Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comunicar-se oralmente e através da escrita, fazer levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões.

Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens;

Analisar a estrutura da linguagem publicitária.

Desenvolver habilidades de descrição, análise e interpretação de imagens (textos não verbais).

Identificar e analisar as características de alguns gêneros textuais e sua relação com as funções sociais de seu uso.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos:

. reconheçam a propaganda como uma forma de linguagem persuasiva.

. conheçam e diferenciem a linguagem verbal da não verbal.

. saibam os elementos que fazem parte de um texto argumentativo.

. façam o uso adequado do dicionário, coletando sinônimos para ampliação vocabular.

. selecionem informações de acordo com determinados contextos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Compreendendo a linguagem como mediadora das ações sobre o mundo, entende-se a importância do trabalho com os diferentes gêneros textuais a fim de que os alunos possam adquirir práticas de letramento que lhes propiciem efetiva participação na vida social.

Levar a propaganda para a aula de leitura é essencial por quatro motivos: interesse dos alunos; contribui para compor o universo habitual dos educandos, em face ao enorme número de propagandas a que são expostos diariamente; colabora para que compreendam, interpretem e analisem os caminhos sutis que a propaganda percorre no sentido de nos induzir a incorporar determinados padrões de necessidade; coopera para formar leitores mais críticos em relação à leitura, para poderem autonomamente agir.

Apresente aos alunos um pequeno vídeo que mostra como as propagandas fazem parte de nosso cotidiano, sem percebermos. Veja e peça a eles que, ao assistirem, observem as marcas publicitárias que fazem parte do filme e como elas interagem com o meio em que vivemos:

http://kntz.com.br/archives/3215 (Acesso em 16/10/2010)  

Ao trabalhar as propagandas em sala de aula, é importante preservar algumas intervenções pedagógicas:

  1. A leitura global de toda a peça publicitária: observação das imagens e do texto escritor. A linguagem verbal e não verbal que são utilizadas.
  2. Contextualização da propaganda: em que momento histórico e social foi criada
  3. Condições de produção: o que está sendo anunciado? Como? Por que? Para qual público alvo se destina?
  4. Aspectos relevantes utilizados para a veiculação da propaganda: tipo de imagens, cores, recursos estéticos e audiovisuais usados

Apresente para os alunos a propaganda a seguir:

e

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/ultimas_conteudo/comentarios.jsp?W_Brasil_cria_anuncio_de_oportunidade_para_Bom_Bril 

(Acesso em 16/10/2010) 

Peça para que os alunos leiam e observem tanto a imagem, quanto a frase colocada abaixo dela. Pergunte:

- A quem se refere?

- Qual o sentido da expressão utilizada "Não leve gato por lebre"?

- Que relação existe entre a mensagem escrita e a imagem?

Verifique se os alunos conseguem contextualizar a propaganda, se inferem sobre as informações implícitas no anúncio publicitário. Independente se consigam ou não, disponibilize para eles outras informações sobre o assunto. Ei-las:

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?id=760984 (Acesso em 16/10/2010)   

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11608 - (Acesso em 16/10/2010) - Significação da expressão "Gato por lebre"   

Além disso, faça uso das intervenções pedagógicas colocadas inicialmente na aula. Averigue o conhecimento de mundo de seus alunos e a capacidade de se posicionarem diante dos fatos .

Depois, peça para que escrevam um texto argumentativo, apresentando a concordância ou a discordância em relação à veiculação dessa propaganda evidenciando um escândalo envolvendo uma pessoa pública. Para auxiliá-lo na elaboração do texto argumentativo, há referências de links na seção dos Recursos Complementares que explicitam as características e como se aplica a sua redação.

Leia os textos produzidos. Faça as indicações de correção. Peça para os alunos fazerem uma revisão textual.

Aula 2

Professor,

Apresente um outro anúncio publicitário para os alunos.

http://whatsnewlili.files.wordpress.com/2009/12/2.jpg (Acesso em 08/12/2010)

Peça para que os alunos observem tudo: imagem utilizada, predominância de cores, tipo de fonte usada na mensagem central, a mensagem escrita.

- A que se refere?

- Qual o sentido da palavra "comunidade" empregada? Ela se aplica ao sentido encontrado nos dicionários? A qual contexto?

Apresente o significado encontrado no dicionário e peça que os alunos estabeleçam uma comparação entre o sentido real e o sentido aplicado à mensagem da propaganda:

■ substantivo feminino

1    estado ou qualidade das coisas materiais ou das noções abstratas comuns a diversos indivíduos; comunhão

2    concordância, concerto, harmonia Ex.: <c. de aspirações> <c. de pontos de vista>

3    conjunto de indivíduos organizados num todo ou que manifestam, ger. de maneira consciente, algum traço de união Ex.: a c. dos artistas

4    conjunto de habitantes de um mesmo Estado ou qualquer grupo social cujos elementos vivam numa dada área, sob um governo comum e irmanados por um mesmo legado cultural e histórico   

5    Rubrica: sociologia.      população que vive num dado lugar ou região, ger. ligada por interesses comuns

6    conjunto de indivíduos com determinada característica comum, inserido em grupo ou sociedade maior que não partilha suas características fundamentais Ex.: <a c. japonesa de São Paulo> <a c. de artistas de Arcozelo> <a c. Sikh da Índia>

