08/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
§ Instigar as crianças a pensarem na importância da água para a vida humana e animal;
§ Explorar os diferentes modos de utilização da água.
Não há necessidade de recursos prévios.
1° Momento: Em rodinha, despertar a temática água fazendo uma brincadeira em que com um esborrifador o/a professor/a esborrifa água no ar de modo a respingar sobre as crianças. Elas adoram o efeito refrescante dessa brincadeira. E então, provocar as crianças a pensarem pra que serve a água. Ouvir as ideias do grupo e anotar para futuros desdobramentos. Propor uma pesquisa para casa em que as crianças possam investigar pra que serve a água. Esta pesquisa deve contemplar o registro escrito realizado com a ajuda de um adulto e a ilustração das informações apresentadas com recortes de revistas.
2° Momento: Promover a socialização da pesquisa realizada com auxílio das famílias. As crianças neste momento apresentam as informações apuradas.
3° Momento: Promover a contação da história “Água – Pra que serve a água?” da autora Anna Cláudia Ramos. Esta história apresenta diferentes possibilidades de utilização da água e desperta a atenção das crianças por apresentar situações próprias do seu cotidiano. A partir da história acrescentar as ideias das crianças apresentadas no momento anterior . E então, selecionar algumas das possibilidades de utilização da água apresentadas na história para serem desenvolvidas no ambiente escolar no momento seguinte.
4° Momento: Explorar as seguintes ideias apresentadas no livro: “ pra beber água”; “pra lavar a boca e tirar a pasta do dente”; “pra dar descarga”. Incentivar assim, o consumo de água, reforçando os benefícios deste para a saúde e valorizando este hábito na rotina escolar. Reforçar também, o hábito da higiene, reservando espaço para momentos dessa natureza na rotina escolar e incentivando o consumo consciente de água a partir de ações como: fechar a torneira sempre que for aberta, dar descarga somente na proporção necessária. Estas ações podem gerar uma campanha dentro da escola : as crianças podem produzir textos coletivos sobre a temática em questão; fazer desenhos; montar painéis com figuras de revistas e fazer pinturas sobre o assunto para conscientizar a população escolar sobre o consumo consciente de água.
5° Momento: Aproveitando o clima de calor propor ao grupo um momento de divertimento com água. A ideia do banho de mangueira, apresentada no livro “Água – Pra que serve a água?” da autora Anna Cláudia Ramos, agrada muito as crianças. Este momento pode ser organizado de maneira a aproveitar a água utilizada no banho para outros fins. Por exemplo, se a escola dispõe de um espaço de ducha, o ralo pode ser tampado para que as crianças aproveitem a água para regar as plantas que a escola possa ter. Caso exista no espaço escolar um gramado, o banho pode acontecer neste local e assim contribuir para que a grama seja molhada e continue viva.
6° Momento: Explorar a ideia “ pra molhar as plantinhas”. E assim, propor ao grupo o plantio de diferentes flores em floreiras confeccionadas com garrafa pet. Estas podem compor o ambiente escolar e demandam cuidados diários na rotina escolar, como regá-las diariamente. A mágica da germinação das sementes, desenvolvimento das plantas e seu florescimento encantam as crianças e promovem a aproximação das mesmas com a natureza.
Construção do vaso
Materiais:
- Garrafa pet transparente ou verde; tinta relevo, tesoura sem ponta.
Passos:
1- O/a professor deve cortar a garrafa, separando a parte superior do fundo;
2- Agora, com a tesoura, arredondar os gomos da parte superior, formando as pétalas da flor;
3- Depois de pronta, a parte superior deverá ser colocada com o gargalo virado para baixo, fazendo-o encaixar na outra parte; (confira a figura abaixo)
4- As crianças podem decorar o vaso com tinta relevo ou deixá-lo na cor natural da garrafa, caso a escola não disponha das tintas necessárias.
Vaso completo Parte superior do vaso
O/a professor/a pode utilizar como material de apoio o livro: "A ÁGUA: onde? por quê? quando? como?" da editora Melhoramentos.
O/a professor/a deverá observar:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a criança foi capaz de expressar suas ideias sobre o assunto trabalhado;
- a criança participou dos momentos propostos demonstrando autonomia e segurança.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!