Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TEMA DA VIAGEM NA POESIA BRASILEIRA

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos conhecerão algumas composições poéticas importantes da poesia brasileira, como Pasárgada  (Manuel Bandeira) e O homem, as viagens (Carlos Drummond de Andrade).Discutirão a questão do lugar perfeito, como estratégia de fuga do homem insatisfeito . Os alunos poderão se questionar, ainda, sobre o seu próprio nível de (in)satistafação pessoal.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário para a execução dessa sequência

Estratégias e recursos da aula

Professor: inicie a aula perguntando aos alunos como eles analisam o grau de satisfação das pessoas em geral e deles mesmos.Após a conversa, mostre-lhes que a insatisfação do homem com ele mesmo ou com a situação na qual se encontra é frequentemente mote para belíssimos poemas.Avise aos alunos que você irá lhes fazer um convite e que cabe a eles aceitá-lo ou recusá-lo a partir de uma justificativa. Coloque em cada carteira um convite (use uma imagem como a sugerida, disponível em http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRs3gGAESe916MXcUAGwX7NZPDny2IrOogpKvpR0qswrO-gC6g e escreva a pergunta "Vamos fugir?" 

pinguins de mãos dadas

 

ETAPA 2: Após ouvir as respostas ao convite e as justificativas dadas pelos alunos, leia com eles o poema Brisa (http://drzem.blogspot.com/2010/02/brisa-manuel-bandeira.html), de Manuel Bandeira.

BRISA

Vamos viver no Nordeste, Anarina.
Deixarei aqui meus amigos, meus livros, minhas riquezas, minha vergonha.
Deixarás aqui tua filha, tua avó, teu marido, teu amante.

Aqui faz muito calor.
No Nordeste faz calor também.
Mas lá tem brisa:
Vamos viver de brisa, Anarina.

 

Leve os alunos a perceberem que o motivo da fuga, da viagem para o nordeste,  nesse caso é o amor. Retome também o uso popular da expressão "Viver de brisa". Caso queira, professor, você pode exibir o vídeo com Maria Bethânia cantando esse poema Brisa, com Maria Bethânia (http://letras.terra.com.br/maria-bethania/164681/)

ETAPA 3: faça com os alunos a audição da música Vamos fugir - Skank (http://letras.terra.com.br/skank/75215/)  . Relacione a letra da canção com o poema Brisa, lido anteriormente.  Em seguida, peça aos alunos que pensem em um lugar maravilhoso, onde todos os seus desejos sejam realidade, diga-lhes que descrevam-no e atribuam-lhe um nome. (Professor: distribua revistas antigas para que os alunos possam ilustrar "seu melhor lugar"). Após a atividade pronta, coloque no quadro os nomes dados aos "paraísos" imaginários dos alunos.

ETAPA 4: coloque no quadro, em letras grandes, a palavra PASÁRGADA. Peça aos alunos que "adivinhem" o que significa essa palavra. Após os alunos falarem, exiba a imagem abaixo, disponível em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:-jNVyVHe4zEcFM:http://2.bp.blogspot.com/_voOGHiDs5iE/TDlF2U3RGkI/AAAAAAAABEs/MCXGdLhxa_M/s1600/Placa%252520de%252520pasargada.jpg

Ao ler esta imagem, os alunos, certamente, pensarão que Pasárgada é um lugar geograficamente localizado. Peça-lhes que tentem imaginar esse lugar e vá anotando as descrições no quadro negro.Veja se nas descrições predomina uma expectativa boa  ou  negativa sobre Pasárgada.

A seguir, professor, informe aos seus alunos que você irá lhes mostrar uma ilustração do artista Silvio Pequeno, cujo título é Pasárgada ( mantenha o mistério sobre esse nome).

Professor, direcione a leitura da imagem a partir dos elementos que a compõem e que deverão ser ressaltados por você, como a presença predominante de personagens femininos, dentre eles as sereias e uma rainha, e um único personagem masculino, que tem um copo de chope nas mãos e ocupa a posição central. Ressalte, ainda, a ilustração de alguns objetos, como o celular, o livro, o diamante. Peça aos alunos que complementem sua descrição anterior (desencadeada pela placa sinalizadora) a partir da ilustração dada.

