16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Aprender e identificar as características desta classe gramatical.
Usar a classe gramatical conscientemente em situações reais de comunicação.
Ler e compreender receitas culinárias e outros gêneros para internalizar o conhecimento adquirido.
Os alunos deverão conhecer mais sobre outras classes gramaticais. Para isso, acesse:
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u3.jhtm
Também deverão saber mais sobre o gênero textual receita culinária. Acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Receita_(culin%C3%A1ria)
Sites acessados em: 17/11/2010.
Inicie esta sequência mostrando aos alunos as seguintes comic strips:
Figura 1. Imagem do recurso
Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira204.gif
Acesso: 17/11/2010.
Figura 2. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira207.gif
Acesso: 17/11/2010.
Figura 3. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira212.gif
Acesso: 17/11/2010.
Apresente as tirinhas de forma que todos os alunos não tenham problemas para ler os textos das mesmas. Se quiser fazer cópias para distribuir para os alunos acesse: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/comic-strips Acesso em: 17/11/2010. Neste endereço, serão encontradas as comic strips mostradas anteriormente. Imprima o arquivo e faça cópias do mesmo.
Sugestão: Se quiser diversificar as tirinhas, visite: www.monica.com.br/ingles Acesso em: 17/11/2010. Neste endereço eletrônico, serão encontradas mais comic strips. Selecione as que possuirem mais substantivos em seus textos.
Peça a voluntários para que façam a leitura dos textos. Logo em seguida, questione-os:
Figura 1 -
What is a lettuce?
What is a salad?
Why doesn't she want to eat salad anymore?
Resposta: Os alunos deverão saber responder que a 'lettuce' is a vegetable e que a 'salad' is a mix of vegetables. Como resposta da terceira pergunta, os alunos deverão notar a relação das duas palavras anteriores no texto, já que o pai da Magali sugere que ela nasceu de um alface, o que a impede de comer salada.
Figura 2 -
What is the function of the words in the first part of the text?
What is dessert?
Resposta: As palavras que aparecem na primeira parte do texto são substantivos que fazem parte da "magia" feita pela personagem. O irônico é que na última parte, Magali pergunta o que será servido como sobremesa, achando que o que está sendo preparado pela bruxa é de comer.
Figura 3 -
Why is Jimmy Five hurt in the history?
Os alunos deverão notar que o personagem apanha da Mônica por ela ter achado que ele a chamava de hipopótamo.
Se necessário deixe os alunos discutirem entre eles. Depois, questione-os novamente:
All the words that cause the comic effect can be classified as:
( ) adjectives ( ) pronouns ( ) nouns.
Resposta: Todas as palavras que estão relacionadas com o efeito cômico nas tirinhas são substantivos.
Por fim, pergunte aos alunos: What is a noun? Does it have a plural form? Can a noun be female or male?
Deixe os alunos discutirem entre eles. Não faça correções neste momento, peça-os apenas que relatem tudo que sabem sobre nouns e que tomem nota. As características desta classe gramatical serão explicadas na próxima aula.
Nesta aula os alunos aprenderão as características e o conceito de substantivo na Língua Inglesa. Para isso, retome a discussão que finalizou a aula 1 para que haja um aquecimento para a aula 2.
Explique que um substantivo é classificado das seguintes maneiras:
Gender: woman/man
Plural: women/men
Possessive: The man's house.
Proper: Carlos/ São Paulo.
Common: school / garden.
Concrete: agent / teacher.
Abstract: childhood / justice.
Countable: table / book.
Uncountable: traffic / water.
Collective: jury /committee.
Para mais informações sobre a classificação dos substantivos, visite: http://www.arts.uottawa.ca/writcent/hypergrammar/nouns.html
Acesso em: 17/11/2010.
Figura 4. Imagem do recurso citado logo acima.
Fonte: http://www.arts.uottawa.ca/writcent/hypergrammar/nouns.html
Acesso: 17/11/2010.
É interessante fazer associações com a Língua Portuguesa. Assim, o aprendizado dos alunos será mais eficiente. Exemplo:
His name is Carlos.
Neste caso o substantivo é Carlos. Da mesma forma que no Inglês, no Português Carlos também é classificado como substantivo próprio.
O nome dele é Carlos
Peça aos aprendizes que pesquisem sobre as classificações dos substantivos em Inglês e que recortem figuras para exemplificar essas classificações. A turma deve ser dividida em 5 grupos e cada um dos grupos deverá ficar encarregado de pesquisar e exemplificar duas classificações de substantivos.Incentive-os a expor as caraterísticas para o restante da turma, através de cartazes.
