30/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Comparar a ginástica aeróbica e o jump, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento da modalidade jump dentro das academias; realizar a ginástica aeróbica e o jump.
Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.
Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.
Materiais: jump’s (minitrampolim), som e cd.
Apresentar à turma os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=OlEvoFp8dT0&feature=related (ginástica aeróbica)
http://www.youtube.com/watch?v=Qb2b0sAKoDY (jump)
Acessos em 07/10/2010.
Em seguida, iniciar uma discussão com os alunos de acordo com a seguinte pergunta: Qual a diferença mais evidente entre as duas modalidades de ginástica apresentadas?
Colocar no som uma música empolgante para a prática da ginástica aeróbica.
O texto abaixo, juntamente com o vídeo da atividade 1 deverá ser usado para auxiliar o professor nesta atividade .
A Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos coordenados com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_aer%C3%B3bica
Fonte: http://profmargi.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
Acessos em 18/11/10
Colocar no som uma música empolgante para a prática do jump.
O vídeo da atividade 1, juntamente com as informações abaixo, devem ser usados para auxiliar o professor nesta atividade (se a escola não tiver jump’s, pode improvisar com colchões bem macios para a diminuição do impacto). Lembrar que os exercícios são realizados com os joelhos semiflexionados.Os movimentos básicos são correr, polichinelos, tesoura (saltando alternando as pernas para frente e para trás), sprint (corrida bem rápida), twist (girando o tronco para um lado e jogando os braços para o outro), saltos em geral (laterais, para frente e para trás, abrindo e fechando as pernas) dentre outros.Adapatado de http://www.corposaun.com/jump-reduz-celulite-define-barriga/4129/
Fonte: http://setimoportalsaude.blogspot.com/2010/11/perca-muitas-calorias-pulando.html
Acessos em 18/11/10
Retomar o debate da atividade 1 incluindo, ainda, as seguintes indagações: O que vocês sentiram em cada uma das práticas?( as duas práticas trabalham com uma frequência cardíaca mais alta, deixando a coração mais acelerado pelo maior esforço) Quais as comparações que podem ser feitas acerca das atividades? (o jump causa menos impacto nas articulações inferiores, e é uma aula mais empolgante, por ser mais diversificada, na ginástica aeróbica tradicional os movimentos são mais "quadrados"- herança da calistenia-) Qual a importância de cada uma dessas atividades para a qualidade de vida?( as duas promovem o emagrecimento e redução de medidas, mas o jump tem a vantagem do menor impacto nas articulações) Quais as vantagens e desvantagens da ginástica aeróbica e do jump?(vantagens: da ginástica aeróbica- mais acessível, pois não necessita de muito material, promove emagrecimento e condicionamento cárdio-respiratório; do jump- mais motivante, estimula mais a propriocepção, promove o condicionamento cárdio-respiratório. Desvantagens: da ginástica aeróbica- movimentos muito "quadrados" e impacto grande nas articulações dos membros inferiores; do jump- alto custo do aparelho, dificultando o acesso).
O jump surgiu como uma alternativa a partir da ginástica aeróbica, foi se popularizando e ganhando a preferência dos alunos nas academias, por que vocês acham que isso aconteceu?( necessidade de uma atividade aeróbica que diminuísse o impacto nas articulações inferiores, de uma aula mais empolgante que atraísse os alunos consumidores para as academias de ginástica, dentre outros).
http://www.teucorpo.com.br/tipos-de-ginastica-aerobica/
http://www.cdof.com.br/aerobica.htm
http://ihaa.com.br/jump-informacoes-beneficios-e-fotos-de-aulas-e-exercicios/
http://www.dietaebeleza.com/ginastica-em-casa-exercicios-com-corda-jump-elastico-e-step/
Acessos em 07/10/10.
Dividir a turma em quatro grupos. O grupo 1 ficará responsável por promover uma vivência de ginástica aeróbica para toda a turma. O grupo 2 deverá fazer um seminário expondo o que foi discutido durante a aula sobre essa atividade. O grupo 3 deverá promover uma prática do jump para toda a turma e o grupo 4 deverá fazer um seminário expondo o que foi debatido sobre esta prática. As tarefas serão sorteadas entre os grupos.
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29/10/2014
Cinco estrelasotima