08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Os alunos precisarão conhecer vocabulário relacionado a tipos de textos (letter, poem, note, article, etc.) e o modal might.
Aula 1
Professor,
Iniciaremos essa aula provocando os alunos a refletirem sobre o que é um texto. Leve para a sala material que possa ilustrar os seguintes tipos de texto:
Uma carta (a letter)
Para exemplos de vários tipos de carta, acesse:
http://www.letterwritingguide.com/
Um e-mail (an e-mail)
Para vários exemplos de e-mails, acesse:
http://jobsearch.about.com/od/jobsearchemailsamples/ig/Email-Message-Examples/
Um poema (a poem)
Para vários poemas famosos, acesse:
http://famouspoetsandpoems.com/top_poems.html
Uma receita (a recipe)
Para diversas receitas, acesse:
Certifique-se que os alunos sabem o nome desses textos em inglês.
Escreva no quadro:
Text is any piece of writing.
Peça aos alunos que levantem a mão se consideram a frase acima verdadeira, em seguida peça que levantem a mão se a consideram falsa. Compare o número de alunos em cada uma das situações, mas não encoraje a discussão.
Organize os alunos em grupos de quatro pessoas, distribua o material que você levou para a sala para ilustrar tipos de textos e peça que eles discutam o que consideram ser um texto. Após alguns minutos abra a discussão para a classe e encoraje-os a compartilharem suas opiniões. Nesse momento não interfira na discussão, ouça-os e estimule-os a dizerem o que pensam.
É possível que os alunos tenham pensado que um bilhete, uma receita ou um anúncio não sejam textos. Agora é o momento de você explicar que a frase no quadro é verdadeira e que todos os exemplos mostrados são considerados textos. Explique que diferentes tipos de textos são escritos com um propósito específico e isso os torna diferentes entre si.
Escreva no quadro a seguinte frase:
What might the purpose of a text be?
Peça aos grupos que discutam a pergunta no quadro.
Enquanto os alunos discutem, escreva no quadro a atividade a seguir:
a) …be to inform you about something.
b) …be trying to persuade you to buy something.
c) …instruct you how to do something to your car.
d) …describe somewhere or someone to you.
Após alguns minutos de discussão peça aos grupos que relacionem as frases 1-4 com as a-d e em seguida corrija com a turma.
Resposta: 1- b 2- a 3- d 4- c
Para concluir essa explicação imprima a Factsheet 1 (folha de informações) disponível em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/typesoftext/factsheet.shtml - acesso 07/10/10
Distribua para os alunos e peça que leiam com atenção.
Aula 2
Nessa aula iremos trabalhar com textos persuasivos e informativos. Para isso você precisará imprimir os worksheets 1 e 4 (folha de atividades) disponíveis em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/typesoftext/worksheet.shtml - acesso em 07/10/10
Organize os alunos em grupos de três ou quatro alunos, distribua as folhas de atividades da seguinte forma: metade dos grupos deverá receber uma cópia da folha de atividades 1 e a outra metade da folha de atividades 4. Os grupos deverão ler o material atentamente. Em seguida oriente os alunos a formarem novos grupos de forma que dois alunos que leram a folha de atividades 1 se juntem com dois alunos que leram a folha de atividades 4. Os alunos deverão, então, explicar o que leram para os colegas de grupo
Para praticar o conteúdo dado os alunos deverão visitar o site a seguir e, em grupos, relacionar as características dadas aos tipos de texto: persuasive x instructive de acordo com o que leram.
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/ready-to-read - acesso em 07/10/10
Após alguns minutos corrija com a turma no quadro explicando o que for necessário.
Respostas:
Persuasive text:
- Repeated words
- Text in capital letters
- Exclamation marks
- Rhetorical questions
- An emotional one-sided argument
- Humour
Intructive text:
- Written as though the reader is being spoken to
- Language is direct and unnecessary words are left out
- Often use 'must' and 'must not'
- Use diagrams or pictures to help
Aula 3
Nessa aula iremos trabalhar com textos instrutivos e descritivos. Para isso você precisará imprimir os worksheets 2 e 3 (folha de atividades) disponíveis em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/typesoftext/worksheet.shtml - acesso em 07/10/10
Organize os alunos em grupos de três ou quatro alunos, distribua as folhas de atividades da seguinte forma: Metade dos grupos deverá receber uma cópia da folha de atividades 2 e a outra metade da folha de atividades 3. Os grupos deverão ler o material atentamente. Em seguida oriente os alunos a formarem novos grupos de forma que dois alunos que leram a folha de atividades 2 se juntem com dois alunos que leram a folha de atividades 3. Os alunos deverão, então, explicar o que leram para os colegas de grupo.
Para praticar o assunto ensinado, peça aos alunos que visitem o link abaixo:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/typesoftext/game.shtml - acesso em 07/10/10
Eles encontrarão um jogo que revê e reforça os tipos de textos (Persuasivos, Informativos, Instrutivos e Descritivos) e suas características. Oriente-os a jogarem em grupos.
Para terminar, peça aos alunos que tragam, na próxima aula, um exemplo de cada um dos tipos de textos trabalhados (Persuasivos, Informativos, Instrutivos e Descritivos).
Aula 4
Nessa aula consolidaremos o entendimento dos tipos de texto ensinados nas aulas anteriores. Organize os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e peça que mostrem os textos persuasivos, informativos, instrutivos e descritivos que trouxeram como exemplo. Monitore e esclareça qualquer dúvida caso necessário.
Oriente os grupos de alunos a visitarem o site abaixo. Esse link os conduzirá a atividades de reflexão sobre tipos de textos e seus respectivos propósitos.
http://www.citycol.com/basic_skills/Quizzes/Purpose/reading_purpose.htm - acesso em 07/10/10
Aula 5
Essa aula será iniciada com um desafio. Após quatro aulas trabalhando diferentes textos, suas características e propósitos, desafiaremos os alunos a fazerem um Quiz de perguntas relacionadas ao assunto. Eles poderão decidir o nível de dificuldade do Quiz e poderão fazê-lo em duplas.
Oriente-os a acessarem:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/typesoftext/quiz.shtml - acesso em 07/10/10
Fecharemos essa sequência didática com uma discussão sobre a importância da leitura. Peça que visitem o site abaixo e que leiam atentamente o texto sobre a importância da leitura:
http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=2 - acesso em 07/10/10
Em seguida escreva no quadro:
A melhor forma de obter conhecimento é através da leitura
Organize os alunos em grupos de quatro pessoas e peça que discutam a frase acima. Após alguns minutos abra a discussão para a classe e encoraje os alunos a dizerem o que pensam. Por fim você pode propor que façam um mural com as conclusões sobre a importância da leitura.
Para mais estratégias de leitura, visite:
http://www.paec.org/david/reading/general.pdf - acesso em 07/10/10
Para mais dicas de como ler efetivamente, visite:
http://www.brad.ac.uk/acad/management/external/els/pdf/sixstepstoeffectivereading.pdf - acesso em 07/10/10
Para mais dicas de como ser um bom leitor e atividades práticas, visite:
http://esl.fis.edu/learners/advice/read.htm - acesso em 07/10/10
Você poderá avaliá-los das seguintes maneiras:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/02/2013
Cinco estrelasAchei a sequência maravilhosa.