07/12/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
• Ler manuais de equipamentos identificando as partes que o compõem.
• Redigir instruções de procedimentos simples.
• Realizar atividades seguindo instruções escritas.
• Utilizar adequadamente ponto (e letra maiúscula no início das frases), ponto de interrogação, vírgula e parágrafo na escrita de textos.
• Observar e empregar os tempos verbais adequados a cada modalidade de texto.
- Dominar o processo da leitura.
- Conhecimentos básicos da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
DESENVOLVIMENTO
1ª Atividade: Seguindo instruções para aproveitar o gargalo e a tampa de uma pet.
1) A turma deverá ser organizada em duplas e cada aluno receberá o texto abaixo impresso, que deverá ser lido juntamente com seu colega (para que um possa ajudar o outro).
Cada aluno faz sua leitura silenciosa e depois, cada hora, um aluno da dupla, faz a leitura oral, tentando, entender todo o texto.
IDEIA PARA RECICLAR TAMPAS DE PET
Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador.
Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado.
Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.
Recebido por e-mail em 05-10-2009
2- Após a leitura, a dupla deverá responder:
a) O que o texto nos informa?
b) Que texto é esse?
c) Para que serve esse texto?
d) Onde podemos encontrar outros textos semelhantes a esse?
e) Quem é o provável leitor desse texto?
f) Como é a linguagem usada nesse gênero de texto?
g) Esse tipo de texto é descritivo, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo ou injuntivo?
h) O que nos indica a que tipo de texto ele pertence?
3- Após a realização dos trabalhos da dupla, o professor propõe a socializar das respostas e faz os comentários necessários.
2ª Atividade: Manuais
1- O professor apresenta a afirmativa abaixo solicitando a leitura da mesma.
Os manuais são determinados pelas características do seu estilo, do canal, de suas funções, pela função comunicativa que exercem e também pelo seu conteúdo.
2- Em seguida, propõe uma discussão a partir das questões abaixo:
a) O que essa afirmativa quer dizer?
b) Para que servem os manuais?
c) Quais as principais características do texto de um manual?
d) Onde encontramos esses textos?
e) Que manuais já foram lidos por vocês?
f) Para que vocês leram um manual?
g) O que aprenderam com ele?
h) Como podemos definir um manual de instrução?
3- O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
Caso o professor queira o manual completo da lavadora Ative (Código BNQ11BEANA) e não o Guia Rápido de Uso (acima) consulte:
http://www.brastemp.com.br/SuporteeAtendimento/ManualdeInstrucoes
4. Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Esse texto é um manual de instruções?
b) Que pistas o texto apresenta e que justificam a sua resposta anterior?
c) Quais as principais informações deste Guia rápido de uso?
d) Estas informações seriam suficientes para nos orientar na utilização da lavadora? Por quê?
e) Que informações faltam neste guia rápido para melhor utilizar a lavadora?
5- O professor encaminha os alunos para a sala de informática, organiza-os em grupos e orienta-os para a realização das atividades:
a) Ler novamente o texto sobre a máquina de lavar;
b) Ler o texto abaixo:
INSTRUÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE TELEFONE
Manual de Instrução Modelo 838
Primeiramente, contrate o serviço do provedor de telecomunicação local. Conectar o fio de conexão da rede de telecomunicação local na base do aparelho Conecte o fio espiral no monofone e na base do aparelho Coloque as pilhas no compartimento encontrado na base do aparelho, conforme indicado.
São 3 pilhas (AA). Verificar se o telefone está bloqueado.
VERMELHO: Desbloqueado.
VERDE: Bloqueado.
CARACTERÍSTICAS
Detecção automática de sistema. (DTMF/FSK)
Rediscagem de último número chamado
3 despertadores
6 tipos de toques Espera com música Viva-voz Volume de toque ajustável
Display iluminado
Contraste de LCD ajustável em 7 níveis
Modo de discagem selecionável (Pulse / Tone)
Visualização de data e hora
Memória de 97 telefones recebidos
Memória de 20 telefones discados
Chave de Bloqueio em 2 níveis
Flash ajustável em 4 níveis
Led acende quando está em uso (IN USE)
AS FUNÇÕES DAS TECLAS
SET – Funciona para entrar no menu
HOLD – Funciona como função
ESPERA com música, ajuste de tipos de toques
DOWN - Buscar números recebidos
UP - Buscar números recebidos OUT - Revisar as ligações efetuadas
DEL – Permite que apague a ligação selecionada, tanto recebida como discada e sair do menu
FLASH/RING –Transferência de ligações e 6 toques selecionáveis
REDIAL – Re-discagem da última ligação efetuada
HF – Viva-Voz
PAUSE - pausa
VOL - Regula volume do Viva-Voz em 2 níveis e volume do toque em 3 níveis
CONFIGURANDO O TELEFONE
(1) Ajustando a Data, hora e minuto Com monofone no gancho: Pressione botão SET, e utilize as teclas UP e DOWN para selecionar item “SEt 1 dAtE” e pressione a tecla SET para entrar. A tela de LCD aparecerá o ano “2003” piscando, utilize as teclas UP e DOWN para ajustar o ANO, e pressione a tecla SET para confirmar e seguindo as mesmas instruções para ajustar MÊS, DIA, HORA e MINUTO. Ao término de configuração, pressione a tecla SET para confirmar, e DEL para voltar ao modo normal.
