Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte é saúde?

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte.

- Ampliar seus conhecimentos de saúde.

- Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde.

- Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos.

- Experimentar métodos de treinamento na aula percebendo aspectos sobre a relação: corpo, saúde e esporte.

- Perceber os limites e possibilidades do corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes atividades e movimentos contextualizando e analisando assim o cotidiano de um atleta.

Duração das atividades
Serão duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Discutindo sobre esporte e saúde.

Duração: 25 minutos.

Material: computadores.

Local: sala de informática.

Para iniciar a aula sobre “Esporte e saúde”, o professor (a) poderá discutir com os alunos sobre o entendem sobre esporte. O que entendem sobre saúde. E pedir para que falem dessa relação direta muitas vezes associando um termo com o outro. Lance questões sobre essa relação “custo benefício” do esporte e saúde trazendo informações sobre lesões causadas pelo esporte, a influência na vida social, com a família e amigos, dentre outros elementos que surgirem. Poderá usar como referência para discussão o vídeo que mostra a rotina de treinos das ginastas brasileiras, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-6-K8rKHY1g (Acesso em 30/09/10). 

Para subsidiar a discussão, o professor(a) terá a sua disposição diversos links disponíveis na internet.    

http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00020975 (Acesso em 30/09/10). (Sobre a saúde).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde (Acesso em 30/09/10). (Definição de saúde).    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto (Acesso em 30/09/10) (Sobre o esporte).   

Atividade 2 – O corpo saudável.

Duração: 25 minutos.

Material: Papéis, canetas, lápis e material para desenho.

Local: Sala de aula.

O professor (a) pedirá para os alunos que desenhem em um papel um corpo saudável sob o seu ponto de vista. Em um segundo momento cada aluno deverá caracterizar seu desenho expondo o que os motivou a expor que aquele corpo é um corpo saudável. Então em uma roda prosseguirão na discussão sobre o tema da aula sobre o esporte e a saúde, bem como o que seria um “corpo saudável” na sociedade contemporânea. Enfatizando doenças comuns hoje em dia como o stress e a depressão, influenciadas pela rotina da sociedade. Levando também em consideração  stress causado pelos próprios exercícios, em que as pessoas em nome de um corpo “belo” se submetem a uma má alimentação e atividades exaustivas que podem comprometer a saúde ao invés de promovê-la.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal98/Imagens/stress.jpg&imgrefurl=http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal98/comportamento_stress.aspx&usg=__RUQGgAv1Wa0KS43Z8pfQZ0KiaU8=&h=424&w=283&sz=112&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=mJjWB4sZRjeCsM:&tbnh=154&tbnw=94&prev=/images%3Fq%3Dstress%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1W1GGLD_pt-BR%26tbs%3Disch:10%2C123&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=124&vpy=451&dur=391&hovh=275&hovw=183&tx=107&ty=120&ei=IOqkTPnbIIXGlQfoy8T1Cw&oei=1emkTNHYCMP78Abeh5zjCQ&esq=4&page=1&ndsp=35&ved=1t:429,r:26,s:0&biw=1676&bih=821 (Acesso em 30/09/10). 

Atividade 3 – Circuito de atividades: vivenciando um pouco da rotina de um atleta.

Duração: 50 minutos.

Material: colchonetes, cones, cordas, bolas de futsal, e outros materiais que o professor julgar necessário para montagem do circuito.

Local: quadra.

A intenção agora é simular um tipo de treinamento (circuito) muito desenvolvido por atletas de alto rendimento. Utilizando como referência o esporte futsal, o professor poderá organizar várias estações na quadra em que os alunos passarão por elas a cada 2min. Os alunos poderão ser divididos em duplas trios ou quartetos de acordo com a quantidade e materiais disponíveis para montagem das estações. Para idéias sobre a organização do circuito de futsal acessar a aula no portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14737 (Acesso em 30/09/10). 

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/14737/imagens/futsal1.jpg&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D14737&usg=___HGLnQRjnXOOo3zTSYysqgKl898=&h=617&w=1190&sz=98&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=ZvVCepdATXj_tM:&tbnh=112&tbnw=216&prev=/images%3Fq%3Dcircuito%2Bde%2Batividades%2Bexemplo%2Bfutsal%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1R2GGLJ_en%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=617&vpy=564&dur=1328&hovh=162&hovw=312&tx=142&ty=112&ei=feykTPCILoH68Aat_ND4AQ&oei=feykTPCILoH68Aat_ND4AQ&esq=1&page=1&ndsp=25&ved=1t:429,r:21,s:0 (Acesso em 30/09/10). 

Poderá ser acrescida uma estação de abdominal, bem como outras que estiver ao alcance da criatividade do professor (a). O futsal é apenas um exemplo, o professor (a) poderá utilizar como referência outro esporte de sua preferência.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.musculacaoecia.com/wp-content/uploads/2010/01/abdominal.jpg&imgrefurl=http://www.musculacaoecia.com/exercicio-abdominal/&usg=__9wqhScU-X30V76pAmye_LdQ2zIc=&h=200&w=300&sz=9&hl=pt-BR&start=29&zoom=1&tbnid=L7u_rZo6qP2j0M:&tbnh=156&tbnw=212&prev=/images%3Fq%3Dabdominais%2Bno%2Bcolch%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1R2GGLJ_en%26tbs%3Disch:10%2C615&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=531&vpy=402&dur=31&hovh=160&hovw=240&tx=169&ty=81&ei=vO2kTO2YIYWKlwes-eG1Cg&oei=nu2kTLjzHoP48Abb9uXXCQ&esq=2&page=2&ndsp=33&ved=1t:429,r:11,s:29&biw=1676&bih=821 (Acesso em 30/09/10). 

Recursos Complementares

Sugestão de site:  

http://www.youtube.com/watch?v=ypXifc8BVjM&feature=PlayList&p=0DF07596113349C4&index=0&playnext=1 (Acesso 30/09/10). (Atletas juvenis e os direitos desportivos). 

Avaliação

Peça aos alunos para comentar sobre o que aprenderam em relação à aula proposta, e para responderem a questão central, se esporte é saúde? A partir dos comentários retome elementos da discussão inicial (lesões, stress, dentre outras) e construa juntamente com os alunos um debate que tenha como referência questões como: “se esporte é saúde, é saúde pra quem?”. “O que chamamos de esporte e o que chamamos de saúde?”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.