07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1 - Conhecimentos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga
1º MOMENTO – O professor juntamente com os alunos deverá realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. De posse do material, o professor deverá organizar com as crianças as informações obtidas para elaborarem e construirem uma linha de tempo da vida de cantor. Evidenciando os fatos mais importantes e se possível, ilustrar com fotos para que as crianças possam fazer leitura das imagens.
Linha de tempo:
13 de dezembro de 1912 - Nascimento
1939 - Deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música
1941 - Ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria
1945 - Gravou sua primeira música como cantor
1946 - Voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e o reencontro com seu pai
1947 - Gravou a música asa branca
1948 - Casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti
1989 - Morreu vítima de parada cardiorrespiratória
ATIVIDADE 2 - APRECIAR ALGUMAS MÚSICAS DO COMPOSITOR LUIZ GONZAGA
1° MOMENTO – Diariamente, o/a professor/a deverá propor aos alunos que escutem algumas músicas do compositor acima citado. Após esse momento, deverá conversar e registrar no mural da sala, as apreciações feitas por eles em relação ao estilo da música (forró), a melodia, ao tema, a letra da música, ao ritmo e aos instrumentos que ouviram tocar/acompanhar as música.
2º MOMENTO – Escutar e interpretar oralmente a letra da música “Asa Branca.”
O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
- O que vocês sentiram ao ouvirem essa música?
- Qual é o tema dessa música? Do que fala?
- Quem é “Asa Branca” e Rosinha?
- Que lugar é este retratado por Luiz Gonzaga?
- Por qual motivo não se pode respirar, plantar e nadar na terra?
- O que significa as expressões: “Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João...” “Que braseiro, que fornalha...”
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO A ORIGEM DO FORRÓ
1º MOMENTO – Para ampliar o conhecimento dos alunos acerca da origem desse ritmo musical, o/a professor poderá ler para os alunos o seguinte texto:
O forró
O forró é um ritmo musical que surgiu no Nordeste, mas a palavra designa também o local onde se realiza uma festa dançante ou baile, com músicas características daquela região. O termo se originou da redução da palavra “forrobodó”, que significa “farra”, “confusão”, desordem, confirmando segundo alguns autores, que sua origem não é a forma abrasileirada de for all, que em inglês significa “para todos”.
O gênero se consagrou também como forma de dançar e como estilo musical característico, geralmente executado por um trio instrumental composto de sanfona, zabumba e triângulo. O forró surgiu no Nordeste, mas, a partir da década de 1950, se espalhou por todo país. Na década de 1990, na cidade de São Paulo, surgiram várias casas para este “arrasta-pé”, frequentadas por adolescentes e universitários. (Ana Teberosky & César Coll. Aprendendo Arte. Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo. Editora Ática, 2002, p. 187).
O professor poderá fazer uma pesquisa juntamente com as crianças na biblioteca ou nos computadores (internet) da escola. É importante que as crianças adquiram o hábito de pesquisar, para tanto o professor deverá antecipadamente verificar quais os livros ou sites apropriados para a pesquisa.
2º MOMENTO - O professor deverá levar os alunos para sala de multimidia para assistirem alguns vídeos sobre Luiz Gonzaga:
http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo&feature=related - Respeita Januário
http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4 - Xote das Meninas
http://www.youtube.com/watch?v=jSWwftxuSQQ&feature=related - A morte do vaqueiro
Ao final de cada vídeo o professor deverá questionar:
O professor poderá pedir para a turma escolher uma destas músicas para ser ilustrada, lembrando que pode ser apenas uma parte da música. Para tanto, deverá disponibilizar o material: Folha A4, lápis de cor, giz de cera, lápis grafite, tesoura, revistas, cola, hidrocor, borracha e régua.
