09/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saiba o conceito de substantivo e também seja capaz de expor oralmente suas idéias.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros. Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/substantivo001.aspe
http://www.algosobre.com.br/portugues/substantivo.html
http://www.interaula.com/portugues/substantivo.htm
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/substantivo001.asp (Sítios consultados em 28/09/2010).
Apresente aos alunos o cartaz abaixo:
Fonte: Acervo da autora
Explore o cartaz com os alunos.
Pergunte:
* O que vocês conseguem ver neste cartaz?
* Que animais aparecem no cartaz?
* Qual é a frase que está escrita nele?
* O que vocês pensam sobre a frase?
* O que significa a palavra tráfico?
* Quem sabe o nome de algum/ns animal/is do nosso país?
* Qual palavra podemos usar para substituir a expressão conjunto de animais, sem alterar o significado da frase? Professor, auxilie a turma a chegar à palavra fauna.
Após a descoberta informe aos alunos que fauna é uma palavra que está no singular, mas que indica mais de um animal, ou seja, um conjunto de animais.
Professor, aproveite a oportunidade para fazer um trabalho interdisciplinar.
Em Geografia: explore os animais que estão em extinção nas diferentes regiões do Brasil. Leve para sala de aula um mapa contendo as regiões do Brasil e explore o habitat natural de alguns animais. Você poderá consultar a aula: “Animais em extinção: como protegê-los” postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=22445
Em Ciências: proponha uma pesquisa no acervo impresso da biblioteca da escola, a fim de que os alunos descubram os hábitos alimentares de alguns animais e sua utilidade para a natureza e o homem.
Em História: aproveite o momento de pesquisa e estimule os alunos a procurarem também, textos e imagens que abordem sobre animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.
Em Matemática: oriente os alunos para elaborarem gráficos com nomes de animais em extinção. Professor, você ainda poderá trabalhar situações problema, estimativas, contagem do número de animais que estão em extinção e escrita desses números por extenso.
Professor, utilize outros exemplos para que os alunos possam compreender melhor a ideia de conjunto de seres da mesma espécie. Você poderá pedir que os alunos observem as ilustrações abaixo:
Fonte: DIRCE, Guedes de Azevedo. Festa das palavras, 2. São Paulo:FTD, 1992, p.58.
Professor, estabeleça um diálogo com a turma explorando as ilustrações. Utilize as questões anteriores e adapte-as, conforme as imagens. O importante é que você dê ênfase à palavra enxame, ou seja, ao conjunto de abelhas.
Após a exploração das imagens informe aos alunos que as palavras fauna e enxame estão no singular, mas expressam a ideia de mais de um ser e são chamadas de substantivo coletivo.
Vamos pesquisar?
Professor, solicite, como tarefa de casa que os alunos façam uma pesquisa sobre substantivos coletivos. Escreva no caderno de Língua Portuguesa a seguinte informação e instrução:
Oba! Temos novidade!
Hoje descobrimos o que é substantivo coletivo. Aprendi que substantivo coletivo é... (Espera-se que o aluno chegue à seguinte conclusão: Substantivo coletivo é a palavra que usada no singular, indica mais de um ser ou coisa de uma mesma espécie).
Agora, vou pesquisar e fazer uma lista de alguns substantivos coletivos. (Professor, você poderá utilizar os coletivos das ilustrações que você explorou como modelo).
fauna: de animais
enxame: de abelhas
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Organize os alunos em duplas e solicite que comparem os coletivos escritos em suas pesquisas. Peça também que sublinhem aqueles que foram escritos nas duas pesquisas.
Para finalizar, reorganize a turma em um grande grupo. Instrua os alunos a lerem os coletivos para que todos possam tomar conhecimento dos registrados pelos colegas.