Após todos os alunos falarem, leia para eles a seguinte informação, disponível em : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fotonaparede.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/pasargada.jpg&imgrefurl=http://www.fotonaparede.com.br/blog/2009/09/ilustracao-e-poesia/&usg=__Vd4DYaygMq-Wgj8lZXrZFbT4VGk=&h=750&w=750&sz=380&hl=pt-br&start=29&zoom=1&tbnid=3-DLH4pXLCOziM:&tbnh=141&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3Dpas%25C3%25A1rgada%26start%3D20%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1

Manuel Bandeira, lendo o escritor grego Xenofonte, descobriu a palavra “PASÁRGADA”, tratando-se de uma cidadezinha provinciana ao sul da antiga Pérsia. Para o poeta, foi ali o paraíso terrestre, com tanta felicidade que inspirou o famoso poema “Vou-me embora para Pasárgada”, publicado pela primeira vez em 1930 e fonte de inspiração para Silvio Pequeno.

Explique-lhes que "Pasárgada" é o paraíso imaginário criado pelo poeta Manuel Bandeira em seu célebre poema Pasárgada. Distribua-lhes o poema Pasárgada (http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira02.html) para que possam lê-lo. 

Vou-me embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

 

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

 

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

 

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

 

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.


(Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90)

Compare o paraíso imaginário dos alunos (etapa 3) ao do eu-lírico do poema de Manuel Bandeira. Retome a ilustração de Silvio Pequeno e peça aos alunos que observem quais elementos do poema se mantiveram na ilustração.

Professor, termine essa sequência pedindo a alguns alunos que declamem o poema Pasárgada.

ETAPA 5: exiba o vídeo O homem, as viagens de  Carlos Drummond de Andrade (http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/807510/).

 Após análise, distribua o texto impresso do poema para que os alunos descubram "qual a viagem que todo homem deve fazer para se sentir realizado e satisfeito".    

O homem, as viagens

O homem, bicho da Terra tão pequeno
chateia-se na Terra
lugar de muita miséria e pouca diversão,
faz um foguete, uma cápsula, um módulo
toca para a Lua
desce cauteloso na Lua
pisa na Lua
planta bandeirola na Lua
experimenta a Lua
coloniza a Lua
civiliza a Lua
humaniza a Lua.

Lua humanizada: tão igual à Terra.
O homem chateia-se na Lua.
Vamos para Marte
ordena a suas máquinas.
Elas obedecem, o homem desce em Marte
pisa em Marte
experimenta
coloniza
civiliza
humaniza Marte com engenho e arte.

Marte humanizado, que lugar quadrado.
Vamos a outra parte?
Claro
diz o engenho
sofisticado e dócil.
Vamos a Vênus.
O homem põe o pé em Vênus,
vê o visto
é isto?
idem
idem
idem.

O homem funde a cuca se não for a Júpiter
proclamar justiça junto com injustiça
repetir a fossa
repetir o inquieto
repetitório.

Outros planetas restam para outras colônias.
O espaço todo vira Terra-a-terra.
O homem chega ao Sol ou dá uma volta
só para tever?
Não-vê que ele inventa
roupa insiderável de viver no Sol.
Põe o pé e:
mas que chato é o Sol, falso touro
espanhol domado.

Restam outros sistemas fora
do solar a col-
onizar.
Ao acabarem todos
só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.

(Poema extraído do site http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond05.htm)

Mostre aos alunos a imagem disponível em http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSX0UrwmnCXb9qsRNTFusANsPNWaCA46DqeeiH4LJm06Ls8rKWi

guerreiro no topo da montanha

Professor, peça aos alunos que observem com atenção a imagem e relacione-a a algum verso do poema. Os alunos deverão perceber a pequenez do homem diante da grandeza da natureza. Portanto, o verso relacionado à imagem é "O homem, bicho da Terra tão pequeno".

Peça aos alunos  (em grupo) que dividam o poema em partes e ilustrem cada uma das partes. Serão necessárias imagens  dos planetas Terra, Marte, Vênus, Júpiter, além de imagens da lua, do sol, de foguetes espaciais. Professor, se achar melhor, peça aos alunos que tragam de  casa essas imagens quando for iniciar a etapa 3.

Cada grupo deverá fazer uma apresentação didática da sua interpretação do poema a partir da sequência ilustrada que criou. Exponha os paineis.

Termine a sequência, discutindo com os alunos a questão da (in)satisfação do homem moderno.

Recursos Complementares

Nesse artigo  A viagem na literatura (http://www.fw.uri.br/publicacoes/literaturaemdebate/artigos/n2_6-TRAVESSIAS.pdf), você encontra  um pouco do percurso do tema "viagem" pela literatura, o que possibilitaria  a expansão da sequência proposta. 

Avaliação

Professor:  divida a turma em  grupos. Cada grupo deverá representar uma determinada agência de viagem. A função do grupo é preparar um roteiro turístico para Pasárgada. Os alunos deverão criar folderes, cartazes, anúncios publicitários, mapas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.