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Projeto Genoma Humano

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar o passo a passo da pesquisa do projeto genoma humano e suas descobertas.

Relacionar as contribuições do projeto para a saúde e desenvolvimento humano.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leis de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

Muito se fala dos avanços da genética. O que seus alunos sabem sobre o assunto? O que já é realidade e o que é ainda ficção científica? O professor poderá iniciar a aula, com estas perguntas. Após as participações orais dos alunos, solicite que eles leiam a reportagem da revista Época, "Faremos teste de DNA para ir a feira", disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI174255-15257,00-FAREMOS+TESTE+DE+DNA+PARA+IR+A+FEIRA.html (acessado dia 05/10/2010).  

A leitura da reportagem poderá ser feita em sala de aula, com um aluno lendo um trecho e passando para outro colega continuar a leitura, ou o professor poderá levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede para que todos os alunos leiam em silêncio. Após a leitura, o professor poderá explorar aspectos da reportagem para um debate inicial do tema. Pode perguntar por exemplo:

O que é a nutrigenômica? Compare a nutrigenômica e a agricultura orgânica. Quais as vantagens e limitações que cada uma apresenta? Que aspectos devem ser levados em conta na pesquisa da nutrigenômica? Que parcela da população será beneficiada? Como este conhecimento poderá refletir na evolução humana?

Lembre-se que durante estas discussões, o professor pode e deve interferir nas respostas, complementando ou corrigindo os alunos e aproveitar para explicar o conteúdo.

ATIVIDADE 1

Organize-os em equipes. Leve-os ao laboratório de informática para que pesquisem sobre o histórico do Projeto Genoma Humano e quais foram os passos necessários para se chegar aos resultados até agora obtidos. O que é realidade hoje e o que é ficção científica, no que se refere ao projeto genoma humano?

Delimite o tempo máximo de pesquisa (por exemplo, 30 minutos). Determine o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos. Os alunos podem em primeiro momento, copiar o trecho diretamente da internet e colar em um editor de texto.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, o projeto genoma humano. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). 

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).           

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

Brasil escola, genoma humano, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/projeto-genoma.htm  (acessado dia 11/11/2010). 

Terra, mapeamento do genoma, disponível em: http://www.terra.com.br/mundo/2000/06/27/006.htm  (acessado dia 11/11/2010). 

Dia a dia educação, vídeo sobre o projeto genoma, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=12221  

(acessado dia 11/11/2010). 

Wikipedia, projeto genoma humano, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma_Humano  (acessado dia 11/11/2010). 

Algo sobre, projeto genoma, disponível em: http://www.algosobre.com.br/biologia/projeto-genoma.html  (acessado dia 11/11/2010). 

UFRGS, projeto genoma humano, disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/genoma.htm  (acessado dia 11/11/2010). 

Lembre-os de sempre relacionar o trecho com o local de pesquisa (referência bibliográfica). Depois de recolher as informações necessárias, os alunos devem sintetizá-las em tópicos por datas, em ordem crescente por anos. Após esta estruturação, os alunos deverão elaborar uma linha do tempo.

Um sítio interessante para a construção da linha do tempo é o XTimeline, disponível em: http://www.xtimeline.com (acessado dia 29/07/10).

O professor e alunos devem se cadastrar para criar a linha do tempo. Clique em “Sign In” e preencha as informações solicitadas (nome, e-mail, senha). Depois quando voltar em outro dia nesta página, deve clicar em “Login” e preencher  e-mail e senha. A página inicial mostra uma barra verde horizontal com um botão chamado “Create time line”. Clique sobre ele. Abrirá uma nova página, onde devem preencher os dados referentes à linha do tempo a ser criada. Título, linguagem, nome da página da internet que a linha do tempo ficará exposta e descrição. Depois de completar estas informações, clique em “Create”. Agora os alunos devem ir adicionando os eventos que formarão esta linha do tempo. Para isto, devem clicar em “Add event”, colocar o título do evento, por exemplo, surgimento da ovelha Dolly, e colocar a data do evento (1996), a descrição deste evento (explicações) e se possível, a inserção de imagens pesquisadas pelos alunos e que tenham relação com o evento descrito. Clique em “Save” ou “Save and add next”. Os alunos devem ir adicionando os eventos que julgarem importantes (obtidos na pesquisa sobre o Projeto Genoma Humano). Ao finalizar, podem visualizar a linha do tempo elaborada. É interessante que o professor indique aos alunos visitar as linhas do tempo feitas pelas outras equipes a fim de comparar as linhas e ver o que podem melhorar em seus trabalhos (ou até mesmo dicas para melhorar as linhas do tempo dos outros colegas). 

