Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“I make/do my homework” As principais diferenças entre os dois verbos.

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Internalizar a diferença entre os dois verbos.

Produzir oralmente textos que mostrem a diferença entre os dois verbos.

Fazer exercícios de compreensão escrita para que internalizem o conhecimento adquirido.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos,aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre o uso do Presente simples. Para isso, acesse:

http://www.englishpage.com/verbpage/simplepresent.html 

Site acessado em: 27/11/2010.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Comece esta sequência mostrando aos alunos as seguintes figuras:

Figura 1. Pessoa lavando pratos.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_hSQKS7ge1fs/S8h1xBQMiUI/AAAAAAAAAl0/Ybm2iIWKSjA/s400/lavar-louca-1.jpg

Acesso: 27/11/2010.

Figura 2. Pessoa fazendo uma ligação telefônica.

Fonte: http://www.actioncoach.com.mx/Fotos/taller2gde.jpg

Acesso: 27/11/2010.

Depois, questione-os:

How can you say "fazer uma ligação" e " lavar pratos" in English?

Espera-se que os alunos já conheçam os vocábulos phone call e dishes. No entanto, eles deverão saber quais verbos devem ser usados para completar a expressão.

Neste momento, poderá haver uma confusão, por parte dos alunos, no que se refere à expressão "lavar pratos". Explique que não são todas as expressões e vocábulos que serão traduzidos para o Inglês de maneira semelhante ao escrito em Português. Por isso, o verbo "wash = lavar" não deve ser usado nesta expressão.

Observação: Para saber mais sobre expressões em Língua Inglesa, acesse: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Expressoes1.php

Figura 3. Imagem do recurso acima citado.

Acesso: 27/11/2010.

Resposta:

Figura 1. Do the dishes.

Figura 2. Make a phone call.

Em seguida, pergunte aos alunos qual é o significado dos verbos make e do. Se achar interessante, autorize o uso de dicionários. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Observe, de acordo com o recurso www.dictionary.com  

Acesso: 27/11/2010, alguns significados dos verbos make e do.

Verbo make

to cause oneself, or something understood, to be asspecified: to make sure.

to show oneself to be or seem in action or behavior (usuallyfol. by an adjective): to make merry.

to be made, as specified: This fabric makes up into beautifuldrapes.

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/make

Verbo do

to perform (an act, duty, role, etc.): Do nothing until you hear the bell.

to execute (a piece or amount of work): to do a hauling job.

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/do

Sites acessados em: 27/11/2010.

Os alunos deverão perceber que os dois verbos possuem o mesmo sentido: to execute, to be made.

Porém, saliente que apesar dos verbos terem o mesmo sentido, algumas diferenças devem ser observadas.Para saber mais sobre essas diferenças acesse: http://esl.about.com/cs/beginner/a/a_makedo.htm Acesso em: 27/11/2010.

Neste site, há uma explicação detalhada das diferenças entre os verbos to make e to do. Depois, distribua o seguinte handout para os alunos e estude com eles as informações dadas:

Figura 5. Imagem do handout.

Fonte: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/make-or-do

Acesso: 27/11/2010

Explique para os alunos as diferenças entre os verbos. Esclareça qualquer dúvida que surgir.

AULA 2

Nesta aula, os alunos deverão praticar o conhecimento adquirido na aula 1. Para isso, divida a sala em grupos de até 5 componentes.

Em seguida, faça uma competição entre os grupos. Prepare um quiz com situações onde os verbos make e do aparecem. Esclareça que as alternativas para completar os desafios apresentados no jogo são os verbos estudados nesta sequência.

Para um exemplo de jogo que servirá como processo de internalização do conhecimento adquirido, visite: http://esl.about.com/library/vocabulary/blmakedo1.htm

 

Figura 6. Imagem do recurso.

Fonte: http://esl.about.com/library/vocabulary/blmakedo1.htm

Acesso em: 27/11/2010.

Caso não possua acesso à um laboratório de informática, reproduza as questões apresentadas no jogo acima em cartolinas ou em qualquer outro recurso visual.

Dois grupos deverão participar em cada rodada. Os dois deverão assinalar a resposta à pergunta envolvida. Aquele que errar dará a chance de competir para outro grupo.

Enumere os grupos e tome nota dos acertos e erros de todos os grupos. Dependendo do nível linguístico da turma, autorize o uso de dicionários.

Esclareça dúvidas e logo após o jogo corrija as questões.

Observação: Produza o número de questões suficientes para que todos da classe participem efetivamente.

AULA 3

Inicie esta aula incentivando os aprendizes a produzirem textos orais. Para isso, organize os alunos em um grande círculo. O primeiro aluno deverá iniciar qualquer história.

Os alunos seguintes continuarão a história. Esclareça que pelo menos de dois em dois alunos os verbos make e do aparecerão na história. Deixe claro que o uso deve ser correto. Se necessário, autorize os alunos a consultarem o handout distribuído na aula 1.

Continue a história até que todos da sala participem.

Essa atividade, de maneira geral, torna-se engraçada, pois, muitas vezes, é difícil seguir uma linha de raciocínio durante a formulação da história.

Ajude os alunos perante o uso de vocabulários.

AULA 4

Nesta aula, siga os passos descritos a seguir para uma orientação eficaz:

1-os alunos deverão escrever a história contada por eles na aula 3.

2-Sugira que uma comissão seja eleita para que reproduzam o texto escrevendo-o.

3- Determine um tempo para a escrita do texto.

4-Peça aos aprendizes que tomem cuidado com os detalhes.

5- Depois de pronto, o texto deverá ser exposto para que todos na sala consigam ter acesso a ele.

Sugestão: O texto poderá ser impresso e distribuído para o resto da turma.

6- Questione os alunos o uso dos verbos make e do. Incentive-os a explicarem o motivo que o verbo em questão foi escolhido.

7- Em seguida, encoraje-os a darem mais exemplos.

 

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário eletrônico, visite:

www.dictionary.com

Para mais atividades usando make/do, acesse:

http://www.englishbanana.com/make-or-do-1-ig4.pdf

http://www.englishbanana.com/free-intermediate-english-worksheets.html#grammar

Sites acessados em: 27/11/2010.

Avaliação

Avalie esta sequência observando o conhecimento adquirido pelos alunos.

Peça-os que montem um illustrated dictionary com as colocações feitas com os verbos make e do. Peça a eles que diversifiquem  as expressões usadas.

Se for necessário, divida a sala em grupos de até 6 pessoas.

Durante a exposição, os alunos deverão explicar a razão de terem escolhido os verbos usados em cada expressão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.