Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A lista de Schindler: conhecendo, pesquisando e debatendo o Holocausto

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • pesquisar o que representou o Holocausto da Segunda Guerra Mundial;
  • assistir e interpretar o filme “A lista de Schindler”, de Steven Spielberg;
  • produzir um texto de opinião sobre a temática em questão.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o que representou a 2ª Guerra Mundial.

Devem, ainda, conhecer as características de texto argumentativo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo o holocausto

http://sobreholocausto.blogspot.com/  Acessado em: 07 de out.2010 

A presente atividade tem como objetivo uma pesquisa, por parte dos alunos, sobre o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Forme grupos de 4 ou 5 alunos e peça que os mesmos pesquisem em livros, revistas, internet, sobre os seguintes pontos:

  • qual a origem da palavra holocausto?
  • o que foi o Holocausto da Segunda Guerra Mundial?
  • quais eram os ideais do nazismo?
  • qual a implicação do nazismo para o povo judaico?
  • o que foram os campos de concentração?

Sites que podem ser utilizados como fonte bibliográfica:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto 

http://www.ushmm.org/museum/exhibit/focus/portuguese/ 

http://www.brasilescola.com/historiag/holocausto.htm 

A partir das pesquisas, os alunos deverão produzir cartazes que comporão o material de apresentação.

Os pontos a serem pesquisados, bem como a relação entre o Holocausto e o filme assistido deverão servir de roteiro para as apresentações dos alunos.

ATIVIDADE 02

Apresentando as pesquisas

Utilize, para essa atividade, um espaço como a sala de vídeo ou o laboratório de informática, uma vez que você exibirá um vídeo.

Cada grupo deverá desenvolver sua apresentação em cerca de 10 minutos. Todos os componentes deverão participar.

Não faça perguntas ou interrupções antes que todos apresentem.

Ao final, abra um momento para perguntas e esclarecimentos, em que os alunos poderão questionar os demais grupos ou o professor sobre a temática.

Você poderá utilizar esse momento para realçar alguma inadequação ou equívoco em algum dos trabalhos.

Conclua tal atividade com a exibição do seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=SzilwpCouco   Acessado em: 07 de out.2010.  

ATIVIDADE 03

A lista de Schindler

http://armazemgeralfilmesonline.blogspot.com/2009/09/lista-de-schindler.html    Acessado em: 07 de out.2010. 

A Lista de Schindler  é um filme de 1993, baseado no livro Schindler's Ark, de Thomas Keneally. O filme, dirigido por Steven Spielberg, relata a história de Oskar Schindler, um cidadão checo que salvou a vida de mais de mil judeus polacos/poloneses durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Você deverá locar o DVD/vídeo com o filme em uma locadora. Por se tratar de um título bem conhecido, não será difícil encontrá-lo.

Em uma sala de vídeo, organize os alunos e exiba o filme. Caso a escola possua um equipamento de data show, utilize-o para projetar o filme em uma parede, dando-lhe uma sensação semelhante ao cinema.

Os alunos deverão assistir ao filme, observando os seguintes pontos:

  • trata-se de uma história real;
  • por que o filme se chama A Lista de Schindler?
  • o que era a lista de Oskar Schindler?
  • como ele ajudou a salvar milhares de judeus?
  • o contraste entre o apoio que Oskar tinha dos nazistas e sua atitude em salvá-los;
  • alusões ao campo de concentração de Auschwitz.
  • em que momentos do filme a questão do Holocausto se faz presente?

Após a exibição, possibilite comentários/críticas sobre o filme por parte dos alunos.

ATIVIDADE 04

Produzindo um texto de opinião

Primeiramente, explique para os alunos o que representa o gênero texto de opinião:

  • temática, geralmente, polêmica;
  • o autor expõe sua opinião de forma clara;
  • o posicionamento do autor pode ser rebatido.

Individualmente, cada aluno deverá, em sala de aula, produzir um texto de opinião sobre a temática desenvolvida nesta aula.

A pesquisa sobre o Holocausto da Segunda Guerra, bem como o filme A Lista de Schindler serão os textos de referência para a produção.

Posteriormente, desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos.

Recursos Complementares

Documentário "Holocausto Nunca Mais":

http://www.youtube.com/watch?v=kAHXx0GrEvU 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • compreensão do que representou o Holocausto da Segunda Guerra Mundial;
  • análise e interpretação do filme “A lista de Schindler”, de Steven Spielberg;
  • produção e leitura de um texto de opinião sobre a temática em questão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.