Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Nouns"

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e identificar as características desta classe gramatical.

Usar a classe gramatical conscientemente em situações reais de comunicação.

Ler e compreender receitas culinárias e outros gêneros para internalizar o conhecimento adquirido.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre outras classes gramaticais. Para isso, acesse:

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u3.jhtm 

Também deverão saber mais sobre o gênero textual receita culinária. Acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Receita_(culin%C3%A1ria) 

Sites acessados em: 17/11/2010.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Inicie esta sequência mostrando aos alunos as seguintes comic strips:

Figura 1. Imagem do recurso

Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira204.gif  

Acesso: 17/11/2010.

Figura 2. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira207.gif  

Acesso: 17/11/2010.

Figura 3. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira212.gif  

Acesso: 17/11/2010.

Apresente as tirinhas de forma que todos os alunos não tenham problemas para ler os textos das mesmas. Se quiser fazer cópias para distribuir para os alunos acesse: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/comic-strips Acesso em: 17/11/2010. Neste endereço, serão encontradas as comic strips mostradas anteriormente. Imprima o arquivo e faça cópias do mesmo. 

Sugestão: Se quiser diversificar as tirinhas, visite: www.monica.com.br/ingles Acesso em: 17/11/2010. Neste endereço eletrônico, serão encontradas mais comic strips. Selecione as que possuirem mais substantivos em seus textos. 

Peça a voluntários para que façam a leitura dos textos. Logo em seguida, questione-os:

Figura 1 -

What is a lettuce?

What is a salad?

Why doesn't she want to eat salad anymore?

Resposta: Os alunos deverão saber responder que a 'lettuce' is a vegetable e que a 'salad' is a mix of vegetables. Como resposta da terceira pergunta, os alunos deverão notar a relação das duas palavras anteriores no texto, já que o pai da Magali sugere que ela nasceu de um alface, o que a impede de comer salada.

Figura 2 -

What is the function of the words in the first part of the text?

What is dessert?

Resposta: As palavras que aparecem na primeira parte do texto são substantivos que fazem parte da "magia" feita pela personagem. O irônico é que na última parte, Magali pergunta o que será servido como sobremesa, achando que o que está sendo preparado pela bruxa é de comer.

Figura 3 -

Why is Jimmy Five  hurt in the history?

Os alunos deverão notar que o personagem apanha da Mônica por ela ter achado que ele a chamava de hipopótamo.

Se necessário deixe os alunos discutirem entre eles. Depois, questione-os novamente:

All the words that cause the comic effect can be classified as:

(   ) adjectives               (    ) pronouns             (   ) nouns.

Resposta: Todas as palavras que estão relacionadas com o efeito cômico nas tirinhas são substantivos.

Por fim, pergunte aos alunos: What is a noun? Does it have a plural form? Can  a noun be female or male?

Deixe os alunos discutirem entre eles. Não faça correções neste momento, peça-os apenas que relatem tudo que sabem sobre nouns e que tomem nota. As características desta classe gramatical serão explicadas na próxima aula.

AULA 2

Nesta aula os alunos aprenderão as características e o conceito de substantivo na Língua Inglesa. Para isso, retome a discussão que finalizou a aula 1 para que haja um aquecimento para a aula 2.

Explique que um substantivo é classificado das seguintes maneiras:

Gender: woman/man

Plural: women/men

Possessive: The man's house.

Proper: Carlos/ São Paulo.

Common: school / garden.

Concrete: agent / teacher.

Abstract: childhood / justice.

Countable: table / book.

Uncountable: traffic / water.

Collective: jury /committee.

Para mais informações sobre a classificação dos substantivos, visite: http://www.arts.uottawa.ca/writcent/hypergrammar/nouns.html  

Acesso em: 17/11/2010.

Figura 4. Imagem do recurso citado logo acima.

Fonte: http://www.arts.uottawa.ca/writcent/hypergrammar/nouns.html 

Acesso: 17/11/2010.

É interessante fazer associações com a Língua Portuguesa. Assim, o aprendizado dos alunos será mais eficiente. Exemplo:

His name is Carlos.

Neste caso o substantivo é Carlos. Da mesma forma que no Inglês, no Português Carlos também é classificado como substantivo próprio.

O nome dele é Carlos

Peça aos aprendizes que pesquisem sobre as classificações dos substantivos em Inglês e que recortem figuras para exemplificar essas classificações. A turma deve ser dividida em 5 grupos e cada um dos grupos deverá ficar encarregado de pesquisar e exemplificar duas classificações de substantivos.Incentive-os a expor as caraterísticas para o restante da turma, através de cartazes.

