16/09/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Qual a pressão da picada de uma abelha?
Esta aula deve ser realizada com o auxílio dos recursos computacionais, na sala de informática,
com o uso do recurso computacional disponível no Laboratório Virtual Labvirt
( Labvirt, http://www.labvirt.fe.usp.br/ ), através do link:
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_mecanica_abelha.htm .
É importante antes explorar os conceitos físicos em sala de aula, para que a atividade possa ser bem aproveitada.
Por isso a aula completa consiste de duas partes.
Primeira parte da aula:
Exploração de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
1. Na sala de aula
-Discuta com os alunos os conceitos de força e pressão.
-Discuta a equação da pressão:
Onde F é a força aplicada e A é a área em que é aplicada a força.
-Forneça exemplos da aplicação da equação acima aos alunos.
-Utilize a picada de uma abelha como um exemplo de aplicação da equação da pressão, com a força aplicada pela a abelha em uma área da pele.
2. Na sala de informática
- Os alunos utilizarão a simulação do Labvirt, intitulada Uma Picada Dolorida, disponível no link:
- Se não houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que resolvam o problema em conjunto.
- Ao fim da atividade, discuta com os alunos sobre como cada um pensou em resolver o problema do Labv irt e como o entenderam.
3. Avaliação
-Proponha aos alunos problema s envolvendo a equação da pressão e os conceito s envolvidos.
Suges tão de Problema:
-Se uma abelha pica uma pessoa, com uma força de 5 . 10-1 N e se a área da superfície do ferrão, com o qual ela exerce a força sobre a pele da pessoa, tem o valor de 6 . 10-7 m2, qual a pressão exercida pela abelha para realizar a ferroada?
4. Recurso complementar
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!