Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual a pressão da picada de uma abelha?

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
THIAGO PRUDENCIO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceitos de força e pressão. Conceito a equação da pressão. Aplicação da equação da pressão e conceitos relacionados.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de área. Notação científica.
Estratégias e recursos da aula

 

Qual a pressão da picada de uma abelha?

 

Esta aula deve ser realizada com o auxílio dos recursos computacionais, na sala de informática,

com o uso do recurso computacional disponível no Laboratório Virtual Labvirt

( Labvirt,  http://www.labvirt.fe.usp.br/ ), através do link:
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_mecanica_abelha.htm .

 É importante antes explorar os conceitos físicos em sala de aula, para que a atividade possa ser bem aproveitada.

Por isso a aula completa consiste de duas partes.

Primeira parte da aula:
Exploração de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
 

1. Na sala de aula

-Discuta com os alunos os conceitos de força e pressão.

-Discuta a equação da pressão:

Onde F é a força aplicada e A é a área em que é aplicada a força.

-Forneça exemplos da aplicação da equação acima aos alunos.

-Utilize a picada de uma abelha como um exemplo de aplicação da equação da pressão, com a força aplicada pela a abelha em uma área da pele.

 

2. Na sala de informática

- Os alunos utilizarão a simulação do Labvirt, intitulada Uma Picada Dolorida, disponível no link:

http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_mecanica_abelha.htm

 

- Se não houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que resolvam o problema em conjunto.

- Ao fim da atividade, discuta com os alunos sobre como cada um pensou em resolver o problema do Labv irt e como o entenderam.
 

3. Avaliação

-Proponha aos alunos problema s envolvendo a equação da pressão e os conceito s envolvidos.

Suges tão de Problema:

-Se uma abelha pica uma pessoa, com uma força de 5 . 10-1 N e se a área da superfície do ferrão, com o qual ela exerce a força sobre a pele da pessoa, tem o valor de 6 . 10-7 m2, qual a pressão exercida pela abelha para realizar a ferroada?

 

4. Recurso complementar

Site: feira de ciências, sobre o conceito de pressão.

Recursos Complementares
Site: Feira de ciências, sobre o conceito de pressão.
Avaliação
Resolução de Problemas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.