17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Estabelecer as diferenças lingüísticas e comunicativas que há entre o uso de discursos direto e indireto.
Formular sentenças diretas em indiretas.
Transformar em discurso indireto citações de pessoas famosas.
Os alunos deverão saber sobre os tempos verbais. Para isso, acesse:
http://www.teaching-esl-to-adults.com/esl-verb-tenses.html
Site acessado em: 12/12/2010.
Inicie esta aula escrevendo no quadro a seguinte frase.
Chame a atenção dos alunos para as aspas usadas dizendo que quando usamos, na escrita, estes sinais é porque estamos reproduzindo exatamente as palavras de outra pessoa.
Em seguida escreva novamente no quadro:
Neste momento, os alunos deverão perceber que a sentença acima possui o mesmo sentido da primeira, contudo, não estão sendo repetidas as palavras da mesma maneira que o locutor as disse.
Saliente para os alunos que este tipo de construção é muito usada em relatos de acontecimentos e de fatos que acontecem com uma terceira pessoa. Se necessário, dê como exemplo as conversas informais entre os alunos para relatar o que ocorreu durante o final de semana.
Observe:
Situação: Pedro convida Clara para ir a uma festa juntos. Clara pede permissão aos pais e os mesmos dizem: "You are so young to go out with your friends."
Clara ao reportar o que os pais disseram para Pedro,disse: "They told me that I am so young to go out with my friends"
Após dar esse exemplo para os alunos, esclareça que o que os pais de Clara disseram é o que denominamos de direct speech e quando Clara relata o que os pais disseram para Pedro é chamado de indirect speech.
Peça aos alunos que relatem qualquer acontecimento recente que tenham escutado. Pode ser o que os pais disseram, uma notícia de jornal, etc. Escreva esses exemplos no quadro e incentive-os, seguindo os exemplos dados, a produzirem o discurso indireto dos mesmos.
Nesta aula, mostre aos alunos as regras básicas para a formação do discurso indireto em Inglês. Para isso, acesse: http://www.learnenglish.de/grammar/reportedspeech.htm#Direct
Acesso: 12/12/2010.
Este site dá uma explicação detalhada dos cuidados que os alunos devem ter ao modificar um discurso direto para indireto.
Figura 1. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.learnenglish.de/grammar/reportedspeech.htm#Direct
Acesso: 12/12/2010.
Em seguida, acesse: http://esl.about.com/library/quiz/blgrquiz_reported1.htm
Acesso:12/12/2010. Resolva o quiz com os alunos. Caso não tenha acesso a internet na sua escola, reproduza o mesmo em cartolinas ou em papel ofício.
Figura 2. Imagem do recurso.
Fonte: http://esl.about.com/library/quiz/blgrquiz_reported1.htm
Corrija e esclareça as dúvidas dos alunos. Atente-se para o processo de inversão direto/indireto. Caso ache importante, autorize os alunos a consultarem as informações dadas no começo desta aula.
Promova uma competição entre os alunos. Para isso, siga o roteiro dado:
1- Divida a sala em grupos de 6 a 8 componentes.
2- Cada grupo deverá desafiar o restante dos grupos com frases ditas por pessoas famosas. Para conseguir esse material, os alunos deverão pesquisar em jornais, revistas e sites.
3- Dois grupos participarão em cada rodada, sendo que um componente de cada grupo ficará responsável por dar a resposta. Em cada rodada, os componentes em questão decidirão quem fará o desafio e quem será desafiado.
4- O grupo que for desafiado tem dois minutos para responder corretamente a inversão de discurso direto para indireto.
5- Se responder errado, dará dois pontos para o grupo que o está desafiando.
6- O grupo desafiador terá um minuto para dizer se o grupo desafiado respondeu corretamente ou não. Caso este grupo também erre, também dará dois pontos para o outro adversário.
7- Estipule o número de rodadas. Dificulte o nível da brincadeira se achar conveniente.
Sugestão de site com citação de pessoas famosas: http://www.quotationspage.com/ Acesso: 12/12/2010.
8- Observe o uso correto dos discursos aprendidos nesta sequência.
Para ter acesso a um dicionário, visite:
Para uma interessante atividade com discurso direto e indireto, visite:
http://bogglesworldesl.com/grammar_soccer.htm
http://www.eslpartyland.com/quiz-center/rptspeech1.htm
Para saber mais sobre indirect e direct speech, acesse:
http://esl.about.com/od/grammarintermediate/a/reported_speech.htm
Acesso: 12/12/2010.
A avaliação desta sequência será feita através de uma prática de speaking.Para isso, observe o seguinte comando:
Ask you partner the following questions making sure to take good notes. After you have finished the questions, find a new partner and report what you have learnt about your first partner using reported speech.
What is your favorite sport and how long have you been playing/doing it?
What are your plans for your next vacation?
How long have you known your best friend?
Can you give me a description of him/her?
What kind of music do you like?
Have you always listened to that kind of music?
What did you use to do when you were younger that you don't do anymore?
Do you have any predictions about the future?
Can you tell me what you do on a typical Saturday afternoon?
What were you doing yesterday at this time?
Which two promises will you make concerning learning English?
Fonte: http://esl.about.com/od/grammarchants/a/l_repspeech.htm
Acesso em 12/12/2010.
Esclareça que cada aluno deverá entrevistar duas pessoas diferentes. Em seguida, eles reportarão ao resto da turma o que os colegas disseram. Atente-se para o uso dos discursos estudados nesta sequência.
Variação: Se achar necessário, formule outras perguntas com níveis linguísticos diferentes.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!