Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"O que são os phrasal verbs?"

 

30/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estudar a formação de verbos frasais.

Identificar e entender o significado de verbos frasais em textos de diferentes gêneros textuais.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre verbos .Para isso, visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Verb 

Acesso: 11/12/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula escrevendo no quadro os seguintes vocábulos:

Work

Pass

Wear

Os alunos deverão dar exemplos e explicar qual é o sentido desses verbos. Observe:

Work - to do work; labor.

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/work

Acesso: 12/12/2010.

Exemplo: My father works in a big company.

 

Pass- to move past; go by: to pass another car on the road.

         to go across or over (a stream, threshold, etc.); cross.         

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/pass

Acesso: 12/12/2010 

Exemplo: She passed by me while we were driving.

 

Wear- to carry or have on the body or about the person as acovering, equipment, ornament, or the like: to wear a coat.

Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/wear

Acesso: 12/12/2010

Exemplo: Susan wears beautiful dressses.

Observação: Corrija se houver erros e esclareça dúvidas. Se achar interessante, autorize o uso de dicionários. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Em seguida, escreva novamente no quadro as seguintes palavras:

Work                         out                      

Pass                          away         

Wear                         out


Questione-os:

Does 'work' have the same meaning if we join it with out?

Os alunos deverão notar que a resposta é negativa. Pergunte sobre os outros dois verbos. Logo em seguida, esclareça que as respostas são negativas, pois, quando acontece de um verbo ser acrescido de alguma partícula, este geralmente possui o seu sentido alterado. Observe o sentido dos 'novos' verbos:

Work out - exercise (usually in a gym, etc.) to build muscles, body tone, etc.

Exemplo:

"Instead of eating lunch on Monday, Wednesday, and Friday, Sheila goes to the recreation center to work out."

Fonte: http://www.eslcafe.com/pv/pv-w.html

Acesso: 12/12/2010.

Figura 1. Working out.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_cwkKR57qicM/SwUimPFXq1I/AAAAAAAAAUo/ZDGKV_7tMoo/s1600/working+out+picture.jpg

Acesso: 12/12/2010.

 

Pass away - die.

Exemplo:

"I was very sorry to hear that your grandfather passed away."

Fonte: http://www.eslcafe.com/pv/pv-p.html

Acesso: 12/12/2010.

Figura 2. A person who passed away.

Fonte: http://oxigenio.etc.br/site/wp-content/uploads/2009/10/eco-caixao-3.jpg

Acesso: 12/12/2010.

 

Wear out - use something until it can no longer be worn.

Exemplo: "I need a new pencil sharpener. I wore this one out."

Fonte: http://www.eslcafe.com/pv/pv-w.html

Acesso: 12/12/2010

Figura 3. Wear out.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_owWVAl4r0Y4/TIaz1rUg23I/AAAAAAAACTk/LpY58D3UZb8/s1600/DSCI0338.JPG

Acesso: 12/12/2010.

 

Aula 2

Retome os exemplos dados na aula 1 e explique que os 'novos' verbos são chamados de phrasal verbs ou verbos frasais. Para mais informações sobre este tipo de verbo acesse:    http://www.inglespraque.com/2006/12/19/a-incrivel-lista-dos-85-phrasal-verbs-mais-usados/     Acesso: 12/12/2010. 

Em seguida, apresente o seguinte texto para os alunos:

Adventures Growing Up

I was brought up in a small town in the countryside. Growing up in the countryside offered lots of advantages for young people. The only problem was that we often got into trouble as we made up stories that we acted out around town. I can remember one adventure in particular: One day as we were coming back from school, we came up with the brilliant idea to make out that we were pirates looking for treasure. My best friend Tom said that he made out an enemy ship in the distance. We all ran for cover and picked up a number of rocks to use for ammunition against the ship as we got ready to put together our plan of action. We were ready to set off on our attack, we slowly went along the path until we were face to face with our enemy - the postman's truck! The postman was dropping off a package at Mrs. Brown's house, so we got into his truck. At that point, we really didn't have any idea about what we were going to do next. The radio was playing so we turned down the volume to discuss what we would do next. Jack was all for switching on the motor and getting away with the stolen mail! Of course, we were just children, but the idea of actually making off with a truck was too much for us to believe. We all broke out in nervous laughter at the thought of us driving down the road in this stolen Postal Truck. Luckily for us, the postman came running towards us shouting, "What are you kids up to?!". Of course, we all got out of that truck as quickly as we could and took off down the road.

