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A leitura dos manuais de instrução

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler manuais de equipamentos identificando as partes que o compõem.

• Redigir instruções de procedimentos simples.

• Realizar atividades seguindo instruções escritas.

• Utilizar adequadamente ponto (e letra maiúscula no início das frases), ponto de interrogação, vírgula e parágrafo na escrita de textos.

• Observar e empregar os tempos verbais adequados a cada modalidade de texto.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

                 As estratégias a serem utilizadas são:

  •  aula interativa;
  • texto impresso;
  • trabalhos em dupla;
  • trabalho em grupo;
  • debate.   

DESENVOLVIMENTO       

    

  1ª Atividade:  Seguindo instruções para aproveitar o gargalo e a tampa de uma pet.

1)  A turma deverá ser organizada em duplas e cada aluno receberá o texto abaixo impresso, que  deverá ser lido juntamente com seu colega (para que um possa ajudar o outro).

Cada aluno faz sua leitura silenciosa e depois, cada hora, um aluno da dupla, faz a leitura oral, tentando, entender todo o texto.   

IDEIA PARA RECICLAR TAMPAS DE PET   

Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador.           

                                                       Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado.

      

Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.

Recebido por e-mail em 05-10-2009   

2- Após a leitura, a dupla deverá responder:   

a)      O que o texto nos informa?

b)     Que texto é esse?

c)       Para que serve esse texto?

d)     Onde podemos encontrar outros textos semelhantes a esse?

e)      Quem é o provável leitor desse texto?

f)       Como é a linguagem usada nesse gênero de texto?

g)      Esse tipo de texto é descritivo, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo ou injuntivo?

h)      O que nos indica a que tipo de texto ele pertence?

3- Após a realização dos trabalhos da dupla, o professor propõe a socializar das respostas  e faz os comentários necessários.

2ª Atividade: Manuais

1-     O  professor apresenta a afirmativa abaixo solicitando a leitura da mesma.

Os manuais são determinados pelas características do seu estilo, do canal, de suas funções, pela função comunicativa que exercem e também pelo seu conteúdo.   

2-     Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões abaixo:

a)      O que essa afirmativa quer dizer?

b)      Para que servem os manuais?

c)      Quais as principais características do texto de um manual?

d)      Onde encontramos esses textos?

e)      Que manuais já foram lidos por vocês?

f)        Para que vocês leram um manual?

g)      O que aprenderam com ele?   

h)      Como podemos definir um manual de instrução?

3-     O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

  

http://www.institucional.brastemp.com.br/portalvendadireta/control/bs/br/s1/catalogo?action=verManualInstrModelo&codModeloSelecionado=BWL1a1                                                   

Caso o professor queira o manual completo da lavadora Ative (Código BNQ11BEANA)  e não o Guia Rápido de Uso (acima) consulte:   

http://www.brastemp.com.br/SuporteeAtendimento/ManualdeInstrucoes

4.     Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Esse texto  é um manual de instruções?

b)     Que pistas o texto apresenta e que justificam a sua resposta anterior?

c)      Quais as principais informações deste Guia rápido de uso?

d)     Estas informações seriam suficientes para nos orientar na utilização da lavadora? Por quê?

e)      Que informações faltam neste guia rápido para melhor utilizar a lavadora?

5-     O professor encaminha os alunos para a sala de informática, organiza-os em grupos  e orienta-os  para a realização das atividades:

a)      Ler novamente o texto sobre a máquina de lavar;

b)      Ler o texto abaixo:

INSTRUÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE TELEFONE

                                                              Manual de Instrução Modelo 838

Primeiramente, contrate o serviço do provedor de telecomunicação local. Conectar o fio de conexão da rede de telecomunicação local na base do aparelho Conecte o fio espiral no monofone e na base do aparelho Coloque as pilhas no compartimento encontrado na base do aparelho, conforme indicado.

São 3 pilhas (AA). Verificar se o telefone está bloqueado.

VERMELHO: Desbloqueado.

VERDE: Bloqueado.

CARACTERÍSTICAS

Detecção automática de sistema. (DTMF/FSK)

Rediscagem de último número chamado

3 despertadores

6 tipos de toques Espera com música Viva-voz Volume de toque ajustável

Display iluminado

Contraste de LCD ajustável em 7 níveis

Modo de discagem selecionável (Pulse / Tone)

Visualização de data e hora

Memória de 97 telefones recebidos

Memória de 20 telefones discados

Chave de Bloqueio em 2 níveis

Flash ajustável em 4 níveis

Led acende quando está em uso (IN USE)

AS FUNÇÕES DAS TECLAS

SET –  Funciona para entrar no menu

HOLD – Funciona como função

ESPERA com música, ajuste de tipos de toques

DOWN - Buscar números recebidos

UP - Buscar números recebidos OUT - Revisar as ligações efetuadas

DEL – Permite que apague a ligação selecionada, tanto recebida como discada e sair do menu

