30/11/2010
Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Daniel Rodrigues Ventura.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
· Conceituar energia cinética.
· Conceituar energia potencial gravitacional.
· Resolver exercícios que envolvam energia cinética e/ou energia potencial gravitacional.
Trabalho de uma força, Movimento Uniformemente Variado, Movimento Uniforme, Leis de Newton.
Sugerimos que inicialmente o professor mostre a Figura 01 acima ou outra figura similar e fale sobre este cofre, normalmente feito de cerâmica. Em geral ele construído de modo fácil para introduzir moedas em seu interior, mas muito difícil retirá-las sem quebrar o cofre. O professor então poderá fazer um paralelo do cofrinho com a energia potencial. Suponha que todos os dias você coloque pelo menos uma moeda no cofre e num certo dia constata que o cofre está cheio. Para pegar as moedas tem que quebrar o cofre e naquele momento você não pretende fazer isso, mas sabe que se necessitar do dinheiro é só quebrar o cofre e lá estão as moedas, ou seja, você tem o dinheiro, pode pegar quando quiser, mas enquanto estiver no cofre não poderá usá-lo. A energia potencial é como o dinheiro no cofre, você sabe que existe, pode usar, mas está armazenado. A energia potencial é uma espécie de energia guardada, armazenada, que é capaz de realizar trabalho quando acionada.
Agora suponha que ao colocar moeda no cofrinho você tenha selecionado somente moedas de 5 centavos. Você então pode estimar o valor no cofre, por exemplo, pesando o cofre e pesando uma moeda de 5 centavos. Vamos supor que uma moeda de 5 centavos pesa 2,5 gf e que as moedas no cofre pesam 3000 gf (peso do cofre cheio menos o peso do cofre vazio). Neste caso estima-se que tenha cerca de 60 reais no cofre.
Em outra hipótese imagina que tenha colocado somente moedas de 1 real no cofre e o peso desta é 10 gf . Se as moedas no cofre pesarem 3000 gf provavelmente terá cerca de 300 reais no cofre.
Pode concluir que o valor no cofre depende do peso de moedas no cofre e também do valor da moeda que foi depositada nele.
Agora mostre a Figura 02 que ilustra a represa de Itaipu a maior hidroelétrica do continente. Nela a água represada cai de uma grande altura para quando a água chegar embaixo ser capaz de fazer com que uma turbina gire em alta velocidade para gerar eletricidade. O que acontece é a transformação de energia que a água tem quando está na represa e ao cair transforma-se em outro tipo de energia que aciona a turbina onde a energia de movimento da turbina é transformada em energia elétrica que usamos nas indústrias, em nossas residências, etc.
A energia que a água tem quando está ainda na represa é a energia potencial gravitacional Epg. Essa forma de energia é como as moedas no cofre, seu valor depende da massa considerada e também da altura em relação ao nível de referência, no caso da represa seria o nível que se encontra a turbina.
http://www.contrastesturismo.com/resources/Itaipu.jpg
Atividade I
Considere agora a Figura 03 que é o esquema de um bloco de massa m sobre uma mesa. A altura que o bloco se encontra do piso da sala é h. Define-se a energia potencial gravitacional do bloco em relação ao piso é igual ao produto de seu peso pelo desnível entre o ponto que se encontra e o piso; Epg = mgh, m é a massa do bloco, g a aceleração da gravidade local e h é sua altura em relação ao piso.
Após fornecer a fórma de energia potencial gravitacional, peça aos alunos que usando a expressão mgh, mostre que a unidade de energia potencial gravitacional no SI é o joule.
Substituindo cada grandeza pela respectiva unidade no SI, tem-se: Unid = “unidade de”
Depois peça aos alunos então que na Figura 03 calculem a energia potencial gravitacional do bloco em relação ao solo. Considere a massa do bloco m = 20 kg, g = 10 m/s2 e a altura do bloco em relação ao piso h =1,2 metros.
