Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sistematizar o conceito de substantivo coletivo;
  • Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os;
  • Exercitar a criatividade ao produzir textos;
  • Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saiba o conceito de substantivo e também seja capaz de expor oralmente suas idéias.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros. Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/substantivo001.aspe   

http://www.algosobre.com.br/portugues/substantivo.html    

http://www.interaula.com/portugues/substantivo.htm    

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/substantivo001.asp   (Sítios consultados em 28/09/2010).

Apresente aos alunos o cartaz abaixo:

Fonte: Acervo da autora

Explore o cartaz com os alunos.

Pergunte:      

* O que vocês conseguem ver neste cartaz?       

* Que animais aparecem no cartaz?       

* Qual é a frase que está escrita nele?       

* O que vocês pensam sobre a frase?       

* O que significa a palavra tráfico?       

* Quem sabe o nome de algum/ns animal/is do nosso país?       

* Qual palavra podemos usar para substituir a expressão conjunto de animais, sem alterar o significado da frase? Professor, auxilie a turma a chegar à palavra fauna.  

Após a descoberta informe aos alunos que fauna é uma palavra que está no singular, mas que indica mais de um animal, ou seja, um conjunto de animais.

Professor, aproveite a oportunidade para fazer um trabalho interdisciplinar.

Em Geografia: explore os animais que estão em extinção nas diferentes regiões do Brasil. Leve para sala de aula um mapa contendo as regiões do Brasil e explore o habitat natural de alguns animais. Você poderá consultar a aula: “Animais em extinção: como protegê-los” postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=22445  

Em Ciências: proponha uma pesquisa no acervo impresso da biblioteca da escola, a fim de que os alunos descubram os hábitos alimentares de alguns animais e sua utilidade para a natureza e o homem.

 Em História:  aproveite o momento de pesquisa  e estimule os alunos a procurarem também, textos e imagens que abordem sobre animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.  

Em Matemática: oriente os alunos para elaborarem gráficos com nomes de animais em extinção. Professor, você ainda poderá trabalhar situações problema, estimativas,  contagem do número de animais que estão em extinção e escrita desses números por extenso.

Professor, utilize outros exemplos para que os alunos possam compreender melhor a ideia de conjunto de seres da mesma espécie. Você poderá pedir que os alunos observem as ilustrações abaixo:

Fonte: DIRCE, Guedes de Azevedo. Festa das palavras, 2. São Paulo:FTD, 1992, p.58.

Professor, estabeleça um diálogo com a turma explorando as ilustrações. Utilize as questões anteriores e adapte-as, conforme as imagens. O importante é que você dê ênfase à palavra enxame, ou seja, ao conjunto de abelhas.   

Após a exploração das imagens informe aos alunos que as palavras fauna e enxame estão no singular, mas expressam a ideia de mais de um ser e são chamadas de substantivo coletivo.

Vamos pesquisar?   

Professor, solicite, como tarefa de casa que os alunos façam uma pesquisa sobre substantivos coletivos. Escreva no caderno de Língua Portuguesa a seguinte informação e instrução:   

  

Oba! Temos novidade!   

Hoje descobrimos o que é substantivo coletivo. Aprendi que substantivo coletivo é... (Espera-se que o aluno chegue à seguinte conclusão: Substantivo coletivo é a palavra que usada no singular, indica mais de um ser ou coisa de uma mesma espécie).

Agora, vou pesquisar e fazer uma lista de alguns substantivos coletivos. (Professor, você poderá utilizar os coletivos das ilustrações que você explorou como modelo).

fauna: de animais

enxame: de abelhas

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em duplas e solicite que comparem os coletivos escritos em suas pesquisas. Peça também que sublinhem aqueles que foram escritos nas duas pesquisas.

Para finalizar, reorganize a turma em um grande grupo. Instrua os alunos a lerem os coletivos para que todos possam tomar conhecimento dos registrados pelos colegas.