7    Derivação: por metonímia.      conjunto de indivíduos, inclusive de nações diferentes, ligado por determinada consciência histórica e/ou por interesses sociais e/ou culturais e/ou econômicos e/ou políticos comuns Ex.: <a c. européia do carvão e do aço> <a c. cristã mundial> <a c. latino-americana>

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=comunidade&stype=k&x=22&y=7 

(Acesso em 16/10/2010)

É de fundamental importância que você, professor, seja um mediador de uma discussão sobre "Redes Sociais" na sala de aula. O sentido da palavra Comunidade utilizada na propaganda advém desse tema. Organize os alunos em círculo e promova essa discussão.

Apresente também o conceito de Redes Sociais, tão utilizadas pelos alunos e pelas pessoas de um modo geral:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social (Acesso em 16/10/2010) 

Quais redes sociais os alunos conhecem e participam? Elas se diferem entre si? Que aspectos são similares? Para qual(quais) propósito(s) elas existem? Por que foram criadas? Elas substituem as relações sociais reais/físicas?

Convide um professor ou o técnico de informática de sua escola para participar desse debate em sala de aula. Com o conhecimento técnico que possui, auxiliará no melhor entendimento sobre o assunto.

Após a discussão, peça para os alunos escrevem um outro texto argumentativo sobre o tema "O uso das Redes sociais virtuais na sociedade atual".

Dessa vez, promova a troca dos textos entre os alunos. Peça que eles façam a leitura dos textos e que apontem e sugiram modificações textuais para que a redação fique mais coerente, coesa e melhor escrita.

Destroque os textos e peça aos autores que os retextualizem. É importante expor o trabalho dos alunos. Faça essa exposição no mural da sala de aula. Assim, todos os alunos poderão acessar os textos escritos de todos os colegas. Além disso, peça para o convidado do debate criar uma comunidade virtual da turma, a gerencie e que faça a postagem dos textos criados dentro da temática.

Aula 3

Professor,

Apresente um vídeo de uma propaganda já veiculada para seus alunos. Eles perceberão que não há texto nem escrito e nem falado. É uma sequência de imagens e de sons em perfeita sincronia. Veja:

http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE (Acesso em 16/10/2010) 

Pergunte aos alunos:

- A que se refere a propaganda?

- Por que não foi utilizada uma mensagem escrita para enfatizar o produto anunciado?

- A ausência de uma mensagem escrita interfere negativamente na propaganda? Por quê?

Divida os alunos em grupos. Transforme a sua sala de aula em uma agência publicitária. A tarefa de cada grupo será criar um texto, de no máximo, 250 caracteres , que anuncie o produto da propaganda que assistiram. Peça que eles estejam atentos ao tipo de linguagem que deverá ser empregada, o vocabulário a ser utilizado, as pausas, se utilizariam figuras de linguagem e quais, que recursos argumentativos e persuasivos eles usariam.

Se for preciso, leve os grupos ao laboratório de informática para que eles criem os textos, selecionem a diagramação, escolham o tipo de fonte a ser usada. O colega convidado para o debate poderá auxiliar os alunos nesse momento.

Aula 4

Professor,

É o momento dos grupos apresentarem seus trabalhos. Convide outros colegas professores para assistirem às apresentações, bem como outros alunos de outras salas. Observe os recursos que cada grupo utilizou para a elaboração da mensagem. Se o texto correspondeu às imagens, à propaganda já apresentada e se a linguagem empregada estava adequada.

A criação desse texto publicitário poderá mobilizar os alunos em uma outra tarefa que poderá ser feita na escola. A criação de um anúncio publicitário sobre a própria instituição em que estudam.

O anúncio criado pelos próprios alunos valorizaria ainda mais a escola em que estudam, não é mesmo? Leve essa proposta de criação para a coordenação e direção.

Recursos Complementares

Eis sugestões de outros endereços eletrônicos para enriquecer suas aulas sobre o tema:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/trabalho-leitura-textos-argumentativos-550422.shtml - Trabalho com textos argumentativos (Acesso em 16/10/2010) 

http://kntz.com.br/archives/2705 - A importância do texto publicitário (Acesso em 16/10/2010) 

http://www.scribd.com/doc/951347/O-Texto-Publicitario - A estrutura de um texto publicitário (!6/10/2010) 

http://www.brasilescola.com/redacao/a-propaganda-persuasao.htm - Características de um texto de propaganda (Acesso em 16/10/2010) 

http://www.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm - Texto persuasivo das propagandas em sala de aula (Acesso em 16/10/2010) 

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade dos alunos ao criarem seus próprios critérios para elaborar os textos solicitados e fazer as correções necessárias dos textos próprios e os dos colegas. Aproveite e observe a capacidade deles de resolver situações-problema, oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.

As produções escritas possibilitarão avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as características do texto publicitário e do gênero textual em estudo - a propaganda-, e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.

Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avanço de autonomia na produção textual ou a um domínio específico: ortografia, pontuação, coerência e coesão textuais.

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.