momento de responder as questões. Deverão ser feitas frases nas quais os pronomes estão ausentes ou pedir para que o aluno formule a sentença com um determinado pronome.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.