Leve aos alunos o trecho do filme Gattaca – experiência genética, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16172 (acessado dia 05/10/2010).

Este filme pode ser visualizado no laboratório de informática ou se a escola possuir uma TV Pendrive (com entrada USB) é possível salvar o trecho deste sítio em uma pen-drive e levá-lo até a entrada USB do televisor (se a escola possuir a TV Pendrive). Caso não exista uma televisão com entrada USB, o professor poderá fazer uso de um computador acoplado a um projetor (data-show) e mostrar a turma o trecho do vídeo a ser analisado. Após a visualização deste vídeo, o professor poderá trabalhar alguns conceitos com os alunos: O projeto genoma humano poderá levar a uma situação como a retratada no filme? Quais julgamentos de valores estão sendo postos neste trecho do filme? Pensando que a situação retratada pode ser verossímil, qual o impacto que a seleção de características genéticas teria sobre a evolução da espécie humana? 

 INTERDISCIPLINARIDADE

Os professores de sociologia e filosofia podem atuar conjuntamente na discussão da ética relacionada a processos de manipulação genética. O projeto genoma humano resvala em quais dilemas éticos? Como resolvê-los? (Por exemplo, a escolha de características genéticas mais apropriadas, o preconceito com pessoas não “melhoradas” geneticamente, a clonagem terapêutica e a clonagem reprodutiva, etc...)

ATIVIDADE 2

Ainda no laboratório de informática, instrua os alunos a criarem um blog para postarem os conhecimentos que já adquiriram (pesquisa inicial e link para a linha do tempo já criada). Estimule a criatividade deles e o uso de imagens, vídeos e reportagens sobre o tema. Solicite que eles sempre escrevam um texto de sua autoria a cada inserção de recursos e postagens. Um blog poderá ser desenvolvido por até 3 alunos.

Determine o tempo para a criação e a inserção das produções já feitas pelos alunos (por exemplo, no máximo 40 minutos). As postagens posteriores poderão ser feitas no contra turno das aulas. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina. Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em:  

http://www.webartigos.com/articles/2017/1/A-Utilizaccedilatildeo-Do-Blog-Na-Educaccedilatildeo/pagina1.html   (acessado dia 18/06/10).  Tutoriais como criar um blog, disponível em:   http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf   (acessado dia 18/06/10).    

Agora solicite aos alunos que ouçam o áudio a seguir:

Como a genética pode te ajudar  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25195 acessado dia 03/10/2010).

 Questões de trabalho:

  1. Quais as possibilidades que a genética abre?
  2. Que critérios são analisados antes da genética, para a melhoria de gados de corte e leite? E depois da genética?
  3. De que maneira estas características podem ajudar na criação de gado? De que maneira isso se reflete na economia e vida dos seres humanos?

Estas questões poderão ser debatidas em grupos de alunos (até 3 integrantes) e ao final da discussão, os alunos podem redigir um texto a ser publicado no blog já aberto.

ATIVIDADE 3

PODCAST

Organize os alunos nas mesmas equipes das outras atividades. Baseado no áudio “Como a genética pode te ajudar” e nas pesquisas já realizadas sobre o tema Projeto Genoma Humano, as equipes deverão montar um texto para áudio. Algumas sugestões de sub temas que podem ser tratados neste áudio são:

Avanços no projeto genoma;

Novidades na saúde vindas do projeto genoma humano;

Interações entre projetos genomas (humano e de outra espécie);

Projeto genoma (de outra espécie que tenha repercussão na economia, agricultura ou saúde humana) – neste sub tema pode ter mais de um programa de áudio, de espécies diferentes;

Projeto genoma humano e agricultura (produção de alimentos e suplementos personalizados geneticamente);

Cada grupo de alunos deverá publicar um mini programa de até 2 minutos sobre um dos sub temas. Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity (sítio), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação. Os alunos poderão incluir as entrevistas gravadas neste podcast. Aqueles que copiaram os dizeres de seus entrevistados poderão usar da citação e montar um texto a ser lido dentro do programa de áudio criado.

