Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: como? Descobrindo os percursos da água nossa de cada dia.

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Conhecer o percurso  da água até chegar em nossas casas;

 § Explorar a noção de responsabilidade pela água que temos e a água que queremos.

Duração das atividades
6 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o/a professor/a tenha organizado outros momentos de trabalhos sobre a água, destacando o que é; pra que serve.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Para este momento sugere-se a exibição do vídeo “ A gota borralheira” . O vídeo está disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=qiEsqSOxNFA

Este vídeo apresenta o percurso da água tratada que utilizamos em nossas casas a partir das aventuras de uma gotinha chamada Cristalina. O/a professor/a pode procurar no departamento de água e esgoto de sua cidade materiais informativos sobre o processo de tratamento da água (vídeos, gibis, folhetos, etc). E a partir destes materiais desenvolver os objetivos propostos para esta aula.   

2° Momento: Propor o registro do momento anterior, com uma atividade em que as crianças caracterizarão a água suja e a água limpa. Registro: Olá turminha! Depois de assistirmos ao filme “A gota borralheira” aprendemos de onde vem a água, como ela chega até nossas casas e a importância da preservação do ambiente. Agora, registre a diferença entre a água limpa e a água suja:

                            ÁGUA LIMPA                                          ÁGUA SUJA                  

Para caracterizar a água limpa, as crianças irão rasgar pedaços de papel fantasia azul e colar no espaço. Em seguida receberão uma gotinha de papel color set azul  e responderão a seguinte questão: a gotinha fica feliz ou triste na água limpa? Então,  irão desenhar um semblante feliz. Para finalizar cola-se a gotinha na água limpa.

Para caracterizar a água suja, as crianças irão colar pedaços de papel fantasia azul, de preferência um tom de azul mais escuro e elementos que representem a sujeira: estes podem ser selecionados no lixo produzido pelas crianças na escola. Pedaços de jornal, aparas de lápis, papel de balas, lacres de latas de suco ou refrigerante, etc. Novamente as crianças devem receber a gotinha, agora com uma cor diferente, não tão azul como a apresentada na situação de água limpa. E então, novamente responderão a seguinte pergunta: a gotinha fica feliz ou triste na água suja?  Diante da resposta irão desenhar um semblante triste na gotinha e colar esta na água suja.

3° Momento: Pesquisa: será que todas as pessoas tem acesso a água limpa em suas casas: para tomar banho, beber, preparar alimentos? Sugere-se a pesquisa em casa, utilizando para isso, revistas, jornais, internet. Instrumento de pesquisa: Olá crianças e famílias! Com nossas aprendizagens sobre “A Água” despertamos uma curiosidade: será que todas as pessoas tem acesso a água limpa em suas casas, para tomar banho, beber, preparar alimentos? Procure em revistas, jornais e internet reportagens que informem sobre a situação da população brasileira quanto ao abastecimento de água. O trabalho deve constar um registro escrito e uma ilustração.

4° Momento: Socialização da pesquisa realizada em casa.

5° Momento: A visita a algum lugar da cidade em que o abastecimento de água não seja totalmente garantido é uma ótima oportunidade para despertar o olhar para as condições sociais da população no que se refere autilização da água tratada.  Neste caso, o/a professor/a pode buscar agendar um encontro com um representante do bairro a ser visitado para agendar a visita e conhecer os lugares mais críticos, etc. As crianças podem elaborar um roteiro de perguntas a partir de suas curiosidades. Esta visita deve ser fotografada e as fotos apresentadas para a comunidade escolar.  

6° Momento: Em rodinha, ouvir as crianças em relação à situação vivenciada. Estimular as crianças a pensarem em possíveis soluções para os problemas da população em relação ao abastecimento de água. O/a professor pode propor a construção de um texto coletivo sobre o assunto. Este pode ter como título: “Manifesto da água” e ser desenvolvido em tom de reivindicação, destacando a preservação desse recurso e o acesso de todas as pessoas á água tratada.  

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares.

Avaliação

O/a professor/a pode realizar as seguintes observações:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança foi capaz de expressar suas ideias diante das situações vivenciadas;

- a criança  demonstrou compreensão das ideias suscitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.