Quando terminarem a leitura faça uma lista contendo os coletivos pesquisados. Solicite que os alunos copiem a lista no caderno. Você poderá fazer assim:
Coletivo é o nome que expressa um grupo de seres da mesma espécie. Exemplos:
álbum: de fotografias
alfabeto: de letras
arquipélago: de ilhas
banda: de músicos
bando: de aves
batalhão/exército: de soldados
biblioteca: de livros
boiada: de bois
cacho: de bananas, de uvas
cardume: de peixes
classe: de alunos
constelação: de estrelas, de astros
discoteca: de discos
enxame: de abelhas
esquadrilha: de aviões
fauna: de animais
flora: de plantas
matilha: de cães
multidão: de pessoas
nuvem: de insetos
penca: de frutos
quadrilha: de ladrões
ramalhete/buquê: de flores
rebanho: de bois, de cabras, de ovelhas
réstia: de alhos, de cebola
tribo: de índios
vara: de porcos, de javalis
Professor, você também poderá fazer um mural com os coletivos listados acima e deixar espaço para que os alunos possam acrescentar outros no decorrer da semana. Assim, os alunos poderão consultar o mural quando necessário. Ilustre-o com alguns coletivos, veja algumas ilustrações:
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, convide sua turma para fazer uma atividade lúdica.
Se for possível, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, neles você encontra além de jogos alguns vídeos sobre o conceito de substantivo coletivo.
http://fotoenseada.sites.uol.com.br/NetDemoBingoPortug.html
http://www.redescola.com.br/software/uapf3058/uapf3058.swf
Ou http://jogosdaescola.blogspot.com/
Outros jogos estão disponibilizados nos sítios:
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-2.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-3.htm
VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=LTPTa-L1nWM
http://www.youtube.com/watch?v=euNJ4tEWMTo&feature=related (Sítios consultados em 28/09/2010).
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
Professor, se não for possível utilizar o Laboratório de Informática você poderá confeccionar um jogo de memória utilizando os coletivos. Você poderá fazer assim:
Entregue para os alunos fichas medindo 8 cm x 6 cm, as fichas poderão ser de cartolina ou de outro papel mais resistente e que seja possível fazer desenhos. Aproveite este momento para trabalhar medidas de grandeza. Você poderá utilizar o sítio:
http://educar.sc.usp.br/ciencias/fisica/mf5.htm.
Peça que os alunos procurem e recortem figuras que indicam um conjunto de animais, pessoas ou objetos, para isso disponibilize revistas e jornais (se preferir poderá solicitar que os alunos tragam as ilustrações de casa).
Depois de realizada a seleção das imagens os alunos deverão colá-las em diferentes fichas e escrever o coletivo correspondente. Em outras fichas deverão escrever o substantivo comum. Se preferir poderá solicitar que façam desenhos ao invés de utilizarem recortes. Veja o exemplo: bando- aves
Fonte: Acervo da autora
Utiliza-se este jogo da seguinte maneira: o aluno deve achar o coletivo e a palavra correspondente a ele. Achando o par, tem direito a mais uma tentativa para encontrar outro par, e caso não acerte deve passar a vez ao próximo.
Para jogar é preciso ter uma superfície grande. Distribuir todo o maço de fichas, uma por uma, com a face virada para a mesa. Não faz diferença se as cartas são dispostas em linhas e colunas organizadas ou de forma aleatória.
Uma jogada consiste em virar uma carta, depois outra. Todos os jogadores veem as cartas que foram viradas. Se elas forem iguais, retire-as da mesa e separe-as. Jogue outra vez. Se as duas cartas viradas não forem iguais, acabou a sua jogada. Coloque as cartas em seus lugares, com a face virada para baixo. Observe as cartas viradas para as jogadas seguintes.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Imagem: Fonte: CD Cliparts & CIA- Números 05 e 06
Professor, utilizando o caderno de Língua Portuguesa solicite que cada aluno realize as seguintes atividades:
1- Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões em destaque por substantivos coletivos. Faça outras mudanças que forem necessárias.
a- Hoje eu vi na televisão um belo grupo de cães. (Hoje eu vi na televisão uma bela matilha).
b- O conjunto de letras da nossa língua é formado por vogais e consoantes. (O alfabeto da nossa língua é formado por vogais e consoantes).
c- O conjunto de artistas da novela saíram atrasados. (O elenco da novela saiu atrasado).
d- Um grupo de soldados participou do desfile do aniversário de nossa cidade. (O batalhão/exército participou do desfile do aniversário de nossa cidade).