Fonte: http://esl.about.com/od/grammarlessonplans/a/Introducing-Phrasal-Verbs-To-Esl-Students.htm  Acesso: 12/12/2010.

Determine 10 minutos da aula para que os alunos leiam o texto. Depois, questione-os: 

Where was he/she brought up?

What does the countryside offer?

Who is the author's best friend?

What is their enemy?

Did the postman notice them in the truck? What happened?

Corrija oralmente as perguntas. Após a correção encoraje os alunos a identificarem os phrasal verbs no texto e a darem sinônimos para os mesmos. Peça-os que apresentem, para o resto do grupo,além dos sinônimos, exemplos significativos para o entendimento dos verbos.

Observação: Observe os verbos frasais em vermelho no texto acima.

Atividade Complementar

Construa, juntamente com os alunos, cartazes que mostrem os exemplos criados com os verbos da atividade anterior. Exponha esses cartazes dentro de sala para que os alunos possam ter contato direto com os mesmos e involuntariamente memorizá-los.

Aula 3

Nesta aula, os alunos praticarão a compreensão oral de verbos frasais. Para isso, imprima e distribua o seguinte handout aos alunos: http://bogglesworldesl.com/phrasalverbs.htm

Acesso em: 12/12/2010.

Figura 4. Imagem do recurso.

Fonte: http://bogglesworldesl.com/phrasalverbs.htm

Acesso: 12/12/2010.

Neste momento, os alunos entrevistarão uns aos outros. Se achar interessante, divida a sala em duplas ou trios para essa atividade. Esclareça que eles deverão tomar nota das respostas dadas pelos colegas de classe e posteriormente apresentá-las para o restante da turma.

Sugestão de atividade: Uma outra maneira interessante de apresentar o resultado da entrevista para o restante da turma é através de gráficos. Se necessário, peça ajuda ao profissional de Matemática de sua instituição. Oriente os alunos a produzirem esses gráficos de maneira criativa.

Observação: Os alunos deverão entregar ao professor as respostas escritas. Atente para o grau de entendimento dos alunos para os verbos usados nas perguntas.

Observação 2: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários.

Aula 4

Escreva em pedaços de papel 8 verbos diferentes. Sorteie esses verbos entre os oito grupos que deverão ser formados para esta atividade.

Esclareça que cada grupo deverá fazer o maior número de verbos frasais com os verbos sorteados. Apresentando também, exemplos significativos para a compreensão dos mesmos e seus respectivos sinônimos.

Determine um tempo de 20 minutos para esta atividade. Os alunos precisarão de recursos para fazer pesquisas.

Premie o grupo que ganhar a brincadeira.

Recursos Complementares

Para ter acesso a um dicionário eletrônico, visite:

www.dictionary.com

Para saber mais sobre phrasal verbs, acesse:

http://www.sk.com.br/sk-twow.html

Para ter mais atividades sobre verbos frasais, acesse:

http://bogglesworldesl.com/phrasalverbs.htm

Acesso em: 12/12/2010.

Avaliação

A avaliação desta sequência será feita através de um exercício de writing. Cada aluno deverá fazer uma narrativa contando uma história que aconteceu na sua infância. Observe o vocabulário usado, a criatividade, a quantidade e o uso correto dos verbos frasais escolhidos por eles. Corrija e dê um feedback para os alunos. Observe os passos que devem ser seguidos para uma escrita e correção eficaz:


Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.