Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica de academia ao longo do tempo: das lutas ao aeroboxe.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar algumas lutas ao aeroboxe, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do aeroboxe dentro das academias; realizar algumas lutas e o aeroboxe.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.

Materiais: televisão, aparelho de DVD, som e cd.

Atividade 1

Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=295UQoUwsE0&feature=related (aeroboxe)

Grupo de lutas:

http://www.youtube.com/watch?v=7-MTECrOzZk&feature=related (boxe)  

http://www.youtube.com/watch?v=XCFesU7BU0s (karatê)  

http://www.youtube.com/watch?v=HhqXiHoEKQ4&feature=related (tae kwon do) 

Acessos em 07/10/2010.

Em seguida, iniciar uma discussão com os alunos de acordo com a seguinte pergunta: Quais as diferenças mais evidentes entre as modalidades apresentadas no aeroboxe e no grupo lutas?

Atividade 2

Realizar uma prática adaptada de boxe com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do boxe em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio). Utilizar alguns fundamentos básicos como:

Jab: golpe normalmente preparatório, mas que às vezes torna-se perigoso.

Fonte: http://www.saddoboxing.com/lang/pt/5160-ny-daily-news-golden-gloves.html 

Direto: Golpe frontal.

Fonte: http://www.mirror.co.uk/sport/more-sport/2009/05/24/ricky-hatton-s-blown-it-says-floyd-mayweather-jnr-115875-21385661/ 

Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto.

Fonte: www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=431 

Hook ou gancho: golpe desferido na linha da cintura do oponente.

Fonte: http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=431 

Acessos em 09/11/10.

Atividade 3

Realizar uma prática adaptada de karatê com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do karatê em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio). Utilizar alguns fundamentos básicos como:

A principal característica do karatê, no geral, é o uso de três movimentos básicos: chutes, empurrões e golpes de braço (fonte: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=80349, acesso em 09/11/10). Essa informação será utilizada como base para esta atividade.

Chutes:

Fonte: http://www.karatenekoashi.com/Armas.html 

Acessos em 09/11/10.

Empurrões:em duplas, no tatame, com as mãos abertas (espalmadas) com a do colega, os alunos tentam empurrar o colega até determinado ponto, apontado pelo professor.

Golpes de braço:

Fonte: http://www.karatenekoashi.com/Armas.html 

Acessos em 09/11/10.

Atividade 4

Realizar uma prática adaptada de tae kwon do com a turma. Importante não valorizar o confronto direto, mas a simulação dos movimentos de forma individual, uma vez que a intenção não é a aprendizagem do tae kow do em si (o professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio).

Apesar do propósito principal do TAE KWON DO ser defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos, o uso dos pés é o elemento que mais marca essa prática. Assim vamos destacar aqui somente o uso dos pés, uma vez que o objetivo não é o aprofundamento nas técnicas do tae kow do.

O professor poderá utilizar o site http://super.abril.com.br/multimidia/info_494258.shtml  (acesso em 09/11/10) no item movimentos, e a imagem abaixo como recurso para basear a aitividade.

Fonte: http://blogheydog.blogspot.com/2008_06_01_archive.html 

Acessos em 09/11/10.

Atividade 5

Realizar uma prática de aeroboxe com a turma. Utilizar alguns dos movimentos - de preferência os que a turma tenha melhor apreendido - das atividades 2, 3, e 4, uma vez que é uma prática que simula os movimentos das artes marciais (Boxe, karatê, Tae kwon do, principalmente). O professor poderá, também, utilizar o vídeo da atividade 1 como apoio.

Atividade 6

Quais as diferenças percebidas entre os quatro tipos de exercício? O que eles têm em comum? (todos têm movimentos de luta). Qual a importância de cada uma dessas atividades? E as vantagens e as desvantagens delas? Quais os motivos que levaram o aeroboxe a ser uma prática que hoje é disponibilizada em diversas academias de ginástica? (oferecimento de uma atividade que trabalhe mais o condicionamento aeróbico e de mais um produto diferente nas academias para atender os alunos-clientes).

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir os alunos em cinco grupos:

- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do boxe;

- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do karatê;

- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do tae kwon do;

- um grupo ficará responsável por apresentar, para a turma, fotos, movimentos e uma síntese do que foi falado nesta aula a respeito do aeroboxe;

- um grupo ficará responsável por unir o material dos outros grupos e confeccionar um painel para ser exposto na escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.