FLASH/RING –Transferência de ligações e 6 toques selecionáveis

REDIAL – Re-discagem da última ligação efetuada

HF – Viva-Voz

PAUSE - pausa

VOL - Regula volume do Viva-Voz  em 2 níveis e volume do toque em 3 níveis

CONFIGURANDO O TELEFONE     

(1) Ajustando a Data, hora e minuto Com monofone no gancho: Pressione botão SET, e utilize as teclas UP e DOWN para selecionar item “SEt 1 dAtE” e pressione a tecla SET para entrar. A tela de LCD aparecerá o ano “2003” piscando, utilize as teclas UP e DOWN para ajustar o ANO, e pressione a tecla SET para confirmar e seguindo as  mesmas instruções para ajustar MÊS, DIA, HORA e MINUTO. Ao término de configuração, pressione a tecla SET para confirmar, e DEL para voltar ao modo normal.

Nota: Após 10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.   

(2) Ajustando o Código Local

Pressione a tecla SET , em seguida use as teclas  UP e DOWN para selecionar “SEt 2 COdE” Pressione uma vez a tecla SET, em seguida, aparecerá na tela      “ 0 - - - - “ ,  o primeiro espaço estará piscando, utilize as teclas  UP e DOWN para inserir o número, e para confirmar o número, pressione a tecla SET, em seguida moverá ao próximo espaço, da mesma forma, utilize as teclas  UP e DOWN para inserir outros  números, ao finalizar utilize a tecla  SET  para confirmar. Exemplo:caso seja  de São Paulo (011)  insira 0 111 - - que  filtrará o “11” quando receber uma chamada, pressione a tecla  REDIAL  , a ligação será efetuada automaticamente. Para cada região tem seu  código de área, favor verificar com a operadora local.   

(3) Configurando número para discagem no PABX 1.         

Com o monofone no gancho, pressione a tecla SET,  e em seguida utilize as teclas UP e DOWN para selecionar o item “ SEt 3 PCOdE”, e pressione a tecla SET para configurar. 2.     A tela de LCD aparecerá “ -  “ como padrão, e em seguida utilize as teclas UP e DOWN para inserir o número entre 0 - 9 - ou “ - “ (seria o número a ser discado para dar linha quando o aparelho está em funcionamento no PABX ) pressione a tecla SET para confirmar. Nota: Após  10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.   

(4) Ajustando o contraste de LCD O LCD do aparelho pode ser ajustado em 7 níveis de contraste, para se adequar ao ambiente e o usuário. Com o monofone no gancho, pressione o botão SET, e utilize as teclas UP e DOWN para   selecionar o item “SEt 4 LCD”   ajustar contraste de LCD (são 7 níveis)   

(5) Ajustando do tempo de FLASH

Com monofone no gancho: Pressione a tecla SET e utilize as teclas DOW e UP para selecionar item “SEt 5 FLASH” e em seguida pressione tecla  SET para entrar no modo de configuração. Para ajustar utilize as teclas UP e DOWN, para selecionar. 100 - O tempo de PAUSA será de 100ms 300- O tempo de PAUSA será de 300ms 600- O tempo de PAUSA será de 600ms 1000- O tempo de PAUSA será de 1000ms   

(6) Ajustando a Hora do Despertador

Com monofone no gancho: Pressione a tecla SET e utilize as teclas DOW e UP para selecionar item “SEt 6 AL1” e em seguida pressione a tecla  SET para entrar no modo de configuração. A tela de LCD aparecerá “ 1 00-00 OFF”, utilize as teclas  DOW e UP para configurar primeiro, segundo ou terceiro grupo, pressione a tecla SET para entrar no horário, minuto e ON ou OFF (ON = ativa; OFF= desativa), e em seguida a tecla SET para confirmar. Para segundo ou terceiro grupo, bastar repetir o mesmo procedimento.   

NOTE: O telefone despertará todos os dias, para desligar basta pressionar qualquer tecla. Para cancelar o despertador, é necessário que mude para modo OFF. Da mesma forma, para acionar despertador, é necessário que o modo esteja no ON.   

(7) Discagem IPO - Serviço não oferecido pelas operadoras brasileiras

Com monofone no gancho, pressione a tecla SET e use as teclas UP e DOWN para selecionar a opção “SET 7 IPO”, pressione a tecla SET para entrar na configuração.   

(8) Selecionando Tipos de Toque

Para que esta função seja ativada, utiliza as pilhas. Pressione as teclas  FLASH/RING  para ajustar o toque desejado. São 7 tipos de toques , e pressione a tecla SET para confirmar.

Nota: Após 10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.  

