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Fazendo Bebês

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar o conceito de fertilização in vitro
  • Demonstrar como o processo de fertilização é realizado
  • Discutir a função deste tipo de prática na sociedade
  • Discutir as implicações éticas envolvendo a fertilização in vitro e o armazenamento de embriões
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

No ano de 2010 o embriologista Robert Edwards que desenvolveu a fertilização in vitro, foi anunciado como vencedor do prêmio Nobel de medicina. O primeiro bebê de proveta, Louise Brown, nasceu em 1978. Inicie a aula apresentando matérias de jornal e revistas com esta notícia.

Algumas sugestões de matéria poderão ser encontradas em:

Pergunte a turma por que motivo a técnica de fertilização in vitro ficou conhecida como bebê de proveta.

No que consiste a técnica de fertilização in vitro? Como este processo é feito? Para que serve o processo de fertilização in vitro em nossa sociedade? Por que depois de mais de trinta anos após o desenvolvimento desta técnica de fertilização in vitro este assunto continua gerando polêmica? Que implicações éticas envolvem este processo?

Para que os alunos compreendam o processo de fertilização in vitro  suas etapas, no laboratório de informática apresente o recurso do portal que mostra a seleção de espermatozóides e a fecundação do óvulo pelo espermatozóide selecionado.

Fertilização in vitro  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10615 (acessado em 10/10/2010).

Para que os alunos compreendam de onde vêm o óvulo para a fertilização in vitro, e como o embrião é implantado no útero, utilize a imagem abaixo:

Imagem disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/infertilidadehumanab07.jpg (acessada em 10/10/2010).

Atividade 1:

Para esta atividade, logo abaixo se apresenta uma lista de sugestão de vídeos, abordando aspectos da fertilização in vitro, sob vários aspectos. Divida a turma em grupos de 5 a 7 alunos, dividindo uma seleção de vídeos para cada um dos grupos. Esses vídeos selecionados serão o objeto de pesquisa de cada um dos grupos. Defina aspectos para serem observados por cada um dos grupos a partir dos vídeos selecionados, como por exemplo:

  • Que tipo de problemas podem existir na concepção natural e que podem ser solucionados por meio desta técnica?
  • Outro ponto importante que deve ser observado a partir dos vídeos é a evolução que houve da técnica utilizada em 1978 para a técnica utilizada atualmente.
  • A partir da percepção dos vídeos, que tipos de vantagens a injeção intracitoplasmática traz com relação à técnica anterior.
  • Que tipos de problemas de fertilidade podem ser resolvidos a partir da evolução da técnica que não eram amplamente solucionados com a técnica anterior.
  • Também é possível aproveitar estes vídeos para abordar a questão ética no que tange a seleção sexual dos espermetozóides que é possível atualmente.
  • Por que motivo são tão comuns as gestações múltiplas quando se adota esta técnica.

Depois, para a socialização dos trabalhos, cada um dos grupos deverá montar uma apresentação. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/11/2010).

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/11/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o  Microsoft power point (acessado em 10/10/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.

Para uma melhor organização do grupo e a participação de todos os membros da equipe, atribua tarefas individuais para cada um dos membros.

Por exemplo:

1) elabora o resumo que reflete o pensamento do grupo.

2) Prepara a apresentação

3) Faz a apresentação do trabalho

4) Elabora uma atividade “desafio”para ser apresentada a classe

5) Responde aos questionamentos da turma

6) Edita o trabalho inclusive com as imagens para entrega ao professor

Isso garantirá que todos estejam preparados para tudo e cada um desses pontos terá um valor no trabalho.     

A sequência de vídeos a seguir são sugestões ao professor. Foram disponibilizadas diversas opções para que o professor faça sua seleção.

http://www.youtube.com/watch?v=-RVQMQv1WME 

Este vídeo de 1978 apresenta uma reportagem sobre o nascimento do primeiro bebê de proveta. Uma das curiosidades interessantes que pode ser observada a partir deste vídeo é que no princípio, a fertilização in vitro era realizada de outra maneira. Após a coleta do óvulo da mãe, o mesmo era colocado em um recipiente com os espermatozóides do pai para que fosse fecundado. Esta técnica funcionava muio bem quando o problema para a fecundação era um problema como a obstrução das trompas da mãe. Este vídeo pode ser usado como comparação junto com vídeos que apresentam a técnica como realizada atualmente, mostrando sua evolução.

http://www.youtube.com/watch?v=yhXcmXojAnI (acessado em 10/10/2010).

Este vídeo apresenta as indicações para a fertilização in vitro e as etapas da técnica de fertilização in vitro. Na reportagem, o médico cita o caso de doadoras de óvulos, que pode servir como gancho para que o professor aborde esta questão. Quando a mulher não produz óvulos viáveis e se utilizam óvulos de doadoras, quem é a mãe dos embriões que não foram implantados e que acabam sendo congelados. A doadora dos óvulos ou a contratante?

