16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Com esta sequência didática, objetiva-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de:
Professor/a,
Para a realização dessa sequência didática é importante que os alunos conheçam a estrutura do diálogo e que apresentem a habilidade de compreender esse tipo de discurso, tendo condições de fazer inferências a respeito dos textos lidos.
Eles também já deverão ter tido contato em sala de aula com exemplos de linguagem figurada, não sendo necessário que saibam classificar as figuras de linguagem.
Primeira aula - 50 min.
http://www.youtube.com/watch?v=K9Sy6liVptE&feature=related - acesso em 04-10-2010
Professor/a,
Inicie a aula passando para os alunos o vídeo indicado acima, cujo conteúdo é um episódio do quadro "Papo Irado" do programa Fantástico. Nele a protagonista, Tati, interpretada por Heloísa Périssé, vive momentos de dúvidas e de descobertas sobre o próprio corpo, as relações de amizade, de namoro, dentre outras questões. A linguagem utilizada pela personagem é repleta de figuras como a hipérbole e a ironia. A duração do vídeo é de aproximadamente 10 minutos e é importante carregá-lo no computador antes da aula.
Assista ao vídeo com os alunos, sem interrupções, e ao final converse com eles sobre a linguagem utilizada pelos personagens. Deixe-os apresentarem suas observações e depois conduza a discussão para a análise dos exageros e ironias presentes na linguagem utilizada no vídeo e pelos adolescentes em geral. Deixe claro que em "Papo Irado" a protagonista é caricata, ou seja, exagera nos trejeitos, caras e bocas, nas gírias e conotações.
A partir da discussão, elabore em conjunto com os alunos os conceitos de hipérbole e de ironia.
Aproveite também a oportunidade para conversar com os alunos a respeito do tema do vídeo, que aborda questões sobre as mudanças no corpo dos adolescentes, as dificuldades de relacionamento e de aceitação nos grupos e sobre a importância do respeito às diferenças.
Segunda aula - 1h e 40 min
http://iosbooks.files.wordpress.com/2010/07/fala-serio-amor.jpg - acesso em 08-12-10
http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/177/artigo132577-1.asp - acesso em 04-10-10, texto Fala Sério, Um Hábito Esquisito (Talita Rebouças)
Professor/a,
Distribua o texto indicado acima, de Thalita Rebouças, para os alunos e solicite que, após a leitura silenciosa, um grupo de quatro meninas faça a leitura oral dramatizada. Oriente-as quanto à entonação e ao respeito à pontuação do diálogo. Aproveite esse momento para mencionar também a função das reticências e das exclamações no texto escrito e como elas podem se relacionar com a ironia e a hipérbole, respectivamente.
Após a leitura oral, explore o texto com os alunos, permitindo que eles façam inferências sobre a idade dos personagens, o tipo de vida que levam, onde convivem, dentre outros apectos que surgirem durante a aula.
Em seguida peça que, em quartetos, retextualizem o diálogo, colocando-se no lugar dos personagens e apresentando situações do cotidiano deles.
Aproveite para relembrar com a turma a pontuação utilizada no diálogo.
Terceira aula - 50 min
Nesta aula, os grupos deverão representar os diálogos escritos na anterior. Cada membro deverá ser um personagem. A cada apresentação permita que os outros alunos comentem o texto e, ao final de todas, faça suas considerações a respeito dos trabalhos.
Observe se a linguagem está apropriada à situação proposta, ou seja, se apresenta gírias, linguagem figurada (dentre outras características do discurso adolescente).
Peça que os alunos façam as alterações que julgarem necessárias, a partir das sugestões dos colegas e que lhe entreguem os textos para a correção ortográfica e gramatical.
Proponha ao professor de artes ou de teatro a organização de uma peça teatral, a partir dos textos dos alunos, para ser apresentada ao restante da escola.
Quarta aula - 1h e 40 min
http://c1.ac-images.myspacecdn.com/images02/48/l_26c7f650773e45cfb558b96318d88b7c.jpg - acesso em 08-12-10
Professor/a,
Buscando concluir esta sequência didática de uma forma bastante lúdica, sugiro a realização de um jogo criado em conjunto com os alunos.
Leve para esta aula, ou peça para os alunos, exemplares de revistas para o público adolescente, tais como "Capricho", "Atrevida"...
Disponha-os em pequenos grupos (trios ou quartetos) e peça que procurem nas revistas exemplos de linguagem figurada, principalmente de ironia e hipérbole. Em seguida, proponha o seguinte jogo:
Preparação:
Realização:
Após o jogo, que tal premiar toda a turma pela participação?
http://www.infoescola.com/linguistica/hiperbole/ - exemplos de hipérbole, acesso em 04-10-10
http://www.infoescola.com/linguistica/ironia/ - exemplos de ironia, acesso em 04-10-10
Professor/a,
Avalie o processo de desenvolvimento das habilidades propostas aqui. Observe os alunos quanto a sua participação nas atividades orais e escritas e ao seu empenho nos trabalhos em grupo. Quanto ao cumprimento dos objetivos específicos, identifique, durante as atividades, aqueles que conseguiram compreender o significado e a função discursiva da hipérbole e da ironia. Para isso, fique atento/a aos exemplos citados pelos alunos nas atividades escritas e à desenvoltura ao responder às perguntas do jogo. Se achar necessário, use exemplos dessas figuras no quadro e peça que identifiquem-nas e as classifiquem no caderno. É importante que os alunos também avaliem as atividades propostas e os objetivos alcançados.
Caso perceba que os alunos ainda apresentam dúvidas, retome com eles os exemplos e os textos estudados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!