Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as Pirâmides do Egito

 

11/11/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação Escolar Indígena História História dos outros povos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as Pirâmides do Egito, onde ficam e porque foram construídas;
  • Conhecer alguns aspectos geográficos e culturais do Egito;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir de um mural com imagens e resumo sobre o que são as Pirâmides do Egito.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para dar início a aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos as imagens das Pirâmides do Egito (Figs.1 e 2) e pergunte o que sabem sobre elas.

Figura 1 – Imagem das pirâmides do Egito

Disponível em: http://www.colegiojosegarcia.com.br/piramide1a.jpg  

Acesso em: 1º. Out. 2010.  

Figura 2 – Imagem das pirâmides do Egito por dentro

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_GM5FhfcHP_c/Sa2ZlEOt_LI/AAAAAAAAABg/UtJyMOTo-ow/s320/egito.jpg 

Acesso em: 07. Out. 2010.   

Observação: O professor deverá providenciar cópias das imagens em número suficiente aos alunos, ou apresentá-las em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).     

Em seguida, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:

- O que vocês sabem sobre o Egito?      

- O que são as Pirâmides do Egito?        

- Por que as Pirâmides foram construídas?   

Depois que o professor ouvir as respostas dos alunos (sem dizer se as respostas estão certas ou erradas) deverá dizer que por meio das próximas atividades eles conhecerão outros aspectos sobre as pirâmides, e poderão responder essas perguntas com mais propriedade. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em grupos de quatro integrantes.

Atividade 1   

Estando organizados em grupos de quatro integrantes, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.   

Importante:  Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.      

- Texto: “As sete maravilhas do mundo” (Fig.3)  

http://www.colegiojosegarcia.com.br/setemaravilhas2.htm#egito   

Figura 3 – Imagem do texto “As sete maravilhas do mundo”

Disponível em: http://www.colegiojosegarcia.com.br/setemaravilhas2.htm#egito  

Acesso em: 1º. Out. 2010.   

- Textos: “Pirâmides do Egito”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_do_Egito  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides/piramides-do-egito.php    

- Texto: “Pirâmides do Egito antigo”  

http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/  

- Texto: “Egito”   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito  

- Texto: “História do Egito Antigo”

http://www.suapesquisa.com/egito/    

- Texto: “Egito, costumes e curiosidades”

http://www.webartigos.com/articles/519/1/Egito-Costumes-E-Curiosidades/pagina1.html    

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.

Roteiro de leitura:

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte chamou mais a atenção?  Por quê?

- Havia algo que você já conhecia? O quê? E o que você não sabia?   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?

- O que são as Pirâmides do Egito?

- Onde ficam?   

- Por que foram construídas?   

- Quais são as características do Egito? Quais são os aspectos culturais desse país?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.  

Dando prosseguimento à aula, sugerimos que para a próxima atividade possa ser realizada, os alunos se dirijam à Sala de Vídeo da escola.  

Atividade 2

Estando na Sala de Vídeo, os alunos deverão assistir ao vídeo “As pirâmides do Egito – parte 1 e de 2” (Fig.4), o qual mostra as Pirâmides do Egito e fala sobre sua construção, entre outras informações.

O vídeo tem a duração aproximada de oito minutos.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E 

Figura 4 – Imagem do vídeo “As pirâmides do Egito – parte 1 e de 2”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WddVbNL8p_E  

Acesso em: 1º. Out. 2010.   

Sugerimos que após a apresentação do vídeo os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste. Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento.

- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?

- O que mais lhes chamaram a atenção?

- No vídeo há alguma informação diferente das que os textos trouxeram? Se sim, quais?

- Vocês acham que as Pirâmides são bonitas?

- Por que são uma das sete maravilhas do mundo?

- Há algo que queiram compartilhar?

Este é um importante momento, pois além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.     

Através da próxima atividade, os alunos poderão sistematizar os conhecimentos que aprenderam durante a aula por meio da confecção de um mural com imagens e informações as Pirâmides do Egito.    

Atividade 3  

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática das Pirâmides do Egito, de forma que, com os cartazes de todos os grupos, um mural seja organizado no pátio da escola, ou local de grande circulação de alunos.     

Sugerimos que os alunos ainda estejam divididos em cinco grupos para a confecção de cartazes (em cada grupo poderá ter mais ou menos seis integrantes).

Os cartazes deverão ter imagens das Pirâmides do Egito e informações sobre elas, bem como sobre o Egito.

Sugerimos abaixo alguns temas para a confecção dos cartazes:     

Grupo 1:

- O que são as Pirâmides do Egito?

- Onde ficam?

- Como surgiram?

- Como foram construídas?

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_do_Egito  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides/piramides-do-egito.php        

Grupo 2: 

- História do Egito Antigo;

- Aspectos sobre a religião e economia do país nessa época.

Sugestão de sites:

http://www.suapesquisa.com/egito/      

Grupo 3:

- Diferenças entre o Egito e o Brasil (aspectos culturais, como os programas de televisão, entre outras coisas);

- Vestimentas das mulheres.

Sugestão de sites:

http://www.suapesquisa.com/egito/ 

http://www.webartigos.com/articles/519/1/Egito-Costumes-E-Curiosidades/pagina1.html      

Grupo 4:   

- Economia do Egito;

- Qual é a moeda usada e as principais formas de comércio.

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Libra_eg%C3%ADpcia  

http://www2.mre.gov.br/deaf/daf_3/egito2.htm    

Grupo 5: 

- Arte do Egito;

- Música do Egito.

Sugestão de sites:

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm  

http://www.paralerepensar.com.br/arte_egipcia.htm  

http://shirleybatera.blogspot.com/2009/06/musica-egipcia.html 

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade, o professor mostre aos alunos a segunda parte do vídeo “Pirâmides do Egito”.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=y7N3FvYOKgc&feature=related 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância cultural que as pirâmides do Egito têm em todo o mundo.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento das Pirâmides do Egito, onde ficam e porque foram construídas;
  • Conhecimento de alguns aspectos geográficos e culturais do Egito;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de um mural com imagens e resumo sobre o que são as Pirâmides do Egito.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lindette Larez, CMEI , Goiás - disse:
    lindettelarez@gmail.com

    26/09/2013

    Quatro estrelas

    muito rica essa aula, a metodologia é muito boa. Parabéns!


  • Mary Balbina ABreu RIbeiro, E.E.E.F. Madre Catarina Lépori , Rio Grande do Sul - disse:
    marybalbina@bol.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora !!! Achei sua aula muito interessante, pois a visualização é muito importante para as crianaças e nos livros nem sempre tem essa imagens....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.