07/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Comparar o alongamento convencional e o yoga, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas práticas; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do yoga dentro das academias; realizar o alongamento convencional e o yoga.
Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.
Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.
Materiais: DVD, televisão, colchonetes, som e cd.
Reunir a turma e apresentar a eles o vídeo abaixo, fazendo uma pequena explanação sobre o alongamento e sobre o yoga (links de auxílio em recursos complementares).
http://www.youtube.com/watch?v=9T6W_izwCts (alongamento)
http://www.youtube.com/watch?v=NatgTKzeEv4 (alongamento)
http://www.youtube.com/watch?v=HDfCIE0zQjQ (yoga)
http://www.youtube.com/watch?v=4TZ2jX1x-Bc&feature=related (yoga)
Acessos em 07/10/2010.
Posteriormente indagar à turma: O que vocês conhecem dessas atividades? (O objetivo é fazer um diagnóstico sobre o que os alunos sabem dessas atividades, se já ao menos ouviram falar ou viram em algum lugar).
Promover uma vivência de alongamento com a turma. Ao longo da vivência o professor deve dar ênfase à respiração (inspira e relaxa, expira e alonga) e frisar que a prática do alongamento é importante pois pode ser realizada para atingir diversos objetivos como: preparação para outras atividades físicas, correção postural, relaxamento, melhora da flexibilidade, dentre outros. Utilizar as ilustrações abaixo como suporte:
Fonte: http://4corredores.zip.net/arch2008-06-01_2008-06-30.html
Acesso em 07/10/2010.
Esta atividade tem por objetivo promover a experiência prática do alongamento nos alunos, destacando pontos de relevância do exercício.
Promover uma vivência de yoga com a turma, destacando: a importância da concentração e da respiração (que deve ser profunda) na atividade, sua relação com a meditação e a doutrina do equilíbrio entre corpo e mente que existe na essência desta prática. Utilizar as ilustrações abaixo como suporte ou o vídeo da atividade 1. Pedir aos alunos que mantenham cada posição por 20 segundos:
Fonte: http://www.newpaltz.edu/recreation/fittips.html
Acessos em 07/10/2010.
Esta atividade tem por objetivo promover a experiência prática do yoga nos alunos, destacando pontos de relevância do exercício.
Reunir a turma e iniciar uma discussão, de acordo com as seguintes questões: Quais as diferenças percebidas entre os dois tipos de exercício? (o alongamento é utilizado com um objetivo de melhora no físico e o yoga no equilíbrio corpo e mente). O que eles têm em comum? (os exercícios de yoga, em sua maioria, são baseados no alongamento do corpo). Qual a importância/objetivo de cada uma dessas atividades? (do alongamento: aumento da flexibilidade, preparação para outras atividades físicas, prevenção de lesões, melhora na postura; yoga: aumento na concentração, disciplinamento da respiração, melhora na força isométrica, diminuição do estresse). E as vantagens e desvantagens delas? (vantagens do alongamento: aumento da flexibilidade, preparação para outras atividades físicas, prevenção de lesões, melhora na postura; yoga: aumento na concentração, disciplinamneto da respiração, melhora na força isométrica, diminuição do estresse; desvantagens do alongamento: se mal feito pode resultar em contratura ou estiramento muscular; do yoga: as aulas são caras e por isso menos acessíveis que o alongamento. Em muitas academias desconsidera-se o fator espiritual do yoga levando em consideração somente o físico. Algumas posições são de difícil execução para o iniciante).Quais os motivos que levaram o yoga a ser uma prática que hoje é disponibilizada em diversas academias de ginástica? (divulgação da atividade pelos diversos meios de comunicação, oferecimento de uma atividade que trabalhe mais a meditação e de mais um produto diferente nas academias para atender os alunos-clientes).
O professor poderá usar os sites do tópico "Recursos Complementares" para enriquecer ainda mais as discussões.
Esta atividade tem por objetivo esclarecer o que os alunos aprenderam durante a aula e acrescentar o que não ficou claro para eles no decorrer das demais atividades.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga
http://www.copacabanarunners.net/yoga.html
http://www.yoga.pro.br/inicial.php
http://www.yogabrasil.com.br/artigos/texto_00_embuscadeuminstrutor.htm
O livro: Exercícios Básicos de Yoga - LALVANI, Vimla - Editora Manole.
Acessos em 07/10/2010.
Ao longo das discussões realizadas na aula, o professor avaliará como se procedeu o aprendizado de seus alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!