Nota: Após 10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.
(2) Ajustando o Código Local
Pressione a tecla SET , em seguida use as teclas UP e DOWN para selecionar “SEt 2 COdE” Pressione uma vez a tecla SET, em seguida, aparecerá na tela “ 0 - - - - “ , o primeiro espaço estará piscando, utilize as teclas UP e DOWN para inserir o número, e para confirmar o número, pressione a tecla SET, em seguida moverá ao próximo espaço, da mesma forma, utilize as teclas UP e DOWN para inserir outros números, ao finalizar utilize a tecla SET para confirmar. Exemplo:caso seja de São Paulo (011) insira 0 111 - - que filtrará o “11” quando receber uma chamada, pressione a tecla REDIAL , a ligação será efetuada automaticamente. Para cada região tem seu código de área, favor verificar com a operadora local.
(3) Configurando número para discagem no PABX 1.
Com o monofone no gancho, pressione a tecla SET, e em seguida utilize as teclas UP e DOWN para selecionar o item “ SEt 3 PCOdE”, e pressione a tecla SET para configurar. 2. A tela de LCD aparecerá “ - “ como padrão, e em seguida utilize as teclas UP e DOWN para inserir o número entre 0 - 9 - ou “ - “ (seria o número a ser discado para dar linha quando o aparelho está em funcionamento no PABX ) pressione a tecla SET para confirmar. Nota: Após 10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.
(4) Ajustando o contraste de LCD O LCD do aparelho pode ser ajustado em 7 níveis de contraste, para se adequar ao ambiente e o usuário. Com o monofone no gancho, pressione o botão SET, e utilize as teclas UP e DOWN para selecionar o item “SEt 4 LCD” ajustar contraste de LCD (são 7 níveis)
(5) Ajustando do tempo de FLASH
Com monofone no gancho: Pressione a tecla SET e utilize as teclas DOW e UP para selecionar item “SEt 5 FLASH” e em seguida pressione tecla SET para entrar no modo de configuração. Para ajustar utilize as teclas UP e DOWN, para selecionar. 100 - O tempo de PAUSA será de 100ms 300- O tempo de PAUSA será de 300ms 600- O tempo de PAUSA será de 600ms 1000- O tempo de PAUSA será de 1000ms
(6) Ajustando a Hora do Despertador
Com monofone no gancho: Pressione a tecla SET e utilize as teclas DOW e UP para selecionar item “SEt 6 AL1” e em seguida pressione a tecla SET para entrar no modo de configuração. A tela de LCD aparecerá “ 1 00-00 OFF”, utilize as teclas DOW e UP para configurar primeiro, segundo ou terceiro grupo, pressione a tecla SET para entrar no horário, minuto e ON ou OFF (ON = ativa; OFF= desativa), e em seguida a tecla SET para confirmar. Para segundo ou terceiro grupo, bastar repetir o mesmo procedimento.
NOTE: O telefone despertará todos os dias, para desligar basta pressionar qualquer tecla. Para cancelar o despertador, é necessário que mude para modo OFF. Da mesma forma, para acionar despertador, é necessário que o modo esteja no ON.
(7) Discagem IPO - Serviço não oferecido pelas operadoras brasileiras
Com monofone no gancho, pressione a tecla SET e use as teclas UP e DOWN para selecionar a opção “SET 7 IPO”, pressione a tecla SET para entrar na configuração.
(8) Selecionando Tipos de Toque
Para que esta função seja ativada, utiliza as pilhas. Pressione as teclas FLASH/RING para ajustar o toque desejado. São 7 tipos de toques , e pressione a tecla SET para confirmar.
Nota: Após 10 segundos sem mexer em nada a operação finaliza automaticamente.
