08/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
§ Explorar as diferentes percepções e observações das crianças sobre a água;
§ Explorar as diferentes propriedades da água.
É interessante que o/a professor/a tenha iniciado a temática água com as crianças.
1° Momento: Em rodinha, incentivar as crianças a tentar descobrirem qual é o conteúdo de uma caixinha cumbuca que lhes será apresentada. As crianças irão colocar a mão dentro dessa caixa e tocar a água. O tato, a visão e o olfato são os principais sentidos a serem explorados nesta atividade. As crianças durante a experiência tentarão realizar observações em torno das seguintes questões: qual o conteúdo? Tem cheiro? Tem cor? É fria/ quente? É sólida/ líquida? A partir das constatações das crianças, promover a compreensão de que a água é um elemento líquido, inodoro e incolor em seu estado natural.
Esta caixa pode ser feita com uma caixa vertical. É só fazer uma abertura circular na parte superior e depois, colar um tecido em torno da circunferência de modo a formar uma espécie de funil.
2° Momento: Propor a realização de uma brincadeira: gincana da água. Nesta, as crianças deverão ser organizadas em duas equipes, as quais irão se deparar com algumas situações: - transportar água de um recipiente ao outro com as mãos; RECIPIENTE 1 - transportar água de um recipiente ao outro com uma esponja; RECIPIENTE 2 - transportar água de um recipiente ao outro com uma peneirinha; RECIPIENTE 3 - transportar água de um recipiente ao outro com um baldinho. RECIPIENTE 4
3° Momento: Propor às crianças o preparo de uma deliciosa experiência: fazer geladinho. Este momento colabora com a compreensão do estado sólido da água. Para isso, a turma vai precisar de suco de sabores de sua preferência, água, açúcar e saquinho para geladinho. Então, é feita a mistura do suco com a água e o açúcar. Coloca-se no saquinho. É importante que o/a professor/a destaque com as crianças neste momento em qual estado a água se encontra, no caso, líquido. E então, explorar a ideia de que a água quando submetida a baixas temperaturas passa do estado líquido para o sólido. Os geladinhos deverão, portanto, serem levados ao congelador. Depois de prontos, permitirão às crianças perceber como a água se transforma de um estado para o outro, e quais são as suas características no estado sólido. Para finalizar é só se deliciar com os geladinhos. É uma experiência de grande aprovação pelas crianças.
4° Momento: Este momento está reservado para que o grupo possa vivenciar situações em que a água encontre-se no estado gasoso. Sugerem-se duas situações:
- 1°) O/a professor/a pode organizar uma visita das crianças à cozinha da escola para que visualizem o momento de cozimento dos alimentos. Neste momento as crianças poderão perceber a água no estado de vapor. Para isso, abre-se a panela e o vapor sai rapidamente. Então, chama-se a atenção para o vapor, pois representa a água no estado gasoso. (É importante combinar com o grupo antes da visita à cozinha algumas regras para a segurança).
- 2°) O/a professor pode organizar uma divertida brincadeira com as crianças: lavar roupa. Para isso, deve pedir para que as crianças venham de roupa de banho e tragam uma peça de roupa para ser lavada, ou mesmo, lavem alguma peça que tenham na escola, como a camiseta utilizada em momentos de pintura. No espaço a ser realizada a brincadeira deverá ser disponibilizado às crianças: água, sabão, bacias, baldes, varal e prendedores de roupa. As crianças irão se divertir com este momento de faz de conta. E então, ao final da brincadeira, as roupas deverão ser estendidas no varal, observando que estão molhadas. Ao final da tarde, o grupo deverá conferir as roupas no varal e assim, perceberão que estão secas. Então, a pergunta: para onde foi a água das roupas? As crianças apresentarão suas ideias e com o/a professor/a irão construir a compreensão de que a água que antes se encontrava em estado líquido e deixava as roupas molhadas, se transformou em vapor (como o produzido no cozimento dos alimentos) quando as roupas foram expostas ao sol/ calor e este vapor subiu para as nuvens. O/a professor/a pode comentar que este vapor posteriormente pode se transformar em chuva. Porém, não cabe aprofundar esta informação neste momento.
5° Momento: Realizar a brincadeira: Perguntas à jato.
O/a professor/a pode organizar perguntas do tipo:
- qual é o estado da água que você bebe (e demonstra com uma garrafa e um copo)?
- qual é o estado da água que sai do chuveiro que você toma banho?
- qual é o estado da água que sai da torneira e que você lava as mãos?
- qual é o estado da água na chuva que cai do céu?
- qual é o estado da água no geladinho que você experimentou?
- qual é o estado da água no gelo que colocamos no suco?
- qual é o estado da água quando se transforma no vapor que sai da panela?
- qual é o estado da água quando evapora da roupa molhada que colocamos para secar?
Acessando este endereço você encontra a sugestão de uma experiência bem legal envolvendo água:
O/a professor/a pode realizar as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a criança participou das brincadeiras realizadas;
- a criança foi capaz de expressar suas ideias;
- a criança foi capaz de realizar observações a partir das situações propostas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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08/12/2010
Quatro estrelasVanessa,parabéns pela aula. É muito importante ensinar aos pequeninos as mudanças de estado da água ao vivo,ou seja, eles presenciando tais mudanças.