26/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
1º MOMENTO:
A aula terá início com a retomada dos aspectos conceituais do tema "tubarão", como: habitat, alimentação, tipos de tubarões, carcterísiticas externas do tubarão. Em seguida, o professor poderá propor ao grupo a possibilidade de brincar de ser tubarão, pois esta atividade permite que as crianças possam aplicar o conhecimento construído durante o estudo dos tubarões. Assim, o professor discutirá com as crianças sobre a melhor forma de parecer um tubarão. Apresentamos um possível diálogo construído com as crianças a partir da questão: como podemos ser um tubarão?
Destacamos que o professor precisa mediar as colocações das crianças para que as falas possam ganhar sentido e significado para toda a turma. após esta discussão o professor define junto com o grupo qual a melhor forma de fazer de conta que é um tubarão.
2º MOMENTO:
Sugerimos acatar a idéia de fazer o tubarão como se fosse uma capa de papel como uma possibilidade de encaminhar o jogo simbólico do ser tubarão. Assim, o professor confecciona todos os corpos dos tubarões e as nadadeiras porque exige desenho e recorte em proporções que as crianças pequenas não conseguem recortar sozinhas, bem como desenhar. Em seguida, cada criança pintou o seu da cor referente ao tipo de tubarão que iria representar.
Crianças pintando a nadadeira dorsal do tubarão
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Crianças pintando o corpo do tubarão
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Cenário do habitat do tubarão
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Depois que confeccionar a roupa e definirem o habitat dos tubarões, sugerimos que o professor realize atividades corporais em que as crianças possam pensar e realizar os movimentos do tubarão no mar.
Crianças experimentando o movimento das nadadeiras peitorais
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Crianças experimentando o movimento da nadadeira caudal
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Ressaltamos que o professor precisa definir os momentos de um jogo simbólico/teatral: o que, onde, e como. Para isso, o porfessor necessita definir com as crianças como seria local em que eles se apresentariam (o cenário), o que fariam (as ações, movimentos) e para quem fariam (qual o grupo que irá assistir, ser platéia).
Professora maquiando um "tubarão tigre"
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Professora vestindo a roupa do "tubarão lixa" em uma criança
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Crianças experimentando ser tubarão
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
4º MOMENTO:
Como forma de encerramento desta proposta de aula, sugerimos que o professor organize uma exposição de todas as atividades produzidas ao longo de todo o desenvolvimento do tema "tubarões", que vai além desta proposta de aula. A exposição das atividades poderá ser para seus pais e todos os colegas da escola. Na ocasião, as crianças poderão falar de suas atividades, socializando para o grupo visitante o que aprenderam sobre os tubarões, dentre as quais, sugerimos: as atividades, um filme que assistiram, os objetos que trouxeram para complementar o estudo.
Crianças expondo seus trabalhos para toda escola
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos o acesso aos links abaixo para que o professor possa organizar esta proposta de aula com qualidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tubaroes/tubaroes.php
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/que_e/index.shtml
http://www.biologo.com.br/tubarao/
Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:
Cinco estrelas 1 classificações
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12/08/2012
Cinco estrelasMaravilhosa aula! Parabens por ouvir as crianças, fazendo assim delas participativas do processo de construção do conhecimento, dando a possibilidaede da autonomia e criticidade. É assim que se colabora para a formação de um cidadão consciente, ouvindo-o e respeitando sua opinião. Muito criativa, parabens mesmo, apreni muito com você professora!