Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Manipulação genética e transgênicos

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar o que são transgênicos
  • Definir o que é manipulação genética
  • Pesquisar casos de manipulação genética ao longo da história
  • Discutir as implicações éticas envolvendo a manipulação genética
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula é melhor aproveitada se os alunos tiverem noção do que é material genético, ainda que não seja indispensável este conhecimento para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula fazendo uma recapitulação sobre o núcleo e o material genético.

Citologia - núcleo disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9634   (acessado em 10/10/2010). O professor deverá orientar a exploração neste recurso, relembrando o que é o maerial genético, e como maneira de introduzir o tema da aula, focar no item “BIOTECNOLOGIA”, explorando as telas: 1, 2, 3, 11 e 12, que trazem uma breve explicação do que são transgênicos e por meio de que processos estes são criados.

Qual a diferença entre melhoramento genético e de trangenia? Por que os transgênicos causam tanta polêmica?

O melhoramento genético é uma técnica de biotecnologia baseada na combinação genética de dois ou mais indivíduos por meio de cruzamento. Os descendentes desse cruzamento são selecionados, escolhendo apenas indivíduos com as características desejadas. Uma outra técnica da biotecnologia é a transgenia, na qual seqüências do código genético são removidos de um ou mais organismos e inseridos em outro organismo.

Apresente aos alunos alguns dos vídeos abaixo. Os quatro primeiros referem-se ao melhoramento genético e os outros três são sobre transgenia. É importante que os alunos fiquem atentos sobre o grau de interferência humana em cad um dos processos. A cada vídeo, é importante destacar qual foi o processo utilizado, fazendo referência ao grau de manipulação.

http://www.youtube.com/watch?v=-TIvrXUnu68 (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=2UyOEkcxI4U (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=AZtXNs3hg4Y (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=NqNHEBzVMnQ (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=LyhyrCML83Y (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=rsw2DqhH8GE (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=4EWmvSh_bAQ (acessado em 10/10/2010).

Atividade 1:

Após assistir aos vídeos e navegar pelos recursos que explicam o processo da transgenia, em duplas ou trios, produzir um mapa conceitual com as principais informações sobre melhoramento genético e transgênicos. É importante que os alunos consigam perceber que o melhoramento genético atua em nível reprodutivo, ou seja, seleção de pais e gametas, fazendo cruzamentos buscando preservar as características que interessam. O processo de transgenia, por sua vez, se encontra em outro nível, o da manipulação, interferindo diretamente  no genoma, inserindo ou suprimindo características de uma espécie em outras, que jamais poderiam ocorrer sem a manipulação genética. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Este mapa preliminar deverá ser complementado ao longo das aulas, aprimorando as informações. Um bom tutorial sobre mapas conceituais pode ser encontrado em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/10/2010).   

Para compreender melhor o que são transgênicos e o que é melhoramento genético, divida a turma em grupos para que pesquisem mais sobre o assunto em sites na internet.

Para que a pesquisa se torne mais interessante, uma sugestão é que o professor crie previamente uma webquest para orientar a pesquisa dos alunos. Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/10/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (  Acessado em 10/10/2010). Estes sites apresentam exemplos de webquests que podem ser interessantes http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/10/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/10/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/10/2010).Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar o professor com informações sobre o tema específico:       

Sobre melhoramento genético:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melhoramento_genético (Acessado em 10/10/2010).

http://www.geneticanaescola.com.br/ano1vol2/10.pdf (Acessado em 10/10/2010).

Sites com informações sobre transgênicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transgênicos (Acessado em 10/10/2010).

http://www.comciencia.br/reportagens/transgenicos/trans01.htm (Acessado em 10/10/2010).

Atividade 2:

A partir da pesquisa realizada, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Parte dos grupos deverá fazer uma apresentação de slides sobre melhoramento genético enquanto os outros grupos deverão focar sua apresentação nos transgênicos. Para que não se torne repetitivo, o professor pode dividir diferentes aspectos a serem focados por cada um dos grupos.

Como por exemplo:

  • como ocorre o processo de melhoramento genético?
  • como ocorre o processo de transgenia?
  • aspectos éticos que envolvem o melhoramento genético;
  • aspectos éticos que envolvem a transgenia;
  • exemplos de casos de melhoramento genético;
  • exemplos de casos envovendo transgenia;
  • etc..

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/10/2010). Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf(acessado em 10/10/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/10/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. 

Defina o tempo de apresentação para cada grupo como 5 minutos.

Após a pesquisa e a apresentação, volte ao mapa conceitual e complemente os pontos que puderem ser complementados.

Para compreender um pouco da polêmica que envolve os transgênicos, apresente os vídeos abaixo e selecione alguns dos textos indicados para complementar e ler com a turma. Uma sugestão é dividir a turma em grupos e passar um dos textos para cada um dos grupos.

http://www.youtube.com/watch?v=3YHB1uOBthU (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=51yjols5wA4 (acessado em 10/10/2010).

http://www.scientiaestudia.org.br/revista/PDF/01_02_08_Pablo&Mauricio.pdf  (acessado em 10/10/2010).

http://www.comciencia.br/reportagens/transgenicos/trans01.htm   (acessado em 10/10/2010).

http://www.ufrgs.br/bioetica/transg1.htm  (acessado em 10/10/2010).

http://eticanosnegocios.blogspot.com/2007/07/transgnicos-heri-ou-vilo-eis-questo.html  (acessado em 10/10/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/transgenicos.htm  (acessado em 10/10/2010).

Atividade 3:

Para esta atividade será necessário providenciar cópia impressa dos textos ou levar à turma ao laboratório para que possam ler os textos online.

Com base nas informações dos vídeos e dos textos lidos, promova um debate na sala, discutindo os aspectos éticos dos alimentos transgênicos e porque existe tanta polêmica envolvendo este tema. Como atividade final, resultado das conclusões do debate, solicite que cada um dos grupos confeccione folders alertando sobre os problemas dos alimentos transgênicos e promova uma mostra na escola. Para a confecção dos folders, é necessário providenciar folhas de papel sulfite e canetinhas, ou, se desejarem fazer o folder no computador para impressão, pode ser usado um editor de textos como o writer do Broffice (acessado em 10/10/2010).  Um modelo de folder está disponível em http://wiki.dcc.ufba.br/PSL/CartazesEPanfletos (Acessado em 10/10/2010). Neste endereço é possível fazer o download do modelo de folder para o writer.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Citologia - núcleo Hipertexto
Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=Nz27kyWAULY (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=1abhgc9SbPo (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=9jAbv8xiRdU (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=BaZI32Eab-Y (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=nw1X5nXno58 (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=k-cK_lW0qQQ (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=TaStxr88ALQ (Acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=jBkdREjhFnI (Acessado em 10/10/2010).

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos de melhoramento genético e transgênicos.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.