Apresente as seguintes sugestões de sites para os alunos pesquisarem:
http://www.inglesonline.com.br/2008/07/30/use-of-english-substantivos-em-ingles-forma-plural/
http://pt.wiktionary.org/wiki/Categoria:Substantivo_(Ingl%C3%AAs)
Acesso: 17/11/2010.
Promova uma gincana entre os alunos. Produza frases em que há a presença de substantivos. Os aprendizes deverão, em grupos de no máximo 6 pessoas, substituir o substantivo por outro, fazendo sempre as correções necessárias.
Observe o exemplo:
Neste caso o substantivo é 'teacher'. Eles poderão trocá-lo por:
Se quiser dificultar a brincadeira, não deixe que os alunos escolham qual tipo de substantivo será incluído na sentença em questão. Dê as instruções necessárias, observando, as condições gramaticais e de vocabulário da sentença.
Observe o exemplo:
Se pedir aos aprendizes para incluir um proper noun, eles poderão modificar a sentença da seguinte forma:
Corrija qualquer dúvida ou erro que surgir. Ajude-os em caso de dúvidas sobre o vocabulário.
Observação: Caso haja necessidade, produza as sentenças em recursos visuais como cartolinas, retroprojetor, etc.
Comece esta aula apresentando a seguinte receita aos alunos.
Dessert Crepes
Ingredients:
4 eggs, lightly beaten
1 1/3 cups milk
2 tablespoons butter, melted
1 cup all-purpose flour
2 tablespoons white sugar
1/2 teaspoon salt
Directions:
In large bowl, whisk together eggs, milk, melted butter, flour sugar and salt until smooth.Heat a medium-sized skillet or crepe pan over medium heat. Grease pan with a small amount of butter or oil applied with a brush or paper towel. Using a serving spoon or small ladle, spoon about 3 tablespoons crepe batter into hot pan, tilting the pan so that bottom surface is evenly coated. Cook over medium heat, 1 to 2 minutes on a side, or until golden brown. Serve immediately.
Fonte: http://allrecipes.com/Recipe/Dessert-Crepes/Detail.aspx
Acesso: 17/11/2010.
Incentive os alunos a lerem a receita, identificando os substantivos presentes na mesma. Além de identificar, peça-os que classifiquem os mesmos ( próprios, comuns, abstratos, se estão ou não no plural, feminino, masculino, etc).
Corrija oralmente esta atividade, esclarecendo erros e possíveis dúvidas.
Se achar interessante, permita o uso de dicionários. Veja o sugerido em Recursos Complementares.
Apresente mais receitas aos alunos. Eles deverão, em grupos, identificar e classificar os substantivos presentes nelas. Para mais receitas, acesse:
Acesso: 17/11/2010.
Figura 5. Língua Portuguesa.
Fonte: http://ideiacentral.files.wordpress.com/2007/10/lingua_portuguesa.jpg
Acesso: 17/11/2010.
Trabalhe em conjunto com o professor de Português de sua instituição. Ele poderá ajudar a fazer um comparativo do tema estudado entre as duas línguas, bem como, aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o gênero textual receita culinária.
Caso necessite de acesso a um dicionário, visite:
Para um cartoon explicando o que é um noun, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=NHepipQ7aE8
Para saber mais sobre substantivos, visite:
http://en.wikipedia.org/wiki/Noun
Para atividades diversas sobre substantivos, acesse:
http://www.eslflow.com/nounlessonplans.html
Sites acessados em: 17/11/2010.
Incentive os alunos a produzirem receitas culinárias. Eles deverão apresentar em uma exposição a receita escrita em Inglês, bem como a receita preparada. Divida a sala em grupos e determine um tempo de 20 minutos para a apresentação de como foi feita a receita. Neste momento, eles deverão salientar quais substantivos foram usados, classificando-os como contáveis ou não contáveis, feminino ou masculino, etc.
Se achar interessante, convide pessoas da comunidade escolar para experimentarem as receitas e prestigiar a exposição dos alunos. Contudo, se as pessoas convidadas não possuírem conhecimento da Língua Inglesa, avise aos grupos para escolherem um membro que servirá de tradutor instantâneo.
Avalie a habilidade de speaking dos aprendizes. Verifique se os substantivos foram classificados e usados de maneira adequada .
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!