Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Gírias em Língua Inglesa”

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Usar gírias em inglês.

Identificar como e quando usá-las.

Ler textos com a presença de gírias,fazendo exercícios de compreensão e produção oral.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre gírias na Língua Portuguesa.

Para isso, visite:

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%ADria 

Acesso: 12/12/2010

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula perguntando aos alunos:

Quais são as palavras que normalmente aparecem quando vocês conversam entre vocês?

Conduza a discussão até conseguir que respondam sobre as gírias.

Faça uma relação no quadro enquanto os alunos citam os vocábulos usados por eles.

Depois, continue questionando:

As palavras usadas por vocês atualmente são as mesmas usadas por seus pais?

Incentive os alunos a darem razões para a concordância ou discordância com a pergunta feita acima. Se possível, peça a eles exemplos de gírias mais antigas. Faça-os refletirem sobre o motivo que leva(ou) as gírias a se modificarem.

Em seguida, apresente aos alunos o conceito do que são gírias ou slang:

Slang is the use of informal words and expressions that are not considered standard in the speaker's dialect or language. Slang is often to be found in areas of the lexicon that refer to things considered taboo (see euphemism). It is often used to identify with one's peers and, although it may be common among young people, it is used by people of all ages and social groups.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Slang  

Acesso: 12/12/2010.

Atividade Complementar

Incentive os alunos a listarem gírias em Inglês. Eles deverão durante toda esta sequência aumentar esta lista, dando exemplos e ilustrando quando possível.

Aula 2

Apresente o seguinte exercício de listening para os alunos:

http://www.esl-lab.com/slang/slangrd2.htm 

Acesso: 12/12/2010.

Figura 1. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.esl-lab.com/slang/slangrd2.htm  

Acesso: 12/12/2010.

Este site oferece um diálogo entre amigos, no qual um deles, fala sobre o fim de semana que passou. No decorrer do diálogo, algumas gírias são apresentadas com seus respectivos significados.

Siga o roteiro dado no próprio site. Conduza os alunos durante a atividade de pre-listening, incentivando-os a usarem a Língua Inglesa o máximo possível.

Durante o exercício de listening, passe o áudio duas vezes. Na primeira vez, encoraje os alunos a retirarem do áudio apenas as palavras importantes, já na segunda eles deverão responder as questões propostas no site.

Em seguida, questione-os a respeito das gírias apresentadas. Encoraje-os a identificarem, através do áudio, esses vocábulos. Escreva-os no quadro e posteriormente estude o significado dos mesmos com os alunos.

Ofereça um tempo para que os alunos apresentem a resolução da atividade de post-listening. Ajude-os em relação ao vocabulário aprendido nesta aula.

Atividade Complementar

Incentive os alunos a continuarem com a construção da lista de gírias. Peça-os que incluam na mesma as gírias apresentadas nesta aula.

Aula 3

Durante esta aula os alunos deverão produzir, em duplas, diálogos contando algo interessante que ocorreu no último final de semana.

Esclareça que eles deverão apresentar a parte escrita e, posteriormente, a parte oral. Incentive-os a incluirem na conversa o maior número de gírias aprendidas.

Para uma escrita eficácia, observe os seguintes passos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Ajude-os caso necessário. Se achar interessante, autorize o uso de dicionários. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário eletrônico, visite:

www.dictionary.com 

Para ter acesso a um dicionário específico de gírias em Inglês, visite:

http://www.slangsite.com/ 

Para saber mais sobre gírias em Língua Inglesa, acesse:

http://www.eslcafe.com/slang/list.html 

Acesso em: 12/12/2010.

Avaliação

Avalie a habilidade oral dos alunos, durante a apresentação dos diálogos produzidos na aula 3. Observe o uso de gírias, que deverão ser mostradas anteriormente às apresentações de cada dupla e o nível linguístico usado pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.