19/11/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Identificar as estruturas e a organização interna das plantas.
Os alunos deverão saber diferenciar células animais e vegetais. Além disso, identificar as partes de uma planta.
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula resgatando os conhecimentos prévios dos alunos sobre as células vegetais. Para isso poderá utilizar imagens e/ou modelos de células animais e vegetais solicitando que os alunos apontem as diferenças.
*Dica: professor procure no acervo da escola por modelos celulares, se a escola não tiver monte transparências ou slides com imagens de célula animal e célula vegetal.
Célula animal
Fonte: http://files.nireblog.com/blogs3/pesquisasescolares/files/celula-animal-1.jpeg
Célula Vegetal
Fonte: http://www.cientic.com/imagens/celvegetal1.jpg
Atividade 2
Agora que os alunos já conseguem caracterizar as estruturas das células vegetais. O professor deverá fazer intervenções enfatizando que as células se organizam e formam tecidos, à saber: crescimento, sustentação, revestimento e condução. Para exemplificar leve uma planta para a aula ou leve os alunos ao jardim da escola para visualizarem alguns tecidos vegetais.
Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
O professor também deverá apresentar cortes naturais de raiz, caule e folha. Além disso, poderá apresentar material corado (lâminas) para observação.
Essa aula poderá ser realizada no laboratório da escola. Se a escola contar com microscópios utilize-os para que os alunos possam visualizar os cortes naturais e corados. Professor não se esqueça de preparar pranchas para auxiliar os alunos na identificação e diferenciação das estruturas internas das plantas.
*Dica: as pranchas deverão conter a foto do vegetal indicando o nome científico e popular e do lado uma imagem da organização interna da planta, indicando a parte da planta que corresponde ao corte. A função das pranchas é orientar os alunos sobre o que eles estarão visualizando no microscópio. Na ausência do microscópio as pranchas será as referências dos alunos. Professor se não conseguir material para fazer os cortes ou mesmo preparar as pranchas utilize o endereço abaixo e encontrará imagens da organização interna das plantas. A aula poderá ser realizada no laboratório de informática.
Site: http://docentes.esa.ipcb.pt/lab.biologia/disciplinas/botanica/Anatomia.html
Durante a aula solicite aos alunos que façam anotações ou mesmo desenhos para registrarem as observações que serão feitas. *Dica: as anotações podem ser registradas no caderno de Ciências ou se o professor preferir em um roteiro elaborado por ele.
Para encerrar a aula peça aos alunos que relatem sobre o que observaram e apreenderam na aula, assim os alunos estarão socializando o conhecimento construído.
http://www.ioc.fiocruz.br/menu/produtos/comciencia_02.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folha_(bot%C3%A2nica)
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. O professor poderá também analisar como foram registradas as observações.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2013
Cinco estrelasAchei muitos bacanas essas figuras..