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Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os aspectos culturais e suas características regionais.

- Conhecer alguns folguedos Nordestinos.

 - Apresentar algumas danças tradicionais do Nordeste.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A proposta desse tema é adentrar na rica cultura e tradição da Região Nordeste do Brasil, e para isso as aulas serão divididas em três partes. Na primeira será explorado o significado da palavra "Folguedo", no segundo momento aprofundaremos no folguedo do Boi, o "Bumba-meu-boi" e também numa dança de origem portuguesa, a "Quadrilha". Para fecharmos essas aulas, os alunos serão convidados a "bailar", como forma de vivenciar um pouco dessa tradição, juntamente com o professor como mediador nesse processo de ensino e de aprendizagem, os alunos irão apresentar uma típica quadrilha de festa junina.

Folguedos

Os Folguedos são festas populares, cuja origem pode ser religiosa, tanto católica como também na forma cultos africanos.

Suas representações possuem muitos ritmos embalados pelo som de instrumentos musicais, outra característica é seu enredo, o qual conta uma história retratando através de seus personagens, as diferentes tradições culturais locais.

Parte inerente da cultura popular, o folguedo ocorre em quase todos os lugares no Brasil, sendo mais presente em terras nordestinas.

Mas quais são os outros folguedos do Nordeste do Brasileiro?

O Afoxé, Reisado, Caboclo, Congada, Maracatu, Marujada são famosos folguedos Nordestinos, sendo o Bumba-meu-boi um dos mais conhecidos, e seu personagem principal o "Boi" ter sua história narrada em várias partes do Brasil com diferentes nomes tais como "Bumba-meu-boi" no Maranhão, "Boi-Bumbá" no Amazonas, "Boi de Reis" no Rio Grande do Norte, "Boi de mamão" em Santa Catarina. 

Atividade 1

 Para essa atividade sugiro que ouçam o áudio que traz informações sobre folguedos, em especial a história do bumba-meu-boi e curiosidades sobre as tradicionais festas Juninas.

Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João

Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João 

Sinopse: o áudio fala das festas dos meses de junho e julho, espalhadas pelo nordeste brasileiro. É tempo de “Bumba-meu-boi” e “São João”, festas tradicionais que se incorporaram na cultura brasileira e revelam nosso jeito de ser. A primeira é um folguedo que tem influência dos brancos (no enredo), dos negros (no batuque) e dos índios (na dança). Já a Festa Junina é uma homenagem aos Santos: São Pedro, Santo Antonio e São João. De origem portuguesa, tem na quadrilha uma dança que veio junto com a colonização. Essa era uma dança de salão que ao chegar no nordeste brasileiro teve suas adaptações. Osvald Barroso (diretor do museu da imagem e do som do Ceará) comenta que essa é uma das maiores festas popular do Brasil e afirma que é sempre reinventada e sobrevive ao longo do tempo e se tornou também uma festa urbana.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18074 (acessado em 05/10/2010). 

Antes da apresentação do áudio elaborar um roteiro para que os alunos durante a exibição anotem e respondam algumas questões pertinentes ao tema.

Sugestão de roteiro para o áudio:

- Os povos Brancos, Negros e os indígenas influenciaram na formação da cultura brasileira de que forma? 

- Qual é a história do Bumba meu boi?

- Quem são os personagens do Folguedo Bumba meu boi?

- Em outras partes do País ele se modificou, quais foram as principais mudanças na região norte, principalmente em Parintins?

- O que é o Bumbódromo e onde é realizado?

- De onde vem a dança chamada Quadrilha?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Boi, através do Documentário produzido pelo Canal Futura “Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi”.

Sinopse do documentário: "Viajando pelo Brasil, procurando conhecer e aprender os passos, gingados dos dançarinos populares, aprendemos que as danças circulam, e que o corpo informa sobre a vida de cada dançarino.

Documentário produzido pelo Canal Futura apresentado por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Nesse episódio, o Bumba-meu-boi do Mestre Ciriaco.

“Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi” - parte 1

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY (acessado em 05/10/2010).   

“Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi” - parte 2

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=_FFSF_C0Bio&feature=related (acessado em 05/10/2010).    

Atividade 2

Solicitar aos alunos após a apresentação dos vídeos que elaborem um texto sobre qual a importância de se preservar a cultura e tradição, e quais festas, danças ou tradições você conhece em sua região?

Atividade 3

Chegou o momento dos alunos vivenciarem um pouco dessa cultura, onde terão a oportunidade de expressar através da dança essa singular manifestação cultural, de tradição em vários cantos do Brasil.

Para isso todo o colégio/escola será transformado em um "arraial" propiciando um momento para os alunos possam apresentar uma típica "Quadrilha".

Mas como desenvolver essa atividade?

Para acontecer a Dança é preciso seguir os seguintes passos:

01. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma, diante da outra, separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama.

Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.

02. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU “CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS”

Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.

03. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU “DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS”

As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.

04. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADO

Os cavalheiros dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo. Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa,

05. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTRO

Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo nº 1 ou 2. Ao comando “Primeiras marcas ao centro, apenas os pares de vão ao centro, cumprimentam-se, voltam, os outros fazem o passo no lugar. Estando no centro, ao ouvir o marcador pedir balanceio ou giro, executar com o par da fileira oposta. Ouvindo “aos seus lugares, os pares de nº 1 voltam à posição anterior. Ao comando de “Segundas marcas ao centro", os pares de nº 2 fazem o mesmo.

06. GRANDE PASSEIO

As filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.

07. TROCAR DE DAMA

Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

08. TROCAR DE CAVALHEIRO

O mesmo procedimento. Cada dama vai passar portadas os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.

09. O TÚNEL

Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.

10. ANAVAN TUR

A dama e o cavalheiro dançam como no TUR. Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.

11. CAMINHO DA ROÇA

Damas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres, balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.

12. OLHA A COBRA

Damas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo. Vários comandos são usados para este passo: “Olha a chuva, “Olha a inflação, Olha o assalto, “Olha o (cita-se o nome de um político impopular na região). A fileira deve ir deslizando como uma cobra pelo chão.

13. É MENTIRA

Damas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.

14. CARACOL

Damas e cavalheiros estão em uma única fileira. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.

15. DESVIAR

É a palavra-chave para que o guia procure executar o caracol, ao contrário, até todos estarem em linha reta.

16. A GRANDE RODA

A fila é única agora, saindo do caracol. Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dados, à direita e a esquerda como for pedido. Neste passo, temos evoluções. Ouvindo “Duas rodas, damas para o centro"; as mulheres vão ao centro, dão as mãos. Na marcação “Duas rodas, cavalheiros para dentro , acontece o inverso. As rodas obedecem ao comando, movimentando para a direita ou para esquerda. Se o pedido for “Damas à esquerda" e “Cavalheiros à direita ou vice-versa, uma roda se desloca em sentido contrário à outra, seguindo o comando.

17. COROAR DAMAS

Volta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dados, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.

18. COROAR CAVALHEIROS

Os cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora, que erguem os braços, de mãos dados, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dados, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Desloca-se para o lado que o marcador pedir.

19. DUAS RODAS

As damas levantam os braços, abaixando em seguida. Continuam de mãos dados, sem enlaçar os cavalheiros, mantendo a roda. A roda dos cavalheiros é também mantida. São novamente duas rodas, movimentando, os duos, no mesmo sentido ou não, segundo o comando. Até a contra-ordem!

20. REFORMAR A GRANDE RODA

Os cavalheiros caminham de costas, se colocando entre as damas. Todos se dão as mãos. A roda gira para a direita ou para a esquerda, segundo o comando.

21. DESPEDIDA

De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente, Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. Nas Festas Juninas Mineiras, Paranaenses e Paulistas, após o encerramento da quadrilha, os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.

Professor chegou o momento de reunir os alunos em um grande círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam expor suas considerações sobre os temas trabalhados. Pode ser na forma de um debate, onde o professor será o mediador retomando os principais assuntos como os folguedos e sua influência nas tradições da Região Nordeste, o significado e a história do Boi bem como suas diferenças regionais, voltar ao texto e pedir para os alunos que apresentem suas considerações sobre a importância de se preservar a cultura e tradição, e quais festas, danças ou tradições eles conhecem e também sobre a vivência com a "Dança da Quadrilha".

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João Áudio
Recursos Complementares

Referências:

Folguedo (site sobre a definição do Folguedo): http://pt.wikipedia.org/wiki/Folguedo (acessado em 05/10/2010).

Centro de Tradições Nordestinas (site com informações sobre várias danças tradicionais): www.ctn.org.br/cultura/pesquisas/festasdancas.php (acessado em 05/10/2010). 

Grupo Escolar (site com informações sobre o Bumba-meu-boi): www.grupoescolar.com/materia/bumba_meu_boi_(folclore_brasileiro).html (acessado em 05/10/2010). 

Sua Pesquisa (site com os principais folguedos da cultura popular brasileira): www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.htm (acessado em 05/10/2010). 

Info Escola (site com informações sobre a história e como dançar a quadrilha): www.infoescola.com/musica/danca-de-quadrilha/ (acessado em 05/10/2010). 

Avaliação

A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida. Analisando a participação nos debates, a socialização com a turma e professor, a organização, participação na apresentação da "Dança da Quadrilha". O comportamento em relação ao trabalho realizado em grupo e a forma de apresentação do mesmo.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • jackie llima, colegio cascavelence , Ceará - disse:
    jackkslima@hotmail.com

    23/01/2012

    Cinco estrelas

    maravilhoso tudo muito organizado. Para mim foi um achado trabalho com arte na escola e temos que montar oboi todo ano.


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