Apresente as seguintes sugestões de sites para os alunos pesquisarem:

 http://www.inglesonline.com.br/2008/07/30/use-of-english-substantivos-em-ingles-forma-plural/ 

http://pt.wiktionary.org/wiki/Categoria:Substantivo_(Ingl%C3%AAs) 

http://www.inglesonline.com.br/2008/07/27/substantivos-contaveis-e-nao-contaveis-em-ingles-atividades/ 

Acesso: 17/11/2010.

AULA 3

Promova uma gincana entre os alunos. Produza frases em que há a presença de substantivos. Os aprendizes deverão, em grupos de no máximo 6 pessoas, substituir o substantivo por outro, fazendo sempre as correções necessárias.

Observe o exemplo:

She has a teacher.

Neste caso o substantivo é 'teacher'. Eles poderão trocá-lo por:

She has two teachers.

Se quiser dificultar a brincadeira, não deixe que os alunos escolham qual tipo de substantivo será incluído na sentença em questão. Dê as instruções necessárias, observando, as condições gramaticais e de vocabulário da sentença.

Observe o exemplo:

Peter bought his car.

Se pedir aos aprendizes para incluir um proper noun, eles poderão modificar a sentença da seguinte forma:

Peter and Paul bought their cars.

Corrija qualquer dúvida ou erro que surgir. Ajude-os em caso de dúvidas sobre o vocabulário.

Observação: Caso haja necessidade, produza as sentenças em recursos visuais como cartolinas, retroprojetor, etc.

AULA 4

Comece esta aula apresentando a seguinte receita aos alunos.

Dessert Crepes

Ingredients:

4 eggs, lightly beaten

1 1/3 cups milk

2 tablespoons butter, melted

1 cup all-purpose flour

2 tablespoons white sugar

1/2 teaspoon salt

Directions:

In large bowl, whisk together eggs, milk, melted butter, flour sugar and salt until smooth.Heat a medium-sized skillet or crepe pan over medium heat. Grease pan with a small amount of butter or oil applied with a brush or paper towel. Using a serving spoon or small ladle, spoon about 3 tablespoons crepe batter into hot pan, tilting the pan so that bottom surface is evenly coated. Cook over medium heat, 1 to 2 minutes on a side, or until golden brown. Serve immediately.

Fonte: http://allrecipes.com/Recipe/Dessert-Crepes/Detail.aspx  

Acesso: 17/11/2010.

Incentive os alunos a lerem a receita, identificando os substantivos presentes na mesma. Além de identificar, peça-os que classifiquem os mesmos ( próprios, comuns, abstratos, se estão ou não no plural, feminino, masculino, etc).

Corrija oralmente esta atividade, esclarecendo erros e possíveis dúvidas.

Se achar interessante, permita o uso de dicionários. Veja o sugerido em Recursos Complementares.

Apresente mais receitas aos alunos. Eles deverão, em grupos, identificar e classificar os substantivos presentes nelas. Para mais receitas, acesse:

www.allrecipes.com 

Acesso: 17/11/2010.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Figura 5. Língua Portuguesa.

Fonte: http://ideiacentral.files.wordpress.com/2007/10/lingua_portuguesa.jpg  

Acesso: 17/11/2010.

Trabalhe em conjunto com o professor de Português de sua instituição. Ele poderá ajudar a fazer um comparativo do tema estudado entre as duas línguas, bem como, aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o gênero textual receita culinária.

Recursos Complementares

Caso necessite de acesso a um dicionário, visite:

www.dictionary.com 

Para um cartoon explicando o que é um noun, acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=NHepipQ7aE8 

Para saber mais sobre substantivos, visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Noun 

Para atividades diversas sobre substantivos, acesse:

http://www.eslflow.com/nounlessonplans.html 

Sites acessados em: 17/11/2010.

Avaliação

Incentive os alunos a produzirem receitas culinárias. Eles deverão apresentar em uma exposição a receita escrita em Inglês, bem como a receita preparada. Divida a sala em grupos e determine um tempo de 20 minutos para a apresentação de como foi feita a receita. Neste momento, eles deverão salientar quais substantivos foram usados, classificando-os como contáveis ou não contáveis, feminino ou masculino, etc.

Se achar interessante, convide pessoas da comunidade escolar para experimentarem as receitas e prestigiar a exposição dos alunos. Contudo, se as pessoas convidadas não possuírem conhecimento da Língua Inglesa, avise aos grupos para escolherem um membro que servirá de tradutor instantâneo.

Avalie a habilidade de speaking dos aprendizes. Verifique se os substantivos foram classificados e usados de maneira adequada .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.