ATIVIDADE 4 - REPRESENTANDO O SERTÃO ARTISTICAMENTE
1º MOMENTO – O professor deverá propor a releitura de uma obra que represente o nordeste brasileiro. A obra citada abaixo é uma xilogravura, que é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado, no nosso caso utilizaremos o isopor. È um processo muito parecido com um carimbo, está técnica é muito utilizada no nordeste para ilustrar a literatura de cordel.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura
http://www.onordeste.com/administrador/personalidades/imagemPersonalidade/45158975dc4430236d5835903ece7e98464.jpg
http://xilogravura.zip.net/images/030.jpg
2º MOMENTO – O professor deverá solicitar que todas as crianças tragam para sala de aula pratinhos de isopor, aqueles utilizados em supermercado para condicionar frios. Cada criança deverá criar seu desenho, pautados no contexto do nordeste brasileiro. Para tanto, terão que fazer o desenho com o auxilio de um lápis grafite ou caneta, pressionando o lápis/caneta no isopor, fazendo um pequeno entalhe, no entanto não se deve pressionar com muita força para não furar e nem quebrar o isopor.
3º MOMENTO - Depois, com o auxilio de um rolinho ou pincel, cobrir toda a superficie do isopor, tomando o cuidado para não colocar muita tinta na parte vazada.
4º MOMENTO - Em seguida, colocar uma folha de papel peso 40 A4 sobre a prancha de isopor e pressionar levemente com as mãos. Em seguida retire a folha e obterá o desenho representado pela xilogravura. Depois a impressão deverá ser colocada em uma moldura e assinada pela criança. Os trabalhos deverão ser expostos no mural da escola.
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2013
Cinco estrelasAmei as atividades me trouxeram ajuda não só para as minhas aulas como também me auxiliaram no meu TCC da SEGUNDA LICENCIATURA em artes.
06/06/2013
Cinco estrelasMto bom o projeto
25/10/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho.Com um acervo histórico riquíssimo do nosso Luiz Gonzaga, que por muito,não foi valorizado como devia,mas tudo tem seu tempo e sua hora,estamos vivenciando esse momento de glória, que é o centenário do nosso glorioso GONZAGÃO. Parabéns.
01/10/2012
Cinco estrelasotimas aulas que me deram ideias diferente
24/09/2012
Cinco estrelashoje estava com muita dúvida de dá uma aula com esse tema e ao entra no portal do professor fiquei encantada com essa aula, vou da minha aula tranquila.Obrigada.
30/07/2012
Quatro estrelassimples,criativa e enriquecedora
20/06/2012
Quatro estrelasEssa atividade foi de grande ajuda para mim. Valeu muito. Obrigada.
17/06/2012
Cinco estrelasamei a sua sugestão de aula, vai me ajudar bastante na vivência do projeto Bonito é Gonzagá.
16/06/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões das aulas,e com certeza irei utilizá-la na minha turma. Obrigada
12/06/2012
Cinco estrelaseu acho que devia ter um cordel bem grande mais ou menos de oito páginas e cada uma com seis estrofes
10/06/2012
Cinco estrelasMaravilhoso o trabalho de vocês . Parabéns.
08/06/2012
Cinco estrelasÉ muito bom,otimo esse texto ensina a criança saber a vida do artista que é o Luiz Gonzaga.
07/06/2012
Cinco estrelasESTA AULA VAI AJUDA MUITO. AMEI
04/06/2012
Quatro estrelasExcelente trabalho meninas! Estava pesquisando sobre Luiz Gonzaga e encontrei esse trabalho realizado por vcs, fiquei muito feliz. Tive a oportunidade de ser bolsista no NEI, foram 2 anos de muitas experências. Parabéns!
03/06/2012
Três estrelasMaravilha,irei enviar sugestoões de 6º ao 9º
03/06/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões vai me ajudar muito no planejamento em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga.
02/06/2012
Cinco estrelasAdorei sua proposta, vou adaptar para trabalhar com alunos do 5º ano . Eu tbm moro no RN so q no interior mais bem próximo de vc ...
29/05/2012
Cinco estrelasAmei. Estava procurando ideias para trabalhar o centenário de Luiz Gonzaga, e encontrei muitas novidades e vou colocar em pratica com meus alunos.
24/05/2012
Cinco estrelasamei ,perfeito me ajudou muito a preparar meu planejamento sobre os 100 anos de Luiz Gonzaga..depois conto o resultado...
26/03/2012
Cinco estrelasGostei muito da proposta de trabalho, que pode ser usada em vários outros anos de escolaridade.
22/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula! Parabéns e obrigada!