(9) Volume do viva-voz regulável. Para ajustar, utilize a tecla vol, são 2 níveis de ajuste.
(10) Volume de toque regulável Para ajustar, utilize a tecla vol, irá aparecer “rING VOL 1” e use as teclas UP e DOWN para selecionar, são 3 tipos de volume.
(11) Função Rediscagem
Insira o número que deseja ser discado no modo de aguardo e pressione a teclada REDIAL, para discar o número que foi inserido, caso tenha algum erro no número, utilize a tecla DEL para corrigir o número e depois REDIAL para discar. Fazer e Finalizar a ligação Com monofone no gancho, pressione a tecla H.F ou retire monofone do gancho, em seguida insira o número desejada à chamar para fazer a ligação.
Para finalizar a ligação, basta pressionar novamente a tecla H.F ou então ponha o monofone de volta ao gancho.
Rever os Números Discados
Rever números discados: Com monofone no gancho, pressione a tecla OUT para rever os números discados.
Caso queira fazer chamada usando este número. Ao visualizar o número, pressione diretamente a tecla REDIAL.
O número visualizado será discado automaticamente.
Identificador de Chamada e Revisão de Ligações Recebidas
Identificador de Chamada: O identificador mostrará e armazenará os números recebidos e identificados pelo DTMF ou FSK. Revisão de Ligações Recebidas: Com monofone no gancho, use as teclas UP e DOWN para verificar números recebidos. Para remover os números identificados pressione a tecla DEL os números serão apagados, ou caso queira discar este número, basta pressione a tecla REDIAL .
Resolução de Possíveis Defeitos Encontrados*
LCD indisponível
Verificar se as pilhas estão postas corretamente no compartimento no verso da base do aparelho ou se as pilhas estão em bom estado
Toque indisponível
Verificar se a caixa dos fios e os fios estão com mau contato ou excessiva de umidade ou esteja desgastada
Ruídos no aparelho
Verificar se os fios estão conectados corretamente, não estando soltos ou úmidos Indisponibilidade de identificação Verifique junto à operadora de telecomunicação se este serviço está corretamente habilitado e disponibilizado Indisponibilidade das funções Verificar se as pilhas estão normais Caso as pilhas estejam normais, retire as pilhas e desconecte a linha para reiniciar o aparelho.
Os defeitos acima descritos são de questão de mau uso do aparelho, e que podem ser resolvidos imediatamente, caso o problema não forem solucionados com sucesso, favor entre em contato com o local onde foi adquirido o aparelho.
http://www.digitalbras.com.br/v2010/Detalhe-Produtos.aspx?IdProd=7
c) Comparar os dois textos estabelecendo as semelhanças e diferenças entre eles, preenchendo o quadro:
Manuais |
Semelhanças |
Diferenças |
Máquina de lavar
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Telefone fixo
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6- O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários e propõe que discutam:
a) Para que servem os dois textos?
b) Quem é o provável leitor desses textos?
c) Como é a linguagem usada em cada um deles?
d) Por que nesses textos os verbos são usados no imperativo?
e) Quais as partes que formam esses textos?
f) As informações contidas nesses textos podem ser lidas em qualquer ordem? Por quê?
3ª atividade: CRIANDO MANUAIS
1- O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a orientação para a realização da atividade:
Grupo 1: O grupo deverá ter com referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de um Jogo de tabuleiro. Sugerimos: xadrez, dama, bingo ou qualquer outro que o grupo escolha.
Grupo 2: O grupo deverá ter com referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de uma boneca que fala e para tal deverá ser usado uma bateria ou pilhas.
Grupo 3: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de um relógio de parede que possui sons diferentes, tais como: canto de pássaros, badaladas, vozes dos filhos, etc.
Grupo 4: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de um celular que é programado para falar somente com os colegas da turma.
Grupo 5: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de uma batedeira de bolo que apresenta diferentes opções para massas, pudins, bolos, etc.
Grupo 6: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de uma furadeira elétrica.
Grupo 7: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de uma torradeira.
Grupo 8: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de Utilização de chuveiro elétrico que apresenta diferentes formas de saídas de água.
Grupo 9: O grupo deverá ter como referência o texto da máquina de lavar para criar o Manual Prático de utilização de telefone fixo que apresenta variados sons de chamada.
2- O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos textos no espaço da sala de aula.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1953].
BIASI-RODRIGUES, Bernadete. A diversidade de gêneros textuais no ensino: um novo modismo? Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis; EDUFSC, v. 20, n. 1, jan/jun., 2002.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos em dupla, a criação de texto em grupos (manuais), a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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