Quando terminarem a leitura faça uma lista contendo os coletivos pesquisados. Solicite que os alunos copiem a lista no caderno. Você poderá fazer assim:

Coletivo é o nome que expressa um grupo de seres da mesma espécie. Exemplos:  

álbum: de fotografias

alfabeto: de letras

arquipélago: de ilhas

banda: de músicos

bando: de aves

batalhão/exército: de soldados

biblioteca: de livros

boiada: de bois

cacho: de bananas, de uvas

cardume: de peixes

classe: de alunos

constelação: de estrelas, de astros

discoteca: de discos

enxame: de abelhas

esquadrilha: de aviões

fauna: de animais

flora: de plantas

matilha: de cães

multidão: de pessoas

nuvem: de insetos

penca: de frutos

quadrilha: de ladrões

ramalhete/buquê: de flores

rebanho: de bois, de cabras, de ovelhas

réstia: de alhos, de cebola

tribo: de índios

vara: de porcos, de javalis  

Professor, você também poderá fazer um mural com os coletivos listados acima e deixar espaço para que os alunos possam acrescentar outros no decorrer da semana. Assim, os alunos poderão consultar o mural quando necessário. Ilustre-o com alguns coletivos, veja algumas ilustrações:

 

Fonte: Acervo da autora

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.     

Professor, convide sua turma para fazer uma atividade lúdica.

Se for possível, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, neles você encontra além de jogos alguns vídeos sobre o conceito de substantivo coletivo.

 http://fotoenseada.sites.uol.com.br/NetDemoBingoPortug.html     

 http://www.redescola.com.br/software/uapf3058/uapf3058.swf  

Ou  http://jogosdaescola.blogspot.com/    

Outros jogos estão disponibilizados nos sítios:

http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-1.htm  

http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-2.htm 

http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-3.htm      

VIDEOS      

http://www.youtube.com/watch?v=LTPTa-L1nWM     

http://www.youtube.com/watch?v=euNJ4tEWMTo&feature=related  (Sítios consultados em 28/09/2010).

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

Professor, se não for possível utilizar o Laboratório de Informática você poderá confeccionar um jogo de memória utilizando os coletivos. Você poderá fazer assim:  

Entregue para os alunos fichas medindo 8 cm x 6 cm, as fichas poderão ser de cartolina ou de outro papel mais resistente e que seja possível fazer desenhos. Aproveite este momento para trabalhar medidas de grandeza. Você poderá utilizar o sítio:

http://educar.sc.usp.br/ciencias/fisica/mf5.htm.   

Peça que os alunos procurem e recortem figuras que indicam um conjunto de animais, pessoas ou objetos, para isso disponibilize revistas e jornais (se preferir poderá solicitar que os alunos tragam as ilustrações de casa).

Depois de realizada a seleção das imagens os alunos deverão colá-las em diferentes fichas e escrever o coletivo correspondente. Em outras fichas deverão escrever o substantivo comum. Se preferir poderá solicitar que façam desenhos ao invés de utilizarem recortes. Veja o exemplo: bando- aves

Fonte: Acervo da autora

Utiliza-se este jogo da seguinte maneira: o aluno deve achar o coletivo e a palavra correspondente a ele. Achando o par, tem direito a mais uma tentativa para encontrar outro par, e caso não acerte deve passar a vez ao próximo.

Para jogar é preciso ter uma superfície grande. Distribuir todo o maço de fichas, uma por uma, com a face virada para a mesa. Não faz diferença se as cartas são dispostas em linhas e colunas organizadas ou de forma aleatória.

Uma jogada consiste em virar uma carta, depois outra. Todos os jogadores veem as cartas que foram viradas. Se elas forem iguais, retire-as da mesa e separe-as. Jogue outra vez. Se as duas cartas viradas não forem iguais, acabou a sua jogada. Coloque as cartas em seus lugares, com a face virada para baixo. Observe as cartas viradas para as jogadas seguintes.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Imagem: Fonte: CD Cliparts & CIA- Números 05 e 06

Professor, utilizando o caderno de Língua Portuguesa solicite que cada aluno realize as seguintes atividades:   

1- Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões em destaque por substantivos coletivos. Faça outras mudanças que forem necessárias.

a- Hoje eu vi na televisão um belo grupo de cães. (Hoje eu vi na televisão uma bela matilha).

b- O conjunto de letras da nossa língua é formado por vogais e consoantes. (O alfabeto da nossa língua é formado por vogais e consoantes).   

c- O conjunto de artistas da novela saíram atrasados. (O elenco da novela saiu atrasado).   

d- Um grupo de soldados participou do desfile do aniversário de nossa cidade.  (O batalhão/exército participou do desfile do aniversário de nossa cidade).

