30/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
As características das pontuações básicas (vírgula, ponto final, dois pontos,etc)
Pontuar corretamente textos de diferentes gêneros em inglês.
Os alunos deverão saber mais sobre gêneros textuais.
Para isso, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos
Acesso em: 12/12/2010.
Inicie esta sequência fazendo uma análise do seguinte texto:
Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:"Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?Eram quatro concorrentes.
O sobrinho fez a seguinte pontuação:"Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.
A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:"Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres."
O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:"Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres."
Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5379/1/A-importancia-da-Pontuacao-/Paacutegina1.html
Acesso: 12/12/2010.
Distribua cópias deste texto aos alunos. Peça a voluntários que leiam cada parte do mesmo e depois, questione-os: Quem tem razão nessa história? A irmã? O alfaiate?O sobrinho? Ou os pobres?
Deixe que os alunos discutam a respeito.Questione-os também sobre a importância da pontuação correta em textos e se já vivenciaram situações confusas como o texto. Em seguida, esclareça que não há resposta certa para o problema apresentado no texto.Depois,exponha a moral da história:
Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença!
Tendo como base a aula 1, saliente que a pontuação em textos escritos em Língua Inglesa é igualmente importante. Dessa forma, apresente os principais sinais de pontuação e suas nomenclaturas em Língua Inglesa:
A pontuação em Inglês
O ponto final (period, GB*BrE* full stop) indica o final da frase se esta não for uma pergunta ou uma exclamação:
We're leaving now. Thank you. É também utilizado em abreviaturas: Walton St. E em endereços da Internet e e-mails onde se lê "dot": http://www.oup.com (dot com)
O ponto de interrogação - Question mark - indica o final de uma oração interrogativa direta: "Who's that man?", Jenny asked.
O ponto de exclamação: Exclamation point, *BrE* exclamation mark - indica o final de uma oração exclamativa, e também é utilizado com interjeições ou onomatopéias: Oh no! The cat's been run over. Crash! Wow!
A vírgula: Comma - indica uma breve pausa dentro de uma frase: I ean all the way to the station, but I still missed the train. É tambem utilizada para citar uma pessoa, antes e depois das aspas: Fiona said, "I'll help you". "I'll help you", she said.
& para separar os elementos de uma listagem: This store sells books, DVDs and CDs. A vírgula também pode ser utilizada para separar um QUESTION TAG do resto da frase: It's pretty expensive, isn't it?
Os dois pontos (colon) são utilizados para introduzir listagebs: There is a choice of main course: roast beef, turkey or omelette.
O ponto e vírgula (semicolon): é utilizado no lugar da vírgula para separar os elementos de uma listagem, quando a frase já contém vírgulas: The school uniform consists of navy blue skirt or trousers; grey, white or pale blue shirt; navy jumper or cardigan.
O apóstrofo (apostrophe) é usado para indicar que uma letra foi omitida, como no caso das contrações: hasn't/don't/I'm/he's
As Aspas (quotation marks, inverted commas ou quotes) podem ser simples ( ' ) ou duplas ( " ). Elas são utilizadas para introduzir as palavras ou pensamentos de uma pessoa:"Come and see", said Martin. Também se utiliza ASPAS para fazer referência a títulos de livros, filmes, etc: "Have you read 'Emma'? " He asked.
O hífen (hyphen) é utilizado para unir duas ou mais palavras que formam uma unidade: mother-in-law/ten-ton truckÉ também utilizade para unir um prefiro a uma palavra:non-violent/anti-sociale em números compostos:thirty-four/seventy-nine
O travessão (dash) é utilizado para separar uma oração ou explicação dentro de uma frase mais longa:A few people - not more than ten - had already arrived. Também pode ser empregado ao final de uma frase, resumir seu conteúdo: Men were shouting, women were screaming, children were crying - it was chaos.
A barra ou barra inclinada (slash) é usada para separar diferentes componentes em um endereço da Internet. Ela também é chamada de forward slash para se diferenciar da barra invertida (backslash): http://www.oup.com/elt
*British English
Fonte: http://www.englishexperts.com.br/forum/pontuacao-em-ingles-resumao-bem-util-t10019.html
Acesso: 12/12/2010.
Em seguida, acesse: http://www.superteacherworksheets.com/punctuation/punctuation.pdf
Acesso em: 12/12/2010.
