Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: Onde? Descobrindo as origens da água

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Conhecer o ciclo da água;

§         Desenvolver noções de preservação da água.

Duração das atividades
9 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o/a professor/a já tenha iniciado a temática " água" com as crianças. No portal do professor você encontra outras aulas sobre a temática em questão.

 

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Levantar a seguinte questão no grupo: de onde vem a água que utilizamos: que sai na torneira, no chuveiro, que bebemos, que utilizamos para preparar os nossos alimentos? Ouvir as ideias das crianças e ir encadeando as mesmas para o próximo momento.

2° Momento: Apresentar às crianças a canção “ Naturágua “/ Álbum Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé. E então, cantar com as mesmas em roda e ir aos poucos suscitando as ideias apresentadas na música sobre a origem da água: a água vem da chuva, dos rios. Para finalizar este momento, propor às crianças a construção do cenário de um rio. O grupo pode trabalhar com tinta guache no papel Kraft. Depois de seca a tinta, as crianças podem acrescentar mais elementos no rio, como pedrinhas. É importante destacar junto ao grupo a necessidade de proteger os rios, enfocando a necessidade de conscientização sobre o destino do lixo produzido.

Outra sugestão é o vídeo sobre o  ciclo da água", material organizado pela empresa Sabesp: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related

 

3° Momento: O/a professor/a conforme as possibilidades da região pode propor um passeio ao grupo para conhecer as margens de algum rio que corte a cidade. As crianças poderão então, realizar algumas observações: a vegetação em torno, as condições de preservação, a presença de animais, a utilização da água do local para outros fins, etc.  Pode até ser organizado um piquenique em suas proximidades. O passeio deve ser fotografado para que as descobertas possam ser compartilhadas com a comunidade escolar.  Caso a região não possua nenhum lugar de fácil acesso, o/a professor/a pode sondar junto à empresa de abastecimento de água a possibilidade de uma visita orientada, de modo que as crianças possam se informar sobre a origem da água que abastece a região. A possibilidade de distribuição de material informativo às crianças pode ser proposta à empresa.

4° Momento: Socialização das informações coletadas. Caso as crianças tenham recebido algum material informativo, podem ser  utilizados durante este momento.

5° Momento: Abordar a questão da chuva, outra fonte de água. Para isso, o/a professor pode utilizar a música “ A chuva” do CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. A música possibilita a realização de uma coreografia pelas crianças.  

6° Momento: Em roda, estimular as crianças a relatarem qual a temática da música. E então, iniciar uma discussão sobre como é a chuva: se já presenciaram uma chuva; se já se molharam na chuva; se a chuva tem barulho; se a chuva tem cheiro; o que acontece nos locais onde residem quando chove; como fica o céu em dias de chuva; quais as brincadeiras que podem ser realizadas em dias chuvosos; seus sentimentos diante de situações de chuva, etc. E assim, ir conduzindo a conversa para que que as crianças possam expor suas ideias. A partir das falas das crianças o/a professor/a tem inúmeras possibilidades para desenvolver  o trabalho. Por exemplo: tem crianças que tem medo do som do trovão. É interessante neste caso, levar para a sala um cd com gravações de diferentes sons, inclusive o de trovão e o de chuva para que as crianças tentem identificá-los, sendo estimuladas a expressarem sentimentos e sensações durante situações de chuva. Esses sons podem ser utilizados posteriormente, em dramatizações e brincadeiras, permitindo que as crianças possam (re)significá-los. 

7° A partir da conversa organizada no momento anterior, propor uma pesquisa para casa. As crianças com auxílio das famílias deverão procurar e coletar reportagens sobre as chuvas no nosso país (como vem acontecendo as chuvas, quais os benefícios e prejuízos que trazem para a população, possíveis ações da população para favorecer a ocorrência de chuvas tranquilas). É importante que o registro contemple tanto informações escritas, quanto ilustrações.                      

8° Momento: Socialização da pesquisa no grupo e organização de um mural informativo com as reportagens selecionadas  para socialização com a comunidade escolar.

9° Momento: Para finalizar, o/a professor/a pode propor uma sessão de cinema.O filme sugerido é :“Ta chovendo hambúrguer”. Esse filme brinca com os efeitos da chuva, só que chuvas diferentes, não de água, mas de comida. Sinopse do filme:  Quando a invenção mais recente de Flint Lockwood acidentalmente destrói a praça da cidade e parte em disparada rumo às nuvens, ele considerou acabada sua carreira de inventor. No entanto, algo incrível começa a acontecer: uma chuva de deliciosos cheeseburgers. O que antes era um sonho, agora é fato: sua máquina funciona de verdade! Porém, quando o equipamento sai de controle, cabe a Flint, com a ajuda de Sam Sparks, a garota do tempo, encontrar um modo de desligar a engenhoca e salvar a pátria.

Recursos

- Cd Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé;

- CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

- Filme " Tá chovendo hambúrguer";

- Aparelho de som;

- Aparelho de dvd;

- Papel kraft;

- Tinta guache azul.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares.

Avaliação

O/a professor poderá realizar as seguintes observações:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

 - A criança participou das diferentes situações organizadas;

- A criança demonstrou compreensão da temática em questão, expressando suas ideias;

- A criança foi capaz de expressar sentimentos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.