Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A intencionalidade marcada pela hipérbole e pela ironia presentes na linguagem cotidiana do adolescente

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta sequência didática, objetiva-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de:

  • compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras,
  • perceber a intencionalidade presente no discurso,
  • identificar a ironia e a hipérbole no discurso de personagens televisivos,
  • elaborar textos explorando as figuras estudadas.
Duração das atividades
Quatro aulas: duas de 1h e 40 min., e duas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a,

Para a realização dessa sequência didática é importante que os alunos conheçam a estrutura do diálogo e que  apresentem a habilidade de compreender esse tipo de discurso, tendo condições de fazer inferências a respeito dos textos lidos.

Eles também já deverão ter tido contato em sala de aula com exemplos de linguagem figurada, não sendo necessário que saibam classificar as figuras de linguagem.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

http://www.youtube.com/watch?v=K9Sy6liVptE&feature=related - acesso em 04-10-2010 

Professor/a,

Inicie a aula passando para os alunos o vídeo indicado acima, cujo conteúdo é um episódio do quadro "Papo Irado" do programa Fantástico. Nele a protagonista, Tati, interpretada por Heloísa Périssé, vive momentos de dúvidas e de descobertas sobre o próprio corpo, as relações de amizade, de namoro, dentre outras questões. A linguagem utilizada pela personagem é repleta de figuras como a hipérbole e a ironia. A duração do vídeo é de aproximadamente 10 minutos e é importante carregá-lo no computador antes da aula.

Assista ao vídeo com os alunos, sem interrupções, e ao final converse com eles sobre a linguagem utilizada pelos personagens. Deixe-os apresentarem suas observações e depois conduza a discussão para a análise dos exageros e ironias presentes na linguagem utilizada no vídeo e pelos adolescentes em geral. Deixe claro que em "Papo Irado" a protagonista é caricata, ou seja, exagera nos trejeitos, caras e bocas, nas gírias e conotações.

A partir da discussão, elabore em conjunto com os alunos os conceitos de hipérbole e de ironia.

Aproveite também a oportunidade para conversar com os alunos a respeito do tema do vídeo, que aborda questões sobre as mudanças no corpo dos adolescentes, as dificuldades de relacionamento e de aceitação nos grupos e sobre a importância do respeito às diferenças.

Segunda aula - 1h e 40 min

http://iosbooks.files.wordpress.com/2010/07/fala-serio-amor.jpg - acesso em 08-12-10 

http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/177/artigo132577-1.asp - acesso em 04-10-10, texto  Fala Sério, Um Hábito Esquisito (Talita Rebouças)

Professor/a,

Distribua o texto indicado acima, de Thalita Rebouças, para os alunos e solicite que, após a leitura silenciosa, um grupo de quatro meninas faça a leitura oral dramatizada. Oriente-as quanto à entonação e ao respeito à pontuação do diálogo.  Aproveite esse momento para mencionar também a função das reticências e das exclamações no texto escrito e como elas podem se relacionar com a ironia e a hipérbole, respectivamente.

Após a leitura oral, explore o texto com os alunos, permitindo que eles façam inferências sobre a idade dos personagens, o tipo de vida que levam, onde convivem, dentre outros apectos que surgirem durante a aula.

Em seguida peça que, em quartetos, retextualizem o diálogo, colocando-se no lugar dos personagens e apresentando situações do cotidiano deles.

Aproveite para relembrar com a turma a pontuação utilizada no diálogo.

Terceira aula - 50 min

Nesta aula, os grupos deverão representar os diálogos escritos na anterior. Cada membro deverá ser um personagem. A cada apresentação permita que os outros alunos comentem o texto e, ao final de todas, faça suas considerações a respeito dos trabalhos.

Observe se a linguagem está apropriada à situação proposta, ou seja, se apresenta gírias, linguagem figurada (dentre outras características do discurso adolescente).

Peça que os alunos façam as alterações que julgarem necessárias, a partir das sugestões dos colegas e que lhe entreguem os textos para a correção ortográfica e gramatical.

Proponha ao professor de artes ou de teatro a organização de uma peça teatral, a partir dos textos dos alunos, para ser apresentada ao restante da escola.

Quarta aula - 1h e 40 min

http://c1.ac-images.myspacecdn.com/images02/48/l_26c7f650773e45cfb558b96318d88b7c.jpg - acesso em 08-12-10 

Professor/a,

Buscando concluir esta sequência didática de uma forma bastante lúdica, sugiro a realização de um jogo criado em conjunto com os alunos.

Leve para esta aula, ou peça para os alunos, exemplares de revistas para o público adolescente, tais como "Capricho", "Atrevida"...

Disponha-os em pequenos grupos (trios ou quartetos) e peça que procurem nas revistas exemplos de linguagem figurada, principalmente de ironia e hipérbole. Em seguida, proponha o seguinte jogo:

Preparação:

  1. cada equipe deverá recortar das revistas cinco frases com exemplos de hipérboles e de ironia,
  2. em seguida, deverá escrever quatro possibilidades de interpretação para as frases, sendo apenas uma correta.
  3. feito isso, os cartões com os exemplos e as alternativas serão colocados em um saco, após a correção por parte do professor.

Realização:

  1. um membro de cada equipe, na ordem combinada, deverá retirar um cartão do saco
  2. ele terá 30 segundos para escolher a alternativa e ler em voz alta para a turma.
  3. caberá ao professor, em conjunto com a turma, verificar se a resposta está correta ou errada.
  4. sairá vencedora a equipe que responder corretamente ao maior número de questões.

Após o jogo, que tal  premiar toda a turma pela participação?

Recursos Complementares

http://www.infoescola.com/linguistica/hiperbole/ - exemplos de hipérbole, acesso em 04-10-10 

http://www.infoescola.com/linguistica/ironia/ - exemplos de ironia, acesso em 04-10-10 

Avaliação

Professor/a,

Avalie o processo de desenvolvimento das habilidades propostas aqui. Observe os alunos quanto a sua participação nas atividades orais e escritas e ao seu empenho nos trabalhos em grupo. Quanto ao cumprimento dos objetivos específicos, identifique, durante as atividades, aqueles que conseguiram compreender o significado e a função discursiva da hipérbole e da ironia. Para isso, fique atento/a aos exemplos citados pelos alunos nas atividades escritas e à desenvoltura ao responder às perguntas do jogo. Se achar necessário, use exemplos dessas figuras no quadro e peça que identifiquem-nas e as classifiquem no caderno. É importante que os alunos também avaliem as atividades propostas e os objetivos alcançados.

Caso perceba que os alunos ainda apresentam dúvidas, retome com eles os exemplos e os textos estudados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.