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/especialista-tira-duvidas-sobre-reproducao-assistida (acessado em 10/10/2010).

Nestes pequenos vídeos, um especialista responde a algumas questões ligadas à reprodução assistida, como o prazo de validade dos embriões que são congelados, por que motivo ocorrem tantas gestações múltiplas quando se recorre à fertilização assistida, a seleção de características dos bebês e o congelamento de óvulos para uma reprodução assistida no futuro.

http://www.youtube.com/watch?v=lLsY_x-Z8yQ (acessado em 10/10/2010). 

Neste vídeo, pode-se visualizar o processo de injeção intracitoplasmática do espermatozóide, permitindo observar como a técnica de fertilização assistida faz a fecundação atualmente.

http://www.youtube.com/watch?v=DYG8_UoPMhY (acessado em 10/10/2010). 

Este vídeo apresenta uma fertilização in vitro sem injeção intracitoplasmática do espermatozóide, como a técnica desenvolvida em 1978.

http://www.youtube.com/watch?v=Bm-HqVt0STk (acessado em 10/10/2010). 

Neste vídeo é possivel ver a injeção intracitoplasmática do espermatozóide de forma muito clara e detalhada, mostrando como a técnica é realizada atualmente.

http://www.youtube.com/watch?v=uQlhK31y1Hk (acessado em 10/10/2010). E

Este vídeo mostra como é feita a imlantação do embrião no colo do útero da mãe após a fertilização do óvulo fora do corpo da mãe.

Atividade 2:

Depois de assistir aos vídeos, divida a turma em duplas ou trios, para que produzam um mapa conceitual sobre a fertilização in vitro a partir das informações dos vídeos assistidos. Tente resgatar os tipos de células envolvidas, a contribuição citológica da mãe e do pai na fecundação.  Observando os vídeos é possível perceber a diferença do processo em 1978, quando os gametas eram colocados em uma proveta para que a fertilização ocorresse e atualmente, com injeção intracitoplasmática do espermatozóide no óvulo. Ressalte essas diferenças e discuta que tipo de vantagens a nova técnica traz.

Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (acessado em 10/10/2010). Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/10/2010).    

Desde o começo, as pesquisas envolvendo fertilização in vitro geraram muita polêmica. Os vídeos sugeridos apresentam algumas polêmicas envolvendo a fertilização in vitro e a utilização de embriões descartados para outras finalidades.

A partir destes vídeos, o professor deve direcionar uma discussão para que os alunos compreendam quais são as polêmicas que envolvem a fertilização in vitro e células-tronco embrionárias e as questões éticas que circundam estes temas.

Dentre os vídeos disponibilizados, selecione alguns para passar aos alunos. Peça para que tomem notas sobre que tipo de polêmicas e discussões estão sendo levantadas nas reportagens e os fatores éticos apresentados.

A partir das notícias apresentadas, peça aos alunos que escrevam sobre estes aspectos, apontando com quais concordam ou discordam e como se posicionam com relação às polêmicas apresentadas nas matérias.

Mais uma vez, o professor deverá fazer sua seleção dentre a listagem de vídeos. O objetivo é dar várias opções ao professor para enriquecer o debate do assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=XpnkQpUCuto (acessado em 10/10/2010). 

Nesta reportagem, pode-se observar uma das polêmicas sobre a fertilização in vitro, na qual o Vaticano condena o prêmio Nobel de medicina 2010 para o médico que desenvolveu a técnica de fertilização in vitro.

http://www.youtube.com/watch?v=fB4HEFPkkL4 (acessado em 10/10/2010). 

Nesta reportagem, o prêmio Nobel de medicina de 2007, Oliver Smith, discute outra polêmica que surge a partir da técnica de fertilização in vitro, a utilização dos embriões que seriam descartados em estudos de células-tronco embrionárias.

http://www.youtube.com/watch?v=tQv_13vbVHc (acessado em 10/10/2010). 

Neste vídeo, se pode observar outra polêmica que circunda a fertilização in vitro, no caso de se utilizar óvulos de uma doadora ou no caso de se utilizar uma barriga de aluguel. Quem é a mãe? Com o que cada uma delas contribui (patrimônio genético, nutrição e desenvolvimento do feto)?

http://www.youtube.com/watch?v=1_BdM5DIUP0 (acessado em 10/10/2010). 

Neste vídeo é possível perceber que as polêmicas sobre a fertilização assistida acompanha esta técnica desde seu surgimento.

http://www.youtube.com/watch?v=V5QIUoU3WfE (acessado em 10/10/2010). 

Este vídeo traz uma entrevista com a mãe de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta e a mãe de Ana Paula Caldeira, o primeiro bebê de proveta brasileiro, 30 anos depois. É interessante perceber neste vídeo as motivações e a experiência vivida por estas duas mulheres, quando esta técnica estava surgindo, e a polêmica que a envolvia gerava um grande proconceito às mães e aos bebês frutos deste tipo de concepção.

http://www.youtube.com/watch?v=-So44IOYIsM (acessado em 10/10/2010). 