2- Relacione as colunas de acordo com o substantivo coletivo.

a- Se muitos bois pastam,              ( e )  vejo uma constelação.

b- Se compro cebolas,                   (  ) eles formam uma quadrilha.

c- Se muitos peixes nadam,            ( a  ) um rebanho pasta.

d- Se vários ladrões se juntam,       (  ) compro uma réstia

e- Se vejo muitas estrelas,              ( c  ) um cardume nada.

3- Muitas vezes, usamos o substantivo coletivo para evitar a repetição de uma expressão no texto. Observe o exemplo:

Como você observou o substantivo coletivo arquipélago está substituindo a expressão conjunto de ilhas, evitando que ela seja repetida no texto.   

Agora, reescreva as frases, completando-as com os substantivos coletivos correspondentes às expressões em destaque.

a- Um grupo de ladrões assaltou um banco. Felizmente, a _____________ foi presa assim que saiu da agência. (quadrilha)   

b- Um grupo de atores brasileiros está viajando com a nova peça por todo o Brasil. O ________ está fazendo o maior sucesso em todos os lugares por onde passa. (elenco).  

c- Um grupo de jogadores disputará uma importante partida. Se ganhar, o ________ passará para a próxima fase. (time).  

d- O grupo de músicos de minha cidade participará de um concurso. Se ficar em primeiro lugar a _________ ganhará uma viagem para Fernando de Noronha. (banda).

4- Leia a situação problema abaixo e em seguida resolva as questões propostas.   

Uma tribo indígena alimentou-se com um cardume composto de 24 peixes. Outra tribo se alimentou com o dobro deste cardume. E uma terceira tribo com a metade do dobro da segunda. Quantos peixes foram consumidos pela 1a, 2a e 3a tribo? E as três tribos juntas quantos peixes consumiram?

a- Sublinhe os substantivos coletivos que aparecem no texto acima.

b- Escreva os substantivos que você sublinhou e o nome dos elementos que formam estes coletivos.

c- Agora, resolva a situação problema apresentada no texto.

1a  = 24 peixes              2a = 2 X 24= 48           3a = 48: 2= 24 24 + 48 + 24 = 96      

As três tribos consumiram num total 96 peixes

5- Escolha no mínimo dois substantivos coletivos e produza frases empregando-os.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha  em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja observe na atividade em grupo se todos foram capazes de resolver as questões propostas. Verifique se conseguiram sistematizar o conceito de substantivo coletivo e utilizar em frases e textos substantivos coletivos. No decorrer das atividades verifique se os alunos conseguem inserir substantivos  coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonia Maria dos Reis, Escola M. Linaldo Ferreira Alves , Bahia - disse:
    antoniamaria09@hotmail.com

    07/05/2013

    Cinco estrelas

    gostei das ideias apresentadas, foi muito proveitoso irei utilizar algumas e volto para dizer como foi.


  • JACIREMA, E.E.TIRADENTES I , Pará - disse:
    jacybarroso@gmail.com

    27/01/2013

    Cinco estrelas

    Seria possivel um trabalho legalpara o ensino médio?Mande para mim.Obrigada!


  • Ivete Gottardi da Silva, Escola Municipal Bairro Antena , Santa Catarina - disse:
    ivetegps@hotmail.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, Professora Eliana!!! Muito bem contextualizado. Procuro trabalhar dessa forma com meus aluno(4º ano). Partindo sempre do que eles já sabem, problematizando para instigá-los a querer aprender e sempre trabalhando a interdisciplinariedade.


  • tatiane, tt , São Paulo - disse:
    tatiane.caracion@hotmail.com

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    amei a lição eu quero encontrar todas as liçoes que eu precisar aqui para meus alunos fluir cada vez mais


  • Luciana Luz Ferreira, Colégio Russell , Alagoas - disse:
    luzferreira2008@hotmail.com

    02/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada a aula. excelente para crianças do 6º ano, pena que a escola da qual faço parte não tem laboratório de informática em funcionamento.


  • Delize Ap. Campos Oliveira, E.M.Amanda Carneiro Teixeira , Minas Gerais - disse:
    delizecampos@gmail.com

    25/12/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, sou pedagoga na rede municipal e vou aproveitar sua sugestão. obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.