11/11/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação Escolar Indígena | História | História dos outros povos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início a aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos as imagens das Pirâmides do Egito (Figs.1 e 2) e pergunte o que sabem sobre elas.
Figura 1 – Imagem das pirâmides do Egito
Disponível em: http://www.colegiojosegarcia.com.br/piramide1a.jpg
Acesso em: 1º. Out. 2010.
Figura 2 – Imagem das pirâmides do Egito por dentro
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_GM5FhfcHP_c/Sa2ZlEOt_LI/AAAAAAAAABg/UtJyMOTo-ow/s320/egito.jpg
Acesso em: 07. Out. 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias das imagens em número suficiente aos alunos, ou apresentá-las em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Em seguida, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:
- O que vocês sabem sobre o Egito?
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Por que as Pirâmides foram construídas?
Depois que o professor ouvir as respostas dos alunos (sem dizer se as respostas estão certas ou erradas) deverá dizer que por meio das próximas atividades eles conhecerão outros aspectos sobre as pirâmides, e poderão responder essas perguntas com mais propriedade. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em grupos de quatro integrantes.
Atividade 1
Estando organizados em grupos de quatro integrantes, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.
Importante: Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
- Texto: “As sete maravilhas do mundo” (Fig.3)
http://www.colegiojosegarcia.com.br/setemaravilhas2.htm#egito
Figura 3 – Imagem do texto “As sete maravilhas do mundo”
Disponível em: http://www.colegiojosegarcia.com.br/setemaravilhas2.htm#egito
Acesso em: 1º. Out. 2010.
- Textos: “Pirâmides do Egito”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_do_Egito
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides/piramides-do-egito.php
- Texto: “Pirâmides do Egito antigo”
http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/
- Texto: “Egito”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito
- Texto: “História do Egito Antigo”
http://www.suapesquisa.com/egito/
- Texto: “Egito, costumes e curiosidades”
http://www.webartigos.com/articles/519/1/Egito-Costumes-E-Curiosidades/pagina1.html
Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.
Roteiro de leitura:
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte chamou mais a atenção? Por quê?
- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.
Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:
- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?
- Por que foram construídas?
- Quais são as características do Egito? Quais são os aspectos culturais desse país?
- Há algo que queiram compartilhar?
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Dando prosseguimento à aula, sugerimos que para a próxima atividade possa ser realizada, os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola.
Atividade 2
Estando na Sala de Vídeo, os alunos deverão assistir ao vídeo “As pirâmides do Egito – parte 1 e de 2” (Fig.4), o qual mostra as Pirâmides do Egito e fala sobre sua construção, entre outras informações.
O vídeo tem a duração aproximada de oito minutos.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E
Figura 4 – Imagem do vídeo “As pirâmides do Egito – parte 1 e de 2”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E
Acesso em: 1º. Out. 2010.
Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- O que mais lhes chamaram a atenção?
- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?
- Vocês acham que as Pirâmides são bonitas?
- Por que são uma das sete maravilhas do mundo?
- Há algo que queiram compartilhar?
Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.
Através da próxima atividade, os alunos poderão sistematizar os conhecimentos que aprenderam durante a aula por meio da confecção de um mural com imagens e informações as Pirâmides do Egito.
Atividade 3
Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática das Pirâmides do Egito, de forma que, com os cartazes de todos os grupos, um mural seja organizado no pátio da escola, ou local de grande circulação de alunos.
Sugerimos que os alunos ainda estejam divididos em cinco grupos para a confecção de cartazes (em cada grupo poderá ter mais ou menos seis integrantes).
Os cartazes deverão ter imagens das Pirâmides do Egito e informações sobre elas, bem como sobre o Egito.
Sugerimos abaixo alguns temas para a confecção dos cartazes:
Grupo 1:
- O que são as Pirâmides do Egito?
- Onde ficam?
- Como surgiram?
- Como foram construídas?
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_do_Egito
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides/piramides-do-egito.php
Grupo 2:
- História do Egito Antigo;
- Aspectos sobre a religião e economia do país nessa época.
Sugestão de sites:
http://www.suapesquisa.com/egito/
Grupo 3:
- Diferenças entre o Egito e o Brasil (aspectos culturais, como os programas de televisão, entre outras coisas);
- Vestimentas das mulheres.
Sugestão de sites:
http://www.suapesquisa.com/egito/
http://www.webartigos.com/articles/519/1/Egito-Costumes-E-Curiosidades/pagina1.html
Grupo 4:
- Economia do Egito;
- Qual é a moeda usada e as principais formas de comércio.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Libra_eg%C3%ADpcia
http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_3/egito2.htm
Grupo 5:
- Arte do Egito;
- Música do Egito.
Sugestão de sites:
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm
http://www.paralerepensar.com.br/arte_egipcia.htm
http://shirleybatera.blogspot.com/2009/06/musica-egipcia.html
Sugerimos que em outra oportunidade, o professor mostre aos alunos a segunda parte do vídeo “Pirâmides do Egito”.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=y7N3FvYOKgc&feature=related
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância cultural que as pirâmides do Egito têm em todo o mundo.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2013
Quatro estrelasmuito rica essa aula, a metodologia é muito boa. Parabéns!
11/11/2010
Cinco estrelasParabéns professora !!! Achei sua aula muito interessante, pois a visualização é muito importante para as crianaças e nos livros nem sempre tem essa imagens....