Figura 1. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.superteacherworksheets.com/punctuation/punctuation.pdf
Acesso:12/12/2010
Conduza os alunos durante a resolução deste exercício. Esclareça dúvidas e se necessário autorize os alunos a consultarem sobre as regras de pontuação de textos em Inglês.
Depois corrija oralmente o exercício proposto com os alunos. Aproveite o momento de correção para realizar uma atividade de speaking com eles. Observe os seguinte os passos para orientar os alunos.
1- Organize a sala em dois grandes grupos. Oriente que cada grupo deverá ficar em um lado diferente da sala.
Sugestão: Se achar interessante, faça essa correção em outro espaço disponível da escola.
2- Escreva em pequenos pedaços de papel os números correspondentes às sentenças dadas no exercício, ou seja, de 1 a 10.
3- Escolha cinco representantes de cada grupo e sorteie esses números. Para não criar atritos, alterne a vez de cada grupo para o sorteio.
4- Esclareça que, sabendo os respectivos números, cada grupo deverá dizer a resposta da sentença em questão, explicando a razão de terem escolhido o sinal de pontuação em questão.
5- O outro grupo, neste momento, deverá apresentar uma situação hipotética na qual aquela frase poderia ser usada.
6- Todos os grupos deverão usar a Língua Inglesa o máximo possível.
Nestas aulas, os alunos deverão pesquisar na internet, livros, jornais e revistas, diferentes gêneros textuais. Veja abaixo os passos a serem seguidos para uma correta orientação aos alunos nesta atividade:
1-Organize-os em grupos de até 6 componentes.
2- Oriente cada grupo a escolher dois textos (receitas, reportagens, etc).
3- Peça aos grupos que retire dos textos escolhidos suas pontuações.
4- Eles deverão fazer cópias desses textos para distribuir para os outros grupos. No final, todos os grupos deverão ter em mãos os textos de todos os outros grupos.
5- Inicia-se esta atividade com cada grupo pontuando os textos e entregando os mesmos para os grupos que os escolheram.
6- Esclareça que a pontuação colocada deverá ser explicada.
7- No final, peça a voluntários, de todos os grupos, que apresentem ao restante da turma textos já pontuados.
8- Esclareça dúvidas e solucione, junto com a turma, os possíveis erros.
Veja os recursos online que podem ser usados como referência pelos alunos para a tarefa proposta:
Figura 2. Imagem do recurso.
Fonte: http://allrecipes.com/
Acesso: 12/12/2010.
Figura 3. Imagem do recurso.
Fonte: www.kidshealth.org/kids/recipes/index.html
Acesso: 12/12/2010.
Figura 4. Imagem do recurso.
Fonte: www.nytimes.com
Acesso: 12/12/2010
Figura 5. Imagem do recurso.
Fonte: http://www.letters.org/
Acesso: 12/12/2010.
Sugestão: Se achar interessante, posicione-se em relação a escolha dos textos. Determine os gêneros textuais a serem pesquisados e utilizados por cada grupo. Exemplo: grupo 1- cartas e receitas, etc.
Para ter acesso a um dicionário bilíngue, visite:
Para saber mais sobre gêneros textuais, visite:
http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
Para saber mais sobre como pontuar textos em Inglês, visite:
http://esl.about.com/od/englishgrammar/a/a_punctuation.htm
Para mais atividades sobre pontuação, visite:
http://www.superteacherworksheets.com/punctuation.html
Para ter acesso a imagens dos sinais de pontuação, visite:
Acesso em: 12/12/2010.
Divida a sala em duplas e promova uma competição dentro de sala. Formule sentenças, observando o nível linguístico da turma, em que haja a presença de todos os sinais de pontuação apresentados nesta sequência. Em seguida,apresente essas sentenças em um handout e determine um tempo para que a pontuação seja colocada de maneira adequada. Vence a dupla que resolver o exercício em menos tempo e com maior número de acertos.
Variação: Se achar interessante, utilize textos pequenos ao invés de sentenças.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/10/2013
Cinco estrelasExcelente aula. Os recursos utilizados no desenvolvimento são bem significativos. Obrigada pelas sugestões.
12/06/2012
Três estrelasVOU TREINAR COM MEU FILHO A AULA 1