Depois o professor deve lembrar a turma que como a energia potencial gravitacional depende do nível de referência e pedir que considerando que o bloco esteja a 1,8 m do teto, qual sua energia potencial gravitacional em relação ao teto?
Atividade II
Em seguida, o professor deverá expor aos alunos que outra modalidade de energia é a energia que uma partícula ou um corpo, que é um conjunto de partícula, possuem quando se encontram em movimento. Este tipo de energia que os corpos possuem quando estão em movimento é denominada de energia cinética (EC). A energia cinética de um corpo é definida matematicamente pelo semi-produto da massa “m” do corpo pelo quadrado de sua velocidade “v”; EC = (m.v2)/2.
Após definição da grandeza energia cinética, peça aos alunos para mostrar que no Sistema Internacional, a unidade de energia cinética é o joule.
Substituindo cada grandeza pela respectiva unidade no SI, tem-se: Unid = “unidade de”
Peça então para os alunos que calculem a energia cinética que possui um corpo de 2,0 kg de massa movendo-se com uma velocidade de 25 m/s.
O exercício é apenas uma aplicação direta da equação matemática que define energia cinética.
Atividade III
Depois o professor deverá mostrar a Figura 04 abaixo que ilustra um atleta executando manobras numa pista de skate. No ponto mais alto da pista a figura simula que o atleta possui energia potencial e no ponto mais baixo energia cinética. À medida que o atleta desce na pista, vai perdendo energia potencial e ganhando energia cinética, ou seja, sua energia potencial vai transformando em energia cinética. Suponha que o desnível do centro de massa do conjunto atleta e skate sejam de 3,2 metros.
Faça então a seguinte pergunta para a turma. Desprezando o atrito na rampa, isto é, supondo que toda a energia potencial do atleta seja transformada em energia cinética, considerando o atleta parado no ponto mais alto da rampa, com que velocidade deveria chegar ao ponto mais baixo da pista?
Para resolver o problema vão considerar que:
· Epg = EC
· m.g.h = m.v2/2
· g.h = v2/2
· v2 = 2g.h
· v2 = 2.10.3,2
· v2 = 64
· v = 8,0 m/s2
Agora considere a geração de energia elétrica a partir da energia da água. Suponha que na Figura 02, 20% da energia potencial da água na represa de Itaipu seja transformada em energia elétrica. Considere que o desnível entre a superfície da água na represa e a água chegando à turbina seja de 75 metros, que a vazão da água seja de 700 m3 por segundo. Nas considerações acima, qual a quantidade de energia gerada por segundo? 1 m3 de água = 103 kg.
Considerando que 20% da energia potencial sejam transformadas em energia elétrica, tem-se:
Que equivale a uma potência gerada de 10,5 mega-watts.
Sugerimos ao professor que assista aos dois vídeos, sobre energia cinética e energia potencial e se possível, julgando conveniente, apresentar esses vídeos na sala de aulas para os alunos. Esses são de curta duração e estão disponíveis com títulos e endereços a seguir:
Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 15 (1 de 2): 6 min e 35 s
http://www.youtube.com/watch?v=HhFceJbRa8U&feature=related
Novo Telecurso - Ensino Médio - Física - Aula 15 (2 de 2): 7 min w 22 s
O professor poderá elaborar mais exercícios sobre assunto da aula para que os alunos exercite em casa, com objetivo de fixar ainda mais o conteúdo como alguns exercícios que deixamos aqui a título de sugestão.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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26/06/2013
Cinco estrelasA aula foi ótima tirou todas as minha dúvidas o texto foi bastante claro e objetivo com exemplos bastantes conhecidos pelos os leitores
29/08/2012
Cinco estrelasprof poderia explicar como o senhor resolveu esta parte E = 0,20.700.103.10.75 (Unidades do sistema internacional) E = 1,05.107 J da atividade 3 por favor.
08/09/2011
Cinco estrelasEXCELENTE - POIS ESTA RICA EM ATIVIDADES
04/05/2011
Quatro estrelase uma aula maravilhosa,muito exelente as explicaçoes. clareia muitas duvidasssssssssss. obrigado