(9) Volume do viva-voz regulável. Para ajustar, utilize a tecla  vol, são 2 níveis de ajuste.         

(10) Volume de toque regulável Para ajustar, utilize a tecla  vol, irá aparecer “rING VOL 1” e use as teclas UP e DOWN para selecionar, são 3 tipos de volume.   

(11) Função Rediscagem

Insira o número que deseja ser discado no modo de aguardo e pressione a teclada REDIAL, para discar o número que foi inserido, caso tenha algum erro no número, utilize a tecla DEL para corrigir o número e depois REDIAL para discar.   Fazer e Finalizar a ligação Com monofone no gancho, pressione a tecla H.F ou retire monofone do gancho, em seguida insira o número desejada à chamar para fazer a ligação.

Para finalizar a ligação, basta pressionar novamente a tecla H.F  ou então ponha o monofone de volta ao gancho.   

Rever os Números Discados

Rever números discados: Com monofone no gancho, pressione a tecla OUT  para rever os números discados.

Caso queira fazer chamada usando este número. Ao visualizar o número, pressione diretamente a tecla REDIAL.

O número visualizado será discado automaticamente.   

Identificador de Chamada e Revisão de Ligações Recebidas

Identificador de Chamada: O identificador mostrará e armazenará os números recebidos e identificados pelo DTMF ou FSK. Revisão de Ligações Recebidas: Com monofone no gancho, use as teclas UP e DOWN  para verificar números recebidos. Para remover os números identificados pressione a tecla DEL os números serão apagados, ou caso queira discar este número, basta pressione a tecla REDIAL .   

Resolução de Possíveis Defeitos Encontrados*  

 LCD indisponível

Verificar se as pilhas estão postas corretamente no compartimento no verso da base do aparelho ou se as pilhas estão em bom estado

Toque indisponível

Verificar se a caixa dos fios e os fios estão com mau contato ou excessiva de umidade ou esteja desgastada

Ruídos no aparelho

Verificar se os fios estão conectados corretamente, não estando soltos ou úmidos Indisponibilidade de identificação Verifique junto à operadora de telecomunicação se este serviço está corretamente habilitado e disponibilizado Indisponibilidade das funções Verificar se as pilhas estão normais Caso as pilhas estejam normais, retire as pilhas e desconecte a linha para reiniciar o aparelho.        

Os defeitos acima descritos são de questão de mau uso do aparelho, e que podem ser resolvidos imediatamente, caso o problema não forem solucionados com sucesso, favor entre em contato com o local onde foi adquirido o aparelho.

http://www.digitalbras.com.br/v2010/Detalhe-Produtos.aspx?IdProd=7 

c)      Comparar os dois textos estabelecendo as semelhanças e diferenças entre eles, preenchendo o quadro:

Manuais

Semelhanças

Diferenças

Máquina de lavar

Telefone fixo

6-     O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários e propõe que discutam:

a)      Para que servem os dois textos?

b)      Quem é o provável leitor desses textos?

c)      Como é a linguagem usada em cada um deles?

d)      Por que nesses textos os verbos são usados no imperativo?

e)      Quais as partes que formam esses textos?

f)  As informações contidas nesses textos podem ser lidas em qualquer ordem? Por quê?

3ª atividade: CRIANDO MANUAIS

1-     O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a orientação para a realização da atividade:   

Grupo 1: O grupo deverá ter com referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de um Jogo de tabuleiro. Sugerimos:  xadrez, dama, bingo ou qualquer outro que o grupo escolha.

Grupo 2:   O grupo deverá ter com referência o texto da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de uma boneca que fala e para tal deverá ser usado uma bateria ou pilhas.

Grupo 3: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de um relógio de parede que  possui sons diferentes, tais como: canto de pássaros, badaladas, vozes dos filhos, etc.

Grupo 4: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de um celular  que é programado  para falar somente com os colegas da turma.

Grupo 5: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de uma batedeira de bolo que apresenta diferentes opções para massas, pudins, bolos, etc.

Grupo 6: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de uma furadeira elétrica.

Grupo  7: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de uma torradeira.

Grupo  8: O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de Utilização  de chuveiro elétrico que apresenta diferentes formas de saídas de água.

Grupo 9:   O grupo deverá ter como referência o texto  da máquina de lavar para criar o  Manual Prático de utilização  de telefone fixo que apresenta  variados sons de chamada.

2-     O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos textos no espaço da sala de aula.

Recursos Complementares

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vZFjI3WcKnQJ:www.celsul.org.br/Encontros/06/Individuais/85.pdf+como+trabalhar+o+genero+manuais+na+sala+de+aula&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br 

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1953].

BIASI-RODRIGUES, Bernadete. A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo? Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis; EDUFSC, v. 20, n. 1, jan/jun., 2002.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos  em dupla, a criação de texto em grupos (manuais), a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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