Sequência de reportagens de diversos telejornais sobre o estudo com células-tronco no Brasil, explicando a origem dos embriões e a lei de biossegurança. A partir destas reportagens fica clara a polêmica que envolve a fertilização in vitro, futuro dos embriões que não são implantados e pesquisas de células-tronco para terapia celular.

http://www.youtube.com/watch?v=bC2BctiIwwg (acessado em 10/10/2010). 

Nesta reportagem, uma das cientistas envolvida no estudo de células-tronco fala sobre a primeira linhagem brasileira, e o significado deste avanço na pesquisa científica brasileira.

http://www.youtube.com/watch?v=T-4ZSz36rEc (acessado em 10/10/2010). 

Nesta reportagem da TV Cultura, um representante de entidades religiosas e um cientista envolvido com pesquisas com células-tronco embrionárias discutem, apresentando seus argumentos favoráveis e desfavoráveis relacionadas à estas pesquisas.

Atividade 3:

A partir dos aspectos apontados pelos alunos nas notícias e reportagens assistidas nos vídeos selecionados pelo professor, promova um debate com a turma sobre as polêmicas envolvendo as técnicas de fertilização in vitro e sobre a utilização dos embriões congelados a mais de 3 anos em pesquisas de células-tronco. Após o debate, divida a turma em 4 grupos e peça para que apresentem um jornal, a partir de um roteiro que pode ser desenvolvido em conjunto com o professor de língua portuguesa, apresentando a questão histórica, os benefícios e as polêmicas envolvendo esta técnica. O professor poderá encaminhar a apresentação do jornal como um áudio-visual produzido a partir de câmeras de telefones celulares ou máquinas fotográficas digitais que possuam o recursos de gravação. O vídeo pode ser mesclado com imagens encontradas na internet e editadas com o o auxílio de softwares como o movie maker (acessado em 10/10/2010) ou a opções livres kino (acessado em 10/10/2010),   avidemux (acessado em 10/10/2010). Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro e apresentar para a escola. Manual para o avidemux (acessado em 10/10/2010) e Manual para o kino (acessado em 10/10/2010).

Além da fertilização humana, a fertilização in vitro é muito usada como técnica em melhoramento genético em animais. Em grupos de 4 a 5 alunos, encaminhe os alunos para fazerem uma pesquisa sobre inseminação artificial em animais e sua utilização. Algumas indicações de sites sobre inseminação artificial em animais:

http://www.agrosoft.org.br/agropag/101730.htm (acessado em 10/10/2010);

http://www.infobibos.com/Artigos/2008_1/Inseminacao/index.htm (acessado em 10/10/2010);

http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload//LivrariaVirtual/inseminaçãoartificialembovinos.pdf (acessado em 10/10/2010);

http://www.inseminacaoartificial.com.br/ (acessado em 10/10/2010);

http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2009/julho/5a-semana/inseminacao-artificial-e-alternativa-para-pequenos-criadores-de-gado/ (acessado em 10/10/2010).

Atividade 4:

  • Para esta atividade será necessário providenciar alguns recursos como cartolina e canetinhas.

Depois da pesquisa, peça para que cada grupo faça um cartaz apresentando como é feita a inseminação artificial em animais e qual sua finalidade. Monte um mural com os cartazes fazendo uma mostra na escola.

Como reflexão final, pode ser interesante discutir por que a aplicação de técnicas de inseminação artificial e fertilização in vitro em animais é mais facilmente aceita e não gera tanta polêmica como a utilização destas técnicas em humanos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fertilização in vitro Animação/simulação
Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=vGbIL9QWSsM (acessado em 10/10/2010): Ese vídeo em inglês apresena todo o processo de fertilização humana in vitro. Pode ser apresentado sem audio, uma vez que as imagens são autoexplicativas.

Estes sites apresentam informações complementares sobre fertilização in vitro, bebês de proveta e entrevistas com a primeira bebe de proveta nascida no Brasil, que podem ser extramamente úteis para esta aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Beb%C3%A9-proveta (acessado em 10/10/2010);

http://www.comciencia.br/reportagens/clonagem/clone06.htm (acessado em 10/10/2010);

http://www.bebedeproveta.net/ (acessado em 10/10/2010);

http://www.bebedeproveta.net/fiv.htm (acessado em 10/10/2010);

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/robert-edwards-criou-tecnica-que-revolucionou-a-medicina-moderna (acessado em 10/10/2010);

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/%E2%80%9Cme-expor-e-uma-maneira-de-vender-um-sonho-diz-primeira-brasileira-concebida-in-vitro (acessado em 10/10/2010);

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experienciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos da fertilização in vitro, inseminação artificial e as questões polêmicas envolvendo a fertilização in vitro e a pesquisa com células embrionárias.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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