Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Posso ser um tubarão?

 

26/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar uma representação do habitat dos tubarões segundos os estudos em sala com as crianças;
  • criar, pintar as fantasias de tubarão;
  •  vivenciar ser um tubarão e expor todo o trabalho em uma mostra de atividades.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o professor já tenha trabalhado os aspectos conceituais do tubarão enquanto ser vivo, pertencente ao grupo dos peixes com tipos diversos, com um habitat e uma alimentação específicos.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula terá início com a retomada dos aspectos conceituais do tema "tubarão", como: habitat, alimentação, tipos de tubarões, carcterísiticas externas do tubarão. Em seguida, o professor poderá propor ao grupo a possibilidade de brincar de ser tubarão, pois esta atividade permite que as crianças possam aplicar o conhecimento construído durante o estudo dos tubarões. Assim,  o professor discutirá com as crianças sobre a melhor forma de parecer um tubarão. Apresentamos um possível diálogo construído com as crianças a partir da questão: como podemos ser um tubarão?

  • Veste uma roupa, ora!!!!!!!!!!!!
  • Faz uma capa de tubarão com papel, professora!
  • Usa um papelão na cabeça...
  • Usa as duas mãos na cabeça, fazendo a nadadera.

Destacamos que o professor precisa mediar as colocações das crianças para que as falas possam ganhar sentido e significado para toda a turma. após esta discussão o professor define junto com o grupo qual a melhor forma de fazer de conta que é um tubarão. 

2º MOMENTO:

Sugerimos acatar a idéia de fazer o tubarão como se fosse uma capa de papel como uma possibilidade de encaminhar o jogo simbólico do ser tubarão. Assim, o professor confecciona todos os corpos dos tubarões e as nadadeiras porque exige desenho e recorte em proporções que as crianças pequenas não conseguem recortar sozinhas, bem como desenhar. Em seguida, cada criança pintou o seu da cor referente ao tipo de tubarão que iria  representar.

.

Crianças pintando a nadadeira dorsal do tubarão

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Crianças pintando o corpo do tubarão

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Cenário do habitat do tubarão

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

Depois que confeccionar a roupa e  definirem o habitat dos tubarões, sugerimos que o professor realize atividades corporais em que as crianças possam pensar  e realizar os movimentos do tubarão no mar.

Crianças experimentando o movimento das nadadeiras peitorais

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Crianças experimentando o movimento da nadadeira caudal

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Ressaltamos que o professor precisa  definir os momentos de um jogo simbólico/teatral: o que, onde, e  como. Para isso, o porfessor necessita definir com as crianças como seria local em que eles se apresentariam (o cenário), o que fariam (as ações, movimentos) e para quem fariam (qual o grupo que irá assistir, ser platéia).

 

Professora maquiando um "tubarão tigre"

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Professora vestindo a roupa do "tubarão lixa" em uma criança

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Crianças experimentando ser tubarão

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

4º MOMENTO:

Como forma de encerramento desta proposta de aula, sugerimos que o professor organize uma exposição de todas as atividades produzidas ao longo de todo o desenvolvimento do tema "tubarões", que vai além desta proposta de aula. A exposição das atividades poderá ser para seus pais e todos os colegas da escola. Na ocasião, as crianças poderão falar de suas atividades, socializando para o grupo visitante o que aprenderam sobre os tubarões, dentre as quais, sugerimos: as atividades, um filme que assistiram, os objetos que trouxeram para complementar o estudo.

Crianças expondo seus trabalhos para toda escola

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:

  • Representar o habitat dos tubarões segundos os estudos em sala;
  • criar, pintar as fantasias de tubarão;
  • ser um tubarão numa atividade de jogo teatral;
  • expor seus trabalhos em uma mostra de atividades.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jaélita, Escola Municipal Governador Olinto de Paula Leite , Goiás - disse:
    jaelitta@hotmail.com

    12/08/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhosa aula! Parabens por ouvir as crianças, fazendo assim delas participativas do processo de construção do conhecimento, dando a possibilidaede da autonomia e criticidade. É assim que se colabora para a formação de um cidadão consciente, ouvindo-o e respeitando sua opinião. Muito criativa, parabens mesmo, apreni muito com você professora!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.