01/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte.
- Ampliar seus conhecimentos de saúde.
- Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde.
- Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos.
- Experimentar métodos de treinamento na aula percebendo aspectos sobre a relação: corpo, saúde e esporte.
- Perceber os limites e possibilidades do corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes atividades e movimentos contextualizando e analisando assim o cotidiano de um atleta.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Discutindo sobre esporte e saúde.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores.
Local: sala de informática.
Para iniciar a aula sobre “Esporte e saúde”, o professor (a) poderá discutir com os alunos sobre o entendem sobre esporte. O que entendem sobre saúde. E pedir para que falem dessa relação direta muitas vezes associando um termo com o outro. Lance questões sobre essa relação “custo benefício” do esporte e saúde trazendo informações sobre lesões causadas pelo esporte, a influência na vida social, com a família e amigos, dentre outros elementos que surgirem. Poderá usar como referência para discussão o vídeo que mostra a rotina de treinos das ginastas brasileiras, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-6-K8rKHY1g (Acesso em 30/09/10).
Para subsidiar a discussão, o professor(a) terá a sua disposição diversos links disponíveis na internet.
http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00020975 (Acesso em 30/09/10). (Sobre a saúde).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde (Acesso em 30/09/10). (Definição de saúde).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto (Acesso em 30/09/10) (Sobre o esporte).
Atividade 2 – O corpo saudável.
Duração: 25 minutos.
Material: Papéis, canetas, lápis e material para desenho.
Local: Sala de aula.
O professor (a) pedirá para os alunos que desenhem em um papel um corpo saudável sob o seu ponto de vista. Em um segundo momento cada aluno deverá caracterizar seu desenho expondo o que os motivou a expor que aquele corpo é um corpo saudável. Então em uma roda prosseguirão na discussão sobre o tema da aula sobre o esporte e a saúde, bem como o que seria um “corpo saudável” na sociedade contemporânea. Enfatizando doenças comuns hoje em dia como o stress e a depressão, influenciadas pela rotina da sociedade. Levando também em consideração stress causado pelos próprios exercícios, em que as pessoas em nome de um corpo “belo” se submetem a uma má alimentação e atividades exaustivas que podem comprometer a saúde ao invés de promovê-la.
Atividade 3 – Circuito de atividades: vivenciando um pouco da rotina de um atleta.
Duração: 50 minutos.
Material: colchonetes, cones, cordas, bolas de futsal, e outros materiais que o professor julgar necessário para montagem do circuito.
Local: quadra.
A intenção agora é simular um tipo de treinamento (circuito) muito desenvolvido por atletas de alto rendimento. Utilizando como referência o esporte futsal, o professor poderá organizar várias estações na quadra em que os alunos passarão por elas a cada 2min. Os alunos poderão ser divididos em duplas trios ou quartetos de acordo com a quantidade e materiais disponíveis para montagem das estações. Para idéias sobre a organização do circuito de futsal acessar a aula no portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14737 (Acesso em 30/09/10).
Poderá ser acrescida uma estação de abdominal, bem como outras que estiver ao alcance da criatividade do professor (a). O futsal é apenas um exemplo, o professor (a) poderá utilizar como referência outro esporte de sua preferência.
Sugestão de site:
http://www.youtube.com/watch?v=ypXifc8BVjM&feature=PlayList&p=0DF07596113349C4&index=0&playnext=1 (Acesso 30/09/10). (Atletas juvenis e os direitos desportivos).
Peça aos alunos para comentar sobre o que aprenderam em relação à aula proposta, e para responderem a questão central, se esporte é saúde? A partir dos comentários retome elementos da discussão inicial (lesões, stress, dentre outras) e construa juntamente com os alunos um debate que tenha como referência questões como: “se esporte é saúde, é saúde pra quem?”. “O que chamamos de esporte e o que chamamos de saúde?”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!