18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Comparar a ginástica localizada e o lift training, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento da modalidade lift training dentro das academias; realizar o lift training e a ginástica localizada.
Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.
Materiais: halteres, anilhas, barras, caneleiras, fotos, som e cd.
Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia
Apresentar à turma as seguintes fotos, dividindo-as em dois grupos:
Grupo 1: (ginástica localizada)
Fonte: http://professorcleonio.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
Fonte: http://academiadeginasticaja.blogspot.com/2010/09/ginastica-localizada-qual-objetivo.html
Grupo 2: (lift training)
Fonte: http://quendarasalternativas.blogspot.com/
Fonte: http://www.browns-club.com/pt/healthclub/actividades/adulto.asp?submenuheader=2
Fonte: http://www.supergympt.com/category/modalidades/
Acessos em 07/10/2010
Posteriormente, iniciar um debate com a turma, baseando-se nos seguintes questionamentos: Vocês visualizaram alguma diferença essencial entre os dois grupos de fotos? Qual? Notaram diferença na quantidade de peso utilizada na prática do grupo 1 com relação à prática do grupo 2? Qual? Se as pessoas do segundo grupo erguem mais pesos, elas conseguem fazer mais ou menos repetições dos exercícios? (menos). Alguém sabe o nome de alguma das atividades, ou das duas, que estão ilustradas? (lift training e ginástica localizada).
Colocar no som uma música empolgante para a prática do lift training (se não houver material na escola - anilhas e barras -, pode preparar pesos de 5 kg ou mais com sacos resistentes, cheios de areia ou, ainda, propor uma excursão, que deverá ser autorizada pelos pais dos alunos previamente, a uma academia de ginástica que se localize perto da escola).
Colocar no som uma música empolgante para a prática da ginástica localizada (se não houver material na escola, halteres e caneleiras, podem ser usados elásticos tipo “garrote” ou comuns para costura, mas este deve ser largo para aumentar sua resistência).
Reunir a turma e retomar a discussão da atividade 1, adicionando as seguintes questões: Durante as atividades 2 e 3, o que vocês sentiram de diferente em uma e em outra vivência? Quais comparações podem fazer? (maior peso, maior desgaste, necessidade de maior coordenação motora no lift training) Qual a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica? O lift training surgiu como outra possibilidade de exercitação a partir da ginástica localizada, por que isso aconteceu? Quais as vantagens do lift training e da ginástica localizada? E as desvantagens? Qualquer pessoa pode praticar essas atividades? Quais seriam os objetivos de quem pratica cada uma dessas modalidades?
Apoio para a atividade 2:
http://www.youtube.com/watch?v=0MFnvHg48Ko&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jWWAyrS00ac&feature=related
http://www.supergympt.com/quem-pode-praticar-lift-training-como-funciona/
http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/75.htm
Apoio para a atividade 3:
http://www.youtube.com/watch?v=vD-voBbyl7k&feature=fvst
http://www.cdof.com.br/local1.htm
Acessos em 07/10/2010
Pedir aos alunos que montem um quadro comparativo entre o lift training e a ginástica localizada com os seguintes itens:
- materiais;
- vantagens e desvantagens;
- público alvo;
- objetivos.
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