16/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Estudando o Festival de Woodstock, o aluno poderá aprender e refletir sobre a cultura hippie e sua contestação ante os valores dominantes. Poderá, também, compreender o contexto das décadas de 1960 e 1970 e a valorização da paz como forma de mudar o mundo.
É necessário trabalhar previamente com os alunos a Guerra do Vietnã (1959-1975) e algumas características do governo do presidente norte-americano Richard Nixon.
Introdução
A cultura dominante se assentava sobre valores que exaltavam o trabalho, a especialização da mão de obra, a máquina, a razão e a objetividade. A contracultura hippie se opunha a tudo isso, propondo um retorno hedonista à natureza, em que o novo homem deveria estar de acordo com os seus instintos, priorizando o contato humano mais profundo e a libertação da alma. O hedonismo moderno procura fundamentar-se em uma concepção mais ampla de prazer, entendida como felicidade para o maior número de pessoas.
Contextualização
A principal característica da cultura Hippie que iremos destacar é o pacifismo. Por meio das letras das músicas interpretadas por diversos artistas no Festival de Woodstock, compreenderemos formas de contestação do status quo dominante.
Atividade 1
Antes de inicar a analise das apresentações e letras dos artistas no Festival de Woodstock, é importante que o aluno tenha a compreensão mais ampla do que significou o Festival.
Apresente o site temático do jornal "O Globo" especial sobre Woodstock (http://oglobo.globo.com/cultura/woodstock/ - consultado em 07.10.2010) e deixe que os alunos naveguem livremente. Após a navegação, eles terão que exemplicar características constestatórias do Festival de Woodstock. A exemplificação pode ser oral ou em forma de um quadro esquemático.
Esta atividade é importante para a familiarização inicial do tema.
Outro texto para embassar a discussão - Woodstock - 40 anos do festival que marcou a música e as gerações
(http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252009000400021&script=sci_arttext - consultado em 07.10.2010)
Atividade 2
A apresentação da estética do Festival Woodstock. Apresentar as fotos para os alunos e listar as principais caracteristicas que eles percebem nas imagens.
Exemplo: Religiosidade, Amor à Natureza, Sujeira, Desprendimento Material, entre outros.
Imagem 1
A celebração da natureza era uma importante característica do movimento Hippie
Imagem 2
A busca da felicidade passava por caminhos alternativos de compreensão do mundo
Imagem 3
O Festival de Woodstock reuniu, durante 3 dias, 500 000 pessoas em nome de "paz e amor" e da contestação do status quo.
Atividade 3
Dividir a turma em duplas e produzir uma cobertura jornalistica sobre o Festival de Woodstock. Para tal atividade, os alunos terão que pesquisar sobre a música, a estética e a cultura hippie dos anos 1960 e 1970.
Além dos textos citados acima, reunimos matérias para dar suporte à discussão e a pesquisa:
Vídeos (Artistas) - consultados em 07.10.2010
Textos:
- 15 de agosto de 1969 (http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/woodstock-15-agosto/)
- 16 de agosto de 1969 (http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/woodstock-16-de-agosto-de-1969/)
- 17 de agosto de 1969 (http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/woodstock-17-de-agosto-de-1969/)
Mais fotos:
Atividade 4
Após as leituras, discussões e produção de textos, os alunos deverão utilizar o material coletado para realizar uma exposição composta de imagens, textos curtos explicativos do evento e canções. A exposição deverá ser montada em local apropriado na escola, se não houver, afixada nos corredores da escola. Se possível, os alunos devem convidar a comunidade para visitar a exposição que deverá ser monitorada por eles.
Como todas as letras de músicas são em inglês, o professor poderá dar aula em conjunto com o professor de Inglês - propor traduções, aumento de vocabulario e outras práticas. Caso não seja possível, recomendamos utilizar o site de Letras do Portal Terra (http://letras.terra.com.br/) com diversas letras traduzidas.
A avaliação se dará em todo o processo. Perceber o interesse do aluno nas discussões, pesquisas, coleta de material para a exposição, produção de textos e leituras. No final, o maior peso para a avaliação será o da matéria jornalística produzida pela dupla (em forma de texto, crônica, charge, entre outras possibilidades) e na exposição monitorada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!