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Art in the foreground

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever imagens
  • Falar sobre arte
  • Consolidar o uso de preposições de lugar
  • Trabalhar o uso de “both”e “neither”
Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer preposições de lugar tais como: in, on, above, between, next to, by; Modal could e couldn’t; Present Progressive (ING), Present Simple e There To Be nas formas afirmativa e interrogativa; adjetivos usados para descrever pessoas e lugares.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Comece a aula perguntando aos alunos se eles têm boa memória visual. Peça que eles fechem os olhos e em seguida solicite a voluntários que descrevam a sala de aula detalhadamente sem abrir os olhos. Encoraje-os a falarem tudo o que lembrarem a respeito da sala de aula e após alguns minutos peça que abram os olhos.

Escreva no quadro a seguinte pergunta:

Is there anything you couldn’t remember or couldn’t say in English?

À medida que os alunos forem dizendo as palavras que desconhecem em inglês, faça uma lista no quadro com essas palavras já traduzidas para o inglês.

Vocabulário que poderá ser apontado como desconhecido e que será relevante para as próximas atividades: pinturas (paintings), pôsteres (posters), mapas (maps), desenhos (drawings), fotos (photos).

Escreva no quadro as expressões e preposições abaixo. Elas serão essenciais para as próximas atividades.

In (the classroom)

On (the shelf)

Hanging on (the window)

Above (the board)

Between (the window and the door)

Next to/by (the table)

Reveja o significado de cada uma das expressões/preposições acima apontando para objetos na sala de aula.

Exemplo:

We are in the classroom.

There’s a book on the shelf. (se não tiver prateleira na sala, substitua por table)

The clock is above the board.

The bin is between the window and the door.

There’s a chair next to/by the table.

Para consolidar o uso das expressões acima, peça aos alunos que visitem o site abaixo. Nesse site os alunos irão encontrar uma obra importante do pintor Vincent Van Gogh. Oriente-os a observarem cuidadosamente a imagem e em seguida eles deverão escrever cinco sentenças usando as expressões/preposições dadas anteriormente.

http://lunaticadesnuda.blogspot.com/2008/09/vincent-van-gogh-bedroom-in-arles-real.html - acesso em 05/10/10 

Em seguida peça a voluntários que compartilhem suas frases com a classe.

Aula 2

Nessa aula introduziremos mais expressões que são usadas para descrever imagens.

Organize os alunos em grupos de três pessoas e peça que visitem o seguinte site:

http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/jan-van-eyck-the-arnolfini-portrait - acesso em 05/10/10 

Nesse site os alunos verão uma das pinturas mais importantes encontradas na National Gallery em Londres.

Para mais informações sobre o quadro visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Arnolfini_Portrait - acesso em 05/10/10 

Oriente os alunos a olharem cuidadosamente para essa pintura, pois, em seguida, eles irão descrevê-la com a sua ajuda.

Pegunte:

O que vocês vêem nessa pintura?

Encoraje-os a dizerem tudo o que vêem na pintura e, à medida que falarem, traduza e escreva frases em inglês no quadro.

Nesse momento você deverá introduzir o vocabulário novo. Os alunos provavelmente dirão uma série de coisas a respeito da imagem, no entanto não estimule comentários que fujam do assunto foco, encoraje-os a formularem frases que contenham o vocabulário a ser ensinado.

Abaixo você verá frases que contém o vocabulário a ser introduzido em destaque.

Escreva no quadro:

On the foreground, there’s a dog and a couple.

On the background, there’s a mirror.

There’s a chandelier hanging on the ceiling.

There are shoes next to/by the man.

On the right, there’s a bed.

Agora oriente os alunos a navegarem no site da National Gallery de Londres, (aquele mesmo usado na atividade anterior) escolherem uma pintura e em seguida, usando o vocabulário apresentado, descrevê-la. Esse trabalho será feito em grupos de três.

Por fim, os alunos deverão formar novos grupos de maneira que ninguém fique com um colega do grupo anterior. Entre si eles compartilharão as pinturas escolhidas na atividade anterior e as descreverão para seus colegas.

Aula 3

Nessa aula continuaremos a trabalhar com descrição de imagens no laboratório de informática. Os alunos deverão ser organizados em duplas.

Com o intuito de consolidar o uso das expressões/ preposições trabalhadas na aula 2, peça aos alunos que visitem o site abaixo no qual eles encontrarão uma importante pintura chamada Las Meninas do pintor espanhol Diego Velazquez:

http://www.artchive.com/artchive/V/velazquez/meninas.jpg.html - acesso em 05/10/10 

Para mais informações sobre Velazquez, visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez – acesso em 01/10/10 

Oriente os alunos a descreverem a pintura usando o vocabulário ensinado. Eles deverão escrever de duas a três sentenças descrevendo a cena da pintura. Monitore e ajude-os no que for necessário. Em seguida peça a voluntários que compartilhem suas descrições com a turma.

