Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: pra que serve? Explorando a utilidade da água na vida humana e animal

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§          Instigar as crianças a pensarem na importância da água para a vida humana e animal;

 §          Explorar os diferentes modos de utilização da água.

Duração das atividades
6 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de recursos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Em rodinha, despertar a temática água fazendo uma brincadeira em que com um esborrifador o/a professor/a esborrifa água no ar de modo a respingar sobre as crianças. Elas adoram o efeito refrescante dessa brincadeira. E então, provocar as crianças a pensarem pra que serve a água. Ouvir as ideias do grupo e anotar para futuros desdobramentos. Propor uma pesquisa para casa em que as crianças possam investigar pra que serve a água. Esta pesquisa deve contemplar o registro escrito realizado com a ajuda de um adulto e a ilustração das informações apresentadas com recortes de revistas.

2° Momento: Promover a socialização da pesquisa realizada com auxílio das famílias. As crianças neste momento apresentam as informações apuradas.

3° Momento: Promover a contação da história “Água – Pra que serve a água?” da autora Anna Cláudia Ramos. Esta história apresenta diferentes possibilidades de utilização da água e desperta a atenção das crianças por apresentar situações próprias do seu cotidiano. A partir da história acrescentar as ideias das crianças apresentadas no momento anterior . E então, selecionar algumas das possibilidades de utilização da água apresentadas na história para serem desenvolvidas no ambiente escolar no momento seguinte.

4° Momento: Explorar as seguintes ideias apresentadas no livro: “ pra beber água”; “pra lavar a boca e tirar a pasta do dente”; “pra dar descarga”. Incentivar assim, o consumo de água, reforçando os benefícios deste para a saúde e valorizando este hábito na rotina escolar.  Reforçar também, o hábito da higiene, reservando espaço para momentos dessa natureza na rotina escolar e incentivando o consumo consciente de água a partir de ações como: fechar a torneira sempre que for aberta, dar descarga somente na proporção necessária. Estas ações podem gerar uma campanha dentro da escola : as crianças podem produzir  textos coletivos sobre a temática em questão; fazer desenhos; montar painéis com figuras de revistas e fazer pinturas sobre o assunto para conscientizar a população escolar sobre o consumo consciente de água.

5° Momento: Aproveitando o clima de calor propor ao grupo um momento de divertimento com água. A ideia do banho de mangueira, apresentada no livro “Água – Pra que serve a água?” da autora Anna Cláudia Ramos, agrada muito as crianças. Este momento pode ser organizado de maneira a aproveitar a água utilizada no banho para outros fins. Por exemplo, se a escola dispõe de um espaço de ducha, o ralo pode ser tampado para que as crianças aproveitem a água para regar as plantas que a escola possa ter. Caso exista no espaço escolar um gramado, o banho pode acontecer neste local e assim contribuir para que a grama seja molhada e continue viva.

6° Momento: Explorar a ideia “ pra molhar as plantinhas”. E assim, propor ao grupo o plantio de diferentes flores em floreiras confeccionadas com garrafa pet. Estas podem compor o ambiente escolar e demandam cuidados diários na rotina escolar, como regá-las diariamente. A mágica da germinação das sementes, desenvolvimento das plantas e seu florescimento encantam as crianças e promovem a aproximação das mesmas com a natureza.

Construção do vaso   

Materiais:

- Garrafa pet transparente ou verde; tinta relevo, tesoura sem ponta.   

Passos:

1-     O/a professor deve cortar a garrafa, separando a parte superior do fundo;

2-     Agora, com a tesoura, arredondar os gomos da parte superior, formando as pétalas da flor;

3-     Depois de pronta, a parte superior deverá ser colocada com o gargalo virado para baixo, fazendo-o encaixar na outra parte;  (confira a figura abaixo)

4-    As crianças podem decorar  o vaso com tinta relevo ou deixá-lo na cor natural da garrafa, caso a escola não disponha das tintas necessárias.

                                            

                                                                                              Vaso completo                                                                                          Parte superior do vaso

Recursos Complementares

O/a professor/a pode utilizar como material de apoio o livro:  "A ÁGUA: onde? por quê? quando? como?" da editora Melhoramentos.

Avaliação

O/a professor/a deverá observar:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança foi capaz de expressar suas ideias sobre o assunto trabalhado;

- a criança participou dos momentos propostos demonstrando autonomia e segurança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.