2- Relacione as colunas de acordo com o substantivo coletivo.
a- Se muitos bois pastam, ( e ) vejo uma constelação.
b- Se compro cebolas, ( d ) eles formam uma quadrilha.
c- Se muitos peixes nadam, ( a ) um rebanho pasta.
d- Se vários ladrões se juntam, ( b ) compro uma réstia
e- Se vejo muitas estrelas, ( c ) um cardume nada.
3- Muitas vezes, usamos o substantivo coletivo para evitar a repetição de uma expressão no texto. Observe o exemplo:
Como você observou o substantivo coletivo arquipélago está substituindo a expressão conjunto de ilhas, evitando que ela seja repetida no texto.
Agora, reescreva as frases, completando-as com os substantivos coletivos correspondentes às expressões em destaque.
a- Um grupo de ladrões assaltou um banco. Felizmente, a _____________ foi presa assim que saiu da agência. (quadrilha)
b- Um grupo de atores brasileiros está viajando com a nova peça por todo o Brasil. O ________ está fazendo o maior sucesso em todos os lugares por onde passa. (elenco).
c- Um grupo de jogadores disputará uma importante partida. Se ganhar, o ________ passará para a próxima fase. (time).
d- O grupo de músicos de minha cidade participará de um concurso. Se ficar em primeiro lugar a _________ ganhará uma viagem para Fernando de Noronha. (banda).
4- Leia a situação problema abaixo e em seguida resolva as questões propostas.
Uma tribo indígena alimentou-se com um cardume composto de 24 peixes. Outra tribo se alimentou com o dobro deste cardume. E uma terceira tribo com a metade do dobro da segunda. Quantos peixes foram consumidos pela 1a, 2a e 3a tribo? E as três tribos juntas quantos peixes consumiram?
a- Sublinhe os substantivos coletivos que aparecem no texto acima.
b- Escreva os substantivos que você sublinhou e o nome dos elementos que formam estes coletivos.
c- Agora, resolva a situação problema apresentada no texto.
1a = 24 peixes 2a = 2 X 24= 48 3a = 48: 2= 24 24 + 48 + 24 = 96
As três tribos consumiram num total 96 peixes
5- Escolha no mínimo dois substantivos coletivos e produza frases empregando-os.
Várias sugestões sobre substantivo coletivo você poderá encontrar nos sítios
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-2.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/colect-3.htm
http://www.historiasbiblicas.advir.com/divirtase/escolares/coletivos.jpg
http://www.historiasbiblicas.advir.com/divirtase/escolares/coletivos%20una%20fig%20aa%20pal.jpg
http://www.historiasbiblicas.advir.com/divirtase/escolares/coletivo%20colecao.jpg
http://www.historiasbiblicas.advir.com/divirtase/escolares/coletivos%20esquadrilha.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/substantivos-coletivos.php (Sítios consultados em 28/09/2010).
Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja observe na atividade em grupo se todos foram capazes de resolver as questões propostas. Verifique se conseguiram sistematizar o conceito de substantivo coletivo e utilizar em frases e textos substantivos coletivos. No decorrer das atividades verifique se os alunos conseguem inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões.
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/05/2013
Cinco estrelasgostei das ideias apresentadas, foi muito proveitoso irei utilizar algumas e volto para dizer como foi.
27/01/2013
Cinco estrelasSeria possivel um trabalho legalpara o ensino médio?Mande para mim.Obrigada!
22/05/2012
Cinco estrelasParabéns, Professora Eliana!!! Muito bem contextualizado. Procuro trabalhar dessa forma com meus aluno(4º ano). Partindo sempre do que eles já sabem, problematizando para instigá-los a querer aprender e sempre trabalhando a interdisciplinariedade.
01/05/2012
Cinco estrelasamei a lição eu quero encontrar todas as liçoes que eu precisar aqui para meus alunos fluir cada vez mais
02/11/2011
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula. excelente para crianças do 6º ano, pena que a escola da qual faço parte não tem laboratório de informática em funcionamento.
25/12/2010
Cinco estrelasAdorei, sou pedagoga na rede municipal e vou aproveitar sua sugestão. obrigada