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A ginástica de academia ao longo do tempo: da ginástica aeróbica ao jump.

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar a ginástica aeróbica e o jump, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento da modalidade jump dentro das academias; realizar a ginástica aeróbica e o jump.  

Duração das atividades
90 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.

Materiais: jump’s (minitrampolim), som e cd.

Atividade 1

Apresentar à turma os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=OlEvoFp8dT0&feature=related    (ginástica aeróbica)

http://www.youtube.com/watch?v=Qb2b0sAKoDY    (jump)

Acessos em 07/10/2010.

Em seguida, iniciar uma discussão com os alunos de acordo com a seguinte pergunta: Qual a diferença mais evidente entre as duas modalidades de ginástica apresentadas?

Atividade 2

Colocar no som uma música empolgante para a prática da ginástica aeróbica.

O texto abaixo, juntamente com o vídeo da atividade 1 deverá ser usado para auxiliar o professor nesta atividade . 

A Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos coordenados com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_aer%C3%B3bica 

Fonte: http://profmargi.blogspot.com/2010_05_01_archive.html 

Acessos em 18/11/10

Atividade 3

Colocar no som uma música empolgante para a prática do jump.

O vídeo da atividade 1, juntamente com as informações abaixo, devem ser usados para auxiliar o professor nesta atividade (se a escola não tiver jump’s, pode improvisar com colchões bem macios para a diminuição do impacto). Lembrar que os exercícios são realizados com os joelhos semiflexionados.Os movimentos básicos são correr, polichinelos, tesoura (saltando alternando as pernas para frente e para trás), sprint (corrida bem rápida), twist (girando o tronco para um lado e jogando os braços para o outro), saltos em geral (laterais, para frente e para trás, abrindo e fechando as pernas) dentre outros.Adapatado de http://www.corposaun.com/jump-reduz-celulite-define-barriga/4129/ 

Fonte: http://setimoportalsaude.blogspot.com/2010/11/perca-muitas-calorias-pulando.html 

Acessos em 18/11/10

Atividade 4

Retomar o debate da atividade 1 incluindo, ainda, as seguintes indagações: O que vocês sentiram em cada uma das práticas?( as duas práticas trabalham com uma frequência cardíaca mais alta, deixando a coração mais acelerado pelo maior esforço) Quais as comparações que podem ser feitas acerca das atividades? (o jump causa menos impacto nas articulações inferiores, e é uma aula mais empolgante, por ser mais diversificada, na ginástica aeróbica tradicional os movimentos são mais "quadrados"- herança da calistenia-) Qual a importância de cada uma dessas atividades para a qualidade de vida?( as duas promovem o emagrecimento e redução de medidas, mas o jump tem a vantagem do menor impacto nas articulações) Quais as vantagens e desvantagens da ginástica aeróbica e do jump?(vantagens: da ginástica aeróbica- mais acessível, pois não necessita de muito material, promove emagrecimento e condicionamento cárdio-respiratório; do jump- mais motivante, estimula mais a propriocepção, promove o condicionamento cárdio-respiratório. Desvantagens: da ginástica aeróbica- movimentos muito "quadrados" e impacto grande nas articulações dos membros inferiores; do jump- alto custo do aparelho, dificultando o acesso).

O jump surgiu como uma alternativa a partir da ginástica aeróbica, foi se popularizando e ganhando a preferência dos alunos nas academias, por que vocês acham que isso aconteceu?( necessidade de uma atividade aeróbica que diminuísse o impacto nas articulações inferiores, de uma aula mais empolgante que atraísse os alunos consumidores para as academias de ginástica, dentre outros).

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir a turma em quatro grupos. O grupo 1 ficará responsável por promover uma vivência de ginástica aeróbica para toda a turma. O grupo 2 deverá fazer um seminário expondo o que foi discutido durante a aula sobre essa atividade. O grupo 3 deverá promover uma prática do jump para toda a turma e o grupo 4 deverá fazer um seminário expondo o que foi debatido sobre esta prática. As tarefas serão sorteadas entre os grupos.

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