Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Discursos: direto e indireto”

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer as diferenças lingüísticas e comunicativas que há entre o uso de discursos direto e indireto.

Formular sentenças diretas em indiretas.

Transformar em discurso indireto citações de pessoas famosas.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber sobre os tempos verbais. Para isso, acesse:

http://www.teaching-esl-to-adults.com/esl-verb-tenses.html 

Site acessado em: 12/12/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula escrevendo no quadro a seguinte frase.

Chris said: " I am not feeling well."

Chame a atenção dos alunos para as aspas usadas dizendo que quando usamos, na escrita, estes sinais é porque estamos reproduzindo exatamente as palavras de outra pessoa.

Em seguida escreva novamente no quadro:

Chris said that he was not feeling well

Neste momento, os alunos deverão perceber que a sentença acima possui o mesmo sentido da primeira, contudo, não estão sendo repetidas as palavras da mesma maneira que o locutor as disse.

Saliente para os alunos que este tipo de construção é muito usada em relatos de acontecimentos e de fatos que acontecem com uma terceira pessoa. Se necessário, dê como exemplo as conversas informais entre os alunos para relatar o que ocorreu durante o final de semana.

Observe:

Situação: Pedro convida Clara para ir a uma festa juntos. Clara pede permissão aos pais e os mesmos dizem: "You are so young to go out with your friends."

Clara ao reportar o que os pais disseram para Pedro,disse: "They told me that I am so young to go out with my friends"

Após dar esse exemplo para os alunos, esclareça que o que os pais de Clara disseram é o que denominamos de direct speech e quando Clara relata o que os pais disseram para Pedro é chamado de indirect speech.

Atividade Complementar

Peça aos alunos que relatem qualquer acontecimento recente que tenham escutado. Pode ser o que os pais disseram, uma notícia de jornal, etc. Escreva esses exemplos no quadro e incentive-os, seguindo os exemplos dados, a produzirem o discurso indireto dos mesmos.

Aula 2

Nesta aula, mostre aos alunos as regras básicas para a formação do discurso indireto em Inglês. Para isso, acesse: http://www.learnenglish.de/grammar/reportedspeech.htm#Direct  

Acesso: 12/12/2010. 

Este site dá uma explicação detalhada dos cuidados que os alunos devem ter ao modificar um discurso direto para indireto.

Figura 1. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.learnenglish.de/grammar/reportedspeech.htm#Direct  

Acesso: 12/12/2010.

Em seguida, acesse: http://esl.about.com/library/quiz/blgrquiz_reported1.htm  

Acesso:12/12/2010. Resolva o quiz com os alunos. Caso não tenha acesso a internet na sua escola, reproduza o mesmo em cartolinas ou em papel ofício.

Figura 2. Imagem do recurso.

Fonte: http://esl.about.com/library/quiz/blgrquiz_reported1.htm 

Corrija e esclareça as dúvidas dos alunos. Atente-se para o processo de inversão direto/indireto. Caso ache importante, autorize os alunos a consultarem as informações dadas no começo desta aula.

Aulas 3 e 4

Promova uma competição entre os alunos. Para isso, siga o roteiro dado:

1- Divida a sala em grupos de 6 a 8 componentes.

2- Cada grupo deverá desafiar o restante dos grupos com frases ditas por pessoas famosas. Para conseguir esse material, os alunos deverão pesquisar em jornais, revistas e sites.

3- Dois grupos participarão em cada rodada, sendo que um componente de cada grupo ficará responsável por dar a resposta. Em cada rodada, os componentes em questão decidirão quem fará o desafio e quem será desafiado.

4- O grupo que for desafiado tem dois minutos para responder corretamente a inversão de discurso direto para indireto.

5- Se responder errado, dará dois pontos para o grupo que o está desafiando.

6- O grupo desafiador terá um minuto para dizer se o grupo desafiado respondeu corretamente ou não. Caso este grupo também erre, também dará dois pontos para o outro adversário.

7- Estipule o número de rodadas. Dificulte o nível da brincadeira se achar conveniente.

Sugestão de site com citação de pessoas famosas: http://www.quotationspage.com/ Acesso: 12/12/2010. 

8- Observe o uso correto dos discursos aprendidos nesta sequência.

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário, visite:

www.dictionary.com 

Para uma interessante atividade com discurso direto e indireto, visite:

http://bogglesworldesl.com/grammar_soccer.htm 

http://www.eslpartyland.com/quiz-center/rptspeech1.htm 

Para saber mais sobre indirect e direct speech, acesse:

http://esl.about.com/od/grammarintermediate/a/reported_speech.htm 

Acesso: 12/12/2010.

Avaliação

A avaliação desta sequência será feita através de uma prática de speaking.Para isso, observe o seguinte comando:

Ask you partner the following questions making sure to take good notes. After you have finished the questions, find a new partner and report what you have learnt about your first partner using reported speech.

What is your favorite sport and how long have you been playing/doing it?

What are your plans for your next vacation?

How long have you known your best friend?

Can you give me a description of him/her?

What kind of music do you like?

Have you always listened to that kind of music?

What did you use to do when you were younger that you don't do anymore?

Do you have any predictions about the future?

Can you tell me what you do on a typical Saturday afternoon?

What were you doing yesterday at this time?

Which two promises will you make concerning learning English?

Fonte: http://esl.about.com/od/grammarchants/a/l_repspeech.htm  

Acesso em 12/12/2010.

Esclareça que cada aluno deverá entrevistar duas pessoas diferentes. Em seguida, eles reportarão ao resto da turma o que os colegas disseram. Atente-se para o uso dos discursos estudados nesta sequência.

Variação: Se achar necessário, formule outras perguntas com níveis linguísticos diferentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.