Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“How much, How many, How long” Qual expressão usar?

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O uso das expressões que começam com "HOW".

A relação entre o uso e sentido de perguntas que começam com How (how old, how much, how many).

Aperfeiçoamento das habilidades de listening e produção oral para internalizar o conhecimento adquirido.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre as demais formas de produção de perguntas em Inglês:

Para isso, acesse: http://www.webbusca.com.br/idiomas/ingles/aula_wh_questions.asp

Site acessado em: 30/11/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta sequência apresentando aos alunos as seguintes comic strips.

Figura 1. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira6.gif 

Acesso: 30/11/2010.

Figura 2. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.monica.com.br/ingles/comics/tirinhas/images/tira174.gif 

Acesso: 30/11/2010.

Explique qual o sentido do vocábulo 'how'. Para isso, observe as descrições retiradas de www.dictionary.com 

Acesso em 30/11/2010.

–adverb

1.in what way or manner; by what means?: How did the accident happen?

2.to what extent, degree, etc.?: How damaged is the car?

3.in what state or condition?: How are you?

4.for what reason; why?: How can you talk such nonsense?

5.to what effect; with what meaning?: How is one to interpre this action?

6.what?: How do you mean? If they don't have vanilla, how about chocolate?

7.(used as an intensifier): How seldom I go there!

8.by what title or name?: How does one address the president?

9.at what price: How are the new cars going, cheaper thanlast year's models?

10.by what amount or in what measure or quantity?: How do you sell these tomatoes?

11.in what form or shape?: How does the demon appear in the first act of the opera? How does the medication come?

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/how

Acesso em: 30/11/2010.

Explicite que juntamente com outras palavras, tais como often, hot, many, etc, how é usado para fazer questões sobre características/situações específicas, qualidades, quantidades, etc.

Em seguida, incentive os alunos a apresentarem qual seria o sentido das perguntas apresentadas nas figuras 1 e 2. Eles deverão perceber que: figura 1- 'how many' possui o sentido de quantidade; figura 2- 'how did you know?' é usado para questionar sobre uma situação específica.

Para Casa

Os alunos deverão montar uma lista com possíveis perguntas usando "how". Exemplo: How old is Paula?, How many cars do you have?

Cada estudante deverá fazer, no mínimo, 10 perguntas escritas em pedaços de papel. Esclareça dúvidas relativas a vocabulário e o uso correto das perguntas formuladas pelos alunos.

Aula 2

Nesta aula os alunos usarão as sentenças formuladas na aula 1. Divida a sala em grupos, de no máximo 7 pessoas. Recolha as produções e misture-as.

Em seguida, entregue uma quantidade satisfatória de perguntas aos grupos. Cada grupo formado na sala deverá construir um diálogo, no qual todos os membros do grupo estejam inseridos, com as perguntas distribuídas.

Determine 15 a 20 minutos da aula para os alunos escreverem o diálogo. Logo depois, encoraje-os a apresentarem o resultado para o resto do grupo.

Aula 3

Nesta aula, apresente o seguinte listening para os alunos:

http://www.esl-lab.com/train/trainsc1.htm 

Acesso: 30/11/2010.

Figura 3. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.esl-lab.com/train/trainsc1.htm  

Acesso: 30/11/2010.

Inicie a atividade seguindo os passos dados no endereço fornecido: pre-listening, listening, post-listening .

Observação: Caso não tenha acesso a um laboratório de informática com internet, reproduza o áudio e os exercícios para os alunos.

Siga os seguintes passos para a conclusão desta atividade:

1-Questione os alunos: Have you been lost in any situation, such as in a trip?

2- Apresente a atividade de pre-listening para os alunos. Incentive-os a responderem as perguntas usando a Língua Inglesa o máximo possível.

3- Logo depois, passe o áudio. No primeiro momento, deixe-os escutarem e apenas incentive-os a terem atenção à palavras conhecidas por eles. Em seguida, eles deverão responder às perguntas propostas no exercício de listening.

4- Corrija o exercício. Esclareça dúvidas quanto ao vocabulário usado no texto.

5- Questione oralmente: Qual seria o sentido dado nos dois usos do vocábulo 'how' no texto? Deixe que os alunos expliquem oralmente. Incentive-os a usarem a Língua Inglesa o máximo possível.

6- Conduza a classe durante a atividade de post-listening.Aproveite o momento e encoraje os alunos a produzirem oralmente usando a Língua Inglesa.

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário eletrônico, visite:

www.dictionary.com 

Para ter acesso a mais informações sobre perguntas feitas com 'how', acesse:

http://www.brasilescola.com/ingles/how-long-ou-how-many.htm 

Para atividades sobre o tema proposto nesta sequência, acesse:

http://www.cienciamao.usp.br/dados/t2k/_ingles_ing2g09.arquivo.pdf 

http://esl.about.com/od/grammarlessonplans/a/chant12.htm 

Sites acessados em: 30/11/2010.

Avaliação

Utilize o diálogo montado na aula 2 caso queira avaliar a produção escrita dos alunos. Outra sugestão de avaliação é conduzir um quiz com os alunos dentro de sala. Para isso, divida a sala em grupos pequenos e formule sentenças que sejam respostas para perguntas que iniciam com how. Veja o exemplo:

Sentença: She is twelve years old.

Os alunos deverão então dizer qual seria a pergunta que teria como resposta a sentença acima.

Pergunta: How old is she?

Faça quantas rodadas dessa brincadeira achar necessária. Avalie o nível linguístico dos alunos aumentando a dificuldade das perguntas que deverão ser feitas por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.