07/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Comparar algumas lutas ao aeroboxe, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do aeroboxe dentro das academias; realizar algumas lutas e o aeroboxe.
Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.
Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.
Materiais: televisão, aparelho de DVD, som e cd.
Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=295UQoUwsE0&feature=related (aeroboxe)
Grupo de lutas:
http://www.youtube.com/watch?v=7-MTECrOzZk&feature=related (boxe)
http://www.youtube.com/watch?v=XCFesU7BU0s (karatê)
http://www.youtube.com/watch?v=HhqXiHoEKQ4&feature=related (tae kwon do)
Acessos em 07/10/2010.
Em seguida, iniciar uma discussão com os alunos de acordo com a seguinte pergunta: Quais as diferenças mais evidentes entre as modalidades apresentadas no aeroboxe e no grupo lutas?
Realizar uma prática adaptada de boxe com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do boxe em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio). Utilizar alguns fundamentos básicos como:
Jab: golpe normalmente preparatório, mas que às vezes torna-se perigoso.
Fonte: http://www.saddoboxing.com/lang/pt/5160-ny-daily-news-golden-gloves.html
Direto: Golpe frontal.
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto.
Fonte: www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=431
Hook ou gancho: golpe desferido na linha da cintura do oponente.
Fonte: http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=431
Acessos em 09/11/10.
Realizar uma prática adaptada de karatê com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do karatê em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio). Utilizar alguns fundamentos básicos como:
A principal característica do karatê, no geral, é o uso de três movimentos básicos: chutes, empurrões e golpes de braço (fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=80349, acesso em 09/11/10). Essa informação será utilizada como base para esta atividade.
Chutes:
Fonte: http://www.karatenekoashi.com/Armas.html
Acessos em 09/11/10.
Empurrões:em duplas, no tatame, com as mãos abertas (espalmadas) com a do colega, os alunos tentam empurrar o colega até determinado ponto, apontado pelo professor.
Golpes de braço:
Fonte: http://www.karatenekoashi.com/Armas.html
Acessos em 09/11/10.
Realizar uma prática adaptada de tae kwon do com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do tae kow do em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio).
Apesar do propósito principal do TAE KWON DO ser defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos, o uso dos pés é o elemento que mais marca essa prática. Assim vamos destacar aqui somente o uso dos pés, uma vez que o objetivo não é o aprofundamento nas técnicas do tae kow do.
O professor poderá utilizar o site http://super.abril.com.br/multimidia/info_494258.shtml (acesso em 09/11/10) no item movimentos, e a imagem abaixo como recurso para basear a aitividade.
Fonte: http://blogheydog.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
Acessos em 09/11/10.
Realizar uma prática de aeroboxe com a turma. Utilizar alguns dos movimentos - de preferência os que a turma tenha melhor apreendido - das atividades 2, 3, e 4, uma vez que é uma prática que simula os movimentos das artes marciais (Boxe, karatê, Tae kwon do, principalmente). O professor poderá, também, utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio.
Quais as diferenças percebidas entre os quatro tipos de exercício? O que eles têm em comum? (todos têm movimentos de luta). Qual a importância de cada uma dessas atividades? E as vantagens e as desvantagens delas? Quais os motivos que levaram o aeroboxe a ser uma prática que hoje é disponibilizada em diversas academias de ginástica? (oferecimento de uma atividade que trabalhe mais o condicionamento aeróbico e de mais um produto diferente nas academias para atender os alunos-clientes).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boxe
http://www.karatedobrasil.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo
http://www.academiar2.com/aerobica/aero.htm
http://www.academiaflex.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=7
Acessos em 07/10/2010.
Dividir os alunos em cinco grupos:
- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do boxe;
- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do karatê;
- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do tae kwon do;
- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do aeroboxe;
- um grupo ficará responsável por unir o material dos outros grupos e confeccionar um painel para ser exposto na escola.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2015
Quatro estrelasmuito bom! bem legal!!! ensinou legal!!