DICA: Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar. A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os mini programas feitos pelos alunos. É interessante que estes programas sejam divulgados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos e práticas que evitem o estresse.

 Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Os ouvintes podem baixar os novos programas para ouvir sem necessitar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.   Saiba mais... acessando: www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2 (acessado dia 08/10/2010).

Após os alunos gravarem os áudios, eles podem publicar o link do programete em seus blogs. Estimule a visitação dos alunos aos blogues dos colegas, a ouvirem os programas de áudios produzidos e a deixarem comentários nos sítios.

Promova um momento de troca de informações entre os alunos, onde eles devem apresentar suas pesquisas e também o programa de áudio que confeccionaram para os colegas da escola. Neste momento, instrua-os que dentro dos conhecimentos que eles construíram até o momento, devem explanar e responder questões levantadas por seus colegas.

Se for possível, podem trazer algum especialista (como um geneticista por exemplo) para responder perguntas da plateia.

Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISA

Brasil Escola, Projeto Genoma, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/projeto-genoma.htm (acessado dia 05/10/2010).  

USP, Projeto Genoma, disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/genoma/Projetogenoma.html (acessado dia 05/10/2010).  

Wikipedia, Projeto Genoma, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma (acessado dia 05/10/2010). 

 Algo sobre, Projeto Genoma, disponível em: http://www.algosobre.com.br/biologia/projeto-genoma.html (acessado dia 05/10/2010). 

 BIOÉTICA E PROJETO GENOMA HUMANO UFRG, Projeto Genoma Humano, disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/genoma.htm (acessado dia 05/10/2010).  

REPORTAGENS

Business Wire, ISB e ETH Zurich criam mapa do proteoma humano, disponível em: http://www.businesswire.com/news/home/20100919005100/pt (acessado dia 05/10/2010).  

Planeta Universitário, Motor da evolução, disponível em: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16925:motor-da-evolucao&catid=56:ciia-e-tecnologia&Itemid=75 (acessado dia 05/10/2010).  

Planeta Universitário, Impulso à Genômica, disponível em: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16852:impulso-a-genomica&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73 (acessado dia 05/10/2010).  

Época, Faremos teste de DNA para ir a feira, disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI174255-15257,00-FAREMOS+TESTE+DE+DNA+PARA+IR+A+FEIRA.html (acessado dia 05/10/2010).  

VÍDEOS

 You tube, Projeto genoma (duração 3:30), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM (acessado dia 05/10/2010).  

You tube, Projeto genoma humano 1 de 5 (duração 10:09) disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=us_paO-w_XU (acessado dia 05/10/2010). 

Avaliação

O professor poderá avaliar seus alunos por meio das produções e participações em sala de aula. Para tanto, é interessante que o professor estipule critérios que serão analisados e divulgue estes critérios aos alunos no momento que pede a atividade. Sugerimos alguns critérios como exemplo:

LINHA DO TEMPO – organização, criatividade, pertinência dos conceitos, profundidade no tema, correção na ligação e organização da linha do tempo.

BLOG – poder de síntese textual, organização, criatividade, trabalho em grupo, ortografia, gramática, profundidade do tema, pertinência com o tema, uso de imagens, vídeos e áudios.

PODCAST – oralidade, organização, trabalho em equipe, criatividade, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, uso de efeitos sonoros.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Wlisses Lima, UNIUBE - Universidade de Uberaba , Minas Gerais - disse:
    wlidu@hotmail.com

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    O didática da aula é muito bem elaborada e rica em recursos complementares.


Sem classificação.
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