Você precisará imprimir as imagens disponíveis no link abaixo:

http://www.eslhandouts.com/materials/over_the_bridge.pdf  - acesso em 05/10/10

Nesse link você encontrará um conjunto de quatro imagens (A, B, C e D). Todas possuem características semelhantes, no entanto, são bem diferentes. O objetivo agora é comparar as imagens

.

Começaremos usando apenas as imagens A e B. Você deverá cortar as quatro imagens e entregar a A para um integrante de cada dupla e a B para o outro. Os alunos deverão comparar suas imagens por alguns minutos e, em seguida, você irá perguntá-los sobre as diferenças e semelhanças entre elas.

Escreva no quadro e em seguida pergunte aos alunos:

Which picture has a bridge?

Os alunos provavelmente responderão em português: as duas.

Escreva no quadro, em frente à pergunta a palavra “both”. Certifique-se que os alunos entenderam que “both” significa “ambos”.

Agora escreva no quadro e pergunte:

Which picture has cars?

Dessa vez eles devem ser capazes de responder “both”. Escreva em frente à pergunta dada a seguinte frase: Both picture A and picture B have cars.

Novamente escreva e pergunte:

Which pictures has bikes?

Os alunos provavelmente responderão em português: nenhuma.

Repita o procedimento acima escrevendo em frente à pergunta no quadro a seguinte palavra: “Neither”. Certifique-se que os alunos captaram o significado de “neither”.

Enfim, escreva e pergunte:

Which picture has airplanes?

Novamente eles devem ser capazes de responder “neither”. Escreva a frase: Neither picutre A nor picture B has airplanes.

Distribua, assim como as imagens A e B, as imagens C e D. Dessa vez os alunos deverão comparar as imagens e escrever pelo menos uma frase com a palavra “both” e uma com a palavra “neither” seguindo a explicação dada anteriormente.

Exemplos de frases que eles poderão escrever:

Both picture A and picture B have a bridge.

Both picture A and picture B have a river.

Neither picture A nor picture B have animals.

Neither picture A nor picture B have trains.

Por fim peça a voluntários que compartilhem suas frases com a turma.

Aula 4

Para essa aula você precisará imprimir as imagens disponíveis em:

http://www.eslhandouts.com/materials/pictures_find_differences.pdf - acesso em 05/10/10 

Nessa folha de imagens você encontrará uma parte para Student A e uma para Student B. Dessa forma, organize os alunos em duplas e distribua uma parte da folha de imagens para cada pessoa da dupla. Oriente os alunos a se sentarem costas com costas com sua dupla, assim eles não verão as imagens uns dos outros. Peça a eles que observem suas imagens com atenção.

Em seguida explique que cada aluno deverá descrever suas imagens para seu colega de dupla e que eles deverão descobrir as semelhanças e diferenças entre elas. Nesse momento você deverá encorajá-los a usarem o vocabulário que foi ensinado nas aulas anteriores.

Estimule-os a formularem frases como as seguintes:

(Exemplo baseado na imagem 1)

Student A: In picture 1 there’s a girl, she is playing with a ball.

Student B: In picture 1 there’s a boy, he is playing with a ball too.

(Exemplo baseado na imagem 4)

Student A: On the foreground of picture 4 there are three boys and on the background there are two boys and one girl.

Student B: On the foreground of picture 4 there are three boys, but on the background there’s only one boy.

Monitore a atividade e auxilie quando necessário.

Aula 5

Para finalizar essa seqüência didática, peça aos alunos que visitem o site abaixo. O link os levará ao museu D’Orsay, em Paris, na França.

Organize-os em grupos de três pessoas, oriente-os a escolher uma pintura e a escrever uma breve descrição sobre ela usando o vocabulário ensinado nas aulas anteriores.

http://www.musee-orsay.fr/en/collections/works-in-focus/painting.html - acesso em 01/10/10 

Proponha uma atividade em que os alunos deverão desenhar ou pintar uma paisagem inspirada em uma das pinturas vistas nos sites dos museus nas aulas anteriores e em seguida descrevê-la para seus colegas. Faça uma mural com os trabalhos dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Você poderá avaliar os alunos de várias maneiras:

  1. Avalie as sentenças escritas na aula 1.
  2. Avalie a descrição feita em grupos de três na aula 2.
  3. Avalie a descrição da pintura de Velazquez feita na aula 3.
  4. Avalie o desempenho oral dos alunos durante a atividade de comparação de imagens na aula 4.
  5. Avalie a descrição da imagem tirada do Museu D’Orsay na aula 5.
  6. Avalie o mural feito no final da aula 5.
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