Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo alguns cientistas importantes...

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar o conceito de cientista e o que é necessário ser feito para tornar-se um cientista;
  • Refletir sobre as descobertas, os conhecimentos que os cientistas deixaram a humanidade;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “Trecho do DVD Sid, o Cientista” (Fig.1), o qual versa sobre o tema da aula – cientistas.

O vídeo tem a duração de três minutos e dezenove segundos, e mostra um trecho do DVD “Sid, o cientista”. O personagem Sid é um garoto que observa tudo o que há ao seu redor e faz muitas perguntas à sua professora. Juntamente com seus colegas e professora, Sid realiza alguns experimentos práticos. 

  Link do Vídeo: http://criancas.uol.com.br/ultnot/multi/2010/03/10/0402993762E0A16326.jhtm?trecho-do-dvd-sid-o-cientista-0402993762E0A16326 

Figura 1 – Imagem do vídeo “Trecho do DVD Sid, o Cientista”

Disponível em: http://criancas.uol.com.br/ultnot/multi/2010/03/10/0402993762E0A16326.jhtm?trecho-do-dvd-sid-o-cientista-0402993762E0A16326  

Acesso em: 1º. Out. 2010.

Após a apresentação do vídeo, sugerimos que o professor promova uma conversa para que os alunos possam perceber qual será a temática da aula.     

- Vocês gostaram do vídeo?

- Alguém já conhecia o “Sid, o cientista”?

- Por que ele é chamado de cientista?

- Alguém sabe o que é um cientista e o que um cientista faz?

- Quais são as características do Sid? (é importante que o professor leve os alunos a perceber que Sid é curioso, observador, gosta de estudar e aprender coisas novas).

- Vocês conhecem algum cientista? Sabe o que faz e qual a importância de um cientista para a humanidade e para seu desenvolvimento?   

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para tanto, sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas.  

Atividade 1

Estando os alunos organizados em duplas, sugerimos que o professor disponibilize para cada uma delas um dicionário impresso ou peça para eles consultarem um dicionário eletrônico para que pesquisem o significado das palavras “cientista” e “ciência”.   

Abaixo as definições dos referidos termos no dicionário eletrônico.   

Definição de cientista: s.m. e f. O que se dedica à ciência; especialista numa ciência.

Disponível em: http://www.dicio.com.br/ciencia/  

Acesso em: 05.Out. 2010.       

Definição de ciência: s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.) Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência. Ciência pura, ciência praticada independentemente de qualquer preocupação de aplicação técnica. Ciência política, politicologia.   

Disponível em: http://www.dicio.com.br/ciencia/  

Acesso em: 05.Out. 2010.    

Figura 2 – Imagem do site “Dicionário Online de Português”

Disponível em: http://www.dicio.com.br/  

Acesso em: 1º. Out. 2010.   

Depois que todas as duplas fizerem a pesquisa sobre a definição das palavras “cientista e ciência”, o professor deverá fazer novamente uma das perguntas feitas anteriormente: “- o que é um cientista; o que ele faz?”.     

Sugerimos que o professor conduza algumas discussões sobre a definição das palavras e diga aos alunos que por meio da próxima atividade eles conhecerão alguns cientistas famosos e o que eles fizeram de importante para a humanidade por meio de suas descobertas.

Atividade 2

Estando organizados em grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.

Importante: Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.      

Texto: “Sir Isaac Newton” (Fig.3)

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/IsaacNewton.html   

Figura 3 – Imagem do texto “Sir Isaac Newton”

Disponível em: http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/IsaacNewton.html  

Acesso em: 02. Out. 2010.     

- Texto: “Galileu Galilei”    

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/GalileuGalilei.html   

- Texto: “Leonardo da Vince”

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/LeonardodaVinci.html  

  

- Texto: “Alessandro Volta”   

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/AlessandroVolta.html    

- Texto: “André Maria Ampére”    

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/AndreAmpere.html      

- Texto: “Lorde Rayleigh”  

http://fisica.cdcc.usp.br/Cientistas/LordRayleigh.html      

- Texto: “A evolução e o principio da Seleção natural”

http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/setemaiores/evolucao.htm      

- Texto: “Filósofo – Cientista Albert  Einstein”   

http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/setemaiores/filosofo.htm    

- Texto: “O ovo cósmico - Edwin Hubble” 

http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/setemaiores/ovo_cosmico.htm    

- Texto: “A importância da ciência para a nação” 

http://www.cdcc.sc.usp.br/julianoneto/importancia_da_ciencia.html#ciência_e_educação1   

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.  

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual foi a descoberta mostrada no texto?

- Qual foi a importância dessa descoberta?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?   

Observação: Os alunos não precisam responder essas perguntas no caderno, elas foram preparadas para que eles discutam o texto em grupo.

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido, de acordo com o roteiro de leitura, bem como o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queiram compartilhar com os colegas.   

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- Vocês se surpreenderam ao fazerem a leitura do texto?

- Qual foi a descoberta que mais chamou a atenção de vocês?   

- Por que os cientistas são importantes?

- Há algo que queiram compartilhar?    

- Alguém tem alguma dúvida?    

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.

Atividade 3

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática das aulas - Cientista, para colocá-los em um mural. Cada grupo poderá fazer um cartaz relacionado ao texto que leu, para que possa apresentar informações sobre a vida de um cientista  qual foi sua descoberta e contribuição para a humanidade.

Os cartazes poderão ser fixados em um mural para que os demais alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!  

Sugestão de Atividade:

Sugerimos que o professor organize com a ajuda dos alunos e de um professor de Ciências e ou Física uma "Feira de Ciências" na escola. Poderá haver a demonstração de alguns experimentos simples (Fig. 4), em que não há a necessidade de equipamentos de alto custo ou perigosos. Os demais alunos da escola poderão ser convidados a visitar a feira!

Figura 4 - Imagem do experimento "Vulcão de levedura"

disponível em: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/VulcaoLeved.htm 

Acesso em: 06.Out.2010.

Os sites abaixo trazem algumas sugestões de experiências que podem ser feitas em "Feiras de Ciências".

http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_04.asp  

http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/VulcaoLeved.htm 

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/sugestoesfisica.htm    

Recursos Complementares

- Em outra oportunidade o professor poderá apresentar aos alunos três pequenos vídeos que mostram a importância das perguntas para que haja desenvolvimento e benefícios para o ser humano:    

http://www.youtube.com/watch?v=49lQ8lZ6V04&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=xg8UG9I8hmw    

http://www.youtube.com/watch?v=kb9mzcr1ZoI&feature=related 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância de um cientista e o que ele faz.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conceito de cientista e o que é necessário ser feito para tornar-se um cientista;
  • Reflexão sobre as descobertas, os conhecimentos que os cientistas deixaram a humanidade